Tudo que é importante saber sobre o jato de areia
A tecnologia usada nas máquinas de jato de areia é, de muitas maneiras, indispensável para manter o nível atual de desenvolvimento tecnológico da civilização humana. Graças a ela, é possível remover tinta velha ou ferrugem da superfície do metal, o que significa que podemos reaproveitar produtos de metal ou refundi-los como matéria-prima, o que quase sempre é mais barato do que extrair minério novo, cujas reservas também não são. sem fim. No entanto, para usar o jato de areia de forma plena e correta, você deve escolher a areia com sabedoria, e para isso você precisa entender o assunto com segurança.
Peculiaridades
A areia para jato de areia não é literal, mas apenas um conceito muito generalizado, que na verdade inclui diferentes conjuntos de minerais e até diferentes tamanhos de frações. A essência do aparelho de jato de areia é que a mistura sob enorme pressão é ejetada por um jato e bate com pequenas partículas na superfície a ser tratada, descascando o excesso. É claro que nenhum abrasivo é adequado para esta finalidade. e deve ser selecionado dependendo do que exatamente você está processando e quais depósitos ou revestimentos estranhos precisam ser removidos.
Usar o abrasivo errado pode levar a muitas surpresas desagradáveis. - desde processamento de baixa qualidade ou danos à peça de trabalho até danos ao jato de areia. Teoricamente, os consultores da loja onde a massa é comprada deveriam ajudar na escolha de um abrasivo para um determinado caso, porém, nem sempre são especialistas dignos do setor. É importante entender que se uma loja não pode contratar vendedores qualificados, ela não pode garantir a qualidade decente de seus produtos.
Por esse motivo, os abrasivos devem ser adquiridos apenas de fornecedores confiáveis.
Visão geral da espécie
O material abrasivo é mais frequentemente vendido já embalado, e uma grande loja certamente oferecerá diferentes volumes - desde sacolas relativamente pequenas até grandes embalagens e remessa em lotes de várias toneladas. Ao mesmo tempo, a maioria das empresas não trabalha com peças de trabalho estritamente de um tipo, portanto, faz sentido calcular corretamente que tipo de material é necessário em um determinado momento. Para fazer isso, você precisa saber exatamente como os diferentes tipos de abrasivos são usados.
Quartzo
Tal abrasivo é corretamente considerado um dos mais populares hoje em dia, e isso não é surpreendente - ele está amplamente disponível e, portanto, custa ao consumidor um custo relativamente baixo. Ao mesmo tempo, os conceitos de abrasivo de quartzo e areia de quartzo não devem ser confundidos, já que o segundo é uma descrição de apenas uma fração, filtrada por tamanho.
Aqui estão as frações de abrasivos de quartzo que são diferenciadas:
- empoeirado - cerca de 0,1 mm de diâmetro;
- areia em si - 0,1-0,4 mm;
- grosso - 0,5-1 mm;
- chips de quartzo - mais de 1 mm de diâmetro de cada partícula.
Os jateadores inexperientes podem pensar que a areia de quartzo e a areia de rio comum são quase iguais, mas, na verdade, a segunda opção não pode substituir a primeira. O abrasivo de quartzo é bom pela sua homogeneidade, não contém inclusões estranhas, assim como vestígios de matéria orgânica.
Também é quimicamente homogêneo, o que significa que nenhuma impureza reagirá inesperadamente com a peça de trabalho. O material poroso é comparativamente leve e barato, mas não pode ser reaproveitado, pois o quartzo é triturado, gerando cada vez mais poeira.
A grande desvantagem do abrasivo de quartzo é que a mais leve poeira de sílica se instala nos pulmões dos trabalhadores e obstrui as membranas mucosas, provocando o desenvolvimento de uma doença fatal incurável - a silicose. Por esta razão, em alguns estados, materiais de jato de areia com mais de 1% de quartzo são geralmente proibidos.
