Jateamento de vidro
O jato de areia é uma forma de decorar uma superfície de vidro transparente com uma textura e um padrão únicos. Com o material deste artigo, você aprenderá quais são os recursos e os tipos de tecnologia, onde o jato de areia é usado e quais materiais são usados.
Peculiaridades
O jato de areia é uma tecnologia em que o vidro é exposto à areia sob alta pressão usando ar comprimido. Nesse caso, a mistura abrasiva destrói a camada superior da base. Esta tecnologia permite que você faça um vidro fosco transparente, aplique um padrão de qualquer complexidade, densidade e cor a ele.
A superfície jateada é altamente resistente à abrasão, corrosão e outros fatores ambientais negativos.
Não desaparece com o tempo. O emaranhamento da superfície ocorre como resultado de danos à camada superior por partículas abrasivas.
A superfície após o processamento pode se tornar áspera e áspera ou fosca sedosa. O tipo de tratamento depende do abrasivo do material utilizado. Quanto aos desenhos, sua técnica de aplicação pode ser unilateral e bilateral. A decoração da superfície é realizada de acordo com um esboço previamente colado (estêncil).
Ao fazer padrões de cores, os pigmentos são adicionados à mistura. Com o processamento sequencial, é possível criar um efeito de multicamadas. Demora um pouco para funcionar, o processamento é rápido. A superfície acabada é fácil de limpar, resistente a ácidos e produtos químicos. Pode ser lavado por qualquer meio.
A técnica é exigente quanto à precisão de execução e equipamentos multimodo de alta qualidade, nos quais é possível ajustar a força da alimentação do abrasivo. Ao fazer os padrões, os locais que devem permanecer transparentes são cobertos com um filme especial. O desenho é aplicado à superfície antes de formatar a folha.
O abrasivo utilizado para a técnica é diferente: natural, artificial, dureza diferente, capacidade abrasiva, uso único e repetido. O seguinte é usado como um abrasivo:
- quartzo ou areia granada;
- shot (vidro, cerâmica, plástico, ferro fundido, aço);
- escória de cobre ou níquel;
- corindo, dióxido de alumínio.
A tecnologia de jato de areia de vidro tem várias desvantagens. A área de utilização limita-se aos produtos planos, uma vez que é difícil fixar e processar os volumosos.... Durante o processamento, obtém-se muita poeira; é necessário usar roupas de proteção para decorar a superfície do vidro.
O trabalho contínuo aumenta o consumo de eletricidade e exige a verificação regular da qualidade da areia utilizada. As desvantagens incluem o alto custo do aparelho profissional usado para decorar superfícies.
Formulários
O vidro de jato de areia é usado em móveis domésticos e decoração de lojas e escritórios. Na maioria das vezes, é usado na decoração de interiores e produção de móveis na fabricação de, por exemplo:
- vitrais, tetos falsos;
- prateleiras, divisórias interiores;
- painéis decorativos, espelhos com decoração;
- bancadas para cozinha e sala;
- cozinha e outras fachadas de móveis.
Além de decorar móveis, é usado para decorar superfícies de portas, louças.É usado no projeto de fachada de guarda-roupas de correr, janelas, pisos, placas de interior, vidros de fachada.
O jato de areia envolve trabalhar com telas não apenas de tamanho padrão, mas também de tamanhos grandes. Ele é usado para marcar divisórias de escritórios, vitrines, itens de interior para bares, cafés, restaurantes.
Visão geral da espécie
O jato de areia de vidro é diferente:
- uma imagem fosca em um fundo transparente (pintando apenas um esboço);
- fundo fosco com um padrão transparente (processamento da maior parte do vidro);
- jato de areia para bronze (usando um material de tonalidade escura de tonalidade acastanhada);
- esteiras de densidade diferente (processamento de elementos sob pressão diferente);
- Efeito "flutuante" do padrão no espelho;
- recepção do jato de areia pela parte interna do vidro;
- corte volumétrico de arte (aplicação profunda de um padrão 3D pelo método de pulverização alternada de várias camadas do padrão na superfície fosca).
Esteira – a técnica mais simples para obter desenhos planos com limites claramente definidos. Se o fosco tiver várias camadas, é denominado artístico. Nesse caso, as transições de texturas, tons e cores são mais pronunciadas. Essas imagens são mais claras e naturalistas.
O fosco passo a passo artístico leva mais tempo, é usado no processamento de vidro de diferentes espessuras (a partir de 6 mm). No curso de sua implementação, eles usam não apenas filme, mas também moldes de metal. Ao mesmo tempo, os modelos de metal se distinguem pela simplicidade do ornamento. Análogos de filmes são usados para criar padrões complexos.
A tonalidade da cor permite que você obtenha qualquer tonalidade da superfície do vidro. A diferença é a aplicação de jato de areia na parte interna do vidro. O facial permanece liso e plano, facilitando a limpeza. Para aumentar a vida útil, uma película protetora é aplicada na parte interna. Amálgama significa aplicar um padrão no interior do vidro.
O processamento de cores de vidro usando a tecnologia de jato de areia envolve a criação de um padrão colorido (por exemplo, vitrais, losangos) ou um padrão que brilha no escuro. A técnica de jato de areia é utilizada na fabricação de composições com textura aveludada. O corte ou a gravação são usados para formar um desenho detalhado.
A técnica de jato de areia permite aplicar um padrão de ornamento de inverno. Neste caso, o tecnologia para a criação de um padrão de gelo (efeito de gelo). Para isso, uma mistura homogênea é utilizada na obra.
Ferramentas e materiais
Imagens de jato de areia profissionais são aplicadas usando equipamentos especializados (por exemplo, máquinas CNC são usadas em oficinas). Tais dispositivos permitem o jato de areia em um curto espaço de tempo com a mais alta qualidade. O desenho é realizado tendo em conta o plano traçado. Ele é carregado automaticamente no sistema de controle da máquina após a centralização da superfície.
A pedido, o dispositivo pode ser alugado. É uma máquina que alimenta abrasivos sob pressão de ar. Você pode usar uma arma de jato de areia. Além disso, vale a pena preparar o próprio vidro, areia de quartzo, uma peneira para peneirar, um recipiente para secar, uma película protetora e um líquido hidrofóbico.
O último componente é necessário para processar a base decorada.
Tecnologia
O processamento competente da superfície do vidro envolve a etapa de preparação, o processo em si e o revestimento final.
Preparação
Inicialmente, é feito um esboço do desenho, correlacionando-o com as dimensões da lâmina de vidro. Uma imagem é selecionada, processada em um editor gráfico e impressa em uma plotadora de corte ou transferida para um filme especial. Em seguida, a própria base é preparada. Para que o estêncil adira bem, a superfície do vidro é limpa e desengordurada com uma ferramenta especial.
Etapas do processo
Em seguida, eles começam a fixá-lo na superfície a ser tratada.O gabarito é fixado com um adesivo facilmente removível. Como as bordas do estêncil devem ser duras, o modelo é exposto à luz ultravioleta.
Locais do filme sem tratamento são lavados com água, deixando apenas uma camada na superfície para o jato de areia abrasivo. É necessário limpar novamente a superfície das áreas expostas, pois os resíduos de adesão podem fazer com que o abrasivo emperre, o que levará a uma perda na qualidade do padrão.
Antes de prosseguir com a criação do padrão, a areia de quartzo é peneirada e seca.... Em seguida, é colocado no saco da arma, enchendo-o cerca de 1/3 da sua capacidade. O equipamento é conectado a um cilindro de oxigênio (ou compressor com redutor) e começa a decorar a superfície de trabalho, escolhendo um tipo específico de tratamento.
Nos locais de contato do pó abrasivo com a base da lâmina de vidro, a camada superior é levemente destruída, trabalhando sob a mesma pressão para os padrões simples. Estampas complexas são aplicadas em etapas. As áreas fechadas do estêncil permanecem sem processamento, as linhas são exibidas de forma clara e uniforme.
Conclusão
Na fase final, eles se empenham em retirar o gabarito e fazer o acabamento da superfície decorada. É coberto por uma película protetora hidrorrepelente, resistente à sujeira e limpeza úmida. Antes de colar o filme, a superfície é limpa de poeira e sujeira que surgiram durante o trabalho.
Se desejar, você pode cobrir o desenho acabado com tintas ou vernizes especiais.
Uma aula magistral sobre vidro com jato de areia pode ser vista no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.