Betão de areia da empresa "Rusean"
Durante a construção, é muito importante selecionar os materiais adequados para aumentar a eficiência da obra. Isso inclui o concreto em areia, que está se tornando cada vez mais popular em nosso país. Além das qualidades positivas, o preço baixo, que se deve à produção nacional, também é muito importante. Uma dessas empresas é a Rusean, cujos produtos serão discutidos hoje.
O que é isso?
Quando as pessoas ouvem pela primeira vez sobre concreto em areia, elas imediatamente se perguntam o que é e por que é necessário. Para começar, é importante notar que este material é uma mistura de construção para a preparação de uma solução. Deve-se dizer que este material tem um grande número de vantagens que o distinguem ou o tornam melhor do que outros análogos de construção.
- Força. Devido à sua estrutura e estrutura, o concreto arenoso "Rusean" pode suportar cargas pesadas que podem ser colocadas sobre ele durante a operação. É composto por areia de quartzo, plastificantes e cimento Portland, razão pela qual o material é durável, confiável e não encolhe.
- Resistência química. As tecnologias modernas tornam possível criar misturas secas muito convenientes e confiáveis, adaptadas aos efeitos da umidade, o que evita a ocorrência de corrosão.
- Estabilidade térmica. O fabricante previu que o concreto arenoso pode ser usado em ambientes com diferentes temperaturas internas. Portanto, essa mistura pode ser usada em regiões frias e quentes.
Para quem não conhece este material, é importante indicar o escopo de aplicação. É largo o suficiente devido às propriedades do concreto arenoso. A mistura é usada principalmente para criar pisos monolíticos, que podem posteriormente resistir a fortes tensões. Também usado para vedação de juntas, nivelamento de superfícies de composições de cimento-areia.
Os produtos Rusean também são úteis no reparo de várias superfícies de concreto, reconstrução de fundações, durante o trabalho de instalação. Pelas suas propriedades, o material pode servir de base para a colocação de uma betonilha de nivelamento, bem como para fachadas e revestimentos. Com base no escopo de aplicação, podemos concluir a versatilidade do concreto arenoso.
Especificações de marcas
O concreto arenoso tem uma classificação e designação que permite distinguir entre diferentes graus de mistura seca. É a letra “M” que significa a palavra “marcação”, que está presente em cada nome, e o número indica a característica de resistência à tração.
M 150
O concreto de areia mais barato, que consiste principalmente de areia de rio e cimento Portland de alta qualidade. Além do mais, durante a fabricação, são utilizados aditivos especiais que tornam esse material o mais resistente aos efeitos do meio externo. A vida útil da solução é de 90 minutos, durante os quais a areia do concreto retém todas as suas propriedades básicas. A resistência à compressão é de 15,2 MPa, embalada em sacos de 40 kg.
A resistência à compressão da amostra é 150 kg / cu. cm. Os pequenos grãos incluídos na composição constituem uma fração do material com tamanho de 1,25 mm. Para o uso bem-sucedido da solução, você precisará de 0,17-0,18 litros de água por 1 kg de mistura seca.Outro indicador técnico importante é a resistência ao gelo, que reflete a capacidade de um material em resistir ao congelamento e ao degelo, seguido pela liberação de água e sua absorção pela mistura.
Para M 150, esse parâmetro é de 35 ciclos, enquanto a espessura da camada recomendada pelo fabricante deve ficar na faixa de 10-30 mm, dependendo das especificidades do projeto de construção. A capacidade de adesão a outras superfícies, ou adesão, é igual a 0,5 MPa. O prazo de validade da mistura seca na embalagem original fechada é de 6 meses. Essa mistura é usada pelos consumidores para trabalhos simples, como consertar várias superfícies. Os objetos de aplicação são pisos, paredes e fundações.
Os especialistas concordam que na construção profissional, as características desse concreto arenoso podem ser insignificantes, por isso é melhor usar soluções mais confiáveis para uso sério.
