Tudo que você precisa saber sobre a densidade aparente da areia
Durante o processo de construção, um grande número de materiais diferentes são usados, um dos quais é areia... É usado como base para a mistura de argamassa de cimento-areia, para arranjar uma almofada de areia da fundação e outros processos de construção. Uma ampla gama de aplicações tornou-se possível devido às características físicas e técnicas deste material a granel, uma das quais é a densidade a granel.
O que é isso?
A areia deve ser de alta qualidade. O resultado de toda a construção depende disso. Sua qualidade só pode ser determinada se todas as suas características forem levadas em consideração, como coeficiente de radioatividade, filtração, fração e, claro, densidade aparente. Este é o nome da quantidade física, que é igual à relação entre a massa de areia e seu volume. Como todos os outros parâmetros de material a granel, este também é determinado e controlado por regulamentos estaduais, a saber GOST 8736-93.
Unidade de medida padrão É quilograma por metro cúbico (kg por m3), mas toneladas também podem ser usadas. A unidade de medida de uma quantidade física é influenciada pela quantidade de volume.
Apesar do fato de haver uma fórmula definida pela qual essa quantidade física é determinada, é bastante difícil obter um valor exato, mesmo depois de testes de laboratório. O fato é que a compactação ideal da areia é possível nas condições naturais de sua ocorrência. É por isso para obter pelo menos um parâmetro aproximado, costuma-se usar um coeficiente especial.
Após uma série de testes de laboratório, verificou-se que o coeficiente médio da densidade aparente da areia é de 1400 kg / m³ a 1.800 kg / m³. Esta informação é claramente explicada e controlada pelo GOST.
Fatores de influência
Muitas pessoas se perguntam por que o valor de uma determinada quantidade física de material a granel não é constante. O fato é que existem certos fatores que afetam sua formação.
- O valor do fator de vedação. O material solto, que consiste nas menores partículas, também é caracterizado pela presença de ar. Entreferro, seu volume depende do nível de pressão sobre o material.
- O local onde o material a granel foi localizado. Existem vários métodos de mineração. Por exemplo, a areia obtida por lavagem da água tem uma densidade aparente mais alta do que a extraída de uma pedreira. Mas o maior indicador nesse caso é a areia, que é obtida artificialmente. Isso se deve ao fato de que o processo de criação de um material artificial é totalmente mecanizado, e a possibilidade de formação de entreferro é minimizada.
- O valor do coeficiente de vacuidade da areia. Quanto menor for, maior será a densidade aparente. Para obter o indicador desejado, o material é compactado com equipamentos especiais antes do uso. Durante o processo de compactação, ocorre a vibração, sob a influência da qual a areia começa a afundar, removendo o ar.
- Fração. Existem pequenos, médios e grandes. Com esse fator, tudo fica bem claro. Quanto menor o tamanho das partículas do material, mais aderentes elas se aderem, como resultado da diminuição do número de espaços aéreos e do aumento da densidade aparente. Já a areia da maior fração é caracterizada por um baixo coeficiente.
- A origem e parâmetros das rochas que estão na composição da areia. A areia pura não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.Ele contém minerais completamente diferentes: quartzo, mica, argila. Cada um deles tem certos parâmetros físicos e técnicos. Isso afeta a densidade aparente do próprio material. Mas verdade seja dita, a composição mineral é o último fator a se observar ao determinar os valores de densidade.
- Coeficiente de umidade do material a granel. Este é o fator determinante. Quanto mais umidade um material contém, maior sua densidade aparente. Especialistas afirmam que a densidade aparente da areia úmida é 30% maior do que a do material seco.
Cada fator mencionado acima deve ser levado em consideração. No caso de utilização de areia na construção de instalações, a densidade aparente é verificada imediatamente antes do uso.
Densidade de diferentes tipos de areia
Atualmente, pelo fato de existirem diversos equipamentos e equipamentos, tornou-se possível extrair areia dos mais diversos locais de sua ocorrência. Eles determinam seu tipo e características.
- Do fundo do rio. Este tipo de material, tendo em conta a opinião de artesãos experientes, é da mais alta qualidade e é adequado para construção. É utilizado para misturar argamassas de cimento-areia de alto nível de qualidade. É caracterizada por vazio mínimo e composição mineral diferente. A densidade aparente da areia seca de rio varia de 1450 a 1700 kg / m³, e úmida - de 1780 kg / m³ a 1870 kg / m³.
- Do fundo do mar... A areia do mar não é muito limpa, pois contém matéria orgânica, inclusive sal. Na maioria dos casos, antes do uso, especialmente se o material for usado para preparar uma argamassa, ele é adicionalmente limpo e filtrado. É caracterizado por uma alta densidade aparente - de 1550 kg / m³ a 1750 kg / m³.
- De pedreiras... O material da pedreira consiste em argila, pedras, solo e outros materiais. Pode haver absolutamente qualquer facção. É caracterizado por uma densidade aparente de 1700 kg / m³ a 1850 kg / m³.
- Das rochas. Esta é a espécie de qualidade mais baixa. Seus parâmetros e propriedades não são muito bons, por isso raramente é usado. A densidade aparente da areia rochosa é uma das mais baixas, com média de 1450 kg / m³.
Existe outro tipo de areia - criada artificialmente. É obtido no processo de britagem de rochas. Portanto, contém quartzo, argila expandida. É caracterizado por uma alta densidade aparente - de 1670 kg / m³ a 1750 kg / m³.
Definição e cálculo
Por que você precisa determinar a densidade aparente da areia antes de usá-la? Este parâmetro físico e técnico do material a granel torna possível determinar:
- com o escopo de uso do material;
- com a quantidade necessária de massa de material a granel que será necessária para realizar um determinado tipo de trabalho;
- com o nível necessário de compactação.
A coisa mais importante que ajudará a determinar a densidade aparente do material a granel é sua qualidade.
No início do artigo, falamos sobre o fato de para determinar um valor mais preciso da densidade aparente, o chamado coeficiente de vedação é usado, o valor do qual depende da condição do aterro de areia e do tipo de trabalho:
- para mistura de areia seca - 1,05-1,15;
- para material úmido - 1,1–1,25;
- para preenchimento de poços - 0,95;
- para preencher os seios da face - 0,98;
- para o arranjo de redes de engenharia ao longo de ferrovias e rodovias - 0,98-1,0.
A densidade aparente do material pode ser determinada independentemente. Para fazer isso, você não precisa ter um conjunto especial de equipamentos que é usado no laboratório. Existe uma certa fórmula, cuja aplicação permite determinar uma determinada quantidade física por meio dos meios disponíveis.
A densidade aparente do material a granel é determinada pela fórmula:
P = (m1 - m2) / V, onde:
m1 é o peso total do material a granel, que é colocado em um recipiente de medição, por exemplo, um balde;
m2 - peso da tara;
V é o volume do recipiente, por exemplo 10 litros.
Antes de prosseguir com o cálculo, todos os valores devem ser convertidos em m³: 10 litros é 0,01 m³.Se este valor for convertido em quilogramas, teremos 0,56 kg. Um balde cheio de dez litros de areia pesa aproximadamente 15 kg. Sabendo todas as quantidades, você pode usar a fórmula:
P = (15 - 0,56) / 0,01 = 1444 kg / m³.
Para obter um resultado mais preciso, o valor obtido é multiplicado pelo fator de compactação. Mas deve ser lembrado que este fator de correção tem um erro da ordem de 5%. Antes de usar o material, é aconselhável calcular o valor várias vezes, cada vez recolhendo areia de áreas diferentes. Essa necessidade surgiu porque o material a granel armazenado sob certas condições pode ter diferentes níveis de umidade.
No próximo vídeo você verá uma demonstração do trabalho de laboratório virtual "Determinação da densidade aparente de um material".
O comentário foi enviado com sucesso.