- Ano de aprovação: 1950
- Visualizar: Folha
- Comprimento das folhas: médio
- Cor da folha: verde escuro
- Forma de folha: triangular estreito
- Ondulação da borda: Forte
- Pecíolo: comprimento médio
- Espessura do pecíolo: médio
- Coloração do pecíolo: sem antocianina
- Peso de uma planta verde, g: 77
Entre os muitos tipos de verduras que se utilizam no preparo de saladas diversas, pratos quentes e frios, a salsa ocupa um lugar especial. É fácil cultivar um vegetal vitaminado se você escolher uma variedade frutífera e fácil de cuidar. Estas são a salsa de amadurecimento precoce Comum folhosa, criada há muitos anos.
História de criação
A folha de salsa comum é uma cultura com uma longa história, criada em 1949. Em 1950, a variedade foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. Os verdes podem ser cultivados em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
Esta variedade é uma planta bastante volumosa com uma roseta de folhagem semi-vertical, composta por um grande número de folhas - de 40 a 100. A planta é caracterizada por uma altura média de 35-50 cm, espessamento abundante de verde escuro estreito-triangular folhas com pontas fortemente onduladas, bem como pecíolo espessado e alongado de cor clara sem antocianina.
Durante o período de floração, forma-se no arbusto um guarda-chuva com flores claras ou leitosas esverdeadas. No final da floração, aparecem as sementes. Se não houver necessidade de sementes, é melhor cortar os guarda-chuvas, pois eles tiram muita energia da planta e as folhas ficam rijas e secas.
Aparência
A salsa comum é caracterizada por uma poderosa copa frondosa. As verduras dos vegetais aumentaram a carnosidade, a suculência e também o sabor excelente. Em média, o peso de um arbusto é de 70 a 77 gramas. As sementes de salsa são de tamanho médio, de cor marrom. Uma grande vantagem da variedade é o rápido crescimento dos verdes após o corte.
Recomenda-se armazenar verdes cortados na geladeira em um filme. Via de regra, o vegetal retém sua aparência e valor nutricional por várias semanas. A salsa congelada tem a qualidade de conservação mais longa. É necessário transportar as folhas com muito cuidado para que os caules não se partam e as folhas não se desintegrem.
Objetivo e gosto
Esta variedade é famosa pelo seu excelente sabor. A roseta de folhas é muito suculenta, carnuda, com um brilho pronunciado. O vegetal tem um sabor incomum - um tempero brilhante combina bem com notas picantes e um sabor adocicado. As folhas de salsa contêm uma quantidade maior de óleos essenciais, beta-caroteno, retinol, vitaminas B, C, K, além de minerais (selênio, fósforo, potássio e cálcio).
A salsa cortada é muito utilizada na culinária - é consumida fresca, adicionada a saladas, pratos quentes e frios, decorada com sanduíches, e também seca e congelada. Além disso, a salsa é frequentemente usada na medicina tradicional.
Termos de amadurecimento
A variedade tem maturação precoce. Do momento da emergência das mudas até a maturação técnica de uma hortaliça, decorrem 65-75 dias. O primeiro corte pode ser feito quando os arbustos crescerem 15-20 cm. A colheita ocorre em julho-setembro.
Produção
A variedade pertence a espécies altamente produtivas. O indicador de rendimento depende do método de cultivo.Quando cultivado em um cume de jardim, você pode fazer até 4 cortes e obter uma média de 2,6-2,8 kg de folhas de 1 m2 de plantio. Quando cultivado o ano todo, é possível realizar até 8 cortes e obter de 5 a 6 kg de verduras vitamínicas.
Crescendo e cuidando
É possível cultivar salsa no cume do jardim, em casa de vegetação e até no peitoril da janela da cozinha. Os verdes são cultivados semeando sementes. Em campo aberto, as sementes são semeadas de 20 de abril a 10 de maio. Para isso, são feitos sulcos na cumeeira com profundidade de 1-2 cm, mantendo uma distância entre eles de pelo menos 20 cm. O esquema de semeadura recomendado é considerado o esquema de 10-15x30 cm. Após a semeadura, as plantações são cobertas por um filme, abrindo-o diariamente por meia hora para arejar. O abrigo de filme irá proteger contra geadas noturnas recorrentes repentinas, bem como acelerar o processo de emergência.
O cuidado da salsa consiste em medidas básicas: irrigação regular com água sedimentada, fertilizar duas vezes por safra (complexos de potássio e superfosfato), soltar o solo após cada rega, capinar espaçamentos entre fileiras, o que evitará o aparecimento de ervas daninhas, cobertura morta com húmus, desbaste camas, o que contribui para um aumento no tamanho dos arbustos.
Requisitos de solo
Para a salsa, escolhe-se um local com solo solto, leve, fertilizado, úmido e respirável, de acidez baixa ou neutra. Freqüentemente, estes são franco-arenosos ou solo preto.
Condições climáticas exigidas
Apesar de a salsa comum ser uma cultura resistente ao frio e tolerante à sombra, recomenda-se plantá-la em canteiros ensolarados, claros e quentes, protegidos de correntes de ar e do excesso de água.
Resistência a doenças e pragas
A defesa imunológica da salsa é mediana, por isso é importante seguir as recomendações agrotécnicas. Ferrugem, podridão branca, míldio e cercosporose são considerados perigosos para a planta. É extremamente raro que a salsa seja atacada por afídeos do melão, moscas da cenoura e nemátodos do caule.