M 200
O próximo modelo de concreto arenoso, que foi aprimorado e tem características diferentes da mistura 150º. M 200 se distingue por sua viabilidade, e nesta variante as propriedades básicas da solução são retidas por 120 minutos. Resistência ao gelo - 35 ciclos, espessura de camada recomendada - de 10 a 30 mm. O tempo de endurecimento é de 2-3 dias, durante este período a mistura começa a endurecer ativamente, criando assim uma base densa. É muito importante cumprir todas as condições para adicionar água e fazer concreto de areia para o resultado mais eficaz. Após 28 dias, o M 200 irá finalmente endurecer, atingindo assim sua força máxima.
O consumo de água é de 0,12-0,14 litros por 1 kg, no total 4,8-5,6 litros serão necessários por saca. O prazo de validade na embalagem original é de seis meses. Quanto ao âmbito de aplicação, foi ampliado em relação ao modelo M 150. Trata-se de reboco, alvenaria, construção de paredes, bem como diversas operações de concretagem de superfícies e aplicação de betonilha. Aliado a um preço baixo, este betão arenoso é bastante procurado e excelente para a execução de obras de média complexidade tanto na construção doméstica como profissional.
M 300
O próximo tipo de concreto de areia, que é mais caro e mais confiável do que os análogos anteriores. A principal área de aplicação é vários nivelamentos ásperos de estruturas de concreto, vazamento de piso e muito mais que precisa ser reforçado usando as propriedades deste material. A fração máxima é grande o suficiente e é de 5 mm, enquanto o consumo da mistura por 1 m2 é de 20-22 kg, desde que a espessura da camada seja de 10 mm.
Densidade de superfície a granel - 1500-1550 kg / m3 m, a faixa de temperatura durante o trabalho é de +5 a +25 graus. A principal característica da tecnologia é a espessura da camada, que foi aumentada e é igual a 50-150 mm. Com essa mudança, você será capaz de fornecer ainda mais resistência e confiabilidade depois que o material estiver completamente curado. A adesão ao concreto é de 0,4 MPa, a vida útil da solução é de 120 minutos.
Capacidade de caminhar - 48 horas, enquanto a resistência ao gelo está no nível F50, para que você possa trabalhar com a mistura mesmo em temperatura zero. O M 300 também se distingue pela sua elevada resistência, por exemplo, para que o material comece a deformar-se, deve ser aplicada uma pressão de 30 MPa. A opção de embalagem é em sacos de 40 kg com vida útil de 6 meses. Após o preparo adequado da mistura, sua aplicação e endurecimento, o concreto arenoso pode ser operado em uma faixa de temperatura de -35 a +45 graus.
O M 300 é utilizado em pequenas construções, onde a relação qualidade-preço é muito importante. Características ótimas, facilidade de uso e custo relativamente baixo tornam este concreto de areia um dos mais populares entre os compradores.
Vale a pena dizer que os construtores profissionais consideram esta mistura a mais adequada para a maioria das tarefas que estão associadas tanto a reparos convencionais quanto a acabamentos complexos, vazamento e outros processos.
M 400
A mistura seca mais recente e tecnologicamente avançada produzida pela Rusean. Contém cimento de alta qualidade, vários enchimentos e aditivos que permitem que o material endureça e seja resistente às condições ambientais. Os principais objetos de aplicação são pisos e alicerces, bem como obras de acabamento de fachada. A viabilidade da solução mantendo as propriedades básicas é de 120 minutos, o consumo de água por 1 kg de mistura seca é de 0,08-0,11 litros. O M 400 se distingue por uma fração de carga muito grossa de 20 mm, enquanto o tempo de endurecimento é de 48 horas. A espessura da camada recomendada pelo fabricante deve estar na faixa de 50 a 150 mm, adesão - 0,5 MPa.
