Nós fazemos um bico de uma vela de ignição para jato de areia

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Como desmontar uma vela?
  3. Etapas de fabricação subsequentes
  4. Exame

O bico das máquinas de jato de areia está frequentemente sob forte carga e pressão, porque partículas abrasivas voam através dele, limpando as superfícies tratadas. Esse material tem um efeito ativo sobre as substâncias estranhas que precisam ser removidas. Sem surpresa, esse fluxo também afeta negativamente o diâmetro interno do bico.

Eles são geralmente chamados de consumíveis, porque requerem uma substituição relativamente frequente. Para dispositivos industriais, você pode comprar bicos de reposição em lojas especializadas. Mas existem muitas instalações DIY. E para levar em conta todas as suas características, você pode fazer um bico de jato de areia a partir de uma vela de ignição com as próprias mãos. Vamos tentar entender esse problema.

Ferramentas e materiais

Se falamos de ferramentas e materiais, então você precisará ter em mãos para realizar a tarefa:

  • diretamente uma vela;
  • discos de corte para retificadoras: diamante para concreto para corte de cerâmica e metal;
  • um torno onde a vela será presa;
  • alicate;
  • queimador de gás.

Deve-se acrescentar aqui que é melhor usar um plugue importado de carro (como "Brix" ou "Champion"), que possui um isolador interno longo. Os modelos domésticos não são muito adequados porque é difícil extrair o núcleo deles. Possui uma série de extensões e está equipada com pequenas âncoras para uma adesão firme à cerâmica. Portanto, muitas vezes, ao tentar obter um núcleo de metal, ele pica. É claro que, para cumprir sua tarefa principal, esse modelo de vela será mais confiável, mas para alteração é pior do que as contrapartes importadas.

Como desmontar uma vela?

Se falamos sobre o projeto de um dispositivo como a vela de ignição de um automóvel, então ele é, em geral, um elemento indissociável. Por este motivo, para retirar o núcleo metálico ou eletrodo da casca de cerâmica de uma vela inteira, será necessário aquecer este dispositivo com um queimador a gás.

Deve ser aquecido fortemente, diretamente ao rubro, de modo que o metal se expanda mais do que a cerâmica, e o núcleo se projete parcialmente da vela inteira sozinho.

Depois que o dispositivo esfriou até a temperatura ambiente, resta retirar a parte de nosso interesse com um alicate... Se o bico requer não a vela inteira, mas apenas parte do isolador feito de cerâmica, não há necessidade de retirar completamente o eletrodo. Basta cortar um pedaço de cerâmica, e a parte já serrada é puxada com um alicate do eletrodo da vela, que é preso em um torno.

Etapas de fabricação subsequentes

Depois disso, você precisa fazer um adaptador de metal. É necessário quando a parte de cerâmica da vela é usada para o bico junto com a parte roscada de metal. Em um lado do adaptador, haverá a rosca de encanamento externa mais comum que é aparafusada em uma válvula de corte. UMA do outro lado haverá uma rosca interna onde é rosqueada o plugue com o eletrodo removido, que funcionará como um bico. A fabricação do adaptador não requer habilidades especiais, mas deve, em geral, ser realizada por um torneiro profissional em máquinas com funções de rosqueamento.

Em seguida, a parte cerâmica da vela com uma dilatação na extremidade e uma arruela de metal macio é fixada com a porca de encanamento mais simples.Em seguida, você precisa aparafusar o fio da vela no adaptador e aparafusar a segunda ponta do adaptador na torneira. Neste caso, não é necessária a selagem com selantes ou fita adesiva.

Em geral, não há requisitos de estanqueidade aqui. A pressão é contida por uma válvula de corte localizada na frente do bico de jato de areia na ponta. Quando a válvula está aberta, a pressão é liberada através do orifício no bico da pistola. Mas se o bico ficar entupido com partículas abrasivas, a pressão começará a se formar dentro dele, semelhante à que está presente dentro do compressor.

Por esse motivo, o aperto total não é tão importante quanto a resistência. Ainda assim, o bico deve estar firmemente encaixado.

Exame

Agora, algumas palavras devem ser ditas diretamente sobre a verificação de um dispositivo já concluído. Na primeira tentativa de um bico caseiro, pode acontecer que ele não funcione ou não funcione corretamente. Nesse caso, a primeira coisa a verificar é o tamanho do furo. Pode ser muito pequeno. Ou outra opção - o abrasivo errado é usado. Pode ser muito grosso ou muito úmido, o que simplesmente impede que passe pelo bico.

Deve-se dizer que quando o bico entope, a pressão aumenta nele. Se a cerâmica for danificada durante a desmontagem da vela de ignição, isso pode causar a ruptura da peça.

Na maioria das vezes, os artesãos usam bicos caseiros com um diâmetro de 2 a 4 milímetros. O abrasivo deve ter certas características técnicas. A qualidade do trabalho do dispositivo feito pode ser avaliada comparando-o com o dispositivo que foi usado anteriormente, ou pelo resultado do trabalho.

O desempenho e a qualidade de todo o dispositivo dependerão desse elemento. Em potentes instalações de tipo industrial, geralmente são usados ​​bicos fabricados na fábrica. Às vezes, eles têm uma geometria muito complexa por dentro. Em vários modelos, o orifício interno no início e no final é alargado e, no meio, parece estreitar.

Isto permite formar um aumento da pressão de trabalho do pó abrasivo na saída e ao mesmo tempo permite a sua passagem livre sem bloqueios. Em dispositivos pequenos, as peças DIY podem ser facilmente aplicadas. Normalmente, um bico de vela caseiro pode durar até 50 horas.

Como fazer um bico de vela para um jato de areia, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário