Cultivo de mudas de salsa
A maioria dos jardineiros planta salsa diretamente de sementes ao ar livre. No entanto, com a ajuda de mudas, você pode obter os primeiros deliciosos vegetais cheios de vitaminas. Vamos nos familiarizar com os recursos dessa técnica com mais detalhes.
Peculiaridades
O cultivo de salsa para mudas está longe de ser uma nova tecnologia agrícola. Ele permite que você obtenha verduras muito mais cedo - cerca de 60 dias antes que as amostras das sementes estejam prontas. As mudas podem ser cultivadas usando duas técnicas.
- As sementes são cultivadas em solo fértil em recipientes e depois transplantadas junto com o solo. Essa salsa é totalmente livre de estresse.
- As mudas são cultivadas em pequenos vasos e, em seguida, movidas para uma área com raízes abertas... Este método exigirá adaptação das plantas.
O cultivo de verduras com mudas tem as seguintes vantagens:
- você pode saborear ervas frescas muito mais cedo;
- a salsa é mais saborosa, sua quantidade será grande;
- a área de pouso do site é salva;
- muito menos sementes são consumidas;
- você pode cultivar variedades caprichosas com baixa resistência de inverno;
- não há necessidade de desbastar as plantações.
Também existem desvantagens:
- será necessário construir e equipar estufas;
- crescer pelo método de mudas vai exigir muito tempo e esforço;
- quando plantado com um sistema de raiz aberto, há uma grande probabilidade de que a raiz possa ser danificada.
Variedades adequadas
Se, no entanto, decidir tentar cultivar mudas de salsa, você precisa descobrir com antecedência quais variedades são adequadas para isso. Portanto, já foi mencionado que um sistema radicular aberto pode ser danificado durante o plantio. Essa salsa cria raízes duras ou morre. Portanto, em geral, é melhor abandonar totalmente as variedades de raízes. Eles geralmente são plantados antes do inverno. Mas os frondosos serão uma boa escolha. Vamos considerar alguns dos mais adequados.
- "Áster". É uma variedade de folhagem crespa. Em dois meses, a planta está totalmente madura. Se os verdes são cortados, eles começam a se regenerar novamente.
- "Folha simples"... Uma excelente escolha para qualquer jardineiro, pois esta salsa dá excelentes rendimentos e tem um aroma brilhante. Demora cerca de 70 dias para amadurecer a variedade.
- "Brisa"... A desvantagem dessa variedade é o longo período de maturação (2,5 meses). No entanto, essa salsa acaba sendo muito grande, fica bem em casa.
- Esmeralda... Salsa espessa de folhas crespas. Recupera-se perfeitamente após o corte de verduras.
- "Bogatyr"... Esta subespécie amadurece por muito tempo - até 140 dias. No entanto, pode ser cultivada mesmo à sombra. A salsa produz verduras abundantes.
Além das variedades descritas, você também pode escolher:
- "Bravo";
- "Sanduíche";
- "Encaracolado".
Preparação de semeadura
Escolher uma boa variedade de salsa é apenas metade da batalha... Você também precisa preparar corretamente as sementes, recipientes, solo. Jardineiros experientes sabem que as sementes contêm óleos essenciais que podem inibir as mudas. Esses óleos devem ser removidos antes do plantio. Para isso, os grãos são embebidos em água por três dias. O líquido deve estar quente. É completamente substituído uma vez por dia. Se alguma semente vier à tona, ela será descartada. O restante é seco com cuidado, embrulhado em papel e colocado na geladeira por uma semana. Se a semente foi comprada em uma boa loja, não precisará de nenhum tratamento adicional.No entanto, é melhor processar seus próprios grãos com uma solução fraca de manganês.
Simultaneamente às sementes, também são preparados recipientes. É melhor se forem caixas de plástico ou madeira. O recipiente deve ser grande. É desinfetado preliminarmente. Por exemplo, você pode enxaguar em água fervente e depois tratar com um anti-séptico. Deve haver orifícios de drenagem no fundo das caixas. Também é importante escolher o solo certo. A melhor opção é comprar um substrato para mudas pronto. No entanto, você pode tirar terras de seu próprio jardim. Ele precisará ser calcinado ou congelado. Recomenda-se fazer isso em algumas semanas para que o solo possa restaurar suas qualidades úteis. Muitos jardineiros pegam metade do solo e metade do solo comprado para misturá-los.
Você também pode adicionar um pouco de areia a esse substrato para soltar o solo. Se o solo for ácido, a acidez deve ser diminuída com giz ou farinha de dolomita.
Semeando trabalho
Assim que tudo estiver pronto para uso, as sementes podem ser semeadas em um recipiente. Em casa, esse procedimento é recomendado para ser realizado em março. Assim, em maio, já é possível plantar as plantas em solo aberto. No entanto, ao cultivar salsa com mudas, é necessário levar em consideração o clima da sua região. Se estiver frio, a época de plantio pode ser ligeiramente alterada.
Agora vamos dar uma olhada no próprio algoritmo de plantio de sementes:
- a drenagem é organizada no fundo do recipiente selecionado;
- encher os recipientes com terra;
- hidratar o substrato;
- nela são feitas ranhuras com profundidade de 1 centímetro;
- os grãos são colocados ali, mantendo uma distância de 2 cm entre eles;
- polvilhe o material semeado com uma fina camada de substrato;
- polvilhe tudo de um frasco de spray;
- cubra o recipiente com vidro ou qualquer outro material transparente;
- retire as caixas em parapeitos de janela quentes e bem iluminados.
Mudas em crescimento
A salsa plantada em casa deve ser cuidada com cuidado. O cultivo consiste em vários pontos importantes.
- O ambiente certo. Os recipientes com mudas devem ser bem iluminados. Se não houver luz natural suficiente, é melhor comprar a bioluminescência imediatamente. A temperatura ambiente deve estar entre 18 e 20 graus Celsius.
- Arejando... Se o abrigo não for removido diariamente, as mudas simplesmente sufocarão. Portanto, todos os dias é necessário retirar o vidro ou filme por 20 minutos.
- Rega... O substrato em recipientes deve ser sempre umedecido. Normalmente deve ser regado a cada dois dias. Para isso, um frasco spray é usado.
- Removendo o abrigo. O abrigo é retirado no momento em que aparecem os primeiros tiros. Eles se parecem com pequenos loops. Os brotos são muito fracos, então se você sair da cobertura eles podem começar a amarelar.
- Top curativo... Você pode alimentar salsa jovem com misturas minerais complexas. Essas substâncias são vendidas em lojas de produtos hortícolas e são marcadas como "Para hortaliças". A cobertura é organizada por irrigação, realizada a cada 10 dias.
- Picking... É realizada quando os brotos já apresentam 3 folhas cheias. O objetivo do procedimento é o desbaste de mudas. Os arbustos são plantados para que tenham mais espaço. A distância entre os brotos é de 20 milímetros.
- Endurecimento... Os rebentos jovens devem, mais cedo ou mais tarde, ser ensinados a novas condições. Para isso, é realizado o endurecimento. É necessário abrir uma janela na sala com recipientes e começar a ventilar. No início, alguns minutos, mas a cada dia o tempo aumenta.
No entanto, é importante que não esteja muito frio ou ventoso lá fora. As mudas começam a endurecer 14 dias antes do plantio em local permanente.
Pouso em terreno aberto
Para crescer uma vegetação saudável e exuberante, mais cedo ou mais tarde as mudas terão que ser removidas para fora. Os brotos das mudas podem ser plantados em maio, mas o solo deve ser aquecido até 10 graus Celsius.. O solo para o plantio é preparado no outono. A terra deve ser desenterrada e o verbasco também deve ser trazido para dentro dela. Na primavera, poucos dias antes do plantio, o sítio é novamente desenterrado, acrescenta-se fertilizante mineral. O solo deve estar úmido na hora do plantio.
As atividades de plantio são melhor feitas no início da manhã ou à noite. Em algumas horas, os recipientes com mudas são regados para formar um caroço de barro denso. No local, a salsa é colocada a uma distância de 5 a 8 centímetros, mas a distância entre as linhas deve ser de 25 cm... A tecnologia de plantio de verduras depende da capacidade. A maneira mais fácil é plantar plantas em taças de turfa. Eles não são retirados, mas imediatamente imersos no buraco. Os arbustos são retirados do recipiente comum com a ajuda de uma espátula, retirando cuidadosamente cada cópia com ele. As plantas devem ser plantadas junto com um torrão de terra.
Cuidados de acompanhamento
Agora tudo mais difícil acabou, e tudo o que resta é cultivar adequadamente as mudas resultantes. O primeiro ponto importante é a rega adequada. Qualquer folhagem adora água, então ela se torna exuberante e suculenta. É necessário regar nas horas em que não haja sol agressivo, ou seja, de manhã ou à noite. A água é levada apenas quente, sedimentada. A frequência de rega é de 2-3 vezes por semana. Para irrigação, use um borrifador ou regador de jardim com orifícios finos. A mangueira está deslocada aqui.
Importante: se você quiser preparar salsa para o inverno, a rega deve ser interrompida 14 dias antes da colheita... Isso tornará as verduras mais aromáticas. A fertilização também será necessária. Na primeira vez, os brotos são fertilizados 4-5 dias após o plantio, tomando nitrato de amônio. Para 10 metros quadrados, 50 gramas da substância devem ser suficientes. Deve haver vários curativos. Também não se esqueça de soltar o solo. Isso deve ser feito a cada quatro dias. Quando os verdes estão prontos para serem colhidos, eles devem ser cortados com cuidado.
É importante que após a colheita, 20-30 mm de brotos permaneçam acima do solo. Então eles vão brotar novamente.
O comentário foi enviado com sucesso.