Qual a aparência da salsa e como cultivá-la?
A salsa é considerada uma das plantas de jardim mais populares. A ampla distribuição desta cultura garante sua disponibilidade na maioria dos continentes. Mas poucas pessoas sabem a qual família a planta anual pertence, se floresce, como é o verde em variedades incomuns. Todas essas questões valem a pena ser entendidas.
descrição geral
A salsa pertence à família das plantas guarda-chuva, a maioria das quais tem um ciclo de vida de dois anos, menos frequentemente de um ano. Este gênero não é muito grande, existem apenas 2 espécies geralmente aceitas, mais 6 têm um status indefinido. Uma descrição botânica ajuda a entender a aparência de uma cultura de jardim:
- planta herbácea;
- sistema radicular central, bem desenvolvido;
- haste reta, fina, forte;
- as folhas são pinadas, com uma dissecção em 2-3 segmentos;
- as flores são em forma de taça, esbranquiçadas ou verde-amareladas, podendo apresentar tonalidade carmim;
- o fruto é ligeiramente achatado, ovóide.
A salsa floresce, como outras plantas guarda-chuva, formando uma flecha sólida com uma haste oca. No primeiro ano do ciclo de vida, a planta forma folhagens (roseta frondosa com folhas comuns ou crespas), dá uma colheita de raiz. O pedúnculo é formado apenas em um ciclo de dois anos. A altura do caule pode atingir 60-90 cm e a raiz cresce até 50-70 mm de diâmetro e até 300 mm de comprimento.
A aparência de uma planta é formada com base no fato de ela pertencer a uma determinada variedade. Visualmente, eles são bastante fáceis de distinguir. Em variedades com folhas, a cultura da raiz não é formada. A reprodução da cultura é feita principalmente pelo método de sementes. Em um ciclo de dois anos, as raízes são deixadas no solo até o próximo ano ou plantadas novamente na primavera.
Tipos e variedades
Seleção de variedades de salsa adequadas para o plantio na região de Moscou e outras zonas climáticas, é importante prestar atenção não apenas às suas características individuais. A espécie vegetal também é levada em consideração pelos horticultores. Para a horta e jardinagem em vasos, é melhor comprar a salsa cedo, que tem tempo para dar verdes abundantes na primavera.
A maior parte da variedade da raiz amadurece muito mais tarde, ao semear as sementes colhidas na inflorescência. Será possível obter uma safra por conta própria apenas por 2 anos.
Folha comum
A variedade mais comum (Petroselinum vulgare) com folhas sem ondulações em um tom verde escuro e rico. Eles sempre permanecem opacos no verso do prato. As características da salsa comum incluem:
- uma ampla seleção de subespécies com diferentes períodos de amadurecimento;
- sabor e aroma opacos sem notas muito picantes;
- rendimento de até 5 kg por 1 m2;
- prontidão para a primeira colheita na fase de aparecimento de 3-4 cachos de folhas;
- amadurecimento dentro de 60-90 dias a partir da data da semeadura;
- resistência às principais doenças;
- resistência ao frio até -8 graus.
A salsa folhosa comum é altamente valorizada por seu mérito culinário, estética e é freqüentemente usada para cozinhar e decorar pratos. Seu sistema radicular não possui núcleo central, ela se ramifica fortemente, proporcionando à planta o suprimento necessário de nutrientes. As folhas da planta são utilizadas na medicina popular, no preparo de infusões e decocções antiinflamatórias.
Variedades populares desta variedade de salsa incluem plantas cultivadas com os seguintes nomes.
- "Sanduíche". Uma variedade incrivelmente popular com tempos de maturação médios e alto rendimento. As plantas são resistentes ao frio, as verduras ficam bem armazenadas no corte, permanecem elásticas. As folhas não são muito grandes, lisas e mal dissecadas. O sabor é agradável, não muito picante.
- "Ordinário"... Variedade de meia estação com folhas lisas altamente dissecadas de um tom esmeralda brilhante. A planta dá um aroma forte, aumenta abundantemente o volume das copas. O rendimento da variedade é médio, até 1,7 kg / m2, os verdes amadurecem em cachos em cerca de 2,5 meses.
- "Cristal Verde". Um cultivar popular de amadurecimento tardio, com folhas verdes intensas e fortemente dissecadas. Os verdes contêm muitas substâncias aromáticas e óleos essenciais, após o corte, o volume das copas é rapidamente restaurado. Bom para congelar.
- "Brisa". Uma variedade transitória que mostra sinais de ondulação nas folhas. O amadurecimento é mediano em termos de tempo, a planta forma caules altos. Ao ser cortado, ganha rapidamente massa verde, não deita e é apreciado pelo seu sabor e propriedades aromáticas. O rendimento está ligeiramente acima da média.
- "Gigante italiano"... Uma variedade com folhas incrivelmente grandes, ligeiramente mais ásperas do que outras subespécies de salsa. O rendimento não é muito alto, os caules são fortes, o arbusto cresce até 67 cm ao longo dos caules. A variedade é despretensiosa, tolerante à sombra, os topos cortados restauram rapidamente a densidade anterior.
- "Carnaval". Variedade de salsa com folhas brilhantes fortemente dissecadas, aroma perceptível, alta taxa de crescimento. Os verdes estão prontos para a colheita em 2 meses a partir da data da semeadura. Os ramos cortados mantêm a frescura e a elasticidade por muito tempo. O rendimento está próximo do máximo.
Esta variedade de salsa pode diversificar significativamente a dieta diária, saturando-a com vitaminas e outras substâncias biologicamente ativas. Não é surpreendente que seja considerado um dos mais comuns entre as culturas de jardim.
Frondoso napolitano
Esta subespécie também é chamada de jardim ou italiana. Salsa napolitana produz folhas partidas com bordas onduladas, é uma subespécie de encaracolado (encaracolado). Pode ser distinguido de um comum pelo seu nome botânico - Petroselinum crispum var. Neapolitanum. As folhas desta espécie são de cor amarelo esverdeado, com ondulações pronunciadas na superfície da placa e ao longo das bordas.
O aroma e o sabor da salsa napolitana são mais fortes e picantes. Os caules também são comidos. Entre suas variedades mais populares estão as plantas com esses nomes.
- "Encaracolado". Uma variedade muito decorativa com um bouquet exuberante de folhas onduladas verdes claras. Possui sabor e aroma agradáveis e pode ser armazenado bem após o corte. Ela cresce durante todo o verão, inclusive em uma cultura de maconha.
- "Áster"... Variedade de seleção tcheca, de alto rendimento, com folhas grandes, muito encaracoladas. A raiz está presente, mas não tem finalidade alimentar, é muito dura e fibrosa. As folhas de sabor delicado estão prontas para o corte 2 meses após a semeadura. As plantas são adequadas para cultivo em campo aberto em recipientes.
- "Perfumado"... Esta variedade de salsa crespa tem uma roseta de folhas alta e densa, pecíolos fortes e robustos. Um forte aroma picante acompanha tanto os caules como as folhas. A variedade é considerada promissora para o cultivo comercial em fazendas de estufa, as verduras são utilizadas no preparo de marinadas, salmoura.
- Esmeralda... Uma variedade de maturação precoce com um enrolamento pronunciado de folhas, que se manifesta bem no cultivo em recipientes. A variedade forma arbustos compactos de até 20 cm de altura, iniciando-se o corte quando se obtém uma roseta com hastes de 120 mm ou mais. O rendimento é baixo, mas o sabor dos verdes é muito delicado, agradável, picante.
As variedades napolitanas de salsa são frequentemente vistas como decorativas. Mas eles são ótimos para enlatados, mas quando frescos, geralmente são congelados e secos para o inverno.
Raiz
Nesta variedade de salsa, a principal vantagem culinária é a raiz de vegetais, que melhora o sabor de caldos e outros pratos. As plantas são mais compactas, com menos vegetação exuberante. O corte das pontas não é feito, pois o estado das raízes e seus tamanhos dependem de seu estado. O conteúdo de vitaminas e nutrientes nos vegetais é reduzido em comparação com as variedades de folhas.
Aqui está uma lista das variedades de vegetais de raiz comestíveis mais populares.
- "Bogatyr". Uma variedade universal, forma uma grande roseta de folhas e uma cultura de raiz compacta, fornece um rendimento médio de 3 kg / m2. Os arbustos crescem até 40 cm, são cobertos por folhas verde-escuras de forma triangular. A planta é tolerante à sombra, e se sente bem mesmo no calor extremo. O amadurecimento das raízes ocorre em 5 meses, a roseta foliar fica pronta para o corte em 60 dias a partir do momento da semeadura.
- "Açúcar". A variedade é muito sensível às condições de cultivo: em condições de tempo instáveis ou violação da tecnologia agrícola, a cultura da raiz adquire rigidez, perde o sabor agradável e começa a ter gosto amargo. A roseta de folhas é compacta, com um verde delicado. É apreciado por sua versatilidade. Os indicadores de rendimento para esta variedade comum são médios.
- "Presa". Uma variedade de seleção estrangeira. Rende raízes grandes, pesando até 150 g, com uma polpa branca e cremosa. Pouco exigente para a tecnologia agrícola e irrigação.
- "Bordovikskaya". A variedade tem um período de maturação médio com uma época de cultivo de cerca de 120 dias. Um vegetal de raiz com uma polpa branca perfumada acaba tendo a forma de um cone, quase branco, pesando até 200 g. A colheita pode ser armazenada após a colheita em uma caixa para vegetais ou adega.
- "Berlim"... Uma variedade de maturação precoce bastante popular que dá raízes maduras em apenas 90 dias. O formato da parte subterrânea é cônico, a polpa é amarela, suculenta, de aroma brilhante. O peso do fruto não ultrapassa 115 g. A variedade não é adequada para armazenamento a longo prazo.
- Águia. Salsa de raiz produzida por criadores estrangeiros. Atinge maturação técnica em 120-130 dias. As raízes são aromáticas, brancas, cônicas, com polpa densa. Adequado para armazenamento de longo prazo.
- "Apimentado". Salsa de raiz com frutos longos e finos. A variedade é de maturação precoce, muito boa em caldos e pratos quentes. Forma uma roseta de folhas expansivas.
É importante saber que a raiz da salsa tem características próprias de cultivo. As sementes demoram muito para germinar devido ao alto teor de óleos essenciais. A pré-embebição e secagem ajudam a acelerar o processo. A semeadura também é diferente. As plantas são colocadas em forma de nidificação, segundo o esquema 30x30 cm. Após o surgimento das mudas, os canteiros são desbastados, deixando-se 1 rebento para cada setor, a seguir, a meio do verão, é também eliminada a linha central.
No final do verão, para estimular o desenvolvimento das raízes, parte da safra é colhida. A roseta, com o desenvolvimento adequado, irá rapidamente se espalhar e a raiz terá a chance de trazer a massa para 400 g ou mais.
Como cultivar mudas?
As sementes de uma planta bienal são bastante fáceis de obter se você já tiver salsa no jardim. Para obter uma variedade específica, é melhor comprar material de plantio de fornecedores confiáveis. O cultivo de mudas é mais frequentemente usado para espécies frondosas. Para transplante de raiz, é altamente indesejável.
A semeadura é feita no final de março. Você pode obter mudas nos mesmos recipientes com tomates. Solo limpo para vegetais ou solo de jardim cozido no forno é colocado em bandejas separadas. Adicione 3 colheres de sopa de superfosfato por 1 m2 de terreno.
Forçar mudas pode demorar. Mesmo com a imersão preliminar em estimulantes de crescimento, 18-25 dias se passam antes da eclosão dos primeiros brotos. Ao longo desse período, a camada superficial do solo é cuidadosamente afrouxada, umedecida com um borrifador. A rega regular proporcionará uma taxa de germinação mais alta e, se houver falta de água, o processo será irregular.
O crescimento intensivo das mudas começa com o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras. Durante este período, é importante manter uma faixa de temperatura de + 18-22 ° C no local onde está instalado o pote de mudas. Em 30-40 dias, os arbustos estão prontos para serem transferidos para um terreno aberto ou uma estufa. No estágio de formação da roseta, as plantas são deixadas na luz, sombras leves são permitidas, mas não na maior parte do dia.
Características do cultivo em diferentes condições
A salsa é uma cultura despretensiosa que, dependendo da região, pode ser plantada em campo aberto, estufas ou em recipientes no parapeito da janela. Em todos os casos, é permitido usar um sistema de cultivo com esteira, no qual a semeadura é realizada em intervalos de 2 a 3 semanas durante a estação quente. Isso garante a possibilidade de colocar ervas frescas na mesa em um modo contínuo.
Em campo aberto
Recomenda-se preparar o solo para a salsa com antecedência, a partir do outono, saturando-o com fertilizantes minerais e matéria orgânica. Em seguida, a cama preparada é desenterrada. Na primavera, o procedimento é repetido com nitrato e compostos organofosforados. O solo em si deve ser solto e fértil, principalmente para o plantio da variedade raiz.
As sementes são semeadas diretamente no solo, após desinfecção, caso o material tenha sido coletado de forma independente. Eles podem ser pré-embebidos ou germinados. O pouso é feito com ranhuras com uma profundidade de 10-20 mm. Em seguida, os grãos são cobertos com uma camada de solo.
O principal cuidado com as plantas em campo aberto se reduz aos seguintes pontos.
- Umedecer e soltar o solo antes dos primeiros brotos. É importante que uma crosta dura e hermética não apareça na superfície.
- Desbaste... É realizada na fase de aparecimento de 2 folhas permanentes. O procedimento é repetido posteriormente. A salsa deve ter 5-6 folhas.
- Capina... Ele serve como uma defesa contra doenças. Capinar também ajuda a salsa a crescer e se desenvolver melhor.
- Rega... Será necessário durante os períodos com precipitação natural insuficiente.
- Top curativo... A variedade folhosa é fertilizada várias vezes por temporada com nitrato de amônio na dosagem de 5-6 g / m2. A raiz é alimentada com matéria orgânica.
A colheita, dependendo do tempo de maturação de uma variedade em particular, começa após 50-90 dias e dura durante toda a estação quente. Finalmente, a salsa é removida dos canteiros no final do outono.
Na estufa
Películas e outros abrigos permitem semear a salsa diretamente no solo ao mesmo tempo que forçá-la para as mudas. Este método de cultivo permite garantir um abastecimento constante de verduras frescas, mesmo num verão curto, com luz insuficiente. A salsa é transferida para uma estufa antes do início da geada, formando sulcos paralelos e derramando-os com água.
A salsa é plantada em uma estufa a uma distância de 80-100 mm em uma fileira e até 200 mm entre as faixas adjacentes. Então o cuidado é organizado.
- Água semanalmente ou com menos frequência... Um fluxo de água é direcionado para os sulcos.
- Sinais de podridão de combate polvilhando as áreas afetadas com cal fluff.
- Corta as folhas 3-4 vezes por ciclo de vida. A colheita prematura de verdura leva ao seu murchamento, alojamento.
- Manter a temperatura cerca de + 15-18 graus Celsius.
- Normalizar umidade usando ventilação natural ou forçada.
A salsa é cultivada em estufas de outubro a abril-maio. O rendimento médio pode chegar a 6-8 kg por 1 m2 durante todo o período.
No peitoril da janela
O cultivo da salsa em vasos e em recipientes é feito no parapeito de uma janela ou em uma varanda envidraçada. Cada recipiente não tem mais do que 2 colheitas de raízes. É preferível utilizar potes de barro não esmaltados e, para a variedade de folhas, convém caixas retangulares com cerca de 20 cm de profundidade.A sementeira realiza-se na 3ª década de abril.
O melhor solo para a salsa em uma cultura de maconha é uma mistura de turfa e grama em proporções iguais. O substrato é saturado com um fertilizante universal em um briquete. Em seguida, rega-se, formam-se sulcos e procede-se ao plantio.
O comentário foi enviado com sucesso.