Como fazer um jato de areia com um extintor de incêndio com as próprias mãos?

Contente
  1. Dispositivo
  2. Ferramentas e materiais
  3. Instrução de manufatura

Muitas vezes, em certas áreas da atividade humana, há uma necessidade de limpeza rápida e de alta qualidade de várias superfícies de contaminação ou revestimento de vidro. Isso é especialmente procurado em pequenas oficinas de automóveis ou garagens privadas. Infelizmente, equipamentos especializados para isso têm um preço muito alto.

Ao mesmo tempo, se você tiver um compressor potente à mão, poderá facilmente fazer um jato de areia caseiro. Vamos tentar descobrir como fazer esse dispositivo com nossas próprias mãos de forma rápida e simples.

Dispositivo

Primeiro, você deve considerar em quais componentes o jato de areia consiste para entender claramente como fazê-lo.

Independentemente do esquema do dispositivo, o jato de areia deve ter um fluxo comum de abrasivo e ar de saída. Se a montagem for realizada no esquema do tipo pressão, a areia, devido à aplicação da pressão, cairá no tubo tipo saída, onde será misturada com o ar fornecido pelo compressor. Para criar um vácuo no canal de alimentação do abrasivo, o chamado efeito Bernoulli é aplicado.

O fornecimento de areia para a área de mistura é realizado exclusivamente sob a influência da pressão atmosférica.

A capacidade de fazer jato de areia de um extintor de incêndio ou outro meio improvisado de várias maneiras é explicada pelo fato de que você pode usar uma série de coisas e materiais que, à primeira vista, parecem desnecessários.

Uma versão caseira é feita com base em esquemas típicos, que podem diferir uns dos outros apenas na forma de alimentar a parte a limpar com areia. Mas sejam quais forem os diagramas (desenho) do dispositivo, todos eles incluirão os seguintes elementos:

  • um compressor que bombeia a massa de ar;
  • uma pistola, com a ajuda da qual a composição abrasiva será fornecida à superfície que necessita de limpeza;
  • mangueiras;
  • tanque de armazenamento de abrasivos;
  • o receptor deverá formar o suprimento necessário de oxigênio.

Para aumentar o tempo de uso contínuo do equipamento, para manter a pressão necessária para uma operação de alta qualidade, um separador de umidade deve ser instalado.

Se for utilizado um compressor do tipo êmbolo, deve ser instalado um mecanismo no canal de ar responsável pela entrada, que fará a filtragem do óleo.

Ferramentas e materiais

Para obter um jato de areia de um extintor de incêndio, você precisará ter as seguintes ferramentas e peças sobressalentes em mãos:

  • um par de válvulas de esfera;
  • um recipiente de um extintor de incêndio, um cilindro de gás ou freon;
  • um par de camisetas;
  • parte do tubo para formação de funil para enchimento do abrasivo;
  • mangueiras com tamanho interno de 1 e 1,4 centímetros, destinadas a liberar o abrasivo e fornecer ar do compressor;
  • grampos com acessórios usados ​​para fixar mangueiras;
  • fita adesiva de tipo sanitário, cujo uso permite a ligação das partes estruturais do modelo montado.

Instrução de manufatura

Agora, vamos considerar o processo direto de criação de um aparelho de jato de areia a partir de um extintor de incêndio. É realizado da seguinte forma:

  1. Preparando a câmera. Para preparar a câmara para trabalhos futuros, o gás deve ser liberado do extintor de incêndio ou o pó deve ser derramado. Se o cilindro foi pressurizado, todo o conteúdo deverá ser removido dele.
  2. É necessário fazer furos no recipiente. Na parte superior, os furos servirão para preencher os abrasivos. Eles devem ter o mesmo tamanho que o diâmetro do tubo instalado. E por baixo são feitos orifícios para a posterior fixação da grua por soldadura.
  3. Agora a válvula está sendo soldada no cilindro, que ficará responsável por regular o fornecimento de materiais abrasivos. Neste caso, você pode usar uma opção alternativa - montar um adaptador onde o regulador será aparafusado.
  4. Após a torneira, deve-se instalar o tee, assim como a unidade de mistura. Para sua fixação de alta qualidade, você precisará usar fita adesiva.
  5. No último estágio, uma válvula deve ser instalada na válvula do cilindro., e depois monte o tee.

Agora é necessário concluir a montagem da estrutura principal soldando as alças para transporte do equipamento ou instalação de rodas.

Não será supérfluo equipar o jato de areia de extintor de incêndio e pernas, que servirão de suporte. Isso tornará a estrutura o mais estável possível.

Depois disso, as conexões são criadas, bem como os caminhos de alimentação e descarga para a mistura acabada:

  • as conexões são instaladas na válvula do balão e em T localizado abaixo;
  • a mangueira, que tem um diâmetro de 1,4 centímetros e se destina ao fornecimento de ar, é colocada entre o T da válvula e a unidade de mistura correspondente, que está localizada no fundo do recipiente;
  • um compressor deve ser conectado à entrada de uma válvula em T equipada com uma conexão que permanece livre;
  • o outro ramo do tee, do fundo, é conectado a uma mangueira por onde será fornecido o abrasivo.

Sobre isso, a formação do jato de areia pode ser considerada completa.

Agora você precisa criar uma arma e um bico. O primeiro elemento é fácil de criar usando um acessório de válvula de esfera, que é montado na extremidade da mangueira de fornecimento de composto abrasivo de ar. Tal dispositivo do tipo de saída é, na verdade, uma porca de aperto, com a ajuda da qual o bico é fixado para remover a mistura.

Mas o bico pode ser feito de metal girando-o em um torno. Uma solução mais conveniente seria criar esse elemento a partir de uma vela automotiva. Para tal, deverá cortar o referido elemento com uma esmerilhadeira de forma a separar a coluna forte de cerâmica das peças metálicas da estrutura e dar-lhe o comprimento pretendido.

Deve ser dito que o processo de separação da parte necessária da vela é muito poeirento e é acompanhado por um odor desagradável. Portanto, não deve ser realizado sem o uso de equipamento de proteção individual.

E se você não tem as habilidades para trabalhar com a ferramenta citada e as premissas necessárias onde este processo pode ser realizado, então é melhor simplesmente adquirir um bico de cerâmica em alguma loja e instalá-lo.

Agora o dispositivo deve ser verificado. Para fazer isso, você precisa desparafusar o plugue da travessa e despejar areia no corpo com jato de areia. Seria melhor usar um regador para não derramar. Anteriormente, deve ser bem peneirado e granulado.

Acionamos o compressor, encontramos uma pressão adequada e também ajustamos a quantidade de areia que é fornecida usando a torneira no fundo do aparelho. Se tudo estiver em ordem, a construção resultante funcionará corretamente.

De modo geral, deve-se observar que o jato de areia caseiro feito com extintor de incêndio é mais eficaz do que os desenhos industriais que podem ser encontrados no mercado. É por isso seria melhor gastar seu próprio tempo criando um análogo caseiro. Além disso, isso não requer grandes investimentos ou recursos financeiros.

Como fazer o jato de areia de um extintor com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário