Clorose de petúnia e seu tratamento

Contente
  1. O que é isso?
  2. Razões para o aparecimento
  3. Tratamento
  4. Medidas de prevenção

Ao cultivar petúnias em sua área, os jardineiros costumam enfrentar várias doenças que afetam as flores. Uma das doenças mais comuns a que as plantas adultas estão expostas é a clorose.

O que é isso?

A clorose é uma doença em que a produção de clorofila é retardada nas plantas. Isso faz com que a folhagem verde perca sua cor rica. Com o tempo, ele fica amarelo e depois seca completamente. A planta doente parece muito ruim e, depois de um tempo, morre completamente.

Para prevenir a morte da petúnia, deve-se iniciar o tratamento da doença, mal percebendo seus sinais. Se você agir rapidamente, a planta pode ser salva.

Razões para o aparecimento

Existem vários tipos de clorose vegetal. As petúnias são mais frequentemente afetadas por sua variedade não infecciosa. O motivo do desenvolvimento da doença é a falta de ferro no solo. É por isso que as plantas enfraquecem e morrem.

Mas existem outras causas de doenças das flores.

  1. Rega excessiva... Se o solo no local estiver constantemente alagado, fungos podem aparecer nas folhas.

  2. Ataques de pragas. A clorose infecciosa geralmente é transmitida por pequenos insetos. Portanto, é muito importante evitar que pragas infestem o local.

  3. Elevado nível de acidez do solo. Em áreas com solo acidificado, as plantas adoecem com muito mais frequência.

  4. Clima ruim. O estado das plantas é fortemente influenciado por mudanças frequentes de temperatura, bem como por chuvas prolongadas.

  5. Lesões mecânicas em plantas... Às vezes, a doença aparece após poda descuidada de folhas ou caules. Além disso, o jardineiro pode prejudicar o sistema radicular das plantas quando elas são transplantadas.

  6. Alimentação desequilibrada... O estado das plantas é afetado negativamente tanto pela falta de nutrientes como pelo seu excesso.

Petúnias cultivadas em vasos têm maior probabilidade de adoecer porque foram plantadas em vasos muito pequenos ou em solo de baixa qualidade. Além disso, a frequência da rega também afeta sua condição.

Tratamento

Para o tratamento da clorose da petúnia, os jardineiros costumam usar preparações que enriquecem as flores com ferro. Os produtos a seguir são considerados os mais populares.

  • Ferovit. É um remédio versátil adequado para o tratamento de plantas jovens e adultas. O medicamento é diluído em água morna de acordo com as instruções. O produto resultante é pulverizado com flores à noite ou em um dia nublado. Após o tratamento com o medicamento, a folhagem não deve ser exposta à luz solar direta. Isso pode causar queimaduras. O mesmo produto pode ser usado para verificar o estado das plantas. Para ter certeza de que a petúnia realmente sofre de clorose, a solução é aplicada ao algodão e untada com folhas verdes claras. Depois de um tempo, a flor é verificada. Se a área tratada escureceu e ficou mais clara, as plantas estão sofrendo de falta de ferro.

  • "Agrecol". Uma solução deste remédio pode ser usada para tratar flores de jardim e de interior. O produto ajuda a eliminar rapidamente os sintomas da doença.
  • Brexil. Esse medicamento é usado não só para curar plantas, mas também para profilaxia. As flores são tratadas com tal ferramenta apenas na folha.
  • Ferrilene. Este é um remédio versátil que pode ser usado para tratar não só petúnias, mas também outras plantas com clorose. Para se livrar da doença, as flores precisam ser pulverizadas várias vezes. As características do uso do medicamento estão indicadas na embalagem.
  • "Helatin". Este medicamento é baseado em ferro quelado. É ótimo para combater a clorose. Pode ser usado tanto para pulverizar na folha como para alimentar flores na raiz.
  • Orton Micro-Fe. Este produto contém ferro e outros oligoelementos benéficos. Portanto, não só ajuda a combater a clorose, mas também torna as plantas mais resistentes às condições climáticas adversas. Eles geralmente processam flores que crescem na rua.

