Jateamento de metal
A preparação manual de vários estágios de superfícies de produtos e estruturas metálicas para a aplicação de vários tipos de revestimentos em escala industrial há muito caiu no esquecimento. Agora existe uma tecnologia altamente eficiente para isso na forma de equipamentos de jato de areia. Vamos considerar qual é a peculiaridade desta tecnologia, qual é a sua funcionalidade, em que tipos ela se subdivide, o que está incluso no equipamento principal.
Características e propósito
Jateamento de metal é o processo de limpeza das superfícies de estruturas metálicas e outros produtos metálicos de vestígios de corrosão, depósitos de carbono, revestimentos antigos (por exemplo, vernizes, tintas), escamas após soldagem ou corte, depósitos estranhos, expondo-os a uma mistura de ar com partículas de materiais abrasivos fornecidos através de bocal de alta pressão para o local de usinagem. Como resultado, ocorre a separação ou apagamento total de todo o excesso da superfície do produto metálico a ser limpo.
Além disso, quando as partículas abrasivas atingem a superfície, elas apagam não apenas as substâncias estranhas, mas também uma pequena parte da superfície do próprio metal, da qual é feita a estrutura que está sendo processada. Depois de um trabalho bem executado com a ajuda de um equipamento de jato de areia, apenas o metal puro permanece na superfície do produto de metal.
No entanto, deve-se notar que os depósitos de gordura, infelizmente, não podem ser removidos por jato de areia, pois penetram muito profundamente no metal. Após o processo de limpeza da superfície com jato de areia, as manchas de óleo devem ser tratadas com solventes apropriados antes do posterior revestimento, que irá desengordurar essas áreas.
O escopo do equipamento de jato de areia é bastante amplo:
- processamento de fábrica de produtos e estruturas de metal antes de aplicar revestimentos de tinta e verniz aos produtos acabados;
- durante os trabalhos de reparação dos principais equipamentos das centrais térmicas (para limpeza de tubagens de instalações de condensação e caldeiras, superfícies interiores de todos os tipos de vasos e tubagens, pás de turbinas);
- na produção metalúrgica;
- em fábricas de aeronaves na fabricação de peças de alumínio;
- na construção naval;
- na produção de espelhos e vidros de textura complexa;
- em construção;
- em postos de gasolina e em oficinas onde são executados trabalhos de carroceria e endireitamento;
- em oficinas de gravura;
- na fabricação de próteses metalo-cerâmicas;
- em empresas de galvanoplastia;
- após o jato de areia, é possível solucionar problemas de estruturas metálicas, cuja operação deve ser realizada de acordo com os padrões GOST.
Em casa, esse equipamento ainda é raramente usado - principalmente pelos proprietários de casas particulares e grandes lotes familiares com anexos. Freqüentemente, é necessário ao limpar as superfícies metálicas existentes antes de pintar ou aplicar agentes de proteção.
Visão geral da espécie
Em geral, existem 3 tipos de limpeza abrasiva de superfícies metálicas, que possuem certos limites estimados entre si: leve, médio e profundo. Vamos considerar uma breve descrição de cada tipo.
Luz
Um tipo fácil de limpeza de metal inclui a remoção de sujeira visível, ferrugem, bem como descascamento de tinta velha e incrustação. Ao exame, a superfície parece estar razoavelmente limpa. Não deve haver contaminação. Podem estar presentes marcas de ferrugem. Para este tipo de limpeza, utiliza-se principalmente areia ou granalha de plástico a uma pressão de mistura não superior a 4 kgf / cm2. O processamento é realizado em uma passagem. Este método é comparável à limpeza manual com uma escova de metal.
Média
Com a limpeza média, um tratamento mais completo da superfície do metal é obtido aumentando a pressão da mistura ar-abrasivo (até 8 kgf / cm2). O tipo médio de processamento pode ser considerado como tal se na superfície do metal após a passagem do bico de jato de areia vestígios de corrosão permanecerem apenas cerca de 10% de toda a área. Uma pequena escória pode estar presente.
Profundo
Após a limpeza profunda, não deve haver sujeira, incrustações ou ferrugem. Basicamente, a superfície metálica deve estar perfeitamente limpa e plana, quase caiada. Aqui a pressão da mistura de ar e material abrasivo chega a 12 kgf / cm2. O consumo de areia de quartzo com este método aumenta significativamente.
De acordo com o uso do material de trabalho na mistura, dois tipos principais de limpeza são distinguidos:
- abrasivo a ar;
- jateamento hidráulico.
O primeiro utiliza ar comprimido misturado a diversos materiais abrasivos (não apenas areia). No segundo, o componente de trabalho é água pressurizada, na qual partículas de areia (na maioria das vezes), contas de vidro e plástico finamente picado são misturados.
O hidro-jato de areia é caracterizado por um efeito mais suave e uma limpeza mais completa da superfície. Freqüentemente, até mesmo contaminantes oleosos podem ser eliminados dessa forma.
