Como colocar lajes de pavimentação na areia?
Pedras de pavimentação e outros tipos de lajes de pavimentação, diferindo em uma variedade de formas e cores, decoram muitos caminhos de jardim e parecem muito mais atraentes do que lajes de concreto. E os próprios caminhos se tornam um elemento de pleno direito do paisagismo. Além disso, as lajes de pavimentação mantêm a área limpa e evitam ervas daninhas. Os caminhos cobertos com cascalho, pedra triturada ou solo acabarão por ficar repletos de grama e será muito difícil livrar-se dela.
A maneira mais fácil é colocar os ladrilhos na areia. No entanto, deve-se ter em mente que tal base não resiste a cargas aumentadas. Abaixo é considerado como colocar lajes de pavimentação corretamente, bem como você pode criar de forma independente uma base reforçada para o dispositivo de uma entrada de automóveis para a garagem.
Que tipo de areia é necessária?
A colocação de ladrilhos implica a utilização apenas de materiais auxiliares adequados, uma vez que disso depende a resistência do caminho do jardim às intempéries e aos esforços mecânicos.
Neste caso, a areia desempenha uma função importante do substrato, que irá fixar com firmeza o revestimento do ladrilho. Essa "almofada" de areia proporciona fácil penetração de umidade nas camadas inferiores do solo, o que não permitirá que a água estagnue na superfície do revestimento durante chuvas fortes.
Alguns especialistas argumentam que realmente não importa que tipo de areia será usada ao pavimentar um caminho de jardim.
No entanto, existem certos requisitos para a criação de um revestimento de alta qualidade. Considere os principais tipos de areia que são usados no assentamento de ladrilhos.
-
Carreira. É obtido pelo método aberto em pedreiras. Este material não sofre limpeza adicional, pois contém grande quantidade de impurezas (principalmente argila). O resultado é que um substrato feito de tal areia não será capaz de realizar a troca gasosa de forma eficiente. No entanto, essa areia é usada com sucesso para derramar juntas de ladrilhos.
-
Rio (aluvial e semeado). Ele surge do fundo dos rios por um método hidromecânico, durante o qual todo o excesso de impurezas é lavado e peneirado do material de base. Este tipo de areia é mais adequado para a pavimentação de caminhos, pois apresenta alta capacidade de umidade, seca rapidamente e está perfeitamente compactado.
O grau de presença de impurezas é fácil de determinar apertando um punhado de areia na palma da sua mão. Se grãos de areia vazarem facilmente por entre seus dedos, o material foi peneirado e lavado corretamente. Se o caroço na palma da mão for pesado e úmido, e os grãos de areia parecerem amarrados em pedaços, isso é um sinal claro da presença de uma grande quantidade de argila.
Ferramentas necessárias
Antes de prosseguir diretamente para o trabalho, vale a pena preparar as ferramentas e os materiais adequados com antecedência. Se você tiver tudo em mãos, o processo será mais rápido, pois você não terá que se distrair com a busca pelo item desejado ou com a ida até a loja para obtê-lo.
Além de telhas e areia, meios-fios, cimento e brita serão necessários dos materiais. Ferramentas necessárias:
-
estacas e barbante para marcar o território;
-
nível;
-
dispositivo de compactação;
-
mangueira de rega de jardim ligada à rede de abastecimento de água (como último recurso pode utilizar regador);
-
um macete com ponta emborrachada;
-
cruzetas de plástico para manter a uniformidade das juntas entre os ladrilhos;
-
ancinho e vassoura / escova.
Pagamento
Na implementação de qualquer projeto de construção, você não pode prescindir de cálculos precisos. Neste caso, você precisará medir a área alocada para a pista (seu comprimento e largura). Em seguida, calcule a área da superfície.
Se for assumido que o caminho vai se curvar em torno de canteiros de flores ou edifícios, isso também deve ser levado em consideração.
Além disso, os especialistas recomendam que, ao comprar ladrilhos e lancis, colha o material com um excesso de 10-15%. Isso será de grande ajuda no caso de erro de cálculo ou dano a elementos individuais.
-
Pedra do meio-fio. O comprimento de todo o perímetro é calculado e o comprimento dos pontos de contato da fronteira com os edifícios é subtraído da figura resultante.
-
Telha. A quantidade de material é calculada com base na área de toda a pista (mais 5% deve ser deixado para rebaixamentos).
-
Areia e brita. Os cálculos da "almofada" de areia são feitos em metros cúbicos. Via de regra, a camada de brita é de 5 cm, valor este que é multiplicado pela área de cobertura futura. Uma vez que a área é indicada em sq. metros, é necessário converter a espessura do cascalho em metros (5 cm = 0,05 m). Os metros cúbicos de areia necessários para a futura "almofada" são calculados de acordo com o mesmo esquema.
Tecnologia de assentamento
As lajes de pavimentação são dispostas em várias etapas, cuja sequência não é recomendável ser negligenciada. Caso contrário, o caminho do jardim não poderá orgulhar-se de durabilidade e qualidade.
Trabalho preliminar
Para começar, você deve fazer um plano esquemático do local onde pretende construir a pista. Todos os objetos que de uma forma ou de outra estarão próximos ao futuro caminho são aplicados ao diagrama, por exemplo, um edifício residencial, edifícios agrícolas, canteiros de flores, árvores.
Em seguida, você precisa indicar esquematicamente como e onde o caminho será executado, não se esquecendo de recuar 1-1,5 m de cada objeto, e também planejar com antecedência uma pequena inclinação para longe dos objetos próximos.
Além disso, guiado pelo diagrama, você pode começar a cravar cunhas no solo ao longo de cada lado do caminho futuro. O cabo deve então ser puxado sobre os pinos.
Desenvolvimento do solo
Para o próximo assentamento de areia e cascalho, você precisará preparar e nivelar a base - uma espécie de bandeja de recesso. Para tanto, a camada superior de sujeira é retirada ao longo de todo o perímetro do objeto, o fundo da bandeja é nivelado, passado por ele com um jato de água de uma mangueira e, em seguida, cuidadosamente compactado. A compactação irá subsequentemente eliminar a probabilidade de subsidência da "almofada" de areia.
Em seguida, eles começam a tratar o solo inferior com herbicidas, colocando geotêxteis ou agrotêxteis nele. Esses materiais evitarão que as sementes de ervas daninhas restantes germinem e também impedirão que o cascalho e a areia se misturem com o solo principal.
Além disso, os agro-tecidos e os geotêxteis "respiram" perfeitamente, deixam a água passar livremente, de que, por exemplo, o plástico não pode se orgulhar.
A profundidade da trincheira dependerá da finalidade da pista. Portanto, se você planeja traçar um caminho de jardim para mover entre os edifícios no local, um aprofundamento de 10-12 cm é suficiente. Se o revestimento for exposto a cargas excessivas (por exemplo, a entrada e a área na frente da garagem), então a profundidade deve ser aumentada para 15-20 cm.
Instalando o meio-fio
Uma etapa importante que não pode ser ignorada de forma alguma. Os protetores de meio-fio não permitirão que os ladrilhos se movam e se dispersem sob a influência de cargas e chuva. Para o meio-fio, sulcos separados são cavados em ambos os lados de todo o caminho, nos quais uma pequena camada de entulho é despejada.
Após a instalação de meios-fios na brita, toda a estrutura é fixada com argamassa de areia-cimento. É preparado de acordo com o seguinte esquema:
-
cimento e areia são combinados na proporção necessária;
-
água é adicionada;
-
todos os componentes são bem misturados até a consistência de creme de leite e deixados por 15 minutos;
-
após um lapso de tempo, a agitação é repetida.
O cálculo do cimento para o preparo da mistura será o seguinte:
-
grau M300 e superior - lixar 5 partes, cimento 1 parte;
-
grau M500 e superior - lixar 6 partes, cimento 1 parte.
Um macete com ponta emborrachada é usado para nivelar o meio-fio. Não é recomendado o uso de um martelo comum, pois o contato com o metal no material pode causar lascas.
A regularidade da calçada instalada é verificada pelo nível do edifício. A borda reforçada é deixada por um dia para que o cimento solidifique adequadamente.
A altura do meio-fio deve ser nivelada com a tela principal ou alguns milímetros abaixo. Isso proporcionará uma boa drenagem. Além disso, ao longo do comprimento de um dos meios-fios, um pequeno ralo é colocado no interior para escoar a água durante a chuva. Na direção dessa sarjeta haverá uma inclinação da tela.
Suporte e aterro de drenagem
A pedra britada servirá de suporte e drenagem sob a "almofada" arenosa. Para evitar que as pontas afiadas do cascalho rompam a cobertura de tecido de proteção, uma camada de 5 centímetros de areia grossa é despejada sobre ela, compactada, derramada de uma mangueira e deixada para secar.
Além disso, a superfície é coberta com entulho e nivelada por toda a superfície. A camada de brita deve ter até 10 cm.
Camada de areia para colocação de ladrilhos
No topo da brita, é colocada a areia grossa com uma camada de até 5 cm, compactada, derramada abundantemente com água e deixada a secar. No processo, a areia vai assentar e ser distribuída entre os escombros. Com tempo nublado, levará pelo menos um dia para secar a base. Em dias de sol, o processo leva apenas algumas horas.
O resultado é uma base estável e nivelada para ladrilhos subsequentes.
Colocar ladrilhos
O processo de colocação de ladrilhos sobre uma "almofada" arenosa não apresenta dificuldades, mas tem especificidades próprias. Para que a superfície seja de alta qualidade e perfeitamente plana, várias regras devem ser levadas em consideração.
-
A postura é executada para a frente. Começando pela borda, o mestre avança ao longo do material de ladrilho já instalado. Isso excluirá a interação com a areia compactada e criará uma prensa adicional com o peso do mestre nos ladrilhos já colocados.
-
Deve haver um espaço de 1-3 mm entre os ladrilhos, que mais tarde se tornará a junta do ladrilho. Para cumprir este parâmetro, cunhas finas ou cruzes são usadas para a montagem de ladrilhos de cerâmica.
-
Use um nível para nivelar cada linha. Aqui você não pode prescindir de um martelo com ponta emborrachada e uma espátula de construção. Assim, se o elemento de ladrilho ultrapassar a altura total, é aprofundado com um macete. Se, pelo contrário, ficar abaixo do nível prescrito, retira-se uma camada de areia com uma talocha.
-
Às vezes, no processo de assentamento em determinados locais ou ao dobrar a pista, os ladrilhos devem ser cortados. Isso é feito com uma ferramenta de corte, como uma esmerilhadeira. No entanto, não deve cortar totalmente o material, pois sob a influência da força da ferramenta podem surgir fissuras. É melhor cortar levemente o elemento ao longo da linha marcada e, em seguida, descascar com cuidado as bordas desnecessárias.
Selagem de juntas de ladrilho
Além do rebordo, que garante a estabilidade de toda a estrutura, as costuras inter-azulejos são também um elemento de fixação.
É por isso que é tão importante no assentamento deixar uma certa distância entre os ladrilhos.
A conclusão ocorre da seguinte forma:
-
as lacunas são preenchidas com areia, que deve ser cuidadosamente distribuída com vassoura ou pincel;
-
a costura é derramada com água para selar;
-
se necessário, o procedimento é repetido várias vezes até que a costura esteja completamente preenchida.
Alguns mestres usam uma mistura de cimento e areia para esse propósito - eles despejam matéria seca nas costuras e derramam água. Este método tem um sinal de mais e um menos. Tal mistura permite uma melhor fixação do material, porém, impedirá a passagem de umidade, o que reduzirá a eficácia da drenagem. Como resultado, o acúmulo de água da chuva na superfície acabará por destruir a tela.
Existe outro método de selar as costuras, mas é considerado pelos mestres como não muito conveniente.Esta é uma argamassa de rejunte. O fato é que a necessidade de esfregar o ladrilho após tal operação é adicionada ao sinal de menos indicado acima.
Medidas de segurança
Como em qualquer trabalho de construção, certas precauções de segurança são necessárias ao colocar ladrilhos. Isso se refere principalmente à interação com ferramentas elétricas.
-
Se um "moedor" for usado, o material deve ser colocado em uma base estável, mas não sobre os joelhos do mestre. O mesmo vale para ferramentas de corte manuais.
-
Ao trabalhar com esmeril e ladrilhos, certamente será criada uma nuvem de poeira, por isso recomenda-se o uso de máscara respiratória e óculos de segurança.
-
No processo de execução de todos os trabalhos, as mãos devem ser protegidas com luvas grossas de lona.
Recomendações
Para evitar erros e realizar trabalhos com alto nível de qualidade, você deve seguir os conselhos de especialistas.
-
Para iniciantes que nunca instalaram lajes de pavimentação antes, é melhor escolher as opções de pavimentação de forma reta e paralela. O método figurado e diagonal exigirá alguma experiência do mestre. Caso contrário, os erros não podem ser evitados e haverá muito mais desperdício de construção.
-
O tamanho dos elementos do ladrilho é de grande importância. Se o caminho for sinuoso ou tiver que contornar edifícios e árvores, é melhor escolher pequenas pedras de pavimentação. Isso reduzirá a necessidade de aparar peças grandes, o que certamente reduzirá a quantidade de resíduos de construção.
-
No caso da realização planejada de uma via de acesso e de uma plataforma em frente à garagem, é necessário escolher lajes com espessura de no mínimo 5 cm. Neste caso, será necessário criar uma almofada de areia. "com espessura de pelo menos 25 cm. Só assim as rodas do carro não vão empurrar a base da pista.
-
Aconselha-se realizar os trabalhos em clima seco e quente, pois a tecnologia de assentamento inclui o uso de água. Em cada etapa, que está associada ao uso de água, o líquido deve ter tempo para secar. Disto se segue que, durante as chuvas, o trabalho deve ser temporariamente interrompido.
Como colocar lajes de pavimentação na areia, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.