Tudo sobre jato de areia

Contente
  1. Descrição e princípio de funcionamento
  2. Aplicações de máquinas
  3. Tipos de equipamento
  4. Modelos populares
  5. Peças sobressalentes e componentes
  6. Problemas freqüentes
  7. Critérios de escolha
  8. Quais abrasivos você deve usar?
  9. Características de operação

O jato de areia hoje é um processo muito importante que está envolvido em muitas áreas de atividade. Lixar superfícies diferentes é muito eficaz quando feito corretamente. Para tal, são utilizadas máquinas especiais de jato de areia. Neste artigo, vamos examiná-los mais de perto.

Descrição e princípio de funcionamento

As máquinas de jato de areia são muito populares, muitos especialistas recorrem a seu uso. Esse dispositivo é organizado e consiste nos seguintes componentes principais:

  • um tanque especialmente projetado para conter areia;
  • um gargalo, que é usado para encher o componente de areia diretamente no tanque;
  • manômetro - mostra qual é a pressão do ar na entrada;
  • conexão do compressor;
  • a formação de uma composição de areia e ar;
  • a mangueira necessária para fornecer a combinação de ar-areia resultante.

O princípio do jato de areia é bastante simples e direto. Não existem estágios de trabalho extremamente difíceis aqui. Vamos considerar em detalhes como esse equipamento funciona.

  • Sob a influência da alta pressão, o ar é fornecido automaticamente do compressor para a área onde é posteriormente distribuído.
  • No referido setor de distribuição, areia e ar são misturados quando se trata de um aparelho do tipo pressão.
  • Além disso, há um suprimento de areia de um certo tipo de fração do tanque. A mistura resultante da mistura é então enviada por meio de uma mangueira diretamente para um bico especial, que na próxima etapa joga areia na peça, que está sendo processada pelo operador / encarregado.
  • No local onde o compressor está conectado ao dispositivo, componentes de filtragem especiais são instalados adicionalmente. São eles que devem filtrar as massas de ar do excesso de condensado para que a mistura de trabalho fique perfeitamente seca.

Se compararmos o trabalho de jato de areia com outros dispositivos semelhantes, então você pode encontrar muitas semelhanças com uma pistola de pulverização comum. Há uma grande diferença entre essas unidades, que está no material usado para o processamento de alta qualidade de certas superfícies. Uma máquina de jato de areia é principalmente um aparelho pneumático, portanto, para sua operação correta e eficiente, é necessário ter um compressor muito bom e útil com potência suficiente. Alguns artesãos usam compressores simples para carros - exemplos semelhantes também funcionam.

Aplicações de máquinas

Conforme mencionado acima, as máquinas de jato de areia são usadas em uma ampla variedade de aplicações hoje. Na maioria das vezes, esse equipamento é usado para trabalhar em oficinas automotivas durante o processamento de várias superfícies. Freqüentemente, é o jato de areia que é usado para remover os restos de tinta velha ou mistura de primer, bem como vestígios de corrosão. A base, preparada com competência por meio de um jato de areia, torna-se perfeitamente lisa, limpa e organizada. A nova camada de tinta adere muito melhor a essas superfícies.

Nenhuma das ferramentas existentes é capaz de limpar superfícies de forma mais eficaz do que o jato de areia. Após o tratamento com o dispositivo em questão, todas as rachaduras e poros menores e mais insignificantes são limpos. Uma das vantagens significativas do funcionamento deste dispositivo é a ausência de riscos que podem permanecer após os procedimentos de limpeza. Normalmente, esses defeitos permanecem se a limpeza for realizada com abrasivos, escovas ou lixa - esses problemas não surgem do jato de areia.

Substratos de metal que foram adequadamente jateados são muito mais fáceis de aplicar primer. Este último adere melhor a tais superfícies. Isso tem um efeito benéfico na qualidade da pintura posterior das peças.

As máquinas de jato de areia são utilizadas com invejável regularidade em outras áreas, e não apenas em oficinas de automóveis. Com a ajuda deles, as peças de metal são totalmente limpas em fábricas de construção naval e outras indústrias onde são usados ​​componentes de metal. Com o jato de areia, você pode limpar bem as superfícies de madeira e concreto.

Esses procedimentos são especialmente relevantes quando se trata de trabalhos de construção e reforma. As máquinas de jato de areia também são usadas para o processamento artístico de madeira e vidro. Graças a esses procedimentos, é possível obter uma variedade de padrões interessantes em superfícies que não podem ser reproduzidos com outros métodos existentes.

Tipos de equipamento

As máquinas de jato de areia são diferentes. Esse equipamento para processar e limpar várias superfícies é dividido de acordo com muitas características. Por exemplo, existem unidades que fornecem componentes abrasivos de maneiras diferentes ou são divididas de acordo com as condições em que podem ser usados. Cada tipo de equipamento tem seus próprios recursos e características distintas. Vamos conhecê-los melhor.

Pelo método de alimentação do abrasivo

Em primeiro lugar, todas as máquinas de jato de areia são divididas de acordo com o método de alimentação do abrasivo. Vamos descobrir que tipo de dispositivos são e quais parâmetros eles possuem.

  • Injeção. O jato de areia por injeção é muito comum hoje em dia. Nesse tipo de equipamento, os componentes abrasivos e os fluxos de ar são fornecidos por braços separados da estrutura. Além disso, um processo de vácuo ocorre no equipamento, após o qual o material abrasivo começa a ser sugado diretamente para a corrente de ar.
  • Cabeça de pressão. Existe também um subtipo de jato de areia que funciona de maneira um pouco diferente da injeção. Em equipamentos pressurizados, tanto os componentes abrasivos quanto os fluxos de ar são fornecidos pela mesma mangueira. O reservatório do abrasivo da unidade em questão é necessariamente feito idealmente vedado e resistente, pois é nele que o ar é fornecido sob a ação de altíssima pressão.

Os usuários podem escolher para si próprios um dispositivo bastante simples (doméstico) e profissional. Claro, o jato de areia industrial terá indicadores de potência completamente diferentes, portanto, o consumo de areia nele será impressionante.

Termos de uso

As máquinas de jato de areia são divididas não só de acordo com o princípio de seu funcionamento, mas também de acordo com as condições de operação. De acordo com este critério, existem 2 subgrupos principais do equipamento considerado.

  • Tipo aberto. Essas unidades geralmente são usadas apenas fora de várias instalações. Esta não é uma opção doméstica. Dispositivos de tipo aberto são relativamente baratos, o que atrai muitos usuários. Esse jato de areia parece muito simples, é compacto e fácil de transportar de um lugar para outro. No entanto, ao trabalhar com um dispositivo aberto, os artesãos sempre se deparam com um nível muito alto de poeira. O campo deste abrasivo não pode ser recolhido e reutilizado, e o consumo da própria mistura abrasiva acaba sendo bastante grande aqui.
  • Tipo fechado. Este tipo de jato de areia pode ser usado com segurança em um ambiente fechado. Esses dispositivos também são chamados de câmaras de jato de areia. O equipamento em questão é caracterizado por altas classificações de potência. Usando o jato de areia fechado, o operador pode obter resultados de trabalho cada vez melhores.

Modelos populares

Atualmente, a gama de máquinas de jato de areia está em constante crescimento e é reabastecida com novos itens. Existem muitos dispositivos de alta qualidade, confiáveis ​​e eficazes de vários tipos no mercado. Considere uma pequena classificação e análise dos melhores modelos de máquinas de jato de areia de fabricantes conhecidos.

  • "Aveyron". Muitas máquinas de jato de areia de alta qualidade e eficazes, desenvolvidas especificamente para laboratórios de fundição e laboratórios dentários, são produzidas por este fabricante nacional. Por exemplo, para laboratórios de fundição "Averon" oferece excelente jato de areia ASOZ 1 ART KAST. O modelo possui válvula pneumática em 4 posições, um acumulador elétrico confiável. A limpeza das superfícies é realizada por meio de um jato muito potente, que é formado por meio do módulo MS 4.3B.
  • "Mestre Russo" RM-99191. Modelo de mão e móvel barato de pistola de jato de areia recirculante. É muito procurado por possuir custo acessível e tamanho reduzido com alta eficiência. O aparelho é fabricado na China, tem uma pressão de operação de 4 a 5 bar. É caracterizado pelo baixo consumo de materiais, ideal para a remoção de corrosão por pite.
  • Clemco SCW 2040. O aparelho do tipo pressão de topo tem um volume de tanque de 100 litros. O modelo pertence à categoria profissional. Projetado especificamente para trabalhar em grandes instalações ou indústrias. Clemco SCW 2040 demonstra taxas de eficiência muito altas, o dispensador no dispositivo suporta todos os tipos de abrasivos. É verdade que a unidade é muito cara.
  • Big Red TR4012. Outro modelo de jato de areia pressurizado com tanque de 40 litros. O dispositivo tem dimensões compactas, por isso é muito conveniente trabalhar com ele. Big Red TR4012 é produtivo e sustentável, e também tem um custo muito acessível.
  • "Bulat" PS-24. Unidade de pressão com um pequeno reservatório de 24 litros. Adequado para casa. Os usuários podem ajustar independentemente todos os parâmetros de pressão necessários do dispositivo. O produto possui uma montagem muito confiável e de alta qualidade. Um dispositivo durável e eficiente tem um preço baixo. É verdade que apenas 1 bico está incluído com esta máquina de jato de areia, que terá que ser substituída com muita frequência.
  • ACO 200. A instalação também é acionada por pressão. Possui tanque para até 200 litros. Pode ser preenchido com abrasivo na forma de areia, bolas de aço e outros componentes semelhantes. Existem paredes muito grossas dentro do contêiner, então a estrutura é feita o mais confiável e forte possível. A unidade é leve e prática, possui mangueiras de alta resistência e poderosas. Vangloria-se da ausência de falhas graves.
  • Sorokin 10,5 90 litros. Equipamento tipo câmara. Difere em qualidade de construção muito boa e alta eficiência de trabalho. O dispositivo é compacto e leve, sendo muito prático transportá-lo de um lugar para outro. Tem um custo democrático, que atrai muitos consumidores.

Claro, a lista de modelos de alta qualidade e confiáveis ​​não termina com os modelos topo de linha acima mencionados de jato de areia. Nas lojas, os clientes podem encontrar muitos outros dispositivos excelentes que demonstrarão alta eficiência e confiabilidade.

Peças sobressalentes e componentes

As máquinas modernas de jato de areia têm muitas peças diferentes em seu design. Considere quais peças e componentes para tais equipamentos podem ser adquiridos nas lojas:

  • bocais adicionais para limpeza úmida;
  • bocais;
  • sistemas pneumáticos de controle remoto;
  • mangueira e separador de umidade;
  • diferentes tipos de compostos, por exemplo, composto de caranguejo;
  • porta-bicos e vedantes de vários tipos;
  • Secador de ar;
  • braçadeiras e luva de jato de areia;
  • vários tipos de escovas, como uma escova de pedra;
  • válvula de corrediça e válvulas de medição.

Hoje, em lojas especializadas, você encontra quase todas as peças de reposição necessárias para o correto funcionamento do jato de areia. O principal é escolher exatamente as peças que são ideais para o seu equipamento específico.

Problemas freqüentes

Usando equipamentos modernos de jato de areia, as pessoas freqüentemente enfrentam certos problemas. Vamos nos familiarizar com os que ocorrem com mais frequência.

  • Ao operar dispositivos móveis e manuais, muitos artesãos se deparam com o fato de que precisam equipar um espaço separado para trabalhar com eles. É importante fornecer um nível adequado de segurança para os outros, o que muitas vezes se torna um problema sério.
  • Se o ar entrar aos solavancos, a composição distribuída de maneira desigual começa a se formar em grumos. Depois disso, o equipamento começa a "cuspi-los". Para resolver este problema, é necessário instalar um receptor maior e, ao mesmo tempo, trocar o compressor.
  • Se estamos falando de equipamento de pistão, durante o trabalho com ele, você pode notar uma grande liberação de óleo de pistão. Isso leva a uma falha do equipamento, até uma falha completa. Para resolver o problema, você deve instalar armadilhas especiais de óleo e umidade.
  • O equipamento estacionário costuma estar entupido. Para evitar que isso aconteça, o mestre precisa limpar o equipamento na hora certa, não ligá-lo e monitorar o estado.
  • Durante a operação, certos consumíveis que estão presentes na estrutura de jato de areia freqüentemente falham. Podem ser anéis para um bico, vedações de borracha. Para não interromper o trabalho devido a tais avarias, é aconselhável trocar todos os consumíveis necessários em tempo útil, bem como ter peças sobressalentes perto do local de trabalho.

