Como cultivar salsa no peitoril de uma janela?

Contente
  1. Variedades adequadas
  2. Preparação
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Colheita e armazenamento
  7. Erros comuns

Poucos se recusarão a cultivar verduras saudáveis ​​e saborosas em casa, no parapeito da janela, sem muito aborrecimento e custos. Por exemplo, salsa. Essa experiência é boa mesmo para quem já visitou o jardim exclusivamente como excursionista. Até as crianças podem cultivar salsa - esta é uma experiência de pesquisa interessante e definitivamente um negócio frutífero. É verdade que você terá que aprender um pouco sobre todos os truques de um cultivador amador.

Variedades adequadas

A salsa pode ser raiz e folha. No primeiro caso, ela é cultivada para obter raízes, elas serão o principal valor da planta. Leafy vai para verduras mais conhecidas. E agora a salsinha pode ser comum e encaracolada. É muito mais fácil cultivar casas com folhas, ambas de suas subespécies. Se você quiser crescer um pouco cacheado incomum, as melhores variedades são: "aster", "renda", "frutífero", "bruxaria", "cama da avó", "kucheryavets", "mooskraze 2". São eles que se provaram bem no cultivo doméstico, se comportaram de forma inadequada e deram o rendimento previsto.

A salsa folhosa comum mostrou-se especialmente bem em variedades como irinka, komun, contas, titânio, gigante italiano, fitness, prima, universal, gloria. Todas são variedades de maturação precoce, o que significa que, se desejar, você pode organizar uma colheita o ano todo no peitoril da janela. E para atender às necessidades padrão, como adicionar ervas aos pratos, essa colheita será mais do que suficiente. Bem, se for o ano todo, praticamente não há necessidade de congelar verduras.

Se você quiser congelá-lo, pode aumentar a quantidade de plantio.

Preparação

Este é talvez o processo mais importante, porque será necessário levar em consideração a criação do microclima necessário para a salsa, e a seleção da capacidade ótima e a escolha do solo. E, claro, não se pode confundir com o material de plantio.

Um lugar

Como já foi referido, o peitoril da janela será um terreno para o jardim do apartamento, o que é bastante lógico. Haverá a mesma luz, que é quase a principal garantia de uma boa colheita. Se o apartamento tiver vários cômodos e eles estiverem voltados para lados diferentes, é melhor ficar na janela do sul. Você pode colocar um recipiente com salsa no parapeito da janela leste ou oeste. Quando a primavera se tornar ensolarada, a planta provavelmente terá que ser protegida da radiação ultravioleta direta. E na hora de arejar os potes, é melhor tirá-los do peitoril da janela, porque a salsa tem medo de correntes de ar.

Obviamente, as opções para peitoris estreitos são deixadas de lado. Mesmo que você encontre um contêiner igualmente elegante, há grandes riscos de que ele caia. O parapeito da janela deve ser largo o suficiente para acomodar uma caixa ou panela (ou mesmo vários potes).

E, aliás, antes do surgimento dos brotos, o container pode ficar em qualquer lugar, mas após o surgimento, é o peitoril da janela que se precisa, isso se deve à disponibilização de iluminação.

Capacidade

Aqui é importante não só encontrar um recipiente conveniente, mas também estético, porque estará à vista de todos. É melhor se estes forem vasos grandes e profundos, o mais confortável possível para o desenvolvimento de um sistema de raízes de salsa bastante poderoso. Deve haver orifícios de drenagem no recipiente. E para que a água escorra ao regar, os potes são colocados em potes. O recipiente deve ter pelo menos 20 cm de altura, é melhor se forem recipientes de barro, mas você também pode pegar recipientes de plástico, ou boas caixas de madeira velhas (mas com impregnação resistente à umidade).

Sim, a princípio, é permitido o uso de pequenos recipientes, mas com o tempo será necessário um transplante. Caso contrário, o sistema raiz não ficará livre. E antes mesmo que a salsa vá para a "casa", no fundo do recipiente é necessário organizar uma camada de drenagem de 2-3 cm de altura. Ele está cheio de cascalho, seixos, serragem, areia de rio, tijolos quebrados - algo desta lista.

Priming

Em campo aberto, a planta vai tirar tudo que precisa do solo, ela tem mais recursos. Em casa tudo é um pouco diferente, porque o solo a priori deve ser muito nutritivo, de alta qualidade. A mistura de solo precisa ser neutra ou ligeiramente ácida. É mais fácil comprar um substrato pronto em uma loja especializada.

Solo caseiro se parece com isto:

  • areia grossa;
  • território;
  • composto;
  • turfa;
  • complexo mineral.

Solo autocompilado precisa de descontaminação obrigatória. A maneira mais fácil é congelá-lo, o que levará de 5 a 7 dias. E depois que a mistura do solo descongela, ela é derramada com uma solução fraca de permanganato de potássio. Mas você também pode acender a terra no forno. Se for necessário neutralizar a acidez do solo, uma argamassa de cal pode ser adicionada ao substrato acabado. Em seguida, adicione aditivos de fósforo-potássio e misture bem. É mais fácil o sistema radicular se desenvolver em solo solto, portanto, você também precisa ficar atento a essa característica.

Material de plantio

Você pode plantar salsa com sementes ou raízes. As sementes são especiais porque parecem saturadas de óleos essenciais, o que as torna mais difíceis de eclodir. Se a semeadura a seco for realizada, as mudas só podem ser esperadas após 20 dias. E para acelerar o processo, as sementes precisam ser embebidas. Para isso, são dispostos sobre um pedaço de gaze úmida, sendo também recobertos com material úmido por cima. E para que a água não evapore, eles são enviados em um saco ou em um prato (é necessário apenas com tampa).

As sementes embebidas devem ser mantidas em local aquecido por vários dias, enquanto devem permanecer úmidas. E já antes da semeadura, uma solução fraca de manganês é adicionada à água. E depois de um preparo tão minucioso, as sementes são semeadas em um recipiente com solo não muito profundo. As mudas podem ser esperadas em uma semana ou um pouco mais tarde. Se for decidido não procurar caminhos fáceis e cultivar salsa a partir de raízes, é necessário selecionar os rizomas sem defeitos. Os bons são aqueles com muitos rins.

A espessura ideal dessas raízes é de 3 cm e o comprimento é de 13-15 cm. Se a raiz for muito longa, pode ser encurtada com uma faca esterilizada e afiada.

As condições necessárias

Se você plantar salsa no jardim, a colheita será apenas na estação quente. Portanto, em casa, deve ser leve e quente. Ao mesmo tempo, a planta não tolera muito bem o calor. Um intervalo entre 15 e 20 graus pode ser considerado um modo térmico confortável para verdes. E se as baterias estiverem muito quentes, os recipientes com mudas podem ser movidos para mais perto da janela ou cercados com uma tela transparente.

A salsa adora verduras claras, então precisa de pelo menos 12 horas de luz por dia, com certeza. E melhor, se ainda mais, até 16 horas. No inverno não será possível organizar de forma natural, mas ninguém cancelou a iluminação artificial. Agrolamps e phytolamps ajudam muito, e também existem lâmpadas LED comuns que podem ser acesas não só no inverno frio e sombrio, mas também em dias nublados. A potência da retroiluminação deve ser de pelo menos 40 W e os dispositivos de iluminação devem ser colocados a uma altura de 20-25 cm das plantas. Você pode pendurar uma tela reflexiva para otimizar a iluminação.

Mas a luz não é tudo. Vale a pena cuidar do regime de umidade. O vaso com a planta costuma ficar no peitoril da janela (menos freqüentemente na varanda aquecida), ou seja, o calor seco da bateria pode corrigir o crescimento da planta e não para melhor. E regar não salvará, ao contrário, apenas contribuirá para a deterioração das raízes. Portanto, você precisa de um umidificador. Mas se não estiver lá, você pode cobrir a bateria com um pano e colocar a ponta do pano em um recipiente com água.E apenas um vaso d'água no peitoril da janela já é um hidratante natural. Pode haver não apenas água, mas também neve e pedaços de gelo.

Aterrissagem

Se tudo estiver pronto, resta plantar a salsa e aguardar os brotos. O algoritmo passo a passo será semelhante a este:

  • Molhe as sementes, dê-lhes alguns dias para bicar (germinar)
  • Deve haver uma camada de drenagem no fundo do recipiente.
  • Uma mistura de solo preparada, levemente umedecida, é despejada no topo da drenagem.
  • Ranhuras com 0,5 cm de profundidade são feitas no solo.
  • É nesses sulcos que você precisa semear as sementes, e depois polvilhar um pouco por cima da terra.
  • A terra deve ser umedecida. Não regue com um regador, mas pulverize com um borrifador.
  • Envie o recipiente para um local aquecido.
  • Não se esqueça de regar regularmente a salsa.
  • A salsa cresce relativamente rápido, portanto, os brotos que apareceram durante a semana devem ser desbastados. E depois disso, o recipiente com as mudas deve se acomodar no parapeito da janela.
  • Se necessário, a salsa deve receber iluminação adicional.
  • A primeira safra pode ser colhida em breve. E, se plantada corretamente, a salsa cresce no parapeito da janela durante todo o ano.

Se você quiser esperar até que a salsa cresça (ou seja, não arranque os primeiros brotos crescidos), terá de contar com mais ou menos um mês e meio, desde o momento da semeadura até a colheita.

Cuidado

Como de costume, este é um evento complexo no qual é importante não perder um único ponto.

  • Rega. A vegetação perfumada estará apenas na condição de solo úmido. Em dias de sol, regue apenas de manhã e à noite, não durante o sol ativo. Com excesso de água, as raízes começarão a apodrecer, portanto o transbordamento também é excluído, assim como o enchimento insuficiente. E você precisa se certificar de que a água flui para a panela sem obstáculos. Antes dos primeiros brotos, a salsa precisa ser pulverizada, não regada. No futuro, deve ser regado uma vez a cada 2 dias (em média), com água à temperatura ambiente.
  • Top dress. Os fertilizantes são aplicados na hora do plantio das sementes. O melhor produto acabado será "Growth" e seus análogos. Se as folhas ficarem amarelas, significa que a salsa não tem nutrição suficiente - pode alimentá-la com uma composição mineral (mas depois de cortar as folhas). Depois de alimentar a planta por alguns dias, é melhor não comê-la. Os principais componentes do revestimento de cobertura são nitrogênio, potássio e fósforo.

Todo o resto é elementar. A sala é ventilada, a salsa é retirada do peitoril da janela. A terra deve ser delicadamente solta de vez em quando. Faça a colheita em tempo hábil.

Doenças e pragas

Talvez, apenas as doenças fúngicas possam ser temidas seriamente em casa. Em primeiro lugar, trata-se da mancha branca e do oídio. Aqui "Fitosporin" ajudará, que lida bem com fungos.

E das pragas, os pulgões podem ser considerados o principal inimigo. Assim que surgirem sinais de danos aos pulgões verdes, as folhas devem ser borrifadas com Fitoverm. Após o processamento, as folhas de salsa não podem ser consumidas durante o tempo indicado nas instruções de preparação.

Colheita e armazenamento

É melhor que o primeiro corte ocorra na hora em que a salsa chega aos 10 centímetros e é preciso cortá-la não pela raiz, mas com a formação de um pequeno cânhamo acima do solo. E é melhor que, após cada corte global, a planta receba cobertura. Se não mais da metade das folhas forem removidas de cada amostra, você pode obter um segundo ou até mesmo um terceiro círculo na colheita.

Existem duas maneiras de armazenar salsa. Apenas seque e triture - você obtém um tempero perfumado para a temporada que se aproxima. Pode ser congelado em recipientes pequenos e também é uma boa opção para uma variedade de pratos. Quanto ao armazenamento de curto prazo, a safra colhida pode ser enviada para um copo d'água, e aquele para a geladeira. Não em um saco, não em um recipiente seco, mas na água. A salsa ficará fresca e saborosa por vários dias.

Erros comuns

Eles acontecem até mesmo com aqueles que realmente tentam. E a opção mais comum são os desvios de temperatura. A planta superaquece com mais freqüência.

Que outros erros são encontrados:

  • solo inadequado;
  • falta de desinfecção do solo;
  • aterrissando muito fundo;
  • falta de luz;
  • aumento da rega, levando à deterioração da raiz;
  • vaso pequeno, desproporcional ao volume de plantio;
  • solo não muito solto.

Mas se você não aprofundar a planta e não exagerar na rega, outros erros não serão tão fatais. Ainda assim, você pode evitar todos os itens listados.

Colher na primavera parece tão tentador que você pode até tentar, especialmente porque a planta não é caprichosa, e os primeiros sucessos inspirarão novos plantios.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário