Tudo sobre bicos de jato de areia
Bicos de jato de areia simples são uma parte importante e descomplicada. Se desejar, você mesmo pode fazer. Portanto, será útil aprender tudo sobre os bicos de jato de areia.
Peculiaridades
O jato de areia é um dispositivo longo e usado com sucesso que é usado para limpar a superfície da sujeira. Seu objetivo principal é criar um poderoso suprimento de mistura abrasiva. O porta-bico mais simples pode ser feito com as próprias mãos em casa, mas os designs modernos não só formam uma tocha (um jato direcionado de ar e areia), mas também a preparam, usam de maneira econômica e dão as características necessárias para uma superfície específica .
Esses dispositivos podem ser usados em uma variedade de situações - desde a limpeza das paredes das casas à remoção de ferrugem de uma superfície de metal e até mesmo para gravar em uma superfície de vidro. Daí a variedade de modelos, simples mas em diferentes tamanhos. A necessidade de trabalhar com um determinado material, para criar a pressão adequada, dita os requisitos para as dimensões do aparelho e seus elementos constituintes. Um deles é um bico de jato de areia.
A importância deste detalhe dificilmente pode ser superestimada, uma vez que é ela quem aumenta a vazão da mistura da unidade, forma uma tocha... Ele é selecionado de acordo com sua finalidade e desempenho pretendidos, bem como o porta-bico, que às vezes é referido pelos artesãos como parte do sino funcional.
Apesar da semelhança do design (consiste em um corpo, uma rosca para fixação confiável, um confundidor e um difusor), é dividido em diferentes tipos de acordo com:
- Material do corpo (sua resistência e duração de operação dependem disso) e o método de fixação ao cabo - uma porca ou grampo;
- diâmetro dos orifícios no confusor (selecionado pelo indicador de desempenho do jato de areia);
- ângulo de expansão do difusor;
- forma de saída (redondo ou oval, determinado pela forma e tamanho do objeto a ser limpo).
Separado da linha de modelos simples está o bico Venturi... Não pode ser feito em casa, pois isso não permitirá que você faça uma alteração de etapa na seção.
Uma diferença importante que merece muita atenção na hora de escolher é o material de fabricação. Conhecendo algumas das características, você pode escolher um bico adequado para atingir o objetivo, que terá uma vida útil mais longa.
Visão geral da espécie
Os tipos de dispositivos funcionais podem ser classificados em:
- pressão (projetado para uma grande área que precisa ser processada);
- injeção (ideal para trabalho em escala não industrial).
Por sua vez, a injeção é subdividida em:
- sucção;
- vácuo (o abrasivo não permanece na superfície, mas é sugado de volta pelo vácuo);
- pneumático - ideal para trabalhar em uma grande área.
O bico para um jato de areia pode ser:
- diâmetros diferentes (tanto na saída quanto nos orifícios do bico);
- redondo ou oval;
- feito de materiais diferentes - cerâmica, aço e ferro fundido, em carboneto de boro, flúor (até 1.000 horas de operação) ou tungstênio.
Na descrição é imprescindível observar o desempenho do compressor (este é um dos fatores para a seleção correta da ponta).
Separadamente, existe um bico Venturi, um projeto complexo e não barato, mas se um de fluxo direto dá uma taxa de alimentação do abrasivo de não mais que 340 km, ele fornece um indicador quase o dobro. Na sua criação, foi levado em consideração o princípio do bico Laval, em muitos casos decisivo para otimizar o funcionamento e regular a direção do jato ejetado.
Critérios de escolha
O dispositivo funcional é selecionado em termos de escala, características do material a ser limpo, design (tamanho, mobilidade), recipiente abrasivo e compressor. Alguns especialistas têm certeza de que os orifícios dos bicos servem como principal critério, já que deles depende a produtividade, a pressão criada no aparelho. As instalações industriais não podem operar com tal indicador inferior a 12 mm, e a decolagem entre as dimensões pode variar de 6 a 16 mm. É por isso ao escolher, você precisa levar em consideração não um, mas vários critérios, e cada um deles continua sendo importante.
atuação
O principal fator do qual depende o desempenho da unidade é o compressor. Portanto, muitos consumidores são guiados pelo indicador que o fabricante indica no passaporte técnico.
A capacidade também depende do comprimento da mangueira usada e do número de conexões no sistema de distribuição. A capacidade do compressor é determinada na saída. Para fazer isso, você pode usar uma bomba de esfera e um medidor de pressão que monitora a pressão dos pneus do carro.
A mistura abrasiva usada também afeta o desempenho do dispositivo. Quase qualquer tipo de abrasivo pode ser usado para jato de areia de fluxo direto, mas apenas os fracionados leves são adequados para injeção. Daí vem o bico correspondente.
Olhando para o indicador na folha de dados, você só pode ter uma ideia aproximada do desempenho, a pressão de saída ideal é 5,5-6 bar.
Existem métodos especiais para calcular a correspondência entre o bico e o abrasivo. Não devemos esquecer que a proteção anticorrosiva da superfície, a qualidade do processamento e a adesividade ao final do processo dependem da mistura ar-abrasivo.
Pressão do ar
Dependendo do tipo de compressor utilizado, os alternativos são os mais comuns, mas são adequados para uso doméstico, pois possuem uma pequena capacidade. O compressor de parafuso garante não apenas pressão constante, mas também ótimos resultados pós-processo. Eles são usados ao usar uma pistola de trabalho.
A potência do compressor pode variar, mas para o trabalho, recomenda-se um de 7 a 8 atmosféricos, o que resultará em 5,5 a 6 bar ideal na saída. Isso não significa que um compressor de 9 bar não terá o mesmo valor se a mangueira tiver muitas conexões ou for excessivamente longa. Desempenho do compressor - o número de litros de ar soprado em 1 minuto. Mas a pressão do ar também pode ser determinada pelo tipo de motor elétrico ou pelo número de rotações por minuto. O tempo de atividade nem sempre é considerado um critério importante, no entanto, a pressão do ar também pode depender disso durante o período necessário.
Consumo específico de abrasivo
Depende não apenas da potência do motor elétrico, do compressor e do design do bico (embora essas sejam circunstâncias muito importantes). Teoricamente, não é mais barato encontrar um material abrasivo do que areia de quartzo, mas a quantidade de poeira exigirá um dispositivo especial para suprimi-la, o que significa limpeza constante dos filtros, o que sem dúvida diminuirá a eficiência do processamento em termos de tempo e resultado . Para concreto, um supressor de poeira também é necessário, mas não terá qualquer efeito em uma grande figura para o consumo de areia de quartzo.
A escória de cobre e a escória de níquel não têm apenas maior resistência à abrasão e ao impacto dinâmico. Devido à gravidade específica desses resíduos na indústria de fundição de cobre e níquel, obtém-se consumo muito menor e maior eficiência.A escória de níquel também é um material reutilizável, portanto, neste caso a economia com areia não é tão significativa a ponto de não comprar abrasivos mais avançados.
Material
As matérias-primas com as quais o acessório funcional é feito têm um impacto significativo em seu valor de venda, e alguns compradores acreditam que as mais baratas podem ser adquiridas para uso único. O bico realmente desempenha as mesmas funções, e se a superfície de contaminação for pequena e a quantidade de trabalho mínima, pode-se comprar um bico de cerâmica, que dá para 2 horas de trabalho.
O ferro fundido certamente dura cerca de 8 horas, mas o tungstênio é suficiente para 300 horas de trabalho.
Cada um dos materiais tem suas próprias vantagens e desvantagens - o aço é altamente sensível a impactos, o tungstênio não gosta de superaquecimento e é capaz de rachar mesmo a 80 graus. O carboneto de boro é termicamente estável, mas seu custo é bastante alto.
Como fazer isso sozinho?
Artesãos com imaginação e mãos habilidosas costumam fazer eles próprios bicos de jato de areia, e isso tem um significado prático indiscutível. Comprar um bico para uma pequena mancha enferrujada em um carro ou fabricá-lo com as próprias mãos usando sucata - a única diferença é perda de tempo ou dinheiro. Em sites especiais, há muitos vídeos em que artesãos caseiros demonstram orgulhosamente um dispositivo simples feito de aço ou ferro fundido, uma vela de carro. Eles usam cilindros de gás como receptor, mostram modelos aprimorados de uma pistola pronta, que de alguma forma não combina com o uso.
Considere como você pode fazer seus próprios bicos de jato de areia.
Para a fabricação, você precisará de:
- uma garrafa de plástico comum, cujo volume não seja superior a 1 litro;
- uma pistola de ar e outra para enchimento de pneus;
- uma válvula é necessária para a câmera.
O processo de fabricação é mostrado no vídeo.
Se você tem um desenho, pode até montar um jato de areia comprando seus componentes separadamente em lojas especializadas. No entanto, os especialistas em tais trabalhos estão confiantes de que os produtos adquiridos têm maior funcionalidade e desempenho.... E se estamos falando de muito trabalho, é melhor comprar um bico de fábrica com boas características - resistência ao choque e longa vida útil.
O comentário foi enviado com sucesso.