Critérios de escolha

Ao escolher o modelo de compressor perfeito, é importante partir de uma série de critérios básicos. Assim, o comprador poderá encontrar à venda o equipamento ideal que mais lhe agrade em todos os aspectos.

  • Nível de poder. Escolha o equipamento que será capaz de lidar com o trabalho que você planejou. Observe que, para um compressor fraco, muitos procedimentos podem ser difíceis e muito longos. Porém, em busca de equipamentos "sobressalentes" para a garagem, não é necessário gastar dinheiro com uma opção excessivamente potente.
  • Dimensões, mobilidade. Os jateadores de areia modernos são feitos de maneira bastante volumosa e portáteis ou mesmo manuais. Decida para que finalidade você está comprando equipamento, se você frequentemente terá que movê-lo de um lugar para outro. Se você precisa de equipamentos portáteis e leves, é aconselhável procurar espécimes mais compactos e leves.
  • Especificações. Certifique-se de estudar todas as especificações técnicas do dispositivo que você planeja comprar. Entenda a que tipo de jato de areia pertence e para quais condições ele foi projetado. Isso deve ser levado em consideração, pois os laboratórios odontológicos e joalheiros exigem modelos próprios e uma oficina automotiva - própria.
  • Marca. Recomenda-se comprar apenas equipamentos de jato de areia da marca. Fabricantes renomados produzem unidades realmente de alta qualidade, eficientes e seguras, que são cobertas pela garantia.
  • O estado do dispositivo. Antes de pagar, é recomendável inspecionar cuidadosamente o equipamento quanto a peças soltas, peças faltando e outros possíveis danos. Se o estado da tecnologia levanta a menor suspeita, é melhor recusar-se a comprá-lo. Procure outro equipamento ou vá a outro revendedor.

Encontrar o jato de areia perfeito não é tão difícil quanto pode parecer. O principal é determinar imediatamente para que exatamente ele é necessário e onde será usado.

Quais abrasivos você deve usar?

Para que o equipamento de jato de areia cumpra sua função principal, é necessário selecionar os componentes abrasivos ideais para ele. Atualmente, a escolha de abrasivos é tão grande que pode ser difícil escolher o produto ideal. Para cada tarefa específica, os usuários podem escolher uma visualização específica. Os abrasivos mais populares usados ​​para máquinas de jato de areia são:

  • areia de quartzo;
  • escória de cobre e escória de níquel;
  • abrasivos em plástico;
  • tiro de vidro;
  • granada (ou areia de romã);
  • tiro ácido do ferro fundido;
  • granalha de aço.

É difícil dizer qual dos ingredientes listados é o melhor. Cada um dos abrasivos tem suas próprias características de dureza, fragilidade e velocidade de limpeza.

Características de operação

Equipamentos de jato de areia, como qualquer outro, devem ser usados ​​corretamente. Vamos analisar as principais características do funcionamento de tais equipamentos.

  • Antes de iniciar o compressor, o usuário deve se certificar de que todas as conexões dos componentes principais estão funcionando corretamente e que o dispositivo não está danificado de forma alguma.
  • Deve-se ter cuidado ao operar o sensor de pressão. Só assim o mestre pode selecionar de forma correta e precisa o desempenho ideal de trabalho do equipamento.
  • O bico de jato de areia deve inicialmente ser feito de ligas metálicas de alta resistência. Preste atenção a este parâmetro. Se o bico for feito de um material muito barato, pode ficar inutilizável após o primeiro uso.
  • É necessário preencher o equipamento com um abrasivo que corresponda à camada de ferrugem que se pretende remover. Partículas grandes são adequadas para processamento bruto e as pequenas para trabalhos de acabamento.
  • Ao trabalhar com partículas muito pequenas voando em alta velocidade na forma de um jato de ar, é importante usar equipamentos de proteção individual de qualidade. Estes são respiradores, roupas de proteção e uma máscara.

Se você levar em consideração essas características simples da operação de jato de areia, será muito fácil configurá-la e utilizá-la, e no final você poderá obter excelentes resultados.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário