Como fazer um fungo sandbox?
Hoje em dia, muitas famílias, nas horas vagas do trabalho, procuram passar o tempo fora da cidade, onde as crianças podem passar quase todo o dia numa horta vedada. Nesses casos, é bom que haja no local uma caixa de areia com cobertura, que proteja as crianças dos raios do sol em dias quentes. E se não houver um disponível, não é necessário gastar dinheiro com produtos de fábrica caros. Tendo as ferramentas e o material útil necessário no local, você mesmo pode construir facilmente uma caixa de areia com um telhado.
Recursos da caixa de areia infantil
Na caixa de areia, as crianças pequenas às vezes passam muito tempo (a caminhada inteira), então a estrutura não deve ser apenas interessante, mas também será boa se fornecer proteção do sol escaldante, da chuva e do vento cortante. Estamos falando de um telhado que protege contra os fatores listados acima que afetam negativamente a saúde da criança.
Se a caixa de areia está fixada na varanda ou tem paredes laterais, então é bem possível limitar-se a uma viseira.
Mas, na maioria das vezes, as caixas de areia para crianças estão abertas e instaladas no centro do playground, o que faz com que o vento passe por ele. Por isso, ao planejar a construção de uma caixa de areia no local, você deve cuidar de não fazer uma viseira sobre ela, mas sim um telhado de proteção completo, que na maioria das vezes é feito em forma de cogumelo. Um cogumelo brilhante e corretamente projetado não só atrai a atenção das crianças, mas também pode se proteger da chuva e do sol.
Materiais e ferramentas
Na maioria das vezes, as caixas de areia-cogumelos de madeira são feitas em playgrounds. E isso não é acidental, mas sim pela disponibilidade do material (madeira) e pela facilidade de trabalhar com ele. Caixas de areia feitas de madeira, mesmo quando tratadas com uma substância da umidade, apodrecem depois de alguns anos (geralmente após 10 anos). E também precisam de reparos cosméticos anuais, já que a tinta desbota ao sol ou escorrega da superfície de madeira sob a influência da chuva.
Além da madeira, o plástico é usado ativamente hoje em dia; os toldos para caixas de areia também são feitos de policarbonato (material plástico). Tendo feito um engradado de ripas finas no dossel, tal estrutura é mais fácil embainhar com policarbonato do que com madeira (para decorar um telhado em forma de cogumelo de madeira, será necessário fazer triângulos). Mas o plástico é mais difícil de prender a uma base de madeira, já que para isso são usados pregos, que podem rachar o plástico. Para evitar isso, as unhas precisam ser selecionadas pequenas. Você pode fazer um telhado de metal ou de ardósia, mas este trabalho será mais trabalhoso do que fazer uma cobertura de madeira ou plástico.
Para fazer a própria sandbox, você precisará do seguinte.
- Prancha com cerca de 12 m de comprimento, 30-40 mm de espessura e pelo menos 30 cm de largura.
- Barra de rack 90 × 90 mm, comprimento 4,5 m.
- Pranchas de 15 m de comprimento para vigas e estrutura do telhado, com seção de 20 × 100.
- Contraplacado ou OSB de 8 mm de espessura, duas folhas de 150 × 150 cm.
- Antisséptico.
Além disso, brita, areia e geotêxteis serão necessários para a fabricação de drenagem e fundação.
A partir das ferramentas que você deve preparar:
- quebra-cabeças ou serra;
- fita métrica, canto de construção;
- uma chave de fenda com parafusos auto-roscantes ou um martelo com pregos.
Para dar à caixa de areia uma aparência estética, você precisa comprar tinta.
Projeto
A primeira etapa é criar um projeto para o futuro sandbox. Se o trabalho for feito manualmente, não é necessário fazer desenhos detalhados, planeje tudo com bastante cuidado, fazendo apenas os diagramas necessários no papel. Estes, via de regra, incluem a relação entre a área da caixa e a área do dossel. Sua área pode ser a mesma. É permitido que o dossel fique ligeiramente saliente para além da caixa, o que seguramente protegerá a criança da chuva (ver ilustração).
Instruções passo a passo para criar
Você precisa começar projetando o formulário. A opção mais simples é considerada uma caixa de areia quadrada, cuja área pode ser diferente. Mas caixas de areia quadradas são pequenas, caixas de areia retangulares podem ser feitas para grandes empresas.
Com a ajuda de uma corda e de uma estaca, apertamos o perímetro da futura estrutura, pois será necessário retirar a camada superior da terra para instalar o sistema de drenagem. Normalmente a camada superior é removida até uma profundidade de 20-30 cm, logo que feito, em vez do solo removido, colocamos brita ou argila expandida. A versão com cascalho será mais barata. Para que a brita não apareça durante a brincadeira dos caras, é preciso socá-la bem no chão e polvilhar com areia.
Essa crosta (drenagem) permitirá que a umidade penetre rapidamente no solo durante as chuvas, evitando que poças apareçam na caixa de areia.
Depois de instalada a drenagem, deve-se ter o cuidado de fazer a base da futura caixa de areia. É uma espécie de abrigo de drenagem, excluindo o aparecimento de cascalho na areia ou o aparecimento de roedores do solo. A opção de maior sucesso para a confecção de uma base é o uso de geotêxteis (tecido não tecido). Possuindo uma certa resistência, ao mesmo tempo permitirá que a umidade passe bem.
Devido ao custo relativamente alto dos geotêxteis, eles são frequentemente substituídos por polietileno, madeira compensada ou lajes de pavimentação.
Se surgir essa necessidade, é melhor usar ladrilhos.porque a madeira compensada apodrece rapidamente no solo e o polietileno é rasgado ou comido por roedores. Se as lajes de pavimentação forem colocadas muito próximas umas das outras, elas se tornarão a razão pela qual ocorrerá a estagnação de umidade na caixa de areia.
Alguns excluem a instalação da fundação do projeto, o que, além do anterior, também se torna o motivo pelo qual as impurezas da terra aparecem na caixa de areia ao longo do tempo. Assim que o solo estiver preparado, você pode começar a fazer e instalar a caixa, que na maioria das vezes é feita de 2,5 por 3 m (você também pode torná-la retangular se desejar). O melhor material são tábuas de pinho com 2,5-3 cm de espessura.Nos cantos, é necessário fazer 4 barras (seção 45 por 5,5), cerca de 15 cm de seu comprimento ficarão no solo. É essa parte, além do revestimento com um anti-séptico, que deve ser tratada com betume.
O próximo passo é fazer as paredes laterais, que são desejáveis para ter uma posição sentada em todo o perímetro. A altura média das paredes laterais varia de 30 a 35 cm. Quanto mais altos estiverem, mais areia precisará ser trazida para a caixa de areia. As placas preparadas com o tamanho necessário são pregadas nas barras. Em seguida, uma prancha é pregada na extremidade ao longo de todo o comprimento, que funciona como um banco, sua largura não deve ser superior a 10 cm. Para que tal banco possa encaixar bem, suas bordas devem ser cortadas em ângulo de 45 graus.
Assim que a base inferior da caixa de areia do fungo estiver pronta, iniciamos a confecção da tampa (telhado). No centro da futura caixa de areia, fazemos um furo com uma profundidade de pelo menos 1 m. A perna em cogumelo (suporte para o telhado), que também é feita de madeira (seção 10 por 10), será fixada aqui. A profundidade de imersão da perna varia de 0,7 a 1 m. O local imerso no solo também é tratado com um anti-séptico.
Para a melhor fixação, recomenda-se polvilhar a perna com entulho.
Se o solo for representado por arenito solto, será útil preenchê-lo com cimento. Não é necessário alongar muito a perna, pois o teto alto não protegerá da chuva. A altura ideal é de 1,5-2 m.Um chapéu de madeira é feito de 4 triângulos, que são fixados a um suporte de madeira por dentro (ripas, por exemplo), e por fora é mais conveniente embainhá-los com compensado, que irá esconder as juntas.
Para que todas as crianças na caixa de areia possam ficar sob o telhado, é importante, conforme observado acima, que a extremidade inferior do telhado seja paralela às paredes laterais inferiores ou ligeiramente saliente para além delas. Você também pode construir um telhado de cogumelo com suas próprias mãos a partir de uma velha antena parabólica, removendo todas as partes desnecessárias dela. Somente esse dossel, como regra, não cobre completamente a caixa de areia. E se você ajustar a caixa aos parâmetros de uma antena parabólica, essa caixa de areia será projetada para um máximo de 2-3 crianças.
Para mais informações sobre como fazer uma sandbox com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.