Módulo de tamanho de areia

Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Como determinar o tamanho?

As chamadas areias industriais são produzidas com características diversas. Seu tipo principal, mais exigido e insubstituível é a construção. A ampla utilização de um substrato de baixo custo também se deve aos indicadores de qualidade dos produtos, dos quais faz parte integrante. O módulo de tamanho da areia é um dos principais parâmetros, que determina em grande parte o escopo de aplicação de um determinado grupo de materiais.

O que é e por que é necessário?

O termo "areia" denota um substrato de consistência de fluxo livre de formação não metálica usada na construção. Este grupo inclui substratos friáveis ​​de diferentes tipos, diferindo nos métodos de produção, parâmetros de frações e diferentes impurezas. Estão à venda substratos com diversas características. Sua principal variedade, a mais utilizada e insubstituível, é a areia. As especificidades de seu uso determinaram a presença de uma classificação adicional.

É digno de nota que, Apesar do rápido crescimento no desenvolvimento da indústria da construção, essa matéria-prima barata e popular ainda não tem substitutos que valham a pena. Assim, a pedra natural substitui de forma produtiva tijolos, elementos de concreto, estruturas de blocos; os produtos de ferro e madeira estão dando lugar às mais recentes ligas e elementos plásticos. E as areias continuam sendo tipos de recursos naturais únicos e insubstituíveis.

Também é significativo que a quantidade de suas reservas naturais satisfaça mais do que suficientemente as necessidades da indústria da construção e da indústria.

A vastidão das esferas e a especificidade do uso de um substrato de escoamento livre determinam seus parâmetros físicos aceitáveis, que dependem decisivamente do tamanho das frações, granulometria e condições de ocorrência. Então, é aplicado:

  • na área médica - procedimentos com areia aquecida (mar e quartzo);
  • na área da agricultura (para otimizar as estruturas do solo);
  • no domínio da habitação (camas em estradas no inverno);
  • na arte do design e no negócio do aquário;
  • em construção.

Seus tipos são diferentes, mas as características generalizantes são frouxidão e estrutura: grãos ovais ou poligonais com tamanhos de 0,1–5 mm. A cor e as características especiais são determinadas pelas condições de origem. Os substratos mais comuns são o amarelo, mas podem ser vermelho, verde, preto, roxo, laranja.

Não deve ser esquecido que quanto menores os grãos de areia têm, mais uma quantidade significativa de líquido é necessária para fazer consistências a partir dele para a construção. Portanto, os menores tipos de substratos passaram a ser utilizados para a fabricação de argamassas, sendo que substratos de parâmetros médios são mais utilizados para a preparação de concreto.

De acordo com os métodos de obtenção, os materiais a granel são divididos naqueles obtidos na natureza e produzidos artificialmente. Por características naturais, sua textura pode ser:

  • mar ou lago;
  • eólica (vento);
  • aluvial (trazido por massas de água) e deluvial (extraído em sedimentos).

Variedades artificiais são produzidas por processamento mecânico de rochas por meio de britagem. Eles são:

  • de rochas de argila expandida;
  • limpar.

O material de partida para a obtenção dessas areias são granitos, mármore, tufo, calcário, que são triturados para se obter a estrutura desejada.

Esses substratos são usados ​​para criar itens decorativos.

A indústria da construção continua sendo uma área importante de aplicação de substratos a granel.Ao mesmo tempo, quanto maior sua granularidade, quanto maiores os grãos, maior será a resistência que o sistema fornecerá, mas, ao mesmo tempo, sua qualidade, como a plasticidade, diminui. Isso determina as especificações de sua aplicação.

  • Grão grosso ideal para a preparação de graus de concreto de alta qualidade, por exemplo B35 (M450), que são usados ​​para edifícios do setor privado, a fabricação de telhas, meios-fios, anéis para poços, drenagem.
  • Grão médio excelentemente adequado para a produção de tijolos, a fabricação de tipos populares de concreto, por exemplo, B15 (M200), usado na instalação de escadas e postes de contenção. Praças e caminhos são despejados com esse concreto.
  • Refinado Os substratos são incluídos nas misturas de construção, os quais estão sujeitos a critérios excepcionais de nivelamento e qualidade de acabamento (gesso, campos de preenchimento): onde a finura, a uniformidade e a lisura do revestimento são relevantes.

Ou seja, o tamanho da areia, juntamente com suas outras qualidades, é sua principal propriedade, que determina o escopo de uso industrial.... Para avaliar os parâmetros das areias, sua classificação em GOST, é utilizado um valor condicional - o módulo de tamanho (medido em unidades convencionais), que permite avaliar o tamanho dominante dos grãos no lote.

Módulo de finura (MC) refere-se ao tamanho médio de grão específico para um determinado lote. O volume utilizado de massa de areia solta, a consistência das soluções, os resultados do trabalho, os parâmetros de qualidade e a vida útil das estruturas dependem do valor deste parâmetro. Os valores do módulo determinam os volumes necessários de água nas soluções, pois quando houver excesso de água, a superfície do produto logo irá rachar ao secar.

O indicador corresponde ao tamanho das frações da massa a granel e implica a presença de vários tipos de areias:

  • substratos siltosos (uma massa com uma estrutura fina, semelhante à poeira, com grãos de 0,05–0,14 mm), subdividida em baixa umidade, úmida, saturada de umidade;
  • pequeno - 1,5–2,0 mm;
  • tamanho médio - 2–2,5 mm;
  • tamanhos grandes - 2,5–3,0 mm;
  • tamanho aumentado - 3,03,5 mm;
  • muito grande - 3,5 mm e mais.

Na prática, parece possível rastrear o uso pretendido de areia de acordo com o critério de valores Mk:

  • Mk não inferior a 2,5 (grãos grandes) é usado para obter o concreto de alta qualidade B25;
  • Nível de Mk 2–2,5 (tamanho médio) - para misturas B15;
  • Nível Mk 1,5–2,0 (tamanho pequeno) - para a consistência do concreto subaquático;
  • Nível Mk 1,0-1,5 (extremamente pequeno) - para a fabricação de elementos finos.

Classificação da areia por módulo de tamanho

De acordo com as diferenças estruturais e o grau de inclusões das formações empoeiradas e argilosas, a areia é dividida em 2 classes. O módulo de tamanho é diferente:

  • categoria 1 - grande, grande, médio e pequeno;
  • Categoria 2 - Grande, Grande, Médio, Pequeno, Muito Pequeno, Fino e Muito Fino.

Para cada grupo, valores específicos de Mk são estabelecidos. A diferença entre as classes é que a composição de pior qualidade (classe 2) inclui mais 3 facções adicionais. Partículas pequenas e poeirentas são indesejáveis ​​na composição das argamassas, pois prejudicam a qualidade das ligações entre os grânulos maiores de areia que ligam o cimento. Os valores Mk permitem dividir substratos em grupos e compilar tabelas:

  • areias extremamente finas (módulo até 0,7);
  • fino (0,7-1,0);
  • pequeno (1,0-1,5);
  • muito pequeno (1–1,5);
  • pequeno (1,5–2,0);
  • médio (2,0-2,5);
  • grande (2,5-3,0);
  • tamanho aumentado (3,0–3,5).

A granularidade da massa a granel pode ser estimada aproximadamente a olho nu. No entanto, é melhor medir. Para isso, basta colocar um pouco de areia perto da régua e comparar os tamanhos dos grânulos com os valores da tabela. É desejável que o substrato seja o mais homogêneo possível. Você também deve se concentrar na cor das areias:

  • as areias grossas são amarelas (mais próximas do bege);
  • tamanho médio - mais claro, mais amarelo;
  • tamanho pequeno - amarelo pálido, claro, com um tom acinzentado.

Na produção, a determinação dos parâmetros de Mk (de acordo com GOST) é realizada em condições de laboratório de acordo com um algoritmo padrão.

Como determinar o tamanho?

De acordo com GOST 8736-2014, o módulo é medido usando um método especial.

  • De uma amostra pesando 2 kg usando peneiras, os grãos maiores que 5 mm são separados. De acordo com os parâmetros normativos da norma estadual, a presença de inclusões de cascalho com dimensões superiores a 10 mm em um volume de 0,5% é permitida nas areias, e inclusões de 5,0 a 10,0 mm - dentro de 10,0%;
  • Resíduos pesando 1 kg Passe alternadamente por peneiras com malhas de 2,5-0,16 mm (5 peneiras). Partes da massa em porcentagem de 1 kg, que permanecem nas peneiras, são registradas na tabela. O processo de processamento termina quando os grãos de areia não passam mais pelas células.
  • O cálculo de Mk é realizado de acordo com a fórmula Mk = (Q2.5 + Q1.25 + Q0.63 + Q0.315 + Q0.16) / 100, onde Q são as partes restantes em 5 peneiras como uma porcentagem da massa total.

Os dados dos resultados das medições realizadas permitem construir um gráfico da curva de peneiramento da areia, refletindo a granulometria e dando uma imagem em que as composições do concreto é ideal para o aproveitamento do material. Portanto, se a curva do gráfico estiver localizada entre 2 linhas construídas de acordo com os indicadores padrão, a areia satisfaz a preparação da solução de concreto necessária.

Ou seja, Mk é um valor que reflete as características quantitativas dos grãos de uma substância, segundo as quais um grupo específico é determinado.

No sentido físico, a fórmula corresponde à definição do número médio ponderado de grãos de um determinado tamanho por unidade de massa a granel. Quanto maior for o nível de presença de partículas de granulação grossa nas amostras, maior será o valor de Mk.

No entanto, esse padrão nem sempre é verdadeiro. Os especialistas observam que 2 lotes de substrato fino com partículas de tamanhos diferentes podem ter valores de Mc semelhantes. Por esse motivo, para uma descrição de alta qualidade e mais precisa das substâncias a granel, além do Mk, elas são guiadas por outros parâmetros:

  • o nível de distribuição do tamanho do grão;
  • o grau de presença de elementos empoeirados;
  • nível de concentração de elementos semelhantes a argila;
  • nível de inclusões de impurezas menores;
  • nível de densidade aparente;
  • indicadores de densidade de grãos;
  • o grau de conteúdo de inclusões biologicamente prejudiciais;
  • o grau de atividade do radionuclídeo e outras inclusões.

Os especialistas calculam os parâmetros qualitativos das areias e as finalidades da sua utilização em conjunto, levando em consideração todos os parâmetros especificados, levando em consideração o valor de Mk.

Você pode descobrir como a determinação do módulo do tamanho da areia ocorre no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário