Betão de areia: propriedades e escopo
O artigo descreve claramente o que é - concreto de areia, e para que serve. A marcação aproximada da mistura seca de concreto de areia é fornecida, os principais fabricantes e as características reais de produção de tal mistura são indicados. É dada atenção à sua composição química e às especificações de transporte.
O que é isso?
Deve ser dito imediatamente que o termo "concreto de areia" é amplamente de natureza cotidiana. Não tem uma designação oficial real, porque na prática, sob tal palavra, esconde-se um produto bastante diferente. As misturas areia-concreto secas são uma subespécie do concreto de fração fina, e esta origem determina suas principais características, nuances de aplicação e características de produção. A base, entretanto, é sempre o cimento Portland de boa qualidade. Nesse caso, é importante que a composição inclua necessariamente areia grossa.
No entanto, a questão não se limita a esses componentes. Outros aditivos também são necessários. Alguns deles são projetados para melhorar as qualidades plásticas do produto acabado e, assim, facilitar sua aplicação. Na fabricação de concreto arenoso, outros tipos de aditivos também podem ser usados. Geralmente são selecionados por tecnólogos, guiados pela conveniência direta neste ou naquele caso.
É permitida a utilização de brita com secção transversal de cerca de 2 cm. Pedra britada menor também pode ser usada (2 cm é apenas o tamanho máximo permitido de pedra britada para a produção deste material de construção). É muito importante que a pedra triturada para a mistura tenha a menor flacidez possível. Altos valores deste indicador interferem na construção normal e operação de alta qualidade de estruturas acabadas. É comum compactar o concreto de areia mais do que as misturas de concreto convencionais.
Por isso, aliás, requer muito mais cimento do que eles. Mas oferece maior resistência à umidade. Esta propriedade é muito apreciada por construtores e reparadores. Importante: não há clínquer triturado na mistura. Não há necessidade de usá-lo.
Como um substituto, lascas de granito podem ser introduzidas
O concreto arenoso também é apreciado por ser um material de secagem rápida (com alta taxa de endurecimento). Quando realmente seca depende de:
-
da temperatura;
-
teor de umidade da mistura inicial;
-
umidade do ambiente;
-
o número de camadas;
-
o tamanho da fração de areia dominante;
-
acabamento (se usado).
Especificações
É muito difícil descrever essas mesmas características com tanta precisão, sem partir de uma marca específica de concreto arenoso. No entanto, há uma série de fatos que estão fora de dúvida. Em particular, o fato de que tal mistura é igualmente adequada para decoração de interiores e exteriores de instalações. Alterar as proporções dos componentes ajuda a corrigir as propriedades do produto acabado. Por padrão, o concreto arenoso é cinza - no entanto, existem aditivos que permitem alterá-lo.
O tempo de endurecimento da mistura colocada é normalmente de 180 minutos. Ele resiste a condições adversas tanto durante a instalação quanto durante o uso posterior. Excelente retenção de calor e extinção de sons estranhos são garantidos (nesses parâmetros, o concreto de areia não é inferior aos materiais de construção comumente usados).Mais uma vez, é impossível determinar a densidade da mistura "em geral" - e ao mesmo tempo a massa de seu determinado volume - sem referência à categoria varietal.
Em média, 19-20 kg da composição acabada são gastos em 1 m2, mas muitas sutilezas e nuances intervêm novamente.
Outros indicadores:
-
a composição fracionária varia de 0,01 a 0,3 cm;
-
a adição necessária de água por 1 kg de mistura não é inferior a 0,2 e não superior a 0,25 litros;
-
o tempo de vida da mistura entre o cozimento e o postura é de pelo menos 120 minutos;
-
adequação ao desenho da capa - no 5º dia após o cálculo;
-
tempo de maturação completo - 28 dias.
Tipos e marcas
M 50 e M 100
A mistura de concreto arenoso M50 tem uma designação alternativa B-3.5. É importante ressaltar desde já que as marcas se distinguem pela resistência específica, que é medida em quilogramas por centímetro quadrado. Para o M50, este indicador padrão é 50 kg, e para o M100, respectivamente, 100 kg. A principal área de aplicação de tais compostos é a eliminação de fissuras e o fechamento de várias costuras de montagem. Em sua fabricação, a quantidade de cimento é pequena, embora não haja cal na composição.
M 150
Esta é uma mistura de alvenaria decente. Mas o fato de ser usado para colocar tijolos é apenas parte da história. Esse produto também pode ser usado para trabalhos de gesso. Na sua fabricação utiliza-se areia lavada de rio e / ou quartzo, sua composição fracionária é de 0,08-0,2 cm. Graças à sua leveza, os custos são reduzidos significativamente.
M 200
A principal utilização desta marca de betão arenoso é a formação de betonilhas de piso radiante. Ela também é levada para uma variedade de trabalhos internos. A areia grossa não é usada para a preparação de M200. O revestimento formado será bastante resistente aos efeitos de deformação. Isso não causa nenhuma reclamação específica - é claro, se você trabalhar corretamente.
M 300
O concreto arenoso desse grupo costuma ser feito com um plastificante, o que aumenta a comodidade de seu uso. Com base nessas misturas, muitas vezes é criada uma casa reforçada e outra de alta resistência, um edifício público ou industrial. Eles também são usados:
-
na produção de argila expandida;
-
para a área cega da casa;
-
ao derramar o chão;
-
para a rua - isto é, é uma solução quase universal.
M 500 e M 400
Seu uso pretendido é principalmente na construção civil e industrial. Mas a construção de casas particulares quase sempre dispensa isso. Os especialistas apontam um equilíbrio muito claro entre os componentes principais. Quase elimina o rebaixamento, que é exatamente o que é importante antes de tudo para o trabalho profissional em uma instalação séria. Além disso, o cálculo da quantidade necessária de substâncias básicas é muito simples.
Fabricantes populares
Os produtos da marca Etalon estão em alta. A empresa utiliza cimento a granel que foi fracionado e reforçado em moinho especial. Ela ressalta que seus produtos são projetados para formar contrapisos resistentes. O produto é adequado para uso interno e externo. Neste caso, apenas a manutenção de uma temperatura de ar positiva é necessária.
Para trabalhos ao ar livre, a "Flor de Pedra" é mais adequada. Contém cimento com pequena quantidade de alumínio. O produto acabado tem excelente resistência ao gelo. O encolhimento é minimizado ou completamente ausente. As principais marcas são M150 e M300.
Mas o produto da Rusean também é bom. Difere em:
-
adequação para uso em temperaturas negativas;
-
alta fiabilidade;
-
força mecânica.
Como é diferente do concreto?
Deve-se notar que se o plastificante não pode ser incluído na composição do concreto, então para o concreto de areia é quase um componente obrigatório. As diferenças também se aplicam ao método de peneiração. Para ele, pegue uma grade com uma célula com uma seção transversal de cerca de 1 cm no máximo. Mas o concreto tradicional é preparado peneirando células de 2 centímetros.Outra propriedade específica importante é que a receita do concreto com areia é perfeitamente equilibrada e permite que até mesmo os construtores e reparadores inexperientes trabalhem bem.
Além disso, os benefícios da mistura de concreto de areia:
-
por parâmetros físicos;
-
vida de serviço;
-
Resistência à umidade;
-
resistência às influências negativas do ambiente externo.
Embalagem e armazenamento
Por padrão, a maioria das empresas fornece concreto arenoso em sacos com capacidade de 25 e 40 kg. Mas também há embalagens de 50 kg. Além disso, não se pode dizer que esta ou aquela capacidade fale de uma qualidade falsa ou de baixa qualidade. Normalmente, os sacos são feitos de 4 camadas de papel. Tanto a acumulação como o transporte de materiais de construção estão sujeitos a um requisito principal - proteção contra umidade.
Portanto, a sala onde a areia de concreto é armazenada deve estar seca. Idealmente, se também houver uma temperatura do ar positiva. A temperatura máxima permitida é 30 graus acima de zero. Os recipientes com materiais de construção devem ser bem fechados.
Sujeito a esses padrões, a vida útil é geralmente de 6 meses.
Como usar corretamente?
Desde o início, vale a pena considerar que as misturas secas de areia e concreto podem ter uma finalidade altamente especializada. Se a composição se destina a pavimentos e betonilhas autonivelantes, dificilmente se justifica a sua utilização como gesso. Antes mesmo de misturar a solução com um mixer, você deve se certificar de que a base é forte o suficiente e devidamente preparada. Mesmo uma contaminação leve, incluindo a presença de óleos técnicos, é inaceitável. Quaisquer defeitos devem ser removidos com antecedência, áreas irregulares devem ser reparadas e a base deve ser adequadamente preparada.
É possível aplicar o material, inclusive rebocar as paredes, manualmente ou com o auxílio de dispositivos mecânicos. Ao mesmo tempo, eles são guiados principalmente pela escala do trabalho realizado e sua complexidade. É aconselhável usar uma composição anti-séptica líquida antes de aplicar o concreto arenoso. A superfície mais plana é formada por faróis. Eles são colocados, guiados por uma barra de nivelamento ou um nível de laser.
Quantos componentes introduzir em 1 m3 da mistura acabada depende do seu campo de aplicação. Qualquer forma:
-
após dispor a solução, distribua uniformemente sobre a superfície;
-
alinhar o layout com a “regra”, com foco nos balizas;
-
faça o alisamento final com espátula;
-
quando a massa endurece um pouco, os faróis são removidos e os canais abertos são saturados com uma solução de mesa.
É imperativo excluir a secagem da camada aplicada dentro de 48 horas. Normalmente, o filme simples é o suficiente. Mas, conforme necessário, a massa de areia-concreto é intensamente umedecida. Caso contrário, níveis diferentes irão secar de forma desigual e, portanto, é provável que haja rachaduras.
O revestimento deve ser protegido do contato com a luz solar direta, e o acabamento é realizado no mínimo aos 10 dias.
O cultivo de concreto arenoso é sempre realizado em recipientes limpos. Para este procedimento, eles levam água tecnicamente pura em temperatura ambiente. A quantidade de líquido a ser usada está indicada na bolsa. Importante: recomenda-se deitar a mistura acabada na água, mas não adicionar água à areia de concreto. A mistura com um misturador ocorre apenas em baixa velocidade; então é importante deixar a solução repousar por 5 a 10 minutos e finalmente misturar bem novamente.
A variação nas propriedades do concreto arenoso é obtida graças aos plastificantes. Alguns deles aceleram o endurecimento da mistura, outros podem retardá-lo. Alguns aditivos são projetados para fornecer resistência ao gelo. E embora o armazenamento no frio ainda seja contra-indicado, ainda é possível derramar o chão ou rebocar uma parede com baixa geada. Aditivos de espumação são frequentemente introduzidos, devido ao qual o nível de proteção térmica do material aumenta (mais poros de ar aparecem nele).
O reboco com concreto arenoso é praticado quando é necessário nivelar paredes curvas. Mas também pode ajudar a proteger a parede da água e melhorar o isolamento acústico. Esse revestimento funciona bem em uma sala úmida, sem aquecimento. Eles também o usam em lances de escada.
Vale a pena considerar que o gesso de areia-concreto é relativamente pesado e pode criar uma carga séria na base. Portanto, não é adequado para trabalhar com blocos de concreto aerado, silicato de gás e assim por diante. A preparação da superfície é realizada da mesma forma que para outros trabalhos de estuque. É imperativo usar uma solução de nivelamento. É aplicado separadamente sob cada camada.
As recomendações para o processamento são sempre fornecidas na embalagem do material de construção.
Independentemente do grau de trabalho de capital na superfície, não deve haver:
-
vestígios de gordura;
-
bolor;
-
áreas enferrujadas.
As paredes lisas geralmente precisam ser ranhuradas para melhorar a tração. Um tijolo com o mesmo propósito é bordado a uma profundidade de 10 mm. Os topos dos tijolos são riscados com escovas de aço. Os fechos de metal são removidos, se possível, e o que não pode ser removido é isolado. Substratos fracos terão que ser reforçados; às vezes, junto com a impregnação e aplicação de primers, chegam a recorrer ao reforço.
O spray é feito com uma solução levada à consistência de kefir. Esta camada não precisa ser alinhada. Deve ser monitorado para não secar. Percebendo a aparência de um brilho fosco, uma massa mais espessa deve ser aplicada. Às vezes, o priming é realizado em duas camadas; o terceiro nível pode ser:
-
gesso polimérico;
-
cobertura de cimento;
-
novamente, solução "kefir" com adição de areia fina.
Caso contrário, eles se aproximam do design da mesa. Claro, também é necessário preparar a superfície adequadamente, para eliminar rachaduras e cavacos. Mas em qualquer caso, o piso requer impermeabilização. A própria concretagem de areia é realizada ao longo dos faróis. Todo o derramamento deve ser feito em uma etapa para evitar "grudar".
Quanto mais espessa a massa e quanto mais camadas forem feitas, mais tempo o concreto de areia vai secar. Em geral, acredita-se que 1 cm seca em 6-7 dias à temperatura ambiente. O uso de aditivos pode diminuir e aumentar esse tempo. Mas o uso do isolamento térmico simultaneamente com a mesa faz com que você gaste várias vezes mais tempo.
Para secar menos o chão, às vezes é feito em várias etapas em camadas; medidores de umidade ajudam a controlar o processo.
Para as propriedades e escopo do concreto de areia, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.