Que areia é necessária para colocar tijolos e blocos de construção?
A utilização de areia para o assentamento de tijolos ou blocos permite obter uma argamassa com a densidade e resistência desejadas. Mas nem todo material a granel é benéfico para a construção de misturas. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre que tipo de areia - branca, fluvial, aluvial ou outro tipo é melhor usar para colocar tijolos e blocos de construção.
Por que é necessário?
A areia de quartzo, conhecida por todos, faz parte da argamassa de assentamento de tijolos. Em grande parte depende dele: quão forte e durável será a estrutura ou o seu revestimento externo decorativo. Pessoas inexperientes em construção muitas vezes acreditam que este componente não é necessário para uso e sua dosagem pode ser alterada arbitrariamente. Na verdade, uma violação das proporções entre o conteúdo de areia e cimento leva ao fato de que a solução deixa de ser plástica. Conseqüentemente, suas propriedades se deterioram, o tempo de endurecimento da substância muda.
A areia na pasta de cimento realmente desempenha o papel de um agregado, mas sua participação na mistura acabada é bastante significativa. Normalmente é 3/4 ou 5/6 partes da massa total. Essa proporção se deve ao fato de a alvenaria não sofrer desestabilização ou tensões de tração. Conseqüentemente, soluções com um pequeno volume de aglutinante - cimento, cal - são adequadas para isso.
Nesse caso, a areia deve fornecer o seguinte:
- um volume suficiente de massa de alvenaria;
- redução do encolhimento de estruturas de tijolo ou bloco;
- alinhamento e preenchimento de lacunas, vazios.
A aparência da parede acabada depende do tipo de material a granel usado. Isso se torna especialmente significativo na criação de revestimentos decorativos de fachadas.
Além disso, a areia tem muitos outros benefícios. Este material possui suficiente inércia química, resistência mecânica e homogeneidade estrutural.
Tipos de areia e suas propriedades
Existem vários tipos de areia utilizados no preparo de argamassas, inclusive para alvenaria. As opções mais populares merecem atenção especial.
Ravina
Um tipo de areia obtida da mineração a céu aberto. Tem boas propriedades de adesão devido às suas arestas vivas e superfície de partícula áspera. Mas devido à estrutura altamente contaminada, este tipo de substâncias de fluxo livre é adequado apenas para soluções usadas em alvenaria áspera, fundações. O tamanho das frações na areia de voçoroca varia de 1,5 a 3 mm, o que permite fornecer resistência suficiente à mistura acabada.
Rio
Este tipo de material de construção a granel considerada a mais limpa e ecologicamente correta... Sua produção é realizada a partir do fundo de reservatórios de escoamento, onde a rocha de quartzo é submetida a um processamento mecânico natural por muito tempo. O material tem uma forma de partícula arredondada, é livre de impurezas e pode ser usado para preparar uma solução sem peneiramento e limpeza adicionais. A areia do mar em suas propriedades é semelhante à areia do rio, apenas o local de extração difere.
Como regra, esse tipo de agregado de fluxo livre é selecionado por tamanho. Frações grossas - de 2,8 a 5 mm de diâmetro são adequadas para fundações. Médias e pequenas vão para paredes de alvenaria. A gama de cores da areia do rio varia de cinza claro a bege-amarelo. O custo bastante alto torna este material não o mais acessível, mas a qualidade e a ausência de impurezas pagam integralmente por todos os custos.
Aluvial
Areia com características universais e tamanho de grão ideal... Esse material a granel é extraído por meio de dragas ou veículos terrestres com instalações hidromecânicas e, posteriormente, submetido a tratamento adicional com água para remoção de impurezas. É caracterizado pelos seguintes sinais:
- superfície lisa lixada;
- forma redonda ou oval;
- o conteúdo de partículas de lodo e argila é inferior a 0,3%;
- tamanho uniforme das frações - cerca de 2 mm;
- a cor varia do amarelo palha ao cinza.
De acordo com as suas características, a areia lavada ou lavada é ideal para a preparação de argamassas de alvenaria, conferindo-lhe boa plasticidade e propriedades estéticas.
Carreira
Minada em pedreiras, sob estratos de outras rochas sedimentares, a areia de pedreira é caracterizada por um alto nível de poluição. Ele contém até 7% de partículas de argila, o que reduz bastante o valor do material a granel. Para agregar valor, eliminar substâncias desnecessárias, enxágue e peneirar é usado. Os tamanhos das frações, neste caso, tornam-se mais uniformes e sua estrutura torna-se pura.
Branco
Esta areia pode ser de origem natural ou artificial, limpo e extremamente decorativo. Ele contém até 90–95% de quartzo. Os principais locais de extração situam-se nos vales dos rios, mas também existem variedades de pedreiras escondidas por outras rochas sedimentares. Neste caso, durante a extração, a fração de fluxo livre torna-se bastante poluída, traços de argila e argila entram nela.
Às vezes, a areia branca natural é substituída por um análogo artificial. Nesse caso, são utilizados equipamentos de britagem industrial, transformando os blocos de quartzo branco em um produto com as frações desejadas. Os grãos de areia são de ângulos agudos, e não com bordas arredondadas, o material em si é monomineral. À venda em sacos, pode ser considerada uma variante do enchimento para argamassas em revestimentos decorativos de paredes.
Escolha
Ao decidir qual areia é melhor usar para argamassa de alvenaria, você precisa levar em consideração não apenas o tipo de material. Até a pureza dos assuntos materiais. Os mais nocivos para a argamassa de cimento são as partículas de argila, que não permitem que a mistura passe água. Devido ao uso de enchimento de fluxo livre contaminado, a mistura será granulosa e a composição acabada terá uma resistência mecânica reduzida.
A presença de eventuais inclusões estranhas na argamassa para alvenaria afeta sua plasticidade, uniformidade de distribuição e preenchimento de vazios. Você pode remover todas as impurezas se primeiro peneirar a areia. O melhor tamanho das frações é de 1–2 mm, partículas maiores são aceitáveis na versão aproximada.
Para trabalhos decorativos, é melhor preparar uma solução a partir de um agregado de grão fino.
Ao escolher um determinado tipo de areia, é importante considerar o propósito da solução. Em particular, pode ser classificado em vários grupos.
- Para blocos de concreto de argila expandida. Este tipo de materiais de construção é caracterizado por uma composição semelhante à argamassa de alvenaria. É por isso que as misturas de cimento-areia são a única solução correta na conformação de alvenaria. É importante que a composição seja bastante elástica, não se espalhe, mas preencha bem as irregularidades e as lacunas. Essas características são totalmente consistentes com areia de rio pura ou sua mistura com pedreira.
- Para blocos de concreto. A argamassa de alvenaria para este material de construção deve ser bastante homogênea, mas não é necessário adicionar componentes de granulação fina. Basta usar areia semeada extraída. Para aumentar a estética da alvenaria, pode-se usar a versão fluvial ou aluvial.
- Para blocos de espuma. Materiais moldados porosos raramente têm geometrias ideais. Para que não afetem o resultado da construção, são utilizadas argamassas de cimento e areia.A escolha das matérias-primas para a sua preparação deve ser especialmente cuidadosa. A areia deve garantir a homogeneidade e elasticidade da mistura, portanto, é melhor esquecer a opção de carreira barata escolhendo um rio ou mar com o maior tamanho de frações.
- Para alvenaria... Quase qualquer areia pode ser usada para trabalhos brutos, mas o acabamento deve ser feito com matérias-primas aluviais. Proporciona a máxima homogeneidade e boa elasticidade, a argamassa acabada não se espalha e forma uma forte ligação com o cimento. Mesmo a areia de ravina limpa é adequada para as paredes de uma garagem ou um anexo.
- Para a fundação. Ele usa areia de pedreira barata e amplamente disponível, que passa por processamento adicional. Antes de preparar a solução, ela é peneirada ou lavada. Você pode comprar uma versão pronta de areia semeada, já limpa do excesso de argila.
- Para tijolos de revestimento. Nesse caso, a alvenaria requer o uso de areia de granulação fina - a cor branca com alto teor de quartzo é adequada. É bastante estético, fácil de misturar com o cimento, forma uma massa plástica que pode ser colocada uniformemente, em uma camada fina. Tal solução não violará a estética da alvenaria após o endurecimento.
É muito simples escolher a opção certa de areia para o preparo de uma argamassa de cimento.
Na maioria dos casos, o agregado à base de rio é adequado para colocar blocos de construção e tijolos, o que é mais caro do que a pedreira, mas supera em qualidade e pureza.
O vídeo a seguir explica qual areia escolher.
O comentário foi enviado com sucesso.