Outro diferencial desse concreto arenoso é o aumento da resistência à umidade, que se expressa em alta resistência à geada por 100 ciclos. O consumo da mistura por 1 m2 é de 1,8-2 kg com uma espessura de camada de 1 mm. Vale a pena dizer que M 400 é frequentemente utilizado na construção profissional, quando é necessário equipar uma mesa de piso de alta resistência e resistente ao desgaste.
É necessário armazenar esta areia de concreto em local bem ventilado para evitar a ocorrência de alta umidade, pois isso pode levar a consequências negativas que podem afetar a qualidade da mistura.
Como preparar a mistura?
Uma parte muito importante do trabalho é a preparação correta da mistura. É desse processo, assim como da aplicação do material, que depende todo o resultado do trabalho. Misturar é um negócio responsável que deve ser levado a sério.
- Primeiro, você precisa limpar o local do estilo futuro. Para fazer isso, trate as superfícies nas quais você vai aplicar a mistura. Como resultado, eles devem estar livres de sujeira, poeira e resquícios de revestimentos anteriores para maximizar a aderência. Alguns construtores até usam agentes desengraxantes para obter o máximo de seus trabalhos.
- Em seguida, é importante preparar a superfície para se livrar de juntas, ranhuras, rachaduras e outras irregularidades.
- Depois disso, você precisa iniciar o próprio processo de preparação da mistura. De acordo com as características do seu concreto arenoso, prepare a quantidade de água que será suficiente para o material preparado. Deve-se acrescentar que o líquido deve ser de temperatura média.
- Depois de combinar os ingredientes, comece a misturar o conteúdo. Isso pode ser feito manualmente ou com um misturador de construção, dependendo da escala da obra. O mais importante é que a mistura criada não tem grumos e é homogênea.
- Após sua preparação, a composição deve repousar por 7 a 10 minutos, depois misturar novamente e só então poderá ser aplicada na superfície. É importante destacar que para o vazamento do piso é necessário dispor de uma espátula de construção, com a qual se poderá aplicar a argamassa em uma camada uniforme.
- Após a aplicação da mistura, deve-se compactá-la para que ao endurecer a camada se torne o mais densa possível. Para isso, você também pode usar várias ferramentas de construção. O concreto arenoso endurece em 5-6 horas e leva a dureza principal em 2-3 dias, o que deve ser levado em consideração ao operar um edifício ou outras instalações onde o trabalho é realizado.
Antes de preparar a mistura, estude cuidadosamente as características do material selecionado, siga todos os passos necessários para que no final a solução seja segurada com firmeza e segurança. No caso de violação da tecnologia, você pode encontrar uma densidade de concreto de areia de baixa qualidade.
Conselho de profissional
Finalmente, considere as recomendações valiosas de construtores que estão engajados em tais atividades há muito tempo.
- O reparo do piso requer muito menos mistura do que um preenchimento completo. Para colocar tijolos, você pode aderir ao fato de que para 1 m2 são necessários 2,3-2,6 kg de material.
- Também é importante observar que se você vai realizar trabalhos em uma área grande, a mistura deve ser reforçada com armadura para que a camada de armadura torne o concreto de areia mais resistente nos locais mais vulneráveis.
- A umidade do ar de trabalho não deve ser superior a 80%.
- Todos os especialistas recomendam prestar atenção à quantidade de água utilizada na mistura. A falta dela levará à formação de grumos, que causarão irregularidades, e o excesso tornará o concreto arenoso menos durável e sujeito a rachaduras.
- Durante o preparo da mistura, é necessário ter os equipamentos necessários na forma de óculos, roupas e luvas, e também evitar a inalação de areia de concreto. É importante enxaguar a ferramenta de trabalho periodicamente, pois o material que permanece nela pode secar.
- Os profissionais aconselham chamar a atenção dos consumidores para o fato de que é muito importante adquirir todo o material com antecedência.
Isso é especialmente verdadeiro para projetos de grande escala, onde você pode economizar na compra a granel de concreto em areia de fornecedores confiáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.