Tudo sobre kupershlak
Para trabalhos normais com escória de cobre, é necessário saber qual é o consumo de pó abrasivo para jateamento por 1 / m2 de estruturas metálicas (metal). Também é necessário compreender a classe de perigo desta substância, com outras características de seu uso. Um tópico separado é a escolha da escória kuser da planta de Karabash e de outros fabricantes na Rússia.
O que é isso?
Existe uma grande quantidade de mercadorias e produtos ao redor das pessoas. Junto com amplamente utilizado na vida cotidiana ou simplesmente conhecido em termos gerais, aquelas coisas que apenas especialistas estreitos conhecem podem desempenhar um papel significativo. Isso é exatamente o que é a escória de cobre (ocasionalmente há também o nome de escória de xícara, assim como granalha ou grão de moagem). Este produto agora é amplamente utilizado para limpeza por jateamento abrasivo.
A escória de níquel é parcialmente semelhante a ela, distinguindo-se apenas por sua maior dureza.
Como o kuperslag é feito?
Muitas vezes você pode ler que a escória de cobre é escória de cobre. No entanto, na verdade, pertence ao número de materiais sintetizados. Para obter tal produto, primeiro são retiradas as escórias obtidas após a fusão do cobre. O produto semi-acabado é mecanicamente triturado em água, em seguida, seco e peneirado. Como resultado, a composição final não contém cobre nenhum, uma vez que tentam extraí-lo o mais completamente possível do minério e usá-lo na produção.
Peças abrasivas baseadas em escória de cobre são geralmente rotuladas como Abrasivo ISO 11126. Marcações separadas são atribuídas para produtos não metálicos. Também pode ocorrer a designação / G, que indica a forma da partícula abrasiva. Outros números mostram o que é a seção transversal.
A norma estabelecida diz que as partículas de escória de cobre não podem ser maiores que 3,15 mm, porém, a poeira, ou seja, fragmentos menores que 0,2 mm, devem representar no máximo 5%. É importante notar que em vários casos eles tentam reaproveitar escória de cobre já gasta. Isso economiza muitos recursos valiosos. A prática tem mostrado que é possível restaurar a capacidade de trabalho para 30-70% do abrasivo gasto, dependendo de uma série de circunstâncias.
Geralmente, não é necessário um aparelho complexo para bombear materiais recicláveis. Ele também pode se mover através dos tubos para o rugido devido à força da gravidade. Mas isso é típico principalmente para instalações semi-artesanais.
As máquinas de grau industrial costumam usar sistemas de coleta de abrasivos pneumáticos ou mecânicos, dos quais o material reciclável vai para a unidade de triagem.
Características e propriedades
Um certificado de qualidade deve ser emitido para a escória de cobre fornecida (séries primária e secundária). Ele reflete os principais parâmetros do produto fornecido. A composição do complexo abrasivo inclui as seguintes frações químicas:
- monóxido de silício de 30 a 40%;
- dióxido de alumínio de 1 a 10%;
- óxido de magnésio (algumas vezes referido como magnésia queimada para simplificar) 1 a 10%;
- óxido de cálcio também de 1 a 10%;
- óxido de ferro (também conhecido como wustita) de 20 a 30%.
Kupershlak é composto de partículas escuras de ângulo agudo. Sua densidade aparente varia de 1400 a 1900 kg por 1 m3. Nesse caso, o indicador da densidade verdadeira varia de 3,2 a 4 gramas por 1 cm3. O teor de umidade normalmente não excede 1%. A parcela de inclusões estranhas pode representar até 3% no máximo. De acordo com o GOST, não apenas a gravidade específica é normalizada, mas também outros indicadores técnicos do produto.Assim, a participação dos grãos das espécies lamelares e aciculares pode chegar a no máximo 10%. A permeabilidade elétrica específica é de até 25 mS / m, e exceder este parâmetro não é recomendado.
