Como beliscar uma petúnia para torná-la exuberante?
Petúnia é uma das culturas hortícolas mais populares e difundidas. A planta tem muitas variedades diferentes, diferindo umas das outras na cor, tamanho e formato das flores. A petúnia, como qualquer outra cultura, deve ser devidamente cuidada para que viva o maior tempo possível, permaneça saudável e pareça perfeitamente brilhante. Vamos dar uma olhada em como beliscar corretamente esta flor para que fique exuberante.
Compromisso
Petúnia é uma planta muito bonita e delicada que vem em uma grande variedade de variedades. Você pode encontrar essas flores sedutoras de vários tons, não apenas em diferentes residências e jardins, mas também em parques ou praças da cidade. Flores de petúnia encantadoras podem decorar quase qualquer ambiente, e é por isso que são tão comuns.
Esta planta espetacular deve ser devidamente cuidada. É muito importante seguir todas as regras existentes para cuidar da petúnia para que ela cresça bonita e saudável. Para que essa beleza desabroche bem e seja bastante exuberante, os floricultores costumam recorrer a um procedimento como o beliscão.
Esse procedimento também pode ser chamado de pinçamento. Isso implica a remoção das partes superiores do rebento jovem. Segundo os floricultores experientes, é com a petúnia que esse trabalho é simplesmente necessário, pois permite tornar o arbusto mais compacto, viçoso e ramificado. Se você não se envolver na formação correta desta planta, então ela será capaz de dar desenvolvimento a 1-3 hastes, e logo ela crescerá e perderá sua aparência estética. Depois de um tempo, a petúnia mal cuidada cairá completamente sob a influência de seu próprio peso.
A pinça da petúnia também é feita de modo que brotos laterais sejam facilmente formados em quantidades suficientes. A flor desabrochará abundantemente, mas não verticalmente, mas movendo-se em largura.
Com base nisso, sua floração será sólida e muito ativa, já que cada um dos brotos localizados na lateral começará a brotar botões florais.
Após competente poda do caule central, petúnia de qualquer variedade adquire um novo ponto de crescimento, devido ao qual começa a crescer em diferentes direções. Isso cria mais novos ramos e botões. Beliscar uma petúnia sempre contribui para o desenvolvimento de um arbusto mais viçoso e atraente, o que é difícil de ignorar.
Se estamos falando de flores cultivadas a partir de sementes adquiridas de amadores, elas precisam ser pinçadas em 100% das situações. Quanto às variedades modernas desta planta, que foram cultivadas por criadores, não é necessário pinçar. As sementes dessas petúnias, é claro, são significativamente mais caras e geralmente são produzidas por fabricantes conhecidos e de grande porte.
A hora certa
Muitos floricultores (tanto experientes como iniciantes) sabem que é necessário beliscar uma petúnia para que fique mais magnífica e floresça lindíssima, para deleite dos floricultores. No entanto, muitos criadores desta flor encantadora estão se perguntando quando exatamente é necessário fazer esse negócio a tempo para alcançar o resultado esperado e um belo arbusto.
O beliscão servirá para lignificar o resto do caule da flor. Por causa disso, os folíolos tornam-se maiores e mais saturados de cor, e depois deles um grande número de botões frescos vai acordar.Mas este truque simples funcionará apenas se você recorrer a ele durante a estação de crescimento ativa da planta. Para que uma planta grande e forte saia de um pequeno rebento, que agrade aos olhos com o seu aspecto, é importante que se proceda à pinça a tempo.
Observe - em arbustos já crescidos demais, este procedimento não será capaz de dar o efeito esperado.
Os cultivadores de flores experientes aconselham esperar até o momento em que cerca de 6-7 folíolos são criados nas mudas. É durante este período que é necessário pinçar a petúnia para dar impulso ao crescimento de novos caules. Se você adiar este momento para mais tarde ou simplesmente ignorá-lo, a planta começará a se esticar ativamente e não será mais possível obter uma forma esférica magnífica a partir dela.
Mas não pense que o pinçamento é realizado apenas uma vez na vida de uma flor. Na verdade, esse procedimento precisará ser repetido no futuro. Normalmente, o beliscão se repete não no momento em que a flor atinge uma certa idade, mas quando o comprimento atinge a marca de 12-15 cm (10 dias). Se você notar que o arbusto começou a perder sua forma perfeita devido aos brotos excessivamente alongados, você pode apertar os topos novamente. Nesse caso, a petúnia vai transferir toda a sua força para a floração e formar novos botões de flores.
Instruções passo a passo
É necessário beliscar a petúnia corretamente se você quiser que esta planta tenha uma aparência exuberante, saudável e florescendo no final. É perfeitamente possível fazer isso com as próprias mãos. O principal é confiar nas instruções passo a passo, caso ainda não tenha feito isso. Analisaremos em detalhes como beliscar esta petúnia de acordo com todas as regras.
No momento da primeira pinçada, o comprimento dos brotos geralmente atinge 7-10 cm. Neste momento, 2-3 pares de folhas já estão presentes neles. Para fazer o beliscão correto, é permitido usar tesouras de unha pequenas, ou mesmo fazer tudo com malmequeres. Será necessário remover o topo do broto, juntamente com o ponto de crescimento imediato acima da folha superior.
Alguns produtores facilitam - eles simplesmente removem parte do caule junto com a folha no topo. Depois disso, a petúnia começa a arbustos ativamente, liberando um grande número de novos brotos de seus seios da face.
As novas variedades, via de regra, não precisam ser beliscadas, vamos ver por quê.
- Nas flores varietais de hoje, a ramificação está no nível genético. Eles podem ser imediatamente distinguidos das plantações de tipo antigo.
- Já na fase de formação do segundo par de folhas, será possível observar a manifestação de pequenos brotos laterais emergindo das axilas da folhagem.
- Isso é especialmente verdadeiro para petúnias ampelosas, bem como para novidades em cascata. Com tais culturas, nenhum procedimento precisa ser realizado, pois a formação dos elementos necessários ocorre por si mesma.
A segunda pinça costuma ser feita cerca de um mês após a primeira. Este procedimento é especialmente ativo na floração abundante de petúnias. Neste momento, os rebentos laterais estão visivelmente alongados, pelo que será necessário cortá-los já para que possam formar-se ramos da ordem seguinte. A pinça aqui deve ser feita na parte superior dos brotos para não machucar os botões já formados.
Outras beliscões ocorrerão durante o período em que a flor será transplantada diretamente para o canteiro (se for planejado cultivá-la lá). O desembarque deve ser realizado no final de maio. A flor vai demorar um pouco para criar raízes. Assim que os arbustos se acostumarem com o novo local, pode-se beliscar.
Cada um dos brotos deve ser reduzido em 5-6 folhas. Os botões apicais são removidos com uma tesoura ou simplesmente com os dedos. É desejável tratar as seções com cinza de madeira ou carvão ativado em pó. Isso é necessário para que uma infecção perigosa não penetre no tecido.Como resultado da próxima pinçada, o crescimento da petúnia diminuirá, mas a planta não ficará fraca, pelo contrário, ficará cada vez mais forte.
Assim que os caules crescerem nas laterais, o arbusto assumirá uma bela forma esférica.
Como você pode ver, o esquema para beliscar uma petúnia é bastante simples e direto.
Cuidados de acompanhamento
Cultivar petúnias em casa não é a tarefa mais difícil. O principal é cuidar bem dessa linda planta. Após beliscar para floração abundante, a flor deverá receber a devida atenção para não perder de vista os possíveis problemas que a petúnia pode enfrentar.
Para que após o beliscão a petúnia não perca suas qualidades decorativas, algumas manipulações serão necessárias.
- Será necessário remover imediatamente os botões desbotados, bem como as vagens das sementes, se eles se entrelaçarem repentinamente. A planta gastará energia extra com eles - você não pode deixá-los.
- Uma folha murcha em uma planta sempre parece muito ruim e triste. Em uma situação semelhante, a petúnia não é puxada para fora, mas presa junto com um pedúnculo.
Uma vez que esta flor muitas vezes tolera beliscões, é imperativo que ela receba uma alimentação adequada e de alta qualidade para ela. Petúnia é considerada uma cultura "voraz" que requer muita fertilização. Mas esse cuidado não pode ser negligenciado, porque sem fertilização adicional, os caules das flores ficarão muito finos e fracos.
Os cultivadores de flores experientes recomendam o uso de formulações minerais como Tsvetochnoye, Kemira Lux, Letnee como cobertura. Eles contêm um conjunto completo de componentes úteis necessários para a estação de crescimento e o estágio subsequente de floração da planta.
- Depois de beliscar, você precisa usar estimulantes especiais de crescimento para a flor. Esse processamento contribui para que a criação de novos brotos seja mais rápida e produtiva.
- É permitido o uso de fertilizantes domésticos comuns, à base de fermento, peróxido de hidrogênio, casca de banana ou cinza. Todas as combinações devem ser aplicadas exclusivamente em solo pré-umedecido, para não causar danos graves ao sistema radicular da petúnia.
- Não se esqueça da rega oportuna e correta da petúnia. Esta flor adora água. Se o tempo estiver quente lá fora, a petúnia é regada 2 vezes ao dia - de manhã e à noite.
Petúnia é uma planta perene que ama o calor, por isso é cultivada em nosso clima como uma flor anual. Se você realmente gosta de uma certa variedade, pode salvá-la, se desejar. Para isso, a flor deve ser mantida em casa até a primavera, para que a petúnia dê vida a novas flores por meio de estacas.
Faz sentido usar este método para variedades híbridas, cujas sementes não retêm as propriedades do rebento-mãe.
Possíveis erros
Se você decidir fazer o pinçamento das petúnias por conta própria, deve levar em consideração que existem os erros mais comuns que os cultivadores de flores cometem ao fazer esse procedimento. Vamos analisá-los.
- Não se deve beliscar um arbusto muito fraco ou que ainda não tenha enraizado. Se a flor não cresceu e parece dolorida, então você deve esperar com uma pinça. Primeiro, descubra a saúde da flor. Talvez a luz não seja suficiente para ele ou o curativo que você está fazendo não seja adequado.
- Sob nenhuma circunstância deve ser usado um instrumento não esterilizado. Se você usar uma tesoura sem tratamento prévio, há uma chance de introduzir uma infecção perigosa e agressiva, que acabará por se tornar um causador de uma doença floral grave.
- Não use ferramentas cegas ou mal afiadas. Se a tesoura não for afiada o suficiente, você pode apertar acidentalmente os vasos do caule, o que pode levar a consequências terríveis para a petúnia, até sua morte.
- Se, depois de todos os brotos, as mudas cresceram muito e até conseguiram soltar a primeira flor, você não deve ficar chateado. Você precisa beliscar suavemente o arbusto sem afetar cerca de 4-6 folhas.Também é aconselhável cortar a flor solta - você não precisa ficar com pena dela, pois flores novas e maiores aparecerão rapidamente em seu lugar.
- Não deve ser permitido que haja estagnação de água no solo onde se encontra a petúnia. O solo deve ser solto e arejado e permitir a passagem do ar perfeitamente. Caso contrário, os rizomas da flor começarão a se decompor rapidamente.
- Você não precisa beliscar muito cedo - não se apresse para o procedimento. Se a muda em seu tamanho ainda não atingiu 5 cm, há menos de 4-6 folhas nela, então beliscar pode ter um efeito negativo na planta.
E mais algumas dicas úteis de jardineiros experientes.
- Não há necessidade de beliscar as mudas crescidas demais. Sempre observe as mudas.
- O topo das flores durante a pinçada deve ser cortado de forma que pelo menos 5 folhas fiquem no fundo.
- Se você mover a petúnia para fora, será necessário pinçá-la 3 dias após o movimento.
- Faça as rodelas para não prejudicar o rebento. Prossiga com cuidado.
- Para que os botões fiquem maiores e mais viçosos, a petúnia não deve ser esquecida de se alimentar adicionalmente, recorrendo a fertilizantes especiais de alta qualidade.
Para obter informações sobre como pinçar adequadamente uma petúnia para que fique exuberante, veja o próximo vídeo.
Obrigado. Este é o melhor que descobri sobre petúnias.
Minha mãe tinha uma petúnia crescendo e isso a ajudou também.
Muito obrigado pelo conselho, tudo está muito bem escrito e com detalhes.
Muito obrigado! Muito compreensível.
Obrigado. Tudo está escrito muito bem e com clareza.
Muito obrigado por sua história detalhada.
O comentário foi enviado com sucesso.