O abrasivo de quartzo pode ser usado para processar não apenas metal, mas também concreto. Ao mesmo tempo, devido ao perigo de um consumível, um sistema eficaz de supressão de poeira é um requisito obrigatório ou, alternativamente, o processamento é realizado em câmaras hermeticamente fechadas. O pó resultante, junto com o ar aspirado, passa pelos filtros, onde permanece, mas o sistema de filtração deverá ser limpo regularmente.
A porosidade do material acima mencionada pode ser considerada uma desvantagem no sentido de que não é estanque. Apesar de o consumo de abrasivo em peso ser comparável ao de materiais concorrentes, o volume ocupado por ele acaba sendo grande.
Escória de cobre e escória de níquels
Quando o cobre e o níquel são fundidos, forma-se escória, cujas partículas finas também podem ser usadas como abrasivo para uma pistola de jato de areia. O quartzo também está presente aqui, mas em quantidade não superior a 1%, pelo que a mistura é aprovada para uso em qualquer país do mundo.
Ambos os tipos de escória são caracterizados por características de alto desempenho. Essas partículas são mais duras do que qualquer areia, elas atingem a superfície tratada com mais força e, portanto, o resultado é perceptível com muito mais clareza. Ao mesmo tempo, a escória de cobre e a escória de níquel se comparam favoravelmente ao abrasivo de quartzo com uma alta densidade específica, portanto muito menos esse material é consumido, embora o resultado seja alcançado mais rápido e melhor.
Apesar da semelhança dos dois materiais e de sua combinação em uma seção, ainda há uma diferença entre eles. A escória de níquel é considerada um abrasivo mais lucrativo, pois se decompõe em pó de maneira relativamente fraca e não está contaminada com impurezas, podendo ser utilizada até 3 vezes. Ao mesmo tempo, a escória de cobre é considerada ligeiramente mais eficaz com um tratamento único.
Em qualquer caso, ambos os materiais, devido à sua alta eficiência, são frequentemente utilizados mesmo em áreas abertas, onde a coleta de abrasivos para reaproveitamento é irreal.
Tiro de metal
Teoricamente, muitos metais são adequados para a fabricação de tal abrasivo, mas na maioria das vezes a granalha é feita de aço e ferro fundido. Isso é conveniente porque a fundição desses metais é muito comum - conseqüentemente, e o tiro deles não é tão caro, enquanto a resistência do abrasivo é suficiente para uso reutilizável. Entre outras coisas, esta versão do material abrasivo também é bastante eficaz no trabalho. Quase o único problema é a dificuldade de recolhê-lo para reutilização.
É a granalha obtida pelo método de fraccionamento que é considerada a mais eficaz.... Esse abrasivo é amplamente utilizado para processamento de metal, especialmente se for necessário remover a incrustação antes de aplicar um novo revestimento. A eficácia da mistura é alcançada devido a um fracionamento claro dos elementos, pois isso a torna muito homogênea e permite determinar com precisão a fração necessária para um bom resultado.
Após a limpeza com jato de areia fracionado, a superfície da peça de metal não apenas fica perfeitamente limpa, mas também apresenta uma melhor adesão.
Coríndon
Um dos abrasivos mais eficazes para uma unidade de jato de areia é o corindo, e isso não é surpreendente - em sua dureza, fica atrás apenas do diamante, o que significa que não pica a si mesmo, mas pica todo o resto... O corindo para o jato de areia não é retirado do meio ambiente, é produzido por empresas industriais - é óxido de alumínio, que tem uma forma cristalina regular.Como uma "carga" para uma pistola de jato de areia, é amplamente usada para preparar superfícies de aço para processamento decorativo subsequente, como esteiras.
À primeira vista, o alto custo do corindo não permite considerá-lo um material economicamente rentável, mas tudo compensa pelas suas propriedades práticas. Esse abrasivo é muito eficaz e, portanto, pode ser usado em quantidades relativamente pequenas.... Além disso, o uso múltiplo é permitido, e nos ciclos subsequentes não perde suas altas qualidades originais, limpando as superfícies metálicas até mesmo da sujeira mais resistente, sem rachar.
Uma vantagem separada deve ser considerada o fato de que o corindo durável praticamente não produz poeira e, portanto, não requer o uso obrigatório de equipamento de supressão de poeira. Esse abrasivo é frequentemente usado em câmaras de injeção.
Romã
Esse material abrasivo é corretamente considerado um dos mais difíceis - fica visivelmente aquém do corindo (7,5 pontos contra 9), mas ainda assim supera visivelmente a maioria dos competidores. A areia granada é produzida pelos fabricantes em diferentes frações, e o consumidor pode solicitar com antecedência exatamente a granulometria necessária para solucionar seus problemas.
Ao mesmo tempo, o material possui alta capacidade abrasiva com fragilidade média e o mesmo indicador de formação de poeira, mas a parte do quartzo, que é perigoso para o trato respiratório, não excede o geralmente permitido 1%.
O abrasivo de granada em si é bastante caro, mas o custo do próprio procedimento com sua participação acaba sendo relativamente baixo. Esse resultado é alcançado devido ao fato de que a limpeza é feita com bastante rapidez, a areia consome relativamente pouco e ela mesma pode ser reaproveitada várias vezes.
Ao mesmo tempo, as empresas de jato de areia têm que usar equipamentos adicionais para que o uso de tal abrasivo seja justificado - É melhor manusear as peças de trabalho em câmaras hermeticamente vedadas para evitar a entrada de poeira e coletar com mais eficiência os consumíveis caros para reutilização.
Formulários
O jato de areia é mais frequentemente necessário para superfícies de metal e concreto. No primeiro caso, trata-se de um método relativamente simples de trabalho a frio, que permite remover a camada superficial danificada - escamada, enferrujada, queimada ou simplesmente suja. Este procedimento não só permite restaurar a aparência estética original do produto, mas também impede a propagação da ferrugem na espessura do metal, prolongando a vida útil do produto.
Em que antes de continuar a pintura, o jato de areia é literalmente um procedimento obrigatório, porque a tinta, que se fixa em ferrugem não confiável, irá descascar junto com sua base em um futuro próximo. Além disso, as menores partículas abrasivas também retiram minúsculas partículas de metal da peça de trabalho, tornando a superfície áspera, e isso contribui para uma melhor adesão da tinta ao substrato.
O uso de um abrasivo para superfícies de concreto é relevante no caso de se você precisar limpar o produto da sujeira. No mundo moderno, certas categorias de pessoas gostam de pintar ou borrifar cercas feitas de concreto e outros materiais relacionados, muitas vezes deixando desenhos e inscrições de conteúdo impróprio. A pistola de jato de areia permite restaurar de forma rápida e relativamente econômica a estética original da estrutura.
Além disso, é bastante óbvio que não é possível desmontar o produto para transporte para uma instalação de limpeza, portanto, o equipamento portátil é usado com aqueles tipos de abrasivos de jato de areia que não dão pó em excesso e podem ser usados em espaços abertos.
Como escolher?
A dificuldade de escolher um material para o processamento de várias superfícies está no fato de ser necessário levar apenas o abrasivo realmente necessário nessa situação. A busca cega pelo abrasivo mais durável está longe de ser apropriada, porque dessa forma você não só pode remover a contaminação da superfície, mas também perfurar uma peça fina ou estragá-la de outra forma.
É necessário entender qual abrasivo levar para o trabalho em cada caso individual, e nenhuma das características da massa pode ser ignorada na escolha.
Certifique-se de prestar atenção à fração do material, que por si só afeta suas propriedades não menos do que a composição química... É previsível que para processamento grosso seja melhor usar material grosso - então cada acerto preciso será imediatamente perceptível em termos de eficiência. A fração fina é muito mais adequada para limpeza fina - esta é a melhor opção se você tem medo de danificar significativa e irreversivelmente o próprio produto.
Ao comprar um abrasivo, não se esqueça de pedir um certificado ao vendedor. Tal documento é útil sob todos os pontos de vista - não só atesta a atitude responsável do fabricante e fornecedor em relação ao seu trabalho, mas também dá uma ideia clara de qual fração neste lote é a máxima, mínima ou média. Além disso, um fabricante adequado também deve indicar a porcentagem aproximada de partículas de diferentes tamanhos no lote, seja um saco de 25 kg ou qualquer outro recipiente.
Na hora de decidir a fração, também é necessário levar em consideração a força de ejeção das partículas, pois a potência do jato de areia afeta diretamente a força de impacto do abrasivo na peça.
Deve ser sempre lembrado que o resultado depende da resistência e confiabilidade da própria peça de trabalho, e o abrasivo com que a árvore seria simplesmente crivada não deixará tais marcas destrutivas no concreto.
Se a expectativa é que a empresa consiga coletar o abrasivo e reaproveitá-lo, então, atenção especial deve ser dada ao seu dureza... A escala de dureza, como você sabe, é composta por 10 classes, mas não se deve confiar no valor médio de cada material, que é indicado na Internet.
Não há dúvida de que os mesmos cavacos de metal de diferentes fabricantes têm durezas diferentes, mas se o fornecedor indicou honestamente os parâmetros no certificado, não há culpa. Uma característica semelhante é a resistência ao estresse mecânico - ambos os indicadores preveem por quanto tempo o abrasivo em si não será triturado.
Antes de lançar um abrasivo no mercado, o fabricante deve testá-lo e determinar quantas peças por área podem ser efetivamente processadas em um determinado período de tempo. Este indicador é frequentemente bastante condicional e aproximado, mas mesmo assim vale a pena perguntar sobre ele com antecedência. É chamado habilidade abrasiva... Por fim, não se esqueça de que o abrasivo pode entrar reações químicas - pode ser danificado por solventes ou ácidos na superfície da peça de trabalho, e alguns materiais são suscetíveis à destruição até mesmo pela água.
Essas sutilezas são prescritas no certificado - no capítulo sobre resistência química.
Nuances de uso
Se você comprar um material abrasivo em uma loja, então, como regra, ele não requer mais uma preparação especial, entretanto, na vida cotidiana ou em pequenos negócios, até mesmo a areia comum de rio é usada como alternativa gratuita às matérias-primas adquiridas. A disponibilidade de tal abrasivo permite que você não pense no consumo e no reaproveitamento, mas para obter o resultado desejado, deve-se seguir as instruções.
Em primeiro lugar a areia do rio deve ser peneirada com cuidadopara atingir a homogeneidade máxima da fração sem quaisquer inclusões estranhas. O tamanho da fração necessária é determinado em função do tamanho do bico e das características do material a ser processado, após o que é necessário selecionar a malha apropriada para este diâmetro de partícula em particular.Na maioria das vezes, eles usam materiais improvisados - de peneiras de farinha e mosquiteiros a tule e redes de construção. Jateadores experientes aconselham não ser preguiçoso ao usar areia de rio e peneirar 2 a 3 vezes.
Só então você pode começar a secar. Em condições industriais, é comum secar o abrasivo usando secadores especialmente produzidos, mas na vida cotidiana, os artesãos têm que encontrar suas próprias soluções originais. Alguém seca a areia do rio em uma folha de metal colocada em cima da churrasqueira, para alguém é mais conveniente espalhar o futuro abrasivo em um filme e secar com uma pistola de ar quente. O resultado é considerado aceitável se a areia derramar livremente através de um punho cerrado levemente.
A presença de quartzo é bastante provável na areia de rio, portanto, teoricamente, valeria a pena usar em câmaras especiais com supressão de poeira. No entanto, os empreendimentos onde esse tipo de equipamento está disponível raramente economizam o suficiente para coletar areia junto ao rio, e em condições domésticas não há nada parecido. Para evitar o desenvolvimento de silicose, é altamente recomendável executar o trabalho de jato de areia com areia de rio longe de áreas residenciais e simplesmente lotadas, e o próprio jato de areia amador deve proteger de forma confiável seus olhos e trato respiratório das menores partículas de poeira.
Para obter informações sobre como preparar a areia para o jato de areia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.