A dureza padrão de acordo com a escala de Moos é de até 6 unidades convencionais. A entrada de cloretos solúveis em água também é normalizada - até 0,0025%. Outros parâmetros importantes: nível de capacidade abrasiva de 4 e força dinâmica não inferior a 10 unidades. Muitas pessoas naturalmente se interessam pela classe de risco de escória de cobre. O jato de areia é acompanhado pela liberação de matéria fina suspensa no ar e tem o potencial de prejudicar organismos vivos. E a este respeito, o kupershlak agrada: pertence à 4ª classe de perigo, ou seja, à categoria das substâncias praticamente seguras.
De acordo com o GOST, os seguintes MPCs são estabelecidos para tais reagentes e abrasivos:
- concentração no ar no local de trabalho superior a 10 mg por m3;
- dose letal se ingerido 5 gramas por 1 kg de peso corporal;
- dose letal em contato com a pele desprotegida 2,5 gramas por 1 kg de peso corporal;
- concentração criticamente perigosa no ar, com risco de vida - mais de 50 gramas por 1 metro cúbico. m;
- o coeficiente de envenenamento pelo ar é inferior a 3.
Os analisadores de gás são usados para monitorar a presença de escória de cobre no ar. A amostragem para estudos laboratoriais detalhados deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 90 dias. Esta regra se aplica tanto em instalações de produção quanto em locais de trabalho abertos.
É aconselhável o uso de equipamento de proteção individual durante os trabalhos de limpeza. Mudar para o jato de areia de circuito fechado ajuda a reduzir drasticamente o perigo.
Comparação com areia de quartzo
A pergunta "Qual abrasivo é melhor" preocupa muitas pessoas. Ela só pode ser respondida com uma análise cuidadosa das nuances tecnológicas. Quando os grãos de quartzo de areia atingem a superfície, um grande número de pequenos grãos de poeira é formado. Suas dimensões são de 15 a 30 mícrons. Junto com o quartzo, essas partículas de poeira podem ser argila e impurezas após a destruição da rocha. Essas inclusões podem ser marteladas nas fendas pelo pico da superfície usinada. Dali é possível retirá-los com escovas, mas esse procedimento, que causa um grande desperdício de dinheiro e tempo, não permite atingir a qualidade ideal. Mesmo o menor resíduo de quartzo provoca rápida corrosão do aço. As tentativas de resolver o problema pela coloração dão apenas um efeito frágil de curto prazo.
Kupershlak tem a garantia de remover a própria probabilidade de poeira prejudicial. No impacto deste abrasivo, ocorre apenas destruição parcial. A probabilidade de formação de uma camada de poeira um tanto pronunciada é minimizada. Se, no entanto, houver grãos de poeira, grãos de areia, eles são facilmente removidos devido ao fornecimento de ar comprimido. Para tal operação, nenhum especialista adicional é necessário e você pode sobreviver com custos mínimos de mão de obra. Os principais especialistas e empresas relatam que é a escória de cobre que é ideal para trabalhar com superfícies. O período de garantia previsto para revestimentos limpos desta forma é de até 10 anos. Em alguns casos, é até duas vezes mais longo. Mas há mais um fato que muitas vezes é subestimado. A saber, em 2003, por decisão do médico-chefe da área sanitária da Rússia, o jato de areia com areia comum seca foi oficialmente proibido. É muito perigoso para sua saúde.
O pó de quartzo inclui quartzo puro e dióxido de silício. Ambos os componentes, para dizer o mínimo, dificilmente podem ser considerados benéficos para a saúde. Eles causam uma doença formidável como a silicose. O perigo diz respeito não só àqueles que trabalham diretamente na indústria de jato de areia (geralmente são protegidos por trajes especiais, proteção respiratória), mas também aos que estão próximos. Um sério risco aplica-se a qualquer pessoa que se encontre num raio de 300 m (tendo em conta a direção e a velocidade das correntes de ar).
A silicose não é curada nem mesmo por intervenções médicas modernas.Não é à toa que em vários estados a limpeza de superfícies com jatos de areia de quartzo foi proibida no século passado. Portanto, o uso de escória de cobre também é uma importante garantia de segurança. Seu custo aumentado é totalmente justificado ainda:
- limpeza quase três vezes mais rápida de superfícies;
- diminuição do consumo por unidade de superfície;
- a possibilidade de uso secundário e até triplo;
- menor desgaste do equipamento utilizado;
- redução dos custos trabalhistas;
- a capacidade de limpar a superfície de acordo com o padrão internacional Sa-3.
Principais fabricantes
Na Rússia, a posição dominante na produção de escória de cobre é ocupada pela fábrica de abrasivos Karabash na cidade de Karabash. Um ciclo completo de produção de um produto acabado é implantado lá. A empresa também se dedica à comercialização de produtos próprios através da trading "Karabash Abrasives". A remessa geralmente é feita em malas. A empresa também vende muitos equipamentos de jato de areia e pintura operando com o mesmo princípio, consumíveis para tais dispositivos.
Uralgrit (Yekaterinburg) também tem posições significativas no mercado. Há um conjunto completo de tudo o que você precisa para proteção contra corrosão. A Uralgrit produz pós e equipamentos abrasivos para seu uso há mais de 20 anos. A presença de armazéns em toda a Federação Russa permite que você receba rapidamente as mercadorias necessárias. Os produtos fornecidos permitem a implantação imediata do jato de areia.
O envio de mercadorias é possível tanto por via férrea como por rodovia.
Aplicativo
O pó abrasivo para jato de areia é muito importante quando você precisa se livrar da ferrugem e dos vestígios de incrustações. A mesma composição é utilizada na preparação de superfícies diversas para pintura, tratamento com misturas anticorrosivas. Kupershlak é adequado para concreto puro, concreto armado, metal, pedra natural, cerâmica e tijolos de silicato. Você pode usar abrasivo de resíduos de produção de cobre:
- no setor de óleo e gás;
- no trabalho com outros pipelines;
- em construção;
- em vários ramos da engenharia mecânica;
- limpeza de pontes e outras estruturas metálicas estendidas (e esses são apenas os exemplos mais comuns e óbvios).
Deve-se ter em mente que a escória de cobre não pode ser usada em um aquário. Enquanto isso, alguns vendedores sem escrúpulos estão vendendo para esse fim. Os aquaristas observam que o enchimento de escória de cobre leva inevitavelmente ao envenenamento de todos os habitantes do navio. Até o peixe mais resistente pode morrer. O principal motivo é a metalização excessiva.
O abrasivo também pode ser usado para processar embarcações fluviais e marítimas. Esta composição é adequada para o tratamento de paredes em instalações residenciais e não residenciais. É usado para limpar partes danificadas e descongeladas de objetos durante reparos. As frações de pó muito finas são adequadas para limpar o alumínio. Será possível remover com sucesso os restos de borracha, tintas e vernizes, graxa, óleo combustível e muitos outros componentes indesejados.
A limpeza é possível tanto no dia a dia como para combater a sujidade antiga.
Consumo
A taxa de consumo de escória de cobre em diversas situações varia de 14 a 30 kg por 1 metro cúbico. m da superfície a ser limpa. Muito, entretanto, depende dos requisitos. Então, se você só precisar trazer a superfície do metal para o estado Sa1, e a pressão não ultrapassar 7 atmosferas, de 12 a 18 kg da composição serão consumidos. Quando a pressão sobe para mais de 8 atmosferas, o custo por 1 / m2 de estruturas metálicas já oscilará de 10 a 16 kg. Se a limpeza para Sa3 for necessária, os valores recomendados são 30-40 e 22-26 kg, respectivamente.
Estamos falando sobre os indicadores recomendados porque não existem requisitos regulamentares rígidos em tudo. As normas não podem regular também o consumo de abrasivo por m3. O fato é que o trabalho prático se depara com um grande número de fatores de influência.Um papel importante é desempenhado pelo grau de contaminação da superfície e o tipo específico de metal, a fração da escória de cobre, o equipamento usado e as qualificações dos executores do trabalho. Para cortar custos, você precisa:
- compre apenas um produto perfeito;
- usar equipamento profissional e monitorar sua operacionalidade;
- para estimular a economia de material por jato de areia;
- monitorar a ordem de armazenamento de matérias-primas abrasivas;
- equipar o equipamento com sistemas de controle remoto para fluxo de abrasivos.
O comentário foi enviado com sucesso.