Como plantar salsa?
Será muito interessante para os jardineiros descobrir como plantar salsa, como plantá-la em terreno aberto na primavera e antes do inverno. Vale a pena saber como semear para que brote rapidamente. Atenção deve ser dada ao plantio adequado com sementes e rizomas, bem como ao cultivo de salsa no parapeito da janela da casa.
Como plantar sementes em terreno aberto?
A salsa pode ser plantada na primavera e antes do inverno. Vamos considerar os dois métodos.
Na primavera
A intenção de semear salsa na primavera é bastante razoável. O plantio várias vezes por temporada com um intervalo de 45 dias permite obter massa verde continuamente. O tempo é selecionado individualmente. Deve-se prestar atenção ao aquecimento da terra e à temperatura média diária. Ambos os indicadores não podem ser inferiores a +3 graus, caso contrário, mesmo uma planta tão despretensiosa não crescerá.
Na maior parte da Rússia, o plantio de salsa em março é prematuro. Devemos esperar pelo menos abril... E a forma de raiz não é plantada até maio. Na Sibéria e nos Urais, é necessário esperar até meados do último mês da primavera. Alguns agricultores são guiados pelo calendário lunar ao semear.
É verdade que, se agem assim, todos devem decidir por si próprios. A experiência mostra que não há benefício do calendário lunar no cultivo da salsa. Isso nada mais é do que um velho hábito. Para que a cultura cresça rapidamente, ao invés de dias favoráveis, deve-se focar na correta rotação de culturas. Repolho, daikon e rabanete são considerados antecessores aceitáveis.
Em vez disso, você pode plantar rabanetes e outras culturas crucíferas. Se a estruturação do solo for importante, recomenda-se plantar abóbora, pepino e abóbora. O alho ou a mostarda são necessários para suprimir as pragas da salsa. O enriquecimento de nitrogênio é obtido com adubo verde, alfafa e leguminosas de trevo. É muito importante escolher o local certo para o desembarque.
As áreas iluminadas ou ligeiramente sombreadas são preferidas. É necessário excluir até mesmo pequenas inundações e o impacto de um vento cortante. A cultura picante cresce bem em solo friável ligeiramente úmido com um alto nível de fertilidade. O esquema de plantio usual envolve a colocação de salsa nas encostas ao sul com uma colocação preliminar de matéria orgânica. É aconselhável preparar solo com uma reação fraca ácida ou neutra.
No mesmo canteiro com salsa ou próximo ao jardim podem ser plantados:
- tomates;
- feijões;
- pepinos.
Bairro com:
- leguminosas;
- cebolas;
- Pimenta;
- morangos;
- pepino.
A preparação do cume começa nos meses de outono. Todas as plantas anteriores devem ser colhidas. Após a remoção de ervas daninhas, a matéria orgânica é depositada e o solo é desenterrado. As camas devem ser decoradas da forma mais clara possível. Com o início da primavera, eles colocam:
- salitre;
- Cloreto de Potássio;
- superfosfato.
A salsa é até plantada no barro. Sua estrutura é melhorada com a adição de areia. A farinha de dolomita e a cinza de madeira ajudam a suprimir o excesso de acidez. As sementes para o plantio na primavera devem ser calibradas em solução salina. O tratamento com ativadores de crescimento e vernalização em gaze úmida são recomendados.
Jardineiros e jardineiros profissionais recorrem a sementes borbulhantes. A imersão em álcool diluído ou vodka comprada remove a película do material de plantio e permite acelerar a germinação. Os sulcos no solo devem ser feitos em incrementos de 20 cm e suas profundidades variam.Se as sementes forem plantadas o mais cedo possível, a profundidade dos sulcos é de 2 cm e, no final da primavera, 1 cm é o suficiente.
As próprias trincheiras são regadas abundantemente com água morna cerca de uma hora antes da semeadura. Depois de espalhar as sementes em incrementos de 1 cm, elas são cuidadosamente cobertas e o solo é compactado. Em seguida, a crista deve ser coberta com um filme ou outro revestimento não tecido. O material de cobertura deve ser removido imediatamente após a bicagem.
Importante: após o surgimento das mudas, ainda será necessário monitorar continuamente para que não apareçam ervas daninhas.
Problemas de plantio na primavera estão associados a:
- má qualidade da semente;
- secura do solo;
- violação do regime térmico;
- a formação de uma crosta forte após a precipitação;
- longas geadas, principalmente no próprio solo.
Antes do inverno
As regras para a escolha de um lugar neste caso não diferem em nada do desembarque de maio.... Da mesma forma, áreas sombreadas e correntes de ar devem ser evitadas. Certifique-se de estar a tempo antes do início da geada, quando já está cada vez mais frio. À noite, pode ser até -1, mas durante o dia o ar deve aquecer pelo menos +1. Embeber as sementes com antecedência não é necessário.
Sentar no solo congelado substitui com sucesso a estratificação artificial. Isso tornará a planta mais resistente a doenças e variações de temperatura. Certifique-se de levar em consideração o estereótipo geral do clima e o clima real. Semear muito cedo levará à germinação das sementes, e as mudas serão destruídas no inverno que se aproxima. Na Crimeia e no sul do Cáucaso do Norte, você pode plantar salsa nas primeiras 2 semanas de novembro.
Para a região do Volga e as regiões de chernozém, uma data adequada é a terceira década de outubro. No noroeste da Rússia, o trabalho de semeadura deve ser concluído o mais tardar entre 10 e 12 de outubro. E na Sibéria Oriental e no Extremo Oriente, eles começam a plantar por volta de 10 de setembro. Deve ser concluído lá, levando em consideração o clima atual. As cristas são orientadas para o sul ou sudeste, as taxas de semeadura são 2-3 vezes maiores do que no plantio na primavera.
Antes do inverno, a salsa é plantada seca. Regar só pode prejudicar... Teremos que preparar solo solto, o que permitirá borrifar as cristas. O plantio protegido para o inverno com a chegada do primeiro degelo na próxima estação é imediatamente liberado da cobertura morta. É útil cavar a terra na hora do desembarque com esterco apodrecido.
Por 1 sq. m usar 10 kg de fertilizante. 0,03 kg de superfosfato e 0,1 kg de cinza de madeira são colocados no mesmo espaço. Os sulcos devem ter 3-4 cm de profundidade, o passo entre os sulcos é de 10-15 cm. A areia é despejada na base das trincheiras com uma camada de 1 cm.
A uniformidade de todos os sulcos no tamanho ajudará a garantir uma ripa de madeira. As cristas são salpicadas com grama ou folhas secas. Você não precisa remover a cobertura morta antes de semear a salsa. Se o tempo estiver seco, as sementes são simplesmente espalhadas nas trincheiras preparadas. Terra solta é derramada em cima. A retenção de neve é fornecida por galhos, palha ou patas de abeto.
Plantar com rizomas
O cultivo de raiz de salsa tem características próprias. Como todas as raízes, deve ser plantado em solo solto com alto nível de fertilidade. É aconselhável escolher uma área com grande quantidade de matéria orgânica. As plantações de abóbora são bons predecessores. Importante: não é aconselhável usar fertilizantes orgânicos frescos, porque eles são muito ativos.
O plantio de raízes é melhor do que o plantio normal, pois permite que a planta seja cultivada durante todo o ano. Para o inverno, basta plantar a raiz da cultura em recipiente e, com a chegada da primavera, transplantá-la novamente para o campo, ao ar livre. Importante: somente raízes fortes e saudáveis, de cor clara e superfície lisa são adequadas para o trabalho. A espessura não deve ultrapassar 5 cm. Certifique-se de que não há topos.
Raízes muito longas são cuidadosamente cortadas com uma faca afiada. O comprimento deve ser de 8 a 10 cm e as incisões devem ser pulverizadas com carvão ou cinza de madeira. Antes de plantar raízes no solo, elas são mantidas na areia a uma temperatura do ar de cerca de +2.A profundidade de plantio das raízes pode ser rasa. Eles fazem isso na segunda metade da primavera e no início do verão.
A forma de raiz da salsa, assim como a semente, deve crescer na areia, em áreas bem ventiladas. Se possível, evite áreas sombreadas. As raízes são colocadas em sulcos rasos em um ângulo de 45 graus. Devem ser borrifadas com terra, deixando cerca de 5 cm do lado de fora .As raízes devem estar a uma distância de pelo menos 5 cm, enquanto os espaçamentos entre linhas devem ser feitos de no mínimo 20 cm cada. Após o plantio, a planta deve ser regada abundantemente.
As nuances do plantio em uma estufa
O cultivo adequado de salsa em estufa permite que você obtenha uma grande quantidade de ervas frescas para cozinhar vários pratos... Há mais espaço na estufa do que nos peitoris das janelas e há muitas oportunidades de cultivo. A obra não requer custos financeiros significativos e justifica plenamente todos os esforços. Em condições confortáveis, a salsa pode ser mantida em estufas sem aquecimento até o final de novembro e a primeira década de dezembro. Quando o ar aquece até 20 graus ou mais, esta planta murcha e se sente desconfortável.
Idealmente, o aquecimento não deve ser superior a 12 graus. E você também precisa ter cuidado com o cultivo de salsa sob a luz direta do sol. Apesar da necessidade limitada de insolação, a iluminação artificial é muito útil. Quanto mais curto se torna o dia de inverno, mais relevante é esse momento. É necessário regar as plantações apenas à medida que a terra seca.
Se não secar, é necessário iniciar a rega somente após o corte das partes verdes. Recomenda-se manter a umidade do ar ideal - pelo menos 75%. Quaisquer flutuações de temperatura são prejudiciais para o estado desta planta. A estufa deverá ser ventilada sistematicamente. Isso permitirá manter um microclima racional e excluir o excesso de temperatura e umidade.
A salsa não é muito exigente no terreno. Idealmente, você deve escolher solo moderadamente fertilizado.... As melhores opções são margas com uma fração leve e solo podzólico. Solos muito densos e duros geralmente levam a plantas retorcidas e raízes de aparência feia. Na maioria das vezes, em estufas, as raízes são expelidas para as verduras, ao invés de semear.
Esta opção é mais econômica e eficiente. O método da raiz é adequado para todos os tipos de salsa. Recomenda-se escolher raízes com uma espessura de cerca de 0,5 cm e um comprimento não superior a 8 cm. Tal como acontece com o cultivo em um jardim normal, uma raiz excessivamente extensa deve ser cortada.
Depois de plantadas raízes, elas são borrifadas com solo na expectativa de deixar o pescoço e a cabeça acima da superfície. O solo deve ser completamente compactado e regado ativamente. Ao cultivar a forma de raiz de salsa em estufa, é necessário manter uma temperatura de no máximo +15 graus. Se tudo for feito corretamente, a folhagem vai crescer até 25 cm de altura em um mês. Isso significa que o primeiro lote de verduras da temporada está pronto para ser cortado.
O cultivo em estufa de salsa a partir de sementes será simplificado se as próprias sementes forem mantidas em gaze dobrada em duas por 5 dias. Ao mesmo tempo, a temperatura ambiente normal deve ser mantida. Assim que os primeiros brotos são formados, as mudas são colocadas a uma temperatura de + 1 grau. Este cultivo dura 10 dias. Este método permite acelerar o recebimento de uma nova colheita em cerca de 3 vezes em comparação com o cultivo clássico em jardim.
Um efeito colateral é a maior força das plantas e sua resistência a fatores adversos. Semente de salsa é cultivada sem problemas. O material estratificado de plantio é colocado no solo com um passo de 5 cm, é totalmente derramado e deixado a crescer tranquilamente. Então você só precisa:
- monitorar temperatura e umidade;
- dar às plantas a iluminação necessária com fitolampos;
- regar o solo na estufa à medida que seca;
- eliminar ervas daninhas.
Vale a pena considerar que nem todas as variedades de salsa são igualmente adequadas para estufa ou condições de estufa. Entre as variedades de folhas, "Moskrauh" e "Esmeralda" são populares. As alternativas são Bravo e Breeze. Ao escolher variedades de raízes, deve-se dar preferência a:
- "Folha";
- "Root Berlin";
- "Colheita";
- Salsa "bordoviciana".
Mesmo as plantas de maturação tardia podem ser usadas. A principal condição para o sucesso é manter a qualidade.
O período de amadurecimento não é muito importante, a menos que o cultivo seja para venda comercial. No último caso, o plantio mais frequente e o corte ativo da folhagem verde serão benéficos. Preparar o solo para o plantio de salsa pode incluir misturar solo de jardim com turfa e regar com sulfato de cobre dissolvido em água.
Com a ajuda dele, larvas de pragas e organismos microscópicos perigosos são destruídos. Além disso, uma certa quantidade de fertilizantes minerais de uma composição complexa e cinzas de madeira são colocadas no solo. Quanto mais cobre houver na solução, mais eficaz será a droga. Quando os nutrientes são misturados, o substrato é completamente solto. O layout geral do site deve ser estritamente mantido.
Se houver sementes suficientes, elas são semeadas densamente. Assim que surgem os brotos, eles são classificados e apenas os espécimes mais fortes são deixados. O plantio a seco permite que você obtenha brotos após 30 dias ou até mais tarde. A imersão em água dobrará a taxa de crescimento.
Importante: a rega com jato é impraticável, pois é muito fácil lavar acidentalmente as sementes do solo.
Como plantar em casa?
Para isso, é aconselhável usar tipos de salsa de maturação precoce. Junto com "Gloria" e "Folha comum" são adequados "Astra", "Beads" ou "Green Pearl"... Amostras de maturação média e maturação tardia são cortadas 10-14 dias mais tarde do que os tipos de maturação precoce. O cultivo de sementes de salsa em casa é possível embebendo as sementes por 48 horas. A água deverá ser trocada a cada 12 horas.
Quando faltam 2 horas para o plantio, o material de plantio é derramado com uma solução insaturada de permanganato de potássio. Em seguida, a terra é derramada com água de um regador comum. Primeiro, você precisa fazer sulcos. A profundidade de plantio das sementes deve ser de no máximo 0,5 cm Para evitar o aparecimento de uma crosta forte, borrifar com terra bem solta sobre uma camada de cerca de 1 cm ajuda.
Ocasionalmente, a salsa é plantada em casa e nas raízes. Neste caso, não se pode prescindir de argila expandida ou outra drenagem. Solo fértil é derramado por cima. Das raízes com uma tesoura, corte toda a parte verde. As raízes estão quase totalmente enterradas no solo, mas uma pequena parte delas deve sair.
O solo, junto com as raízes plantadas, é regado com um regador simples. Este método permite que você conte com o resultado em 18 a 22 dias. A opção semente garante uma colheita somente após 45 dias, no mínimo. No entanto, neste caso, a tampa verde será constantemente renovada. É melhor escolher parapeitos de janela voltados para o sul. Em qualquer caso, é necessário excluir o aparecimento de rascunhos.
Os recipientes para salsa caseira devem ter de 15 a 20 cm de profundidade e devem ter orifícios no fundo para escoar o excesso de água. O solo de plantio pode ser feito com solo de jardim e solo para flores em quantidades iguais. Em outro caso, o solo do jardim é misturado com vermicomposto. Outra opção envolve a combinação de 7 partes de terreno ajardinado, 2 partes de húmus e 1 parte de terreno gramado.
Para obter informações sobre como cultivar salsa com rizomas, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.