Tudo sobre a areia
A areia é um material único criado em condições naturais e é uma rocha sedimentar solta. Graças às suas qualidades inigualáveis, a massa seca de escoamento livre é amplamente utilizada na indústria da construção. A qualidade da areia é amplamente refletida na confiabilidade e durabilidade de qualquer edifício.
Peculiaridades
As características visuais da areia são influenciadas pelas condições de sua formação. Como característica generalizante, pode-se chamar sua estrutura - partículas redondas ou angulares de 0,1-5 mm de tamanho. As principais diferenças visuais são determinadas pela cor e fração das partículas. Os indicadores de qualidade e propriedades naturais da rocha em questão também são ajustados pelas condições de sua origem. Graficamente no mapa de relevo, o mineral é indicado por pequenos pontos.
O material em questão é classificado como inorgânico. Não interage a nível químico com os componentes das misturas de construção, contém partículas de rochas (pontiagudas ou arredondadas). Grãos com circunferência de 0,05 a 5,0 mm aparecem como resultado de processos destrutivos e transformadores que ocorrem na superfície da Terra.
A areia comum é uma molécula de dióxido de silício com um mínimo de impurezas de ferro e enxofre, uma pequena proporção de cálcio, intercalada com ouro e magnésio.
Para determinar a adequação da massa a granel para tarefas de construção, você precisa de dados percentuais para todas as substâncias químicas e minerais na composição. Os componentes químicos afetam as características visuais da massa mineral de fluxo livre, que pode ser de cores diferentes - do branco ao preto. O mais comum na natureza é a areia amarela. As areias vermelhas (vulcânicas) são bastante raras. Areia verde (com inclusões de crisólita ou clorita-glauconita) também é rara.
As massas de areia preta são dominadas por magnetita, hematita, areias alaranjadas e coloridas. Se os elementos químicos constituírem uma grande porcentagem na fórmula de uma substância, ela será inadequada para a maioria dos trabalhos de construção. Para construção, areia granular com alto teor de quartzo é a mais adequada. Distingue-se pela boa resistência, o que aumenta significativamente a vida útil de qualquer estrutura.
Visualizações
As variedades de areia são divididas tanto de acordo com os locais de sua formação, quanto de acordo com o método de extração.
Náutico
É obtido por um método não metálico com a participação de reservatórios hidráulicos. O material purificado é adequado para uso na solução de certas tarefas de construção, por exemplo, para a obtenção de composições de concreto e misturas de grãos finos prontas. Porém, a extração desse tipo de areia é uma tarefa difícil, pois a produção em massa ainda não foi estabelecida.
Rio
Difere em um alto nível de limpeza. A composição não contém impurezas de argila e inclusões estranhas. O local de extração da rocha sedimentar é o fundo do rio no canal. As partículas dessa areia são bastante pequenas (1,5-2,2 mm), de cor oval, amarela ou cinza. Devido à falta de argila, o material é considerado um componente muito eficaz para a mistura de compostos de construção.
A única desvantagem está no alto preço de compra, então a espécie de rio é freqüentemente substituída por um análogo barato de pedreira.
Carreira
Nessa areia, as inclusões estranhas são inferiores a 10%. Sua cor é predominantemente amarela, mas há tons mais claros ou mais escuros, dependendo dos aditivos. O grão é poroso, levemente rugoso - essas características proporcionam a desejada qualidade de adesão aos componentes do cimento. A densidade do material é igual à gravidade específica. Quanto ao grau de filtração, é de aproximadamente 7 m (indica a qualidade da transmissão da água). O coeficiente mínimo é de 0,5 m por dia (dependendo da fração e das impurezas disponíveis).
O teor de umidade da areia da pedreira é de cerca de 7%. Observa-se um aumento de fundo de radioatividade. Idealmente, essa areia não contém mais de 3% de matéria orgânica. Além disso, a quantidade de sulfetos e enxofre não é superior a 1%.
Artificial
A disposição desigual dos locais onde as areias naturais são exploradas levou ao desenvolvimento de empresas para o desenvolvimento de um substituto artificial semelhante, que é dividido em classes, dependendo da composição química e da matéria-prima, triturada até a fração necessária.
- Trincado. A substituição artificial de areia seca é usada em compostos decorativos e resistentes a ácidos.
- Argila expandida. Usado para isolamento térmico.
- Agloporita. Matérias-primas contendo argila.
- Perlite. Material obtido durante o tratamento térmico de lascas de vidro de origem vulcânica - obsidianas, perlitas. Um produto branco ou acinzentado é usado na fabricação de produtos de isolamento.
- Quartzo (ou "areia branca"). Este tipo de areia artificial recebe o seu segundo nome devido à sua típica cor leitosa. Embora mais comum seja um produto feito de quartzo com amarelecimento, contendo uma pequena quantidade de argila.
Este material é frequentemente usado para fins decorativos. Possui indicadores de qualidade e propriedades adequadas para trabalhos de acabamento.
Lavado
É extraído com um grande volume de água e um dispositivo hidromecânico especial - um decantador. A massa se deposita na água e as impurezas são eliminadas. O material em questão é de granulação fina - suas partículas têm um tamanho não superior a 0,6 mm.
A tecnologia de lavagem permite obter uma massa de fração fina sem inclusões de argila e partículas de pó. É um tipo puro de areia que não pode ser substituído por nada nos materiais de construção.
Peneirado
O beneficiamento da rocha é realizado com o auxílio de equipamentos especiais. A massa solta é peneirada de impurezas estranhas. Esta areia é adequada como componente para misturar argamassas. O material peneirado é leve e muito macio. Este tipo de areia de pedreira é barato e adequado para construção.
Construção
O tipo de areia mais consumido e praticamente insubstituível, que não possui uma classificação especial, mas significa um conjunto de quaisquer variedades deste material a granel adequado para uso na construção. No comércio, é representado por vários tipos. Durante a construção, esta areia não tem análogos equivalentes. É composto por partículas de rocha com propriedades incomparáveis. Na construção, a rocha de concha também é amplamente utilizada - um material poroso feito de conchas prensadas e um mineral natural.
A descrição dos tipos de areia ficará incompleta sem informações sobre os indicadores visuais - frações e cor. Uma variedade bastante rara do fóssil considerado é considerada areia preta. A razão para o escurecimento está nos processos geológicos, quando os componentes claros são removidos da hematita escura e de outros minerais.
Esse fóssil exótico não encontra nenhum propósito industrial. Isso se deve à baixa prevalência e à alta radioatividade.
Ao estudar a classificação da areia, é importante levar em consideração a variedade de construção do material a granel, que possui certas propriedades. Entre eles, deve-se destacar:
- Amizade ambiental;
- fluidez;
- resistência à combustão;
- durabilidade;
- falta de decadência.
O material não provoca manifestações alérgicas e não afeta o microclima interno. Possui excelente fluidez, o que contribui para um bom preenchimento de vazios. Interagindo com o fogo, não emite substâncias tóxicas. É um material durável com estrutura permanente.A areia de construção possui grãos redondos, portanto, na produção de argamassas, é necessário um grande volume de cimento e agitação constante.
Notas e frações
O tamanho do grão da areia é distinguido pelos seguintes tamanhos de grão:
- até 0,5 mm - fração fina;
- de 0,5 a 2 mm - fração média;
- de 2 a 5 mm - grande.
Não é incomum que os canteiros de obras e a produção usem peneiramento de areia. O tamanho dos grãos é de cerca de 5 mm. Não é uma rocha sedimentar natural, mas um derivado que surge no processo de britagem de pedras em pedreiras industriais. Os profissionais chamam isso de "entulho de fração 0-5".
Após o esmagamento das pedras, procede-se ao trabalho de triagem na pedreira por meio de unidades especializadas, as chamadas "peneiras". Grandes pedaços de pedra são enviados para uma correia transportadora ao longo de grades de metal em movimento instaladas em um ângulo, enquanto pequenos pedaços caem em células abertas e são coletados em pilhas. Tudo o que aparece nas células de 5x5 mm é considerado rastreio.
O material arenoso natural é uma massa fluida de grãos de 5 mm de tamanho com uma estrutura solta. Eles são formados quando as rochas são destruídas. Quando formados a partir de riachos em corpos d'água, os grãos de areia têm uma forma mais arredondada e arredondada.
A marca é uma das características importantes que determinam a finalidade da areia:
- 800 - as rochas do tipo ígnea são tidas como material de origem;
- 400 - areia de matérias-primas metamórficas;
- 300 - significa um produto de rochas sedimentares.
Um fator importante que determina a probabilidade de usar areia em construções específicas ou tarefas domésticas é o tamanho dos grãos, que é chamado de módulo de aspereza.
- Poeirento. Areia muito fina com partículas de no máximo 0,14 mm. Existem 3 tipos de abrasivos, dependendo do nível de umidade: baixo teor de umidade, úmido e saturado com água.
- Refinado. Significa que o tamanho do grão é 1,5-2,0 mm.
- O tamanho médio. O grão é de cerca de 2,5 mm.
- Grande. Granularidade de aproximadamente 2,5-3,0 mm.
- Tamanho aumentado. Os tamanhos variam de 3 a 3,5 mm.
- Muito grande. O tamanho do grão excede 3,5 mm.
O coeficiente de filtração é levado em consideração, mostrando a que velocidade a água passa pela areia nas condições estabelecidas por GOST 25584. Essa característica é influenciada pela porosidade do material. A resistência do design também difere no tipo e na marca. Para determiná-lo, você precisa usar tabelas especiais com cálculos. Os cálculos devem ser feitos antes do início dos trabalhos de construção.
Os materiais de origem natural têm uma densidade aparente de cerca de 1300-1500 kg / m3. Este indicador aumenta com o aumento da umidade. A qualidade da areia é determinada, entre outras coisas, pela classe de radioatividade e pela proporção de aditivos (em termos percentuais). Nas massas menores e moderadamente finas de areia, são permitidos até 5% de aditivos, e em outros tipos - não mais que 3%.
O peso
Ao considerar diferentes compostos de construção, é necessário saber o peso dos componentes. Determine o valor na relação entre o peso do material a granel e o volume ocupado. A gravidade específica depende da origem do material, a proporção de impurezas, densidade, tamanho do grão e umidade.
Dependendo da totalidade de todos os fatores, as flutuações na gravidade específica da areia do tipo de construção são permitidas na faixa de 2,55-2,65 unidades. (material de densidade média). A densidade aparente da areia é calculada pela quantidade de argila de impureza e o grau de umidade. A umidade tem um impacto significativo na maioria das propriedades e indicadores de qualidade dos materiais de construção. A densidade excluindo as impurezas é determinada pelo indicador 1300 kg / m3.
A densidade aparente é uma medida do volume total da massa de areia, incluindo quaisquer impurezas presentes. Na determinação deste indicador, o teor de umidade do material em questão também é levado em consideração. 1 metro cúbico contém aproximadamente 1,5-1,8 kg de areia de construção.
A gravidade específica e a gravidade volumétrica nunca apresentam o mesmo desempenho.
Formulários
A principal área de uso da areia é construção e setor industrial. Além do mais, o material é muito utilizado no dia a dia, por exemplo, para aumentar a fertilidade do solo. Nem todos os jardineiros sabem quais espécies específicas são mais adequadas para os canteiros. A areia argilosa (pedreira) extraída das profundezas dos arenitos é considerada infértil. Ele permeia fracamente a água e praticamente não "respira". Alguns residentes de verão usam areia de construção padrão para o jardim, sem perceber que isso só piora a qualidade do solo.
A areia do rio extraída do leito do rio ajudará a aumentar a fertilidade do solo no local. Ajuda a reter a umidade, as estacas plantadas criam raízes rapidamente, as raízes crescem com segurança, que não são danificadas durante o transplante. Misturas de solo à base de areia de rio são consideradas as melhores opções para mudas e plantas cultivadas. Uma combinação de 40% de areia de rio com 60% de turfa de alta qualidade é considerada ótima.
É melhor misturar soluções de componentes secos com areia lavada. É também o material de maior sucesso para a criação de blocos de concreto armado. E na construção de estradas, a areia de granulação grossa se mostra perfeitamente. Areia fina lavada é frequentemente adicionada à massa de acabamento, misturas decorativas e rejuntes. Para a auto-mistura de misturas sob pisos autonivelantes, você precisa comprar areia de granulação fina de alta qualidade.
Areia de quartzo peneirada é usada como base da mistura de pedra flexível. E o peneiramento é uma demanda na produção de concreto asfáltico, como componente de argamassas de construção, por isso é amplamente utilizado em projetos paisagísticos em terrenos contíguos. Pode ser usado para a fabricação de lajes de pavimentação e certos tipos de concreto. Porém, mais frequentemente, areia comum é usada para esse propósito.
Dentre as telas, o granito é considerado o mais valioso e durável. A triagem de porfirita é menos exigida.
Como escolher?
Os não profissionais acreditam que a escolha da areia independe da direção do alvo. Este é um julgamento errôneo, pois para cada trabalho específico é importante adquirir composições de fluxo livre de qualidades químicas e físicas adequadas com certas características.
Para a preparação de misturas de concreto, o uso de areia de rio não será totalmente bem-sucedido. Ele vai rapidamente para o sedimento e, por isso, é necessária uma agitação constante do concreto. A fundação deve ser forte e confiável, portanto a melhor opção para este tipo de trabalho é adicionar material de descarga de fração média à solução. Nesse caso, será possível obter um resultado de alta qualidade a um preço acessível. Este mesmo tipo de areia é o componente mais adequado para reboco.
Para alvenaria, é aconselhável optar pela areia de rio, que tem granulometria de 2,5 mm. Este tipo ou análogo marinho é mais frequentemente escolhido para o processo de gesso. Ao criar o jato de areia, é aconselhável não economizar materiais. A areia de pedreira padrão não é uma opção adequada. Esse abrasivo pode danificar permanentemente o produto, bem como danificar o próprio dispositivo. O quartzo é uma areia comum e aceitável para o jato de areia.
A seleção do tipo de areia por grau e fração deve ser feita levando-se em consideração o tipo de trabalho em que será utilizada. Assim, tudo o que foi concebido terá um resultado da mais alta qualidade e corresponderá a todas as expectativas.
Para informações sobre como escolher a areia certa para fundações e aterros, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.