Tudo sobre limpeza de metal a laser

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. Visão geral do equipamento
  4. Tecnologia de purificação
  5. Engenharia segura

O metal é um material comum para fazer uma ampla variedade de estruturas. Tem muitas vantagens, mas a principal desvantagem é a corrosão, que estraga qualquer produto. Para remover a ferrugem, existe um equipamento especial desenvolvido para trabalhos de limpeza. Um desses dispositivos é a instalação de laser, que possui características e vantagens próprias.

Peculiaridades

A ferrugem aparece com o tempo em quase todas as estruturas de metal e produtos que são expostos à umidade e não têm um revestimento anticorrosivo especial. No entanto, você pode lidar com esse problema sozinho usando uma instalação a laser.

Ressalta-se que a principal vantagem da tecnologia é a segurança e o resultado de alta qualidade. Esse método é usado há muitos anos, por isso ganhou o direito de ser considerado um dos melhores no combate à corrosão de metais.

Para remover a ferrugem da superfície de um produto metálico, é necessário o uso de equipamentos especiais com fonte de radiação a laser. Se não houver ferrugem na estrutura, os raios refletirão sem problemas. O princípio de funcionamento do aparelho é direcionar o laser para a parte danificada, que acumula energia e, quando aquecida, afasta-se da base. A ferrugem pode derreter e às vezes até evaporar.

A limpeza de metais a laser é bastante popular, pois apresenta muitas vantagens. Você pode encontrar uma unidade compacta que pode ser usada para fins domésticos - ela faz seu trabalho perfeitamente. É importante observar que este método não é perigoso e não agride o meio ambiente. Nenhuma substância tóxica será liberada durante a remoção da corrosão do metal.

A principal característica da limpeza a laser é a alta precisão. Durante o processamento, o feixe é direcionado para um local específico e a superfície não danificada permanece descoberta.

Uma grande vantagem é a velocidade com que um resultado positivo se torna visível. O equipamento para este procedimento não faz barulho, aliás, todos podem fazer frente ao seu controle. Deve-se notar que qualquer superfície é adequada para processamento.

Para operar o equipamento, você precisará de um investimento único, após o qual não precisará mais comprar insumos, portanto podemos afirmar com segurança que esta compra será uma solução lucrativa. Mesmo a unidade mais fraca é capaz de operar até 50 mil horas, e este é um período impressionante. A ferrugem é removida uniformemente, para que a superfície do produto de metal permaneça intacta. Todas as vantagens listadas podem explicar facilmente a demanda por este equipamento. O dispositivo que remove a corrosão prolongará a vida útil de estruturas feitas de diferentes tipos de metal.

Formulários

Deve-se observar a microexploração, que consiste em trabalhar com pequenas peças e diversos circuitos, terminais e conectores. Este laser pode limpar fios, soldar conexões e fazer cortes em placas, o que confirma a versatilidade e eficácia deste método.

além do mais graças à alta precisão, é possível remover a camada de material isolante sem danificar a base.

Os sistemas a laser são adequados para limpar itens valiosos de ouro, estruturas metálicas e até carrocerias de carros, removendo tinta velha e ferrugem.Muitos profissionais usam um laser para remover a corrosão de joias, moedas antigas, peças de máquinas e muito mais.

Há muito que as grandes empresas industriais utilizam equipamento profissional para o processamento de várias superfícies metálicas., sejam as indústrias de refino de petróleo, automotiva ou aeroespacial.

Visão geral do equipamento

Existe uma grande variedade de dispositivos no mercado para remover ferrugem de superfícies metálicas. Os dispositivos de limpeza a laser são divididos em várias variedades, cada ferramenta tem suas próprias características e vantagens. Para escolher um limpador, é necessário estudar cuidadosamente as características de cada subespécie, pesar os prós e os contras. Existem vários tipos de sistemas a laser, dependendo do tamanho e da potência.

As unidades com um indicador de 12-20 watts são adequadas para trabalhar com produtos pequenos. Freqüentemente, são equipados com baterias de alta capacidade.

As unidades de tamanho médio suportam 100-400 watts. Mas produtos grandes são adequados para limpar a ferrugem com um indicador de até 1000 W.

O modelo mais conveniente é considerado um dispositivo de bolsa, que se apresenta em um tamanho compacto e peso leve. Graças a esta unidade, você pode manipular objetos em uma planta industrial e em uma oficina doméstica.

Se for necessário um dispositivo com maior potência, é melhor comprar uma instalação que tenha um sistema de filtragem embutido. Um limpador de fabricação chinesa é muito procurado, pois é bastante conveniente, barato e faz um excelente trabalho na remoção de ferrugem de qualquer superfície. Equipamento fabricado na China refere-se a dispositivos móveis fáceis de transportar e transportar de um lugar para outro.

Alguns modelos de jato de areia são equipados com sistema de automação, videovigilância e controle remoto, o que apenas simplifica o processo de operação.

O jato de areia de fabricação alemã atrai grandes empresas, uma vez que a gama desse tipo de equipamento é bastante ampla. Mas eles não podem ser usados ​​em superfícies delicadas. Um laser de mochila pode ser encontrado aqui, que inclui três tipos de módulos - fonte de alimentação, cabeçote de laser e dispositivo de observação. Quando a unidade é ligada, a superfície é escaneada, então a unidade detecta a profundidade da corrosão e só então começa a processar as áreas destruídas pela ferrugem.

Tecnologia de purificação

Para obter um resultado positivo, é necessário não só ter disponível um limpador a laser de alta qualidade, mas também familiarizar-se com a tecnologia de trabalho. O princípio de operação do dispositivo é focar um poderoso fluxo de luz na área afetada. Dependendo da capacidade do equipamento, a ferrugem pode não apenas cair, mas também derreter e evaporar. Vamos considerar duas tecnologias para limpar o metal da corrosão, que são as mais eficazes.

Ablação

Estamos falando de radiação pulsada, que leva à evaporação do filme de óxido. Sob a influência do laser, a camada superior sobe acima da superfície, transformando-se em uma nuvem de plasma, que então se dissolve. O processo de ablação ocorre entre as fases gasosa e condensada usando mudanças bruscas de temperatura. Esse equipamento pode aquecer metal até 17.000 graus Celsius.

Primeiro, o equipamento varre a superfície para determinar a profundidade da limpeza subsequente. A principal etapa do trabalho é remover a ferrugem com a potência selecionada no modo automático.

Dessorção

Este método não é menos popular, mas é mais suave. A principal tarefa desses equipamentos é afetar suavemente a ferrugem com fótons, que levam à separação da camada superficial, que se tornou escamosa. Essas instalações têm baixa potência, por isso aquecem o metal sem transformar as áreas afetadas.Vale ressaltar que após o aquecimento, o resultado será perceptível em pouco tempo devido à força de impacto do feixe de laser emitido.

A dessorção é freqüentemente usada para joias e acabamentos decorativos, mas é adequada para limpar peças complexas.

Engenharia segura

O trabalho com o sistema laser deve ser realizado de acordo com normas rígidas e observando as medidas de segurança. É por isso primeiro, você precisa se familiarizar com as recomendações básicas, após o que você pode começar a operar o equipamento. Como estamos falando de um laser de alta diretividade e radiação monocromática, é preciso ter cuidado ao trabalhar com ele. Qualquer instalação deve ser aterrada.

Como a radiação laser pode afetar negativamente a visão humana, é necessário trabalhar com o equipamento em óculos e luvas especiais certificadas para proteger o corpo da influência do feixe de laser, que pode prejudicar a córnea e a retina.

Só é possível começar a trabalhar com a máquina depois que o operador estiver equipado com o equipamento de proteção. O alcance do infravermelho deve ser de 1064 nm.

Antes de ligar o equipamento é necessário testá-lo e configurá-lo. É extremamente importante estudar as instruções de uso, pois produtos de diferentes fabricantes podem diferir ligeiramente nas características e métodos de controle.

Resumindo, podemos afirmar com segurança que a máquina de limpeza a laser contra ferrugem se tornou um verdadeiro avanço no campo do trabalho com superfícies metálicas, as quais, sob a influência da umidade, se corroem com o tempo.

Devido à variedade de capacidades das unidades, é possível trabalhar com produtos de qualquer tamanho, seja joalheria ou carroceria. Uma série de características distintas e vantagens diferenciam a unidade de laser de outros produtos de limpeza contra ferrugem. Portanto, resta escolher o equipamento certo, observar os cuidados de segurança e aproveitar o resultado da operação deste equipamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário