Quanta areia é necessária para 1 cubo de concreto?
O concreto, que confere à fundação ou canteiro de obra resistência suficiente para que o local concretado dure mais e não se rache depois de alguns meses ou alguns anos, requer a adesão a doses específicas de areia e cimento. Vamos dar uma olhada em quanta areia é necessária para 1 cubo de concreto?
Consumo para mistura seca
Aplicando uma mistura de construção seca ou semi-seca para pisos de betonilha, caminhos ou áreas fora do edifício, o mestre se familiariza com a descrição do tipo de concreto selecionado. Para ela, por sua vez, as doses de areia e cimento estão indicadas na embalagem original. O fabricante publica informações sobre o volume da mistura aplicada na base de cada milímetro de espessura da mesa.
Para, por exemplo, obter uma argamassa de cimento da marca M100, utilizada para salas de estar, esta mistura é consumida numa quantidade igual a 2 kg. É necessário adicionar 220 ml de água - para cada quilograma da mistura. Por exemplo, numa sala de 30 m2 é necessária uma betonilha com espessura de 4 cm. Após o cálculo, o mestre descobrirá que neste caso são necessários 120 kg de massa de construção e 26,4 litros de água.
Padrões para diferentes soluções
Não é recomendado o uso de concreto do mesmo tipo para substratos diferentes. No pátio, por exemplo, ao lançar uma pequena escada, um concreto ligeiramente mais fraco é usado. Se estamos falando de uma fundação reforçada com reforço, um dos compostos mais fortes é usado para correlacionar a carga real das paredes, telhado de uma casa, pisos, divisórias, janelas e portas - tem uma carga muito mais sólida do que de pessoas caminhando por escadas e caminhos ... O cálculo é feito para cada metro cúbico de concreto.
Na construção, as misturas contendo cimento são usadas para verter a fundação, a argamassa do piso, a alvenaria de blocos de construção, o reboco de paredes. Diferentes objetivos alcançados ao realizar um determinado tipo de trabalho relatam diferentes doses de cimento entre si.
O maior volume de cimento é consumido com gesso. Nessa lista, o segundo lugar fica com o concreto - além do cimento e da areia, contém brita, brita ou escória, o que reduz o custo do cimento e da areia.
As classes de concreto e argamassa de cimento são determinadas de acordo com GOST - o último enfatiza os parâmetros da mistura resultante:
- grau de concreto M100 - 170 kg de cimento por 1 m3 de concreto;
- M150 - 200 kg;
- M200 - 240;
- M250 - 300;
- M300 - 350;
- M400 - 400;
- М500 - 450 kg de cimento por "cubo" de concreto.
Quanto "mais alto" o grau e mais alto o teor de cimento, mais forte e durável é o concreto endurecido. Não é recomendável colocar mais de meia tonelada de cimento no concreto: o efeito benéfico não aumentará. Mas a composição, quando solidificada, perderá as propriedades esperadas dela. O concreto M300 e M400 é usado para estabelecer a base de edifícios de vários andares, na fabricação de lajes de concreto armado e outros produtos a partir dos quais um arranha-céu é erguido.
Como calcular corretamente?
Menos cimento no concreto leva a um aumento na mobilidade do concreto ainda não endurecido. O próprio componente de cimentação é um ligante: o cascalho e a areia misturados com ele, em quantidade insuficiente do primeiro, simplesmente se espalharão em diferentes direções, escoando parcialmente pelas fissuras da fôrma. Tendo cometido um erro de uma fração calculada ao dosar os componentes, o trabalhador resultará em um erro de até 5 partes do "buffer" (seixos e areia). Uma vez congelado, esse concreto será instável às mudanças de temperatura e umidade e aos efeitos da precipitação.Uma pequena overdose do ingrediente cimento não é um erro fatal: em um metro cúbico de concreto da marca M500, por exemplo, pode haver não 450, mas 470 kg de cimento.
Se recalcularmos o número de quilos de cimento em uma determinada marca de concreto, então a proporção de cimento para areia e brita varia de 2,5-6 partes de enchimento para uma parte de concreto. Portanto, a fundação não deve ser pior do que aquela feita de grau de concreto M300.
O uso do concreto da marca M240 (pelo menos para uma estrutura de capital de um andar) levará ao seu rápido rompimento, e as paredes também se encontrarão em rachaduras nos cantos e outras partes extremamente importantes da casa.
Preparando por conta própria a solução de concreto, os mestres contam com a marca do cimento (são os 100º, 75º, 50º e 25º, a julgar pela descrição na bolsa). Não basta apenas misturar bem todos os componentes, embora isso também seja importante. O fato é que a areia, como a fração maior e mais pesada, tende a afundar, e a água e o cimento sobem, para os quais se utilizam betoneiras. A unidade de medida mais popular é um balde (10 ou 12 litros de água).
A mistura padrão de concreto é 1 balde de cimento para 3 baldes de areia e 5 baldes de cascalho. O uso de areia não semeada é inaceitável: as partículas de argila nas pedreiras agravam as características da argamassa de cimento ou do concreto, e na areia não refinada sua participação chega a 15%. Para gesso de alta qualidade que não se desfaz ou racha mesmo após várias décadas, use 1 balde de cimento para 3 baldes de areia semeada ou lavada. Uma espessura de gesso de 12 mm exigirá 1600 g de cimento grau M400 ou 1400 g de cimento grau M500 por metro quadrado de cobertura. Para alvenaria com espessura de tijolo, utiliza-se 75 dm3 de argamassa de cimento M100. Ao usar o grau de cimento M400, seu conteúdo na solução é de 1: 4 (20% de cimento). Um metro cúbico de areia exigirá 250 kg de cimento. O volume de água para o cimento M500 também mantém uma proporção de 1: 4. Em termos de baldes - um balde de cimento M500, 4 baldes de areia, 7 litros de água.
Para a mesa, é usado 1 balde de cimento para 3 baldes de areia. O resultado do trabalho realizado é que o concreto totalmente endurecido não deve deformar-se de forma alguma quando o projeto e a carga prática forem aplicados a ele. Para ganhar força adicional, é regado várias vezes ao dia - já algumas horas após a configuração inicial. Isso não significa que você pode economizar em cimento. Após a aplicação, o revestimento não curado da "betonilha" é adicionalmente polvilhado com uma pequena quantidade de cimento limpo e suavemente alisado com uma espátula. Após o endurecimento, essa superfície se torna mais lisa, mais brilhante e mais forte. Depois de encomendar um carro (betoneira) de concreto pré-misturado, especifique qual marca de cimento é usada, qual marca de concreto o proprietário da instalação espera receber.
Se você está preparando o concreto e despejando você mesmo, fique igualmente atento à escolha do cimento da marca desejada. O erro está repleto de destruição perceptível da área fundida ou da estrutura de suporte.
O comentário foi enviado com sucesso.