O que é solo arenoso e em que difere da areia?
Existem muitos tipos diferentes de solo. Uma delas é arenosa, possui um conjunto de qualidades, a partir das quais é utilizada nas mais diversas esferas da atividade humana. Há muito disso em todo o mundo, apenas na Rússia ocupa grandes áreas - cerca de dois milhões de quilômetros quadrados.
Descrição, composição e propriedades
Solo arenoso é um solo que pode conter 50% ou mais grãos de areia com menos de 2 mm de tamanho. Seus parâmetros são bastante diversos, pois são formados como resultado de processos tectônicos e podem variar dependendo da origem, em que condições climáticas se formou, nas rochas do solo em sua composição. As partículas na estrutura do solo arenoso têm tamanhos diferentes. Pode incluir vários minerais, como quartzo, mastro, calcita, sal e outros. Mas o elemento principal é, obviamente, a areia de quartzo.
Todos os solos arenosos têm características próprias, tendo-se estudado qual poderá decidir qual utilizar para determinados trabalhos.
As principais características que influenciam a escolha do solo.
- Capacidade de carga. Este material de construção é facilmente compactado com pouco esforço. De acordo com este parâmetro, ele é dividido em densidade densa e média. O primeiro geralmente ocorre a uma profundidade abaixo de um metro e meio. A pressão de longo prazo de uma massa significativa de outros solos comprime-o bem, e é excelente para trabalhos de construção, em particular, a construção de fundações para vários objetos. A profundidade do segundo é de até 1,5 metros, ou é compactado por meio de vários dispositivos. Por essas razões, é mais suscetível ao encolhimento e suas qualidades de rolamento são um pouco piores.
- Densidade. Está fortemente relacionado com a capacidade de carga e pode variar para diferentes tipos de solo arenoso; para alta e média densidade de carga, esses indicadores são diferentes. A resistência do material às cargas depende desta característica.
- Solo arenoso com grandes partículas retém muito mal a umidade e, por isso, praticamente não se deforma durante o congelamento. Nesse sentido, não é possível calcular a capacidade de absorção e retenção de umidade em sua composição. Esta é uma grande vantagem de design. Com os pequenos, ao contrário, ele o absorve intensamente. Isso também precisa ser levado em consideração.
- A umidade do solo afeta a gravidade específica, é importante ao transportar o solo. Pode ser calculado com base no teor de umidade natural da rocha e seu estado (denso ou solto). Existem fórmulas especiais para isso.
Os solos arenosos também são divididos em grupos de acordo com sua composição granulométrica. Este é o parâmetro físico mais importante do qual dependem as propriedades dos solos arenosos naturais ou que surgiram durante a produção.
Além das características físicas descritas acima, existem também as mecânicas. Esses incluem:
- capacidade de resistência - uma característica do material para resistir ao cisalhamento, filtração e permeabilidade à água;
- propriedades de deformação, eles falam de compressibilidade, elasticidade e capacidade de mudança.
Comparação com areia
A areia contém uma quantidade mínima de várias impurezas, e a diferença entre ela e o solo arenoso está precisamente na quantidade dessas rochas adicionais. Menos de 1/3 das partículas de areia podem estar presentes no solo, e o resto é composto por vários tipos de argila e outros componentes. Devido à presença destes elementos na estrutura dos solos arenosos, diminui a plasticidade do material utilizado nas obras e, consequentemente, o preço.
Visão geral da espécie
Para a classificação de vários solos, incluindo os arenosos, existe GOST 25100 - 2011, que lista todas as variedades e indicadores de classificação para este material. De acordo com o padrão estadual, o solo arenoso é dividido em cinco grupos diferentes de acordo com o tamanho e a composição das partículas. Quanto maior o tamanho do grão, mais forte é a composição do solo.
Gravemente
O tamanho dos grãos de areia e outros componentes é de 2 mm. A massa das partículas de areia na composição do solo é de cerca de 25%. Este tipo é considerado o mais confiável, não é afetado pela presença de umidade, não é suscetível ao inchaço.
Solo cascalho arenoso se distingue por suas propriedades de alto porte, ao contrário de outros tipos de solos arenosos.
Grande
O tamanho dos grãos é de 0,5 mm e sua presença é de no mínimo 50%. Ele, como o cascalho, é mais adequado para arranjar fundações. Você pode erguer qualquer tipo de fundação, guiando-se apenas pelo projeto arquitetônico, pela pressão sobre o solo e pela massa da construção.
Esse tipo de solo praticamente não absorve a umidade e permite sua passagem adiante sem alterar sua estrutura. Isso é, tal solo praticamente não estará sujeito a fenômenos sedimentares e possui boa capacidade de carga.
Tamanho médio
As partículas com tamanho de 0,25 mm representam 50% ou mais. Se começar a ficar saturado de umidade, sua capacidade de carga será significativamente reduzida em cerca de 1 kg / cm2. Esse solo praticamente não permite a passagem de água, o que deve ser levado em consideração durante a construção.
Pequena
A composição inclui 75% de grãos com diâmetro de 0,1 mm. Se o solo no local consistir em 70% ou mais de solo arenoso fino, então, ao erguer a base do edifício, é imperativo realizar medidas de impermeabilização
Poeirento
A estrutura contém pelo menos 75% de elementos com um tamanho de partícula de 0,1 mm. Este tipo de solo tem propriedades de drenagem pobres. A umidade não passa por ele, mas é absorvida. Resumindo, trata-se de um mingau de lama que congela em baixas temperaturas. Como consequência da geada, muda muito de volume, surge o chamado inchaço, que pode danificar as superfícies das estradas ou alterar a posição da fundação no solo. Portanto, ao construir na zona de ocorrência de solos arenosos rasos e siltosos, é importante atentar para a profundidade da superfície do lençol freático.
Utilizando qualquer tipo de solo arenoso, a base da fundação deve ser feita abaixo do nível de congelamento das camadas do solo. Se for sabido que havia um corpo d'água ou pântano no local da obra, a decisão responsável seria realizar um estudo geológico do local e descobrir a quantidade de solos arenosos finos ou siltosos.
O fator de saturação do solo com a umidade deve ser levado em consideração durante as obras e determinar corretamente a capacidade de passagem ou absorção de água. A confiabilidade dos objetos erguidos sobre ele depende disso. Este parâmetro é denominado coeficiente de filtração. Também pode ser calculado em campo, mas os resultados da pesquisa não darão um quadro completo. É melhor fazer isso em condições de laboratório, usando um dispositivo especial para determinar esse coeficiente.
Solos arenosos limpos são raros, portanto, a argila tem um efeito significativo na composição e nas propriedades desse material. Se seu conteúdo for superior a cinquenta por cento, esse solo é denominado arenoso-argiloso.
Onde é usado?
O solo arenoso é amplamente utilizado na construção de estradas, pontes e diversos edifícios. Segundo fontes diversas, o montante máximo (cerca de 40% do volume de consumo) é utilizado na construção de novas e na reforma de antigas rodovias, e esse valor está em constante crescimento. Durante a construção de edifícios, esse material participa de quase todos os processos - desde a construção da fundação até os trabalhos de decoração de interiores.É também muito intensamente utilizado pelos serviços públicos, em parques, e os particulares também não ficam para trás.
Solo arenoso é simplesmente insubstituível ao nivelar terrenos ou paisagismo, pois é mais barato do que qualquer outro material a granel.
No próximo vídeo, você testará solos arenosos usando o método do anel de corte.
O comentário foi enviado com sucesso.