Salsa cultivada
Salsa - Verduras insubstituíveis na nossa mesa: contém uma grande quantidade de minerais, vitaminas, é temperado com saladas, pratos principais, sopas, complementado com snacks. Enquanto isso, existem algumas peculiaridades no cultivo de verduras picantes.
Seleção de variedade
O rendimento da colheita depende da seleção correta da variedade. Ao escolher uma variedade, os especialistas são guiados pelo tempo de maturação, pelas características do sabor. Vamos considerar as variedades mais populares adequadas para cultivo em estufas e ao ar livre.
- "Gloria" - uma variedade de maturação precoce tem brotos curtos, mas folhas grandes.
- "Áster" difere em folhas onduladas onduladas, amadurece cedo.
- Esmeralda dá uma grande quantidade de folhas em roseta, com uma maturidade média.
- "Mooskraze-2" tem um sabor adocicado, pode ser consumido após 60 dias.
- "Brisa" - uma variedade com tempos de maturação médios tem folhas grandes e carnudas.
- "Bogatyr" - amadurece bastante tarde, tem um aroma agradável, é conveniente reunir-se em cachos.
- "Gigante italiano" - variedade despretensiosa, dá uma excelente colheita mesmo à sombra.
- Para o cultivo de inverno, uma variedade é adequada "Bogatyr", "Colheita".
Se você olhar para as espécies, então a planta tem um ano e é bienal. Utiliza-se salsa de raiz, que dá pequenas raízes no primeiro ano. As melhores variedades são Sugar, Eagle, Berlinskaya.
Na variedade de raízes, a cultura da raiz é sempre espessa, carnuda, lembrando um bastão alongado, e nas folhas verdes a raiz é ramificada, mas não é usada para alimentação, apenas a parte superior é adequada para comer. As raízes e as folhas são boas para a alimentação, pois contêm uma grande quantidade de proteínas, óleos essenciais e vitaminas. Além disso, o teor de vitaminas desses vegetais verdes é fora da escala: nem todas as frutas e vegetais têm tantas vitaminas. Mas, em geral, os jardineiros plantam uma variedade de folhas dessa folhagem. A aplicação é bastante ampla: pratos de batata, saladas, sopas, omeletes, conservas. Ela provou ser boa em formas secas, frescas e congeladas.
Aterrissagem
A área destinada à semeadura deve ser bem iluminada, sem correntes de ar, próximo ao lençol freático. É melhor escolher um solo solto, com boa matéria orgânica e pH neutro. Franco ou arenoso é considerado a melhor opção.... Melhoramos o solo argiloso adicionando areia ao cavar. Neutralizamos solos ácidos com cinza, cal ou dolomita. Se o local estiver localizado de forma que o lençol freático seja próximo, é recomendável construir canteiros altos para as hortaliças.
É melhor plantar salsa depois de feijão, tomate, repolho, abobrinha, cebola, abóbora, batata, pepino, você pode plantar ao lado de morangos. Também vai bem com coentro, ervilha, endro, feijão. Não gosta de coentro, erva-doce, aipo. É melhor plantar variedades de raízes nos lugares onde os bons predecessores da última temporada cresceram em esterco, e variedades de folhas como fertilizantes à base de esterco.
Será melhor se o terreno for preparado no outono. Para cavar, adicione uma mistura de cinzas - 200 gramas, húmus - 4 quilogramas por metro quadrado, fertilizantes minerais - 20 gramas.
Eles são plantados a partir de sementes ou por mudas até o final de abril, quando o solo aquece até 3 graus Celsius.
As datas de semeadura podem variar, tudo depende do tipo de tempero.
- Se você quiser fazer uma colheita precoce, então é melhor semear as safras de inverno - no mês de outubro.
- No final de abril - início de maio, é recomendado o plantio de uma variedade de folhas, e o plantio em esteira é aconselhado a ser realizado a cada duas semanas.
- A variedade da raiz da salsa é semeada no final de abril - no início de maio.
Se focarmos nas regiões, o desembarque no Extremo Oriente é no final de maio, na Sibéria, nos Urais, no centro - no final de abril, e no sul - no início de março. No sul, a semeadura de inverno é semeada mais tarde do que qualquer outra - no final de novembro, e na parte norte do país - no início de outubro.
Para obter uma colheita rica, recomendamos que você siga algumas regras de cuidado:
- não vale a pena embutir profundamente a semente, então os verdes não aparecerão logo ou não aparecerão;
- também não vale a pena semear finamente: as sementes podem ser levadas pelo vento ou lavadas com água;
- se os sulcos de semeadura forem compactados por baixo, será mais fácil fazer circular os fluxos de água;
- haverá menos ervas daninhas se você semear uma mistura de alface e salsa;
- é necessário afrouxar o solo de plantio com mais freqüência, especialmente após a rega.
Os verdes também podem ser cultivados em condições de estufa, sujeitos às mesmas regras que em campo aberto. Na maioria das vezes, a técnica é usada para cultivar safras para venda ou para o plantio em uma mistura com outras ervas e vegetais. O consumo aproximado por metro quadrado é de dois gramas de material estratificado. As verduras podem ser esperadas 10 dias após o plantio a uma temperatura constante de 2 graus.
Você também pode obter uma colheita maravilhosa na varanda. O material da semente é semeado no solo da loja. Os recipientes devem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio, a parte inferior é coberta com drenagem, em seguida a terra é vertida. As sementes são plantadas da mesma forma que nos canteiros. Depois disso, tudo é coberto com papel alumínio.
Preparação
Se você plantar verduras como uma muda, poderá usá-la algumas semanas antes. Mas, por algum motivo, esse método não é popular entre os jardineiros.
Para germinar ervas picantes, recomenda-se deitar as sementes com um pouco de água durante 3 dias. Depois que a semente estiver levemente seca, vai para a geladeira.
As sementes resfriadas são enviadas ao solo nutriente, levemente pulverizado com terra, umedecido, coberto com filme ou vidro. O recipiente com as futuras mudas é enviado para a sala de germinação a uma temperatura de mais 25 graus. Assim que os verdes brotam, o vidro ou película é removido e o solo umedecido, se necessário.
Tecnologia
Antes do plantio, apenas as mudas mais fortes devem ser selecionadas. A raiz longa é cortada com uma faca e o corte é pulverizado com carvão ativado triturado.
Anteriormente, as ranhuras eram desenhadas nas camadas com até dois centímetros de profundidade e 15 centímetros entre as linhas. Mudas ou sementes são cuidadosamente colocadas ao longo dos sulcos, borrifadas com terra e regadas.
Se necessário, a cultura pode ser transplantada de um local para outro, mas caso seja cultivada em mudas. É conveniente fazer isso antes do tempo frio, transplantando-o para um recipiente no parapeito de uma janela. Não é tão difícil fazer tudo: arrancamos verduras com um pedaço de terra, transplantamos para um solo preparado. Não é necessário aprofundar muito, mas aconselhamos regá-lo abundantemente. Definimos o recipiente em local fresco e, após uma semana, o colocamos no parapeito da janela.
Se estiver completamente nublado fora da janela, ligue adicionalmente o fitolampo.
Cuidado
O cultivo de salsa ao ar livre inclui técnicas agrícolas padrão: capinar, regar, fertilizar, soltar. Para que o solo seja macio e uma quantidade suficiente de oxigênio passe para as raízes, os canteiros devem ser constantemente afrouxados.
Imediatamente após a germinação, os verdes espessos são diluídos.
A grama não deve sufocar os verdes jovens, por isso será correto se as ervas daninhas que aparecerem forem removidas imediatamente.
Os verdes são cortados a partir do momento em que atingem a altura de 20 centímetros. Até o final de agosto - meados de setembro, você pode festejar com folhas frescas e encaracoladas, o que significa que geralmente é recomendado regar a cultura antes dessa época (uma vez por semana). A umidade adiciona seu próprio sabor, maciez à planta.A irrigação com água fria em climas quentes favorece o crescimento de folhas suculentas. A aparência da planta muda se fertilizada regularmente: a roseta de folhas torna-se mais exuberante. Você pode alimentar o crescimento com verbasco ou composto.
A composição é a seguinte: por quilo de matéria orgânica, são necessários 10 litros de água morna.
