- Ano de aprovação: 2003
- Visualizar: encaracolado
- Cor da folha: luz verde
- Ondulação da borda: Forte
- Pecíolo: grande
- Espessura do pecíolo: Grosso
- Peso de uma planta verde, g: em campo aberto - 30-40, em fotocultura - 100-110
- Resistência ao frio: resistente ao frio
- Rendimento médio de verduras: com cultivo durante todo o ano em fotocultura (para 8 safras) - 63,3-67,2 kg / sq. m
- Regiões em crescimento: Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Siberiano Ocidental, Siberiano Oriental, Extremo Oriente
A salsa está incluída na lista das hortaliças úteis, por meio das quais o suprimento do corpo humano é reabastecido com vitaminas, minerais e óleos essenciais úteis. É por isso que é cultivado maciçamente em todos os cumes do jardim. Entre as variedades despretensiosas, frutíferas e populares, destaca-se a salsa Mooskrause precoce madura, que é uma espécie crespa.
História de criação
A salsa Mooskrause é uma variedade com uma longa história. Pela primeira vez, uma espécie selvagem foi criada na Alemanha há mais de 100 anos, mas com o tempo, após inúmeras melhorias e domesticações, a planta começou a aparecer cada vez com mais frequência na dieta alimentar das pessoas. Os criadores da Rijk Swaan Welver GMBH trabalharam no processo. A salsa foi adicionada ao Registro do Estado da Salsa, aprovada para uso no território da Federação Russa em 2003. O vegetal é cultivado em diferentes zonas climáticas.
Descrição da variedade
A salsa Mooskrause é uma planta bastante grande com uma roseta semi-vertical de folhas, consistindo de 18-20 folhas. A altura do caule varia entre 20-30 cm. A planta semi-extensa é caracterizada pelo espessamento abundante da folhagem verde claro com terminações onduladas, um pecíolo alongado e espesso, uma parte da raiz bastante delgada de cor branco-acinzentada, 15-25 cm longo, de formato cônico.
Durante o período de floração (junho-julho), a planta possui um único guarda-chuva, constituído por flores leitosas esverdeadas ou brancas como a neve. No final da floração, as sementes são formadas.
Aparência
A Salsa Mooskrause destaca-se entre os seus parentes com uma copa densa, constituída por folhas carnudas, suculentas, brilhantes e aveludadas de um belo formato. Externamente, a planta se assemelha a uma bela bola com um contorno ondulado. Em média, o peso de um arbusto é 30-40 gramas, no entanto, existem amostras maiores - até 60-110 gramas. As sementes de salsa são pequenas, de cor marrom brilhante. Uma característica da variedade é o rápido crescimento de novos verdes após o corte.
As verduras cortadas são armazenadas na geladeira. Recomenda-se conservar a salsa por muito tempo congelada, que conserva todo o seu sabor e propriedades úteis. Ervas frescas podem ser armazenadas por 3-4 semanas em um saco plástico. As colheitas de vegetais são bem transportadas.
Objetivo e gosto
A variedade é famosa pelo excelente sabor. Apesar da dureza dos verdes, a salsa caracteriza-se por um aroma brilhante e pronunciado, que confere às sementes um teor acrescido de óleos essenciais. Além disso, os verdes têm um leve sabor adocicado, complementado por notas picantes.
A composição das verduras contém muitas vitaminas do grupo B, C, E, K, colina, retinol, beta-caroteno, bem como ácidos graxos insaturados e minerais - manganês, selênio, fósforo, cálcio, sódio, potássio.
A salsa é amplamente utilizada na culinária - é consumida fresca, decorada com saladas e sanduíches, e também é adicionada a vários pratos quando cozida, fervida e frita. Além disso, a salsa é congelada e seca. A cultura da medicina popular também é popular.
Termos de amadurecimento
A espécie está em maturação precoce. Da germinação em massa de sementes ao amadurecimento técnico, leva cerca de 65-70 dias.O corte seletivo é realizado depois que os arbustos crescem até 10-14 cm de altura. Via de regra, isso ocorre 1,5 meses após o plantio. A colheita ocorre do final de julho a meados de setembro.
Produção
Este tipo de salsa é bastante produtivo. O rendimento depende do método de cultivo - até 4 cortes são realizados no canteiro, obtendo-se de 2 a 2,5 kg de folhagem em 1 m2 de plantio. Cultivando uma hortaliça o ano todo, são feitos até 8 cortes, respectivamente, a taxa de rendimento é várias vezes maior.
Crescendo e cuidando
É possível plantar verduras tanto no cume do jardim, quanto durante todo o ano no peitoril da janela ou em casa de vegetação. A semeadura no solo é realizada no final de abril - início de maio. Para isso, primeiro são feitos sulcos com profundidade de 1,5-2 cm. Após a semeadura, os canteiros são cobertos com turfa e cobertos com um filme para acelerar a germinação das sementes. Durante o dia, o filme é removido para arejar por 20-30 minutos. O esquema ideal de plantio é 5-7x10-15 cm.
Os melhores predecessores da salsa Mooskrause são: pepinos e variedades de repolho precoce.
A tecnologia agrícola das hortaliças é simples - rega regular, cobertura morta com húmus, soltura e capina, fertilização duas vezes na safra (superfosfatos e salitre), além de desbaste dos canteiros (2 vezes para todo o período).
Requisitos de solo
A salsa cresce confortavelmente em solos leves, fofos, respiráveis e nutritivos com umidade moderada. Solo fértil argiloso ou arenoso é frequentemente adequado. A cultura de vegetais não se desenvolve bem em substratos ácidos.
Condições climáticas exigidas
A cultura é resistente ao frio, tolera seca e calor de curta duração. O cultivo de verduras é recomendado em canteiros ensolarados, mas a salsa também cresce bem na parte sombreada do jardim.
Resistência a doenças e pragas
A resistência a doenças e infestação de insetos na salsa Mooskrause é média, portanto é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola.