Tipos de compressores de jato de areia e regras para trabalhar com eles
Se considerarmos o funcionamento de um jato de areia, deve-se notar que a mais importante das peças de reposição é o compressor. Ele cria um poderoso fluxo de ar que ajudará a lixar as superfícies. Uma grande variedade deste aparelho é apresentado em lojas profissionais, o que cria dificuldades na hora de escolhê-lo para um comprador inexperiente.
O que é isso?
O uso de ar comprimido é muito importante na organização de trabalhos de vários tipos. Em alguns casos, pode ser usado para revestir determinadas superfícies, enquanto em outros ajuda a garantir o funcionamento das estruturas de estampagem. Para obter o ar comprimido, foi criada uma unidade denominada compressor.
Como nas situações acima, é necessário que o equipamento de jato de areia funcione.
Então, você precisa descobrir o que é esse dispositivo. Se nos voltarmos para a interpretação oficial do conceito, diz que um compressor de ar é usado para comprimir gases e bombeá-los na direção desejada. Seu mecanismo de ação não é nada complicado. O dispositivo é projetado para comprimir o ar que entra nele de várias maneiras.
O princípio de funcionamento é determinado diretamente pelo mecanismo que comprime o ar. Para que o equipamento funcione, ele deve estar conectado à rede elétrica, bem como à rede de ar, por onde fluirá o ar comprimido.
Visão geral do tipo
Vários tipos de compressores são colocados à venda. O comprador pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Nas prateleiras estão os modelos parafuso, pistão, elétrico, diesel e gasolina. Vamos examinar mais de perto suas diferenças.
Parafuso
O compressor de parafuso difere porque completamente sem oscilações de ar na saída... Este recurso é muito importante para o jato de areia. Além disso, quase não emitem vibrações durante o processo de trabalho, não requerem manutenção periódica, pois são ajustados com bastante precisão.
Além disso, podemos dizer que em pequenas oficinas, esses dispositivos praticamente não são encontrados. Isso ocorre porque os compressores de parafuso são caros e geralmente projetados para instalações estacionárias. Com a ajuda de tais dispositivos, uma forte pressão é formada, como resultado da qual a produtividade do ar aumenta dramaticamente. Os especialistas recomendam o uso de tais dispositivos junto com um ou mais receptores para alimentar instalações de jato de areia.
Recíproco
Para oficinas de pequeno e médio porte, compressores alternativos são considerados a melhor opção. Distinguem-se pela sua simplicidade, o que é especialmente importante no inverno, embora sejam bastante adequados para arrumação na garagem. Os seguintes recursos de tais dispositivos podem ser observados.
O ar entra em solavancos, como é assumido pelo mecanismo de ação dos pistões. Neste caso, a unidade de jato de areia deve ser do tipo óleo. Mas isso ameaça a entrada de pequenas doses de óleo na corrente de ar que sairá do dispositivo. Além disso, é necessário parar periodicamente a máquina para que tenha tempo de esfriar.
Um compressor alternativo que funcionará em um jato de areia deve ter uma tubulação.Uma vez que o trabalho envolve rajadas de ar, podem ocorrer danos acidentais na superfície.
Devido à entrada de gotas de óleo, o material abrasivo pode grudar, o bloco de mistura fica entupido e falha. Consequentemente, isso leva a um acabamento superficial inaceitável.
É melhor comprar um compressor alternativo, que é instalado como parte de uma estação de ar pronta. Isso fornecerá ao dispositivo as correias necessárias. Normalmente existe um receptor na composição, que irá eliminar picos de alimentação, além de desligar o motor para que tenha tempo de esfriar. Haverá também um coletor de óleo localizado na saída do compressor, um redutor para estabilizar a pressão de saída e coletores do condensado formado.
Se a estação estiver devidamente equipada, pode ser usada com sucesso em pequenas oficinas. Se os parâmetros forem selecionados corretamente, a pressão e o volume de bombeamento necessários aparecerão no jato de areia, mas ao mesmo tempo não sobreaquecerá.
Elétrico
Esses compressores são os mais comuns e perfeitos para uso em garagem. Isso é muito benéfico para o comprador, pois torna-se possível selecionar o dispositivo necessário em termos de potência e desempenho. Ao mesmo tempo, se considerarmos uma produção em larga escala, então ao usar tais dispositivos, a eficiência econômica do trabalho é prejudicada, já que a instalação consome bastante energia. Isso limita significativamente a variedade de locais onde os compressores elétricos são usados. Na maioria das vezes, são pequenas oficinas ou garagens privadas.
Deve-se notar a desvantagem de tais dispositivos como a necessidade de ser alimentado por uma fonte poderosa de energia. Consequentemente, isso novamente restringe sua aplicabilidade. A sala deve ter uma rede elétrica centralizada.
Diesel e gasolina
Os especialistas apontam que os compressores desse tipo apresentam uma série de vantagens. Em particular, deve ser dito que eles não precisam de energia da rede elétrica. Dispositivos a gasolina funcionam perfeitamente no inverno, mesmo em condições de geadas bastante severas. Os motores a diesel precisam de um sistema de partida especial, popularmente chamado de pacote de inverno. Além disso, em alguns casos, esses dispositivos são mais econômicos do que os elétricos.
A principal vantagem de tais dispositivos é que sua carga de energia é significativamente mais alta do que a das contrapartes elétricas.
Se tomarmos os mesmos indicadores de massa como base, os compressores a diesel e a gasolina se tornarão muito mais potentes e com melhor desempenho. Isso permite o uso de tais dispositivos na produção ou em grandes oficinas.
É importante notar outra característica importante dos compressores a diesel e a gasolina. O método de resfriamento neles é uma ordem de magnitude maior do que nas versões anteriores, o que permite que o sistema funcione mesmo 24 horas por dia, por um longo tempo.... Isso, é claro, torna os dispositivos populares e difundidos.
Nuances de escolha
O sistema de jato de areia contém muitos elementos, mas o mais caro é de longe o compressor. Cada um dos usuários está tentando encontrar um dispositivo que se adapte especificamente a ele. Ao mesmo tempo, o desejo de economia é natural, pois alguns consumidores compram os modelos mais baratos. Neste caso, deve-se ter em mente que as características técnicas podem diferir dos parâmetros exigidos. Isso, por sua vez, leva à redução da velocidade de processamento e a outros problemas. O consumo de material abrasivo por unidade de superfície tratada torna-se alto. Os prazos são comprometidos e o custo das operações torna-se mais alto.
Para escolher o compressor de jato de areia correto, os especialistas aconselham avaliar não só a quantidade de trabalho a ser feito, mas também o período de tempo durante o qual eles precisam ser executados.
Você pode usar tabelas especiais que indicam os indicadores de pressão, o nível de consumo de ar comprimido, o consumo de material abrasivo, bem como a velocidade com que o processamento é realizado.
Você também precisa levar em consideração mais alguns indicadores. O diâmetro da mangueira através da qual o ar será fornecido deve ser de 15 ou 19 milímetros. Mangueiras reforçadas, também chamadas de mangueiras de oxigênio, devem ser usadas. O diâmetro da mangueira por onde será fornecido o material abrasivo deve ser de 15 milímetros.
Quanto ao diâmetro do bico, o consumo de ar por segundo depende disso. Consequentemente, seu tamanho não deve ser grande, pois isso levará a uma pressão mais forte - o jato de areia será simplesmente puxado para fora das mãos. O melhor é usar bicos de 4 e 5 milímetros, eles são ótimos para a liberação desejada de material abrasivo misturado ao ar. Além disso, os especialistas observam que o desempenho do sistema será influenciado pela quantidade de ar e pela pressão máxima emitida pelo compressor.
Deve ser lembrado que O dispositivo de jato de areia não pode processar todos os tipos de superfícies, mas apenas alguns deles. Na maioria dos casos, serão necessárias pausas para permitir que o motor esfrie. Além disso, não devemos esquecer as características de design de cada tipo, por exemplo, nos modelos rotativos, o ar é fornecido em solavancos devido ao funcionamento do pistão.
A maioria dos usuários concorda que o compressor precisa de uma tubulação receptora. Se o seu volume for corretamente selecionado, é possível garantir que o trabalho será executado continuamente, mesmo no caso de um dispositivo de pistão.
Além disso, não se esqueça do tipo de superfície com a qual pretende trabalhar. Por exemplo, para superfícies de concreto e alvenaria, a pressão mínima de trabalho deve ser de 3 bar ou mais. O revestimento metálico requer um aumento deste valor para 6 bar.
Se uma superfície particularmente dura for usinada, uma pressão de pelo menos 9 bar deve ser garantida. O valor máximo é 12 bar, é relevante para dispositivos universais que se distinguem pelo alto desempenho e também são convenientes para uso em uma oficina. Se for necessário trabalhar em escala industrial, é melhor limitar a pressão de trabalho a 10 bar ou menos, o que é especialmente comum com compressores de parafuso.
Características de operação
Ao trabalhar com jato de areia, o operador tem várias tarefas. Em primeiro lugar, é claro, alta produtividade de trabalho e processamento de revestimento de alta qualidade. Você também precisa tentar excluir efeitos indesejados na superfície e a entrada de poeira na entrada. Idealmente, o trabalho deve ser realizado em todas as condições meteorológicas.
Também é necessário eliminar o condensado que se formará no limite da mudança de pressão. No aparelho, dentro do qual é comprimido o ar de admissão, forma-se a umidade, que ao final do processo pode entrar nas saídas. Por sua vez, este problema pode levar à aglomeração de pó abrasivo, o que representa uma deterioração perigosa na qualidade do processamento e afeta negativamente o funcionamento da unidade de mistura. Também pode ocorrer corrosão do abrasivo, o que reduzirá a eficiência econômica do processo.
Um resfriador de gás comprimido será necessário para neutralizar a umidade. Em seguida, é instalado um coletor de umidade especial, localizado na saída do soprador ou receptor.
A neutralização do óleo também é muito importante. Isso é especialmente verdadeiro para compressores alternativos. O óleo entra na corrente de ar de saída e geralmente causa os mesmos problemas que a condensação.Deve-se notar que a entrada de óleo durante o processamento de revestimento é fortemente desencorajada. Pode destruir a composição química, prejudicar as propriedades de adesão da superfície, destruir a cor ou alterá-la. Para evitar isso, deve-se usar um sifão, que é instalado na saída do compressor.
Deve-se observar separadamente o funcionamento do aparelho no inverno. Se a temperatura do ar cair abaixo de 0 graus, os dispositivos elétricos não se beneficiarão disso. O diesel, que é muito mais difícil de arrancar com o gelo, sofre especialmente. Portanto, ao trabalhar no inverno, ao ar livre, é preciso pensar no correto funcionamento do aparelho.
Dispositivos elétricos devem ser alojados em um gabinete aquecido. Essas caixas são vendidas em lojas especializadas e você também pode fabricá-las usando um cabo de aquecimento especial e sensores de temperatura.
O pó entra na entrada e não será supérfluo reduzir a sua quantidade. Para fazer isso, você deve usar um dos métodos propostos.
- No primeiro caso, se o compressor e o receptor forem combinados, uma mangueira subaquática será conectada ao aparelho compressor. Seu fim deve ser muito além da área onde o trabalho é executado.
- No segundo casoquando esses elementos são desconectados, você pode aumentar a rota que sai do superalimentador. Também deve ser colocado longe da área de trabalho.
Ocasionalmente, um filtro industrial ou um purificador de ar de carro pode ser usado para limpar o ar que entra no compressor de poeira e detritos. É importante compreender que esta opção exigirá a limpeza regular da unidade ou a substituição do elemento de trabalho. Esta é uma forma eficaz de purificar o ar quando outras operações são impossíveis por algum motivo.
O comentário foi enviado com sucesso.