Graus de limpeza
Usando o método de limpeza abrasiva, é possível obter processamento de alta qualidade de estruturas metálicas não apenas antes de pintá-las, mas também antes de aplicar revestimentos de natureza diferente, que são usados na instalação ou reparo de estruturas críticas como suporte e outros elementos de sustentação de pontes, viadutos, viadutos e outros.
A necessidade de uso de limpeza preliminar com jato de areia é regulamentada pela GOST 9.402-2004, que especifica os requisitos para o grau de preparação de superfícies de metal para pintura subsequente e aplicação de compostos de proteção.
Os especialistas distinguem entre 3 graus principais de limpeza de estruturas metálicas, avaliados por um método visual. Vamos listá-los.
- Limpeza fácil (Sa1). Visualmente, não deve haver sujeira visível e áreas inchadas de ferrugem. Não há locais com efeito de metal espelhado.
- Limpeza completa (Sa2). As escamas restantes ou manchas de ferrugem não devem ficar para trás quando afetadas mecanicamente. Não há contaminação de nenhuma forma. Brilho local do metal.
- A pureza visual do metal (Sa3). Limpeza total da superfície jateada, caracterizada por um brilho metálico.
Quais abrasivos são usados?
Anteriormente, vários tipos de areia natural eram usados principalmente para o jato de areia. Especialmente valiosos eram marinhos e desérticos, mas agora seu uso foi significativamente reduzido por razões de segurança ao trabalhar com essas matérias-primas.
Agora existem outros materiais:
- vegetais (ossos, cascas, cascas após o processamento adequado);
- industriais (resíduos de produção de metais, não metálicos);
- artificial (por exemplo, injeção de plástico).
Os materiais metálicos industriais incluem pelotas e granalha, que são produzidos a partir de quase todos os metais. Dos não metálicos, podem ser notados grãos de vidro, que, por exemplo, são usados para realizar o tratamento de superfície para um grau completo de limpeza com dispositivos de jato de areia com ar e água.Entre os materiais obtidos a partir dos resíduos metalúrgicos, o mais conhecido é a escória de cobre, muitas vezes utilizada para os mesmos fins do vidro.
Para a mais alta limpeza, são usados materiais abrasivos duros, como alumina fundida ou granalha de aço. Mas o custo desse abrasivo é bastante alto.
Equipamento
O conjunto de equipamentos leves (não industriais) de jato de areia à base de ar (água) inclui:
- um compressor (bomba) que cria a pressão do ar (água) necessária para o trabalho;
- um reservatório no qual uma mistura de trabalho de ar (água) com um material abrasivo é preparada;
- um bico feito de material de alta resistência;
- conexão de mangueiras com fixadores (braçadeiras, adaptadores);
- painel de controle para o fornecimento de componentes de trabalho e abrasivos.
Em escala industrial, esses trabalhos são realizados com máquinas e aparelhos mais sérios, podendo até ser utilizada uma máquina de preparação de um abrasivo. E existem câmaras especiais para limpeza de metais.
Regras e tecnologia
Resta apenas aprender algumas das nuances da tecnologia de limpeza e lembrar as regras para trabalhar com equipamentos de jato de areia.
Em primeiro lugar, abordaremos as regras de segurança para jateamento automático:
- no local de produção da limpeza de metais, exceto para os participantes diretos do processo, não deve haver pessoas;
- antes de iniciar o trabalho, verifique o equipamento quanto à facilidade de manutenção, as mangueiras quanto à integridade e estanqueidade nas conexões;
- os trabalhadores devem possuir traje especial, luvas, respirador e óculos de proteção;
- os órgãos respiratórios ao trabalhar com areia devem ser protegidos de forma confiável, pois o pó do esmagamento da areia pode causar doenças graves;
- antes de colocar a areia na caçamba, ela deve ser peneirada para evitar entupimento do bico;
- ajuste a pistola primeiro para a alimentação mais baixa e, eventualmente, adicione-a à eficiência nominal;
- não é recomendável reutilizar material abrasivo ao trabalhar com uma unidade móvel;
- ao efetuar o jato de areia perto de paredes, outros elementos de construção ou quaisquer dispositivos, é necessário protegê-los com telas feitas de folhas de metal.
É preferível utilizar em casa equipamento isento de pó, que em termos de segurança se aproxima do homólogo hidráulico. Sua tecnologia não difere do jato de areia convencional, apenas o resíduo é aspirado para uma câmara especial, onde é limpo e preparado para o reaproveitamento. Tal dispositivo pode reduzir significativamente o consumo de areia ou outro material abrasivo, reduzindo o custo do processo de limpeza. Além disso, haverá visivelmente menos poeira.
Essa tecnologia de processamento de estruturas metálicas permite até que pessoas que não possuem equipamentos de proteção fiquem perto do local de trabalho.
Se o trabalho for realizado com equipamento hidráulico, então o ajuste da quantidade de abrasivo pode ser feito durante a limpeza, a partir de seu menor avanço. A pressão do fluido de trabalho deve ser mantida dentro de 2 kgf / cm2. Portanto, é melhor controlar o processo de processamento e regular o fornecimento de componentes para o local de limpeza.
Discos de jato de areia no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.