Tudo sobre abrasivos para jato de areia

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. Visão geral da espécie
  4. As nuances de escolha
  5. Uso

O jato de areia permite que você limpe quaisquer superfícies de ferrugem, placas e outros contaminantes. Este processamento é muito popular em muitas indústrias. A qualidade e segurança do trabalho dependem do abrasivo utilizado. Para cada superfície, seu próprio tipo de areia é selecionado. Você deve conhecer as características do abrasivo, tipos, escopo de uso, bem como os critérios de seleção e aplicação.

Peculiaridades

Abrasivo de jato de areia é um termo genérico. Na verdade, a composição do abrasivo pode ser um conjunto de minerais de diferentes tamanhos de frações. Durante a operação, a areia é ejetada sob alta pressão. A mistura limpa a superfície de resíduos de tinta, verniz, ferrugem, incrustações e sujeira. O trabalho é realizado antes da aplicação do primer na superfície.

A areia é selecionada com base no tipo de superfície a ser tratada e no tipo de placa que deve ser removida. Se selecionado incorretamente, o abrasivo pode danificar a superfície ou prejudicar o próprio trabalhador.

O material possui características próprias. Cada tipo é caracterizado por um grau de dureza. A estabilidade de capital da mistura é determinada em uma escala de 10 pontos. Cada um dos pontos corresponde a uma unidade de grânulo de areia que se divide ao entrar em contato com a superfície. O abrasivo de alta qualidade possui parâmetros elevados e não está sujeito a rachaduras sob pressão. Fração é o grau de granulação. Acontece:

  • básico;
  • complexo;
  • limitando;
  • mínimo.

Na compra de produtos, é emitido um passaporte com o indicador de fração. O número inclui a porcentagem do volume e diâmetro dos grânulos. A escolha do tipo de bico a ser processado, o grau de pressão do jato e o tipo de superfície dependem da fração.

A mistura possui capacidade abrasiva, o que permite saber a quantidade de trabalho e o tempo aproximado de execução da tarefa. Outro indicador importante é a resistência mecânica. Ele determina o grau de resistência dos grânulos ao estresse mecânico. Com um parâmetro alto, a areia tem a menor capacidade de colapsar quando em contato com a peça de trabalho.

Uma característica especial do jato de areia é a recuperação. Este indicador mostra quantas vezes a mistura pode ser reutilizada.

Há areia descartável. Com altas taxas de recuperação, o abrasivo pode ser usado várias vezes ou mais.

A resistência química é considerada uma característica secundária, que caracteriza as propriedades de interação no contato com soluções e impurezas. O lixamento é aplicado em superfícies de metal e concreto. O processo de limpeza, dessa forma, prolonga a vida útil do produto e evita a penetração de ferrugem e sujeira no material. O abrasivo de jato de areia possui vários tipos, cada um deles com características próprias e se destina à limpeza de uma superfície específica.

Formulários

A mistura de jato de areia está em demanda em vários campos.

  • O abrasivo de jato de areia é amplamente utilizado para processar fachadas de edifícios, limpar carros e diversas embarcações. O tratamento também é eficaz na limpeza de produtos de cobre.
  • Um tipo de trabalho particularmente popular e moderno é o revestimento de desenhos e o revestimento de vidro. Neste caso, uma mistura de quartzo da fração mínima é usada.
  • Para o processamento do vidro temperado, utiliza-se um abrasivo de alto grau de dureza - o eletrocorundum.

Vários tipos de misturas são amplamente utilizados.

  • O uso de areia é eficaz na remoção de ferrugem de estruturas metálicas. Neste caso, é utilizada uma mistura seca e peneirada que não é dividida em frações;
  • Para limpar produtos de revestimentos antigos, tinta, verniz e areia de 0,4-0,5 mm são adequados.
  • A ferrugem velha é removida com um material mais sério: escória de níquel ou escória de cobre.
  • Para limpar a carroceria de um carro, utiliza-se areia de alto grau de dureza e fração limitante.
  • As superfícies de titânio e aço são perfeitamente limpas com areia granada ou alumina fundida.
  • Ao limpar itens de aço inoxidável, contas de vidro são usadas.

Visão geral da espécie

Os abrasivos para equipamentos de jato de areia são divididos em tipos, cada um com suas próprias características e escopo. Todos os tipos de areia são produzidos estritamente de acordo com os padrões GOST. Os padrões são definidos com base no módulo da fração, coeficiente de filtração, grau de dureza e outros indicadores.

Areia de quartzo

É o material mais popular. É eficiente de manusear e barato. Algumas pessoas confundem abrasivo com areia de rio. Mas o material de quartzo tem diferenças características: homogeneidade, ausência de impurezas orgânicas e inclusões. O pó abrasivo é leve e poroso, mas não pode ser reutilizado.

Os espaços em branco de metal e concreto são processados ​​com areia. No processo, é utilizado um sistema de supressão de pó, ou seja, o trabalho é realizado em câmaras fechadas. A poeira passa pelos filtros e permanece lá. Portanto, o equipamento deve ser limpo regularmente.

Em alguns países, o uso de areia é proibido. Durante o processamento, a poeira de sílica se deposita nos pulmões, o que causa doenças graves.

Escória de níquel e escória de cobre

Quando o cobre e o níquel são fundidos, forma-se escória negra. O material é usado para processamento abrasivo. Há uma pequena quantidade de quartzo na mistura: apenas 1%, por isso o abrasivo pode ser usado em todos os países. Ambos os tipos de escória possuem características próprias: alta densidade e grau de dureza, baixo consumo. Em contraste com o quartzo, a escória de níquel e a escória de cobre processam a superfície muito melhor.

A escória de níquel pode ser usada até 3 vezes. Kupershlak é eficaz apenas quando aplicado uma vez.

Grânulos de plástico

Um tipo especial de abrasivo para limpeza delicada. É utilizado para o beneficiamento de automóveis, iates, remoção de revestimentos antigos, restauração de monumentos arquitetônicos e antiguidades. Na Rússia, grânulos de plástico praticamente não são usados ​​devido ao custo inflacionado.

Grânulos de vidro

Eles são usados ​​durante a conclusão do processo de limpeza. Eles são adequados para fosquear e remover resíduos de partículas após o processamento.

Pedra natural

O corindo é um material mais produtivo para processamento. É obtido do meio ambiente. Na verdade, o abrasivo é uma alumina com a forma cristalina correta. O corindo é usado antes do fosco da superfície do aço. O material é caro, mas compensa no processo.

Mistura reutilizável. Quando reutilizados, os grânulos são eficazes, não se dividem e mantêm suas propriedades originais.

As principais vantagens do material são o baixo consumo e a completa ausência de poeira durante a operação.

Eletrocorundum

É amplamente utilizado em muitos campos. Ganhou popularidade devido à sua alta densidade e eficiência. O abrasivo reutilizável é adequado apenas para corte hidráulico.

De outros

Existem outros tipos de produtos também.

  • Outro tipo de mistura é a granalha de metal. O material é feito de aço e ferro fundido, é barato e é uma mistura reutilizável. Granalha de aço mostra alta eficiência. A mistura é homogênea, com uma fração clara, o que permite remover até as incrustações e sujeira mais antigas.A única desvantagem da granalha de metal é considerada problemática ao coletar para reutilização.
  • Areia de romã - um material sólido que é produzido em várias frações. Em termos de dureza, o abrasivo só perde para o corindo. O custo é alto, mas a produtividade e o grau de purificação são altos. As vantagens do material são baixo consumo e aproveitamento reutilizável.
  • Chips cerâmicos tem um preço alto, mas tem uma série de vantagens em relação a outros tipos. Pode ser usado várias vezes. O número de reutilização excede 400 usos. Os grânulos duráveis ​​limpam perfeitamente a superfície, enquanto o consumo é mínimo. O processamento não requer o uso de equipamento de supressão de poeira.

As nuances de escolha

Para selecionar um abrasivo, você precisa conhecer algumas características do tipo e condição da superfície. A densidade e a dureza da camada são determinadas.

  • Para revestimentos densos e antigos, é melhor usar abrasivos de alta dureza. Para uma camada menos durável, utiliza-se areia de baixa densidade.
  • Para evitar o aparecimento de amassados ​​ou lascas durante a limpeza, é selecionada uma areia de tamanho mínimo de grão.
  • O uso de material duro com bordas afiadas aumentará muito a velocidade de limpeza.
  • Para processamento grosso, os grânulos abrasivos devem ser grandes em diâmetro. O material grosso é mais eficiente no trabalho. Para um processo único, é melhor comprar areia de quartzo barata ou escória de cobre. Eles são usados ​​antes de pintar a carroceria de um carro ou embarcação. O efeito dessas misturas na superfície tem um efeito mais macio, o aparecimento de cavacos e a aspereza são mínimos.

Ao escolher uma facção, é necessário exigir do vendedor um certificado em que o grau fracionário seja prescrito. Para selecionar a fração correta, eles são repelidos pela força de ejeção dos grânulos, uma vez que a potência do equipamento afeta a força do impacto da areia na superfície.

Na hora de escolher, eles também prestam atenção à dureza dos grânulos. O valor é determinado em uma escala de 10 pontos. Quanto maior a dureza, mais repetições de uso.

A abrasividade de um material determina quanto tempo levará para processar e quantas peças de trabalho podem ser limpas durante esse período. O fabricante testa seus produtos e indica informações na embalagem. Esse número costuma ser aproximado. Em qualquer caso, a escolha da mistura deve ser supervisionada por um profissional.

O consumo de material é determinado com base no diâmetro do bico e na pressão no aparelho. Portanto, o consumo aproximado de material tem certos valores. Esses indicadores devem ser considerados na escolha.

  • O diâmetro do bico de 3,0 mm tem uma taxa de fluxo de 24 m 3 / hora a uma pressão de 3,5 atm. A uma pressão de 7,0 atm, a taxa de fluxo é de 42 m 3 / hora.
  • O diâmetro 5,5 mm consome 72 m 3 / hora a uma pressão de 3,5 atm. Uma pressão de 7,0 atm dá uma taxa de fluxo de 132 m 3 / h.
  • O diâmetro 6,0 mm consome 102 m 3 / hora a uma pressão de 3,5 atm. Pressão de 7,0 atm - taxa de fluxo 174 m 3 / hora.

Uso

Ao comprar uma mistura abrasiva em uma loja, a preparação preliminar do material não é necessária. Mas em algumas empresas e para fins domésticos, areia de rio é freqüentemente usada. O abrasivo está à disposição de qualquer pessoa e não o faz pensar nas despesas. Porém, para obter uma limpeza segura e de alta qualidade, você precisa seguir as etapas de preparação.

  • Para obter uniformidade, a areia deve ser peneirada. É melhor usar uma peneira para isso. A malha é selecionada com base na fração de areia. Muitas pessoas usam mosquiteiros ou redes de construção, tule - tudo depende do diâmetro das partículas. Melhor peneirar o material 3 vezes.
  • Então você precisa secar o abrasivo. Nas condições do empreendimento, é secado em secadores especiais. Na vida cotidiana, eles usam os meios disponíveis. Alguns jateadores espalham areia na superfície de uma folha de metal e a colocam em cima da churrasqueira. É mais conveniente para alguém secar em um filme ou usando uma pistola de ar quente. Um abrasivo bem seco deve fluir por meio de um punho cerrado levemente.

A areia do rio contém quartzo. Em setores industriais, equipamentos especiais de supressão de poeira são usados. Esses fundos não existem na vida cotidiana. Portanto, para evitar a entrada de partículas de areia nos pulmões, o trabalhador deve proteger cuidadosamente o trato respiratório e também os olhos.

Comparação de alumina fundida e areia de quartzo para abrasivos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário