Características da areia do rio
A areia é uma rocha formada devido à degradação de minerais sólidos. As partículas finas que compõem o material podem ter tamanhos diferentes na faixa de 0,05 a 2 mm. Os cientistas distinguem 2 tipos de areia - natural e artificial. Esta classificação é baseada na origem do material.
A categoria de areia natural inclui uma variedade como o mineral do rio. As partículas em que consiste têm uma forma arredondada, o que afeta as propriedades e características distintas deste material. Além disso, a variedade do rio se distingue pela ausência de impurezas de argila. Hoje em nosso artigo falaremos sobre as características, métodos de extração, tipos existentes, bem como as regras de compra e armazenamento de material.
Composição e propriedades
Para começar, deve-se dizer que do ponto de vista químico, a areia do rio é o dióxido de silício cristalino, sua fórmula é SiO2. Tradicionalmente, o mineral é composto por quartzo. Externamente, o material do rio parece diferente, pode ser pintado em diferentes tons da paleta de cores (na maioria das vezes - amarelo, branco, cinza). Essa característica depende de onde foi extraído. Uma descrição detalhada da aparência pode ser obtida observando-se o mineral ao microscópio.
Características distintivas do material:
- limpeza ecológica;
- resistência a influências negativas de várias substâncias agressivas;
- Resistência à umidade;
- propriedades de isolamento acústico;
- resistência aos processos de decomposição.
As características mais importantes do material também podem incluir um indicador como a gravidade específica (que consiste no volume e na densidade real). Geralmente varia de 1200 kg / m3 a 1700 quilogramas ao cubo. O ponto de fusão do material depende do conteúdo.
Esta informação é apresentada no GOST correspondente na forma de uma tabela.
Mineração
Como você pode imaginar pelo nome de um tipo específico de material, ele é extraído de rios. O método de mineração específico depende da profundidade do rio.
Por exemplo, só é possível retirar areia de rio de um rio profundo por meio de um dispositivo especial - uma draga. Normalmente, esse mecanismo é montado em uma barcaça especialmente projetada. O projeto da draga tradicionalmente inclui equipamentos hidromecânicos complexos, que consistem em bombas, tanques e telas projetadas para separar a areia (no entanto, o mineral também pode ser separado por outros métodos).
O próprio procedimento de extração de areia ocorre em etapas.
- Para começar, os rippers são baixados até o fundo do rio. Esses dispositivos sugarão areia devido ao seu trabalho mecânico.
- Além disso, ao longo de um mineroduto especialmente projetado para esse fim, a areia subirá gradualmente até a superfície da barcaça. Aqui, a areia é empilhada em um lixão hidráulico, que, na verdade, é uma plataforma comum de material. Normalmente, o lixão é equipado com sistema de drenagem.
- A próxima etapa é a limpeza da areia seca. O material limpo é então transferido para uma barcaça separada.
Deve-se notar que a extração do guincho do rio nos canais dos reservatórios secos é organizada de acordo com o mesmo método da extração de um mineral de pedreira.
Não se esqueça que para poder usar areia no futuro, você deve obter a documentação oficial apropriada para isso.
Comparação com outras espécies
Conforme mencionado anteriormente, a areia do rio é um tipo de material natural. Ao mesmo tempo, apresenta diferenças significativas em relação a outros tipos de areia natural, nomeadamente mar e pedreira. Em primeiro lugar, uma diferença significativa entre um mineral de rio e qualquer outro é que ele possui um alto grau de pureza, ausência de impurezas indesejadas, por exemplo, pequenas pedras. Além disso, o mineral do rio difere da pedreira e marinho em sua homogeneidade (em relação às frações).
Rio e mar
Para começar, deve-se notar que a areia do rio e do mar têm muitas características semelhantes. É por isso essas variedades são freqüentemente confundidas entre si (especialmente os iniciantes).
No entanto, deve-se ter em mente que, para atingir este estado, a areia do mar é submetida a uma limpeza em duas etapas.
Rio e pedreira
A areia do rio e da pedreira é usada em diferentes áreas da atividade humana, essas variedades não são intercambiáveis. Uma diferença importante entre os dois tipos de areia é que a variedade da pedreira possui uma grande quantidade de impurezas (na maioria das vezes, orgânicas).
Assim, a areia do rio é um tipo de material natural que possui uma série de características individuais que não podem ser confundidas com outra coisa.
O que acontece?
Hoje, existem vários tipos de areia de rio - quartzo, granulação grossa, fina, lavada e outras. Vamos considerar algumas das variedades com mais detalhes.
Lavado
A areia lavada é um material natural de textura lisa. Como regra, as partículas deste material são coloridas em cinza ou amarelo. A composição química do mineral inclui componentes como silício e óxidos de ferro.
A areia não contém partículas grandes e pequenas, geralmente os grãos de areia são caracterizados por um tamanho médio.
Esta variedade tem este nome devido ao facto de ser lavada na água do rio de forma natural, durante a qual são eliminadas todas as impurezas indesejáveis.
Granulado
Como o nome sugere, esta areia é caracterizada por grandes frações. A areia grossa é mais valorizada do que outros tipos de material, portanto, é caracterizada por um alto custo. Tradicionalmente, essa areia é obtida de leitos de rios secos. É amplamente utilizado em uma ampla variedade de áreas da atividade humana. A cor deste mineral é bastante neutra.
Embora As 2 variedades descritas acima são as principais, existem outros tipos de material fluvial. Assim, por exemplo, também existem tipos como empoeirado, granulado médio e argiloso. Os 2 primeiros tipos diferem no tamanho das partículas que fazem parte da areia, e a última categoria é caracterizada pela presença de impurezas indesejadas.
Formulários
A areia de rio é usada em uma ampla variedade de aplicações. Abaixo estão os principais:
- produção de diversos produtos de concreto (neste caso, a areia aumenta os indicadores de confiabilidade e resistência a baixas temperaturas);
- produção de misturas secas (por exemplo, para uma horta ou uma caixa de areia);
- criação de almofadas de fundação (na indústria da construção);
- fazer uma solução para tarefas de gesso e alvenaria;
- execução de mesa e alvenaria;
- decoração e decoração do interior (interno e externo);
- paisagismo e paisagismo;
- produção de fertilizantes para plantas;
- purificação da água do aquário;
- dispositivo e organização de parques infantis.
Deve-se ter em mente que, dependendo da área específica, é melhor escolher um ou outro tipo de areia de rio, que será o mais relevante possível em cada caso específico.
Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que esta lista não é definitiva. A areia também pode ser usada em muitas outras áreas da atividade humana. Em primeiro lugar, você pode aplicar criatividade e criatividade no caso de utilizar materiais para decoração e decoração.
Quais fatores devem ser considerados ao comprar?
No processo de aquisição de um mineral de rio, você deve ter o máximo de cuidado possível. Deve ser lembrado que a qualidade da matéria-prima tem grande influência no resultado final do seu trabalho (independente da finalidade para a qual o material é utilizado).
Primeiro, você deve se certificar de que não há impurezas. Lembre-se de que a limpeza é a propriedade mais importante de um material. Portanto, não é recomendável comprar material natural se ele contiver elementos como argila ou pedras. Caso não haja impurezas na areia, esta ficará homogênea, com características de alto fluxo. Portanto, ao comprar, você deve prestar atenção a essas qualidades.
Você deve ter um cuidado especial se comprar areia por peso. O fato é que o índice de massa depende em grande parte do teor de umidade da areia. Conseqüentemente, mesmo se você comprou uma quantidade suficiente de areia por peso, o material pode não ser suficiente em volume. Ao calcular a quantidade de areia necessária para realizar certos trabalhos, use unidades como metros cúbicos. Assim, você poderá fazer os cálculos mais precisos, o que facilitará seu trabalho e terá um efeito positivo no resultado final.
Antes de ir comprar areia, pense em como transportá-la. A questão é que, em alguns casos, você pode precisar de permissão especial. Antes da compra direta, peça ao vendedor que lhe mostre certificados de qualidade (ou quaisquer outros documentos) que indiquem a qualidade da areia. Sinta-se à vontade para estudá-los cuidadosamente e, se possível, faça perguntas adicionais ao vendedor.
Assim, levando em consideração todos os fatores e parâmetros acima, você pode escolher e adquirir um material natural de alta qualidade que cumprirá plenamente suas funções.
Armazenar
Depois de comprar a areia, mas antes de começar a usá-la, é importante guardá-la de maneira adequada. O armazenamento pode ser feito ao ar livre, em áreas de armazenamento, sob um dossel ou sob um material de cobertura. A areia em si pode ser armazenada a granel, em pilhas ou em formato tronco-cônico.
O processo de armazenamento deve demorar pelo menos 72 horas. Isso se deve ao fato de que é durante este período de tempo que a areia se assentará, respectivamente, você poderá fazer o cálculo final do material. Além disso, se a areia estiver molhada, dentro do tempo especificado, ela terá tempo de secar.
Assim, Com base no exposto, podemos concluir que a areia de rio é um material importante e necessário. É utilizado em diversos ramos de atividade. É muito importante abordar com cuidado e responsabilidade a escolha de um mineral - neste caso, em primeiro lugar, é recomendável levar em consideração suas necessidades e necessidades individuais.
Porém, além da escolha da areia, deve-se ter cuidado com seu armazenamento. Somente se todas as regras forem seguidas o seu material manterá sua alta qualidade.
Veja como é feita a extração da areia do rio no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.