Desde que a planta seja plantada com sementes, é necessário saturá-la com microelementos 2-3 vezes por temporada. A primeira fertilização ocorre na fase de duas folhas. É então que a salsa é saturada com fertilizante de nitrogênio na proporção de 60 gramas de nitrato por 10 metros quadrados. Na segunda vez, eles usam fertilizante de fósforo-potássio: sal de potássio - 50 gramas, superfosfato - 70 gramas, misturar, distribuir em 10 metros quadrados. É melhor não usar fertilizantes à base de nitrogênio com a chegada de agosto. O nitrogênio tem maior probabilidade de se acumular nas folhas.
Após o aparecimento dos primeiros rebentos, a salsa começa a crescer rapidamente. Muitas vezes é necessário arrancar ou cortar as verduras com uma faca, caso contrário a planta florescerá. Depois de cortar as folhas grandes, as pequenas começam a crescer ativamente. As ervas picantes cortadas podem ser usadas simultaneamente para preparações para o inverno, na preparação de alimentos.
Nem todo mundo sabe, mas a salsa gosta muito de cobertura morta. Existem muitos caminhos: grama quente (recém-cortada), método de folha caduca ou fria, método de serragem ou compostagem. Mas o método mais eficaz é espalhar a grama quente. Você não precisa jogar muita grama, uma fina camada de 5 centímetros será suficiente. Grama demais dará sombra, o que também não é bom. Ao aplicar cobertura morta com serragem, seguimos as mesmas recomendações que com relva. Se você aplicar cobertura morta com grama ou folhas secas, a espessura da camada pode ser variada, porque enquanto os verdes germinam, a cobertura vegetal assentará. Não se esqueça que antes da cobertura morta o canteiro deve ser bem arrumado e, após o assentamento, aconselhamos borrifar levemente com água.
A colheita depende de como os verdes crescem. Existem variedades com maturidade técnica de 60 dias e também existem 110 dias. é usado principalmente para secar ou congelar. O rendimento médio por metro quadrado chega a 4 quilos.
É melhor colher a cultura o mais tardar em 25 de setembro. A massa é limpa, separada e deixada secar ligeiramente. Em seguida, eles são secos em uma área bem ventilada. A salsa seca é distribuída em recipientes.
Doenças e pragas
A planta contém uma grande quantidade de óleos essenciais, por isso as pragas não respeitam muito a salsa. Além disso, essas plantações espantam visitantes indesejados.
Para aprimorar as propriedades, medidas ativas são tomadas:
- solo ácido é diluído com cal;
- eles tentam quebrar as camas em solos secos;
- coníferas não devem estar na vizinhança;
- é melhor plantar no solo no início da primavera;
- é melhor usar sementes saudáveis com uma data de validade válida.
Mesmo assim, o tempero tem alguns problemas:
- manchas com uma flor vermelho-laranja estão com ferrugem;
- se a planta ficar amarela no jardim, então apareceu peronosporose;
- com podridão ou aparência negra, observa-se podridão e descoloração do colo da raiz;
- o aparecimento de manchas esbranquiçadas com subsequente apodrecimento ocorre com mancha branca;
- com podridão branca, as raízes apodrecem rapidamente.
Com todas essas doenças, a salsa não cresce bem, o que significa que a colheita será ruim. Você pode identificar a doença por manchas amarelas, murcha da planta.
Todas as doenças das plantas surgem do cultivo impróprio da planta. O tratamento inclui a rotação correta de culturas, a remoção oportuna de ervas daninhas, a manutenção da umidade no nível adequado no verão, o tratamento com Energen e preparações de Fitosporina. O tratamento das folhas também pode ser feito com oxicloreto de cobre, sulfato de cobre, Quadris, Bayleton, Fundazim.
Os insetos também prejudicam a planta. Entre eles: piolhos, borboleta rabo de andorinha, pulga, pulgão preto, que tiram todo o suco da especiaria. Portanto, se as folhas ficarem amarelas, é necessário tratamento.É melhor usar inseticidas, eles podem ser usados até três vezes por temporada.
Cultivar salsa ao ar livre é um processo simples. É necessário apenas cumprir todos os requisitos agrotécnicos em relação à planta.
O comentário foi enviado com sucesso.