Todos esses medicamentos estão disponíveis na maioria das lojas de jardinagem. Portanto, é muito fácil comprá-los.

As plantas podem ser processadas com remédios populares. Os alimentos a seguir são mais comumente usados ​​para tratar a clorose da petúnia.

  • Cinza de madeira. Este produto é usado no combate a muitas doenças. Somente cinzas limpas obtidas após a queima de madeira sã ou resíduos de plantas devem ser usadas no trabalho. O produto pode ser espalhado a seco no solo ou usado para preparar uma solução. Para fazer isso, adicione um copo de cinzas a um balde de água. O líquido é misturado e enviado para um local escuro por um dia. Em seguida, é filtrado e usado para regar petúnias na raiz.

  • Casca de cebola. Este é outro remédio eficaz e comprovado pelo tempo. Uma pequena quantidade de casca de cebola é despejada com água e fervida por 10-15 minutos. Depois disso, o produto é insistido por mais uma hora. Em seguida, ele também é filtrado e usado para processar flores.
  • Casca de ovo. Este produto é usado para desacidificar o solo. As cascas de ovo são secas e esmagadas. Nessa forma, a casca do ovo fica incrustada no solo na área com petúnias.
  • Ácido limão... Também ajuda a combater a clorose. É adicionado à água usada para regar as plantas. Normalmente, meia colher de chá de ácido é dissolvida em um litro de água. Se as plantas estiverem muito doentes, adicione a mesma quantidade de sulfato ferroso ao ácido cítrico. Não são as próprias plantas que são regadas com esse produto, mas o solo ao lado delas. Esta solução simples pode ser usada como medida preventiva. Pode até processar flores que crescem em vasos.
  • Vitamina C. Esta solução para regar petúnias também é muito simples de preparar. Em um litro de água, 20 gramas de ácido ascórbico são diluídos. Nesta solução, como na anterior, é adicionada uma pequena quantidade de sulfato ferroso.

Alguns jardineiros também regam as plantas com a água que sobrou do enxágue dos cereais. Contém minerais úteis que chegam muito rapidamente às raízes das plantas.

Medidas de prevenção

Para não perder tempo com o tratamento das petúnias, o jardineiro deve tomar algumas medidas preventivas.

  • Escolha variedades resistentes à clorose... Plantas despretensiosas como "Mirage", "Avalanche" e "Fantasy" são mais adequadas para plantar no jardim. As mudas cultivadas devem ser compradas apenas em locais comprovados. Em casa, vale a pena usar material de plantio de alta qualidade para o cultivo de flores.

  • Plante as plantas na hora certa. Antes de plantar petúnias, é preciso esperar até que o solo aqueça bem. Você não pode plantar flores em solo frio. Isso os enfraquecerá significativamente.

  • Regue as flores regularmente... O solo na área com petúnias não deve secar. É melhor usar água quente e estável para irrigação.

  • Alimente as plantas. É mais conveniente alimentar as petúnias com fertilizantes complexos comprados. Esses produtos contêm todas as substâncias necessárias para a planta. Em vez de preparações compradas para alimentar petúnias, você pode usar cinzas de madeira. Depois de aplicar esse fertilizante, é recomendável regar as flores. Isso é feito para garantir que os nutrientes cheguem às raízes da planta mais rapidamente. A alimentação regular torna as flores mais fortes e resistentes a doenças.

  • Manipular ferramentas de jardim... Para prevenir a infecção, todas as ferramentas usadas para aparar flores ou folhagens devem ser desinfetadas.Para fazer isso, você pode usar água fervente, álcool industrial ou uma solução fraca de permanganato de potássio. Se as plantas são cultivadas em vasos, os recipientes para plantá-las também são pré-tratados com qualquer meio adequado.

  • Destrua as pragas. Por serem portadores da doença, não deveriam ser autorizados a aparecer no site. Você pode pulverizar flores com qualquer inseticida comprovado.

Se você fizer tudo certo, as flores do jardim ficarão lindas por muito tempo e encantarão os donos do terreno com seu visual atraente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário