Consumo de areia de concreto
Para concreto de areia, areia grossa é usada. O tamanho do grânulo dessa areia não excede 3 mm. Isso a distingue da areia de rio com um tamanho de grão inferior a 0,7 mm - devido a essa característica, tal solução pertence às comuns, e não é areia de concreto por definição.
Método de cálculo básico
O cálculo do concreto arenoso necessário para cobrir 1 m2 de superfície, bem como para a preparação de 1 m3 de material de construção, é realizado por um especialista. Para calcular a quantidade necessária de concreto de areia, você precisa saber:
- a quantidade de trabalho planejada pelo cliente;
- embalagem de concreto arenoso - de acordo com a quantidade de sacolas encomendadas;
- uma marca de concreto arenoso, abaixo da qual não se pode descer em um caso particular.
Correlacionando esses dados em um script ou programa de cálculo que funciona como uma espécie de calculadora, o capataz, que calcula a estimativa final, gera uma ordem de execução.
Os recursos de cálculo também são os seguintes. Além da areia, telas de granito com as menores partículas e plastificantes são adicionadas ao concreto arenoso. Conseqüentemente, torna-se possível economizar na qualidade da concretagem de areia onde é realmente justificado: se, por exemplo, o concreto M-400 ou M-500 for supérfluo, digamos, ao construir um edifício não residencial em um piso, onde a sobrecarga não é esperada, então você pode usar concreto arenoso da marca M-300. Mas também é impossível subestimar demais o grau do concreto: essas economias muitas vezes se transformam, digamos, na fragilidade da estrutura ou estrutura concluída.
Além de areia, cimento e peneiramento de pedra triturada, plastificante triturado é adicionado ao concreto de areia. Pode haver vários aditivos plastificantes. Eles são adicionados na forma de um pó triturado ou são despejados um por um (ou todos de uma vez - misturados / caoticamente) na composição de concreto de areia criado. A sua utilização tem um efeito benéfico na qualidade do betão arenoso: é resistente à absorção excessiva de humidade, razão pela qual penetra muito menos na base vazada e endurecida que ganhou resistência. E onde não há excesso de umidade, não há excesso de congelamento, não importa o quão frio lá fora (até -60 graus na Rússia), a rachadura da água congelada não perturba o concreto tanto quanto na completa ausência de aditivos plastificantes.
O cálculo do concreto de areia é baseado nas seguintes teses:
- o número de sacos de concreto arenoso por metro cúbico;
- o número de sacos da mesma areia de concreto por metro quadrado da superfície vazada (revestida).
Quanto mais dados sobre um pedido específico, mais fácil - e rápido - ele será atendido. O resultado permite estimar o cumprimento da aplicação do fornecedor para que todo o lote seja entregue em uma única viagem, sem a necessidade de compra de uma escassez repentina de concreto arenoso.
Se você estiver preparando o concreto em areia, leve em consideração os seguintes fatores.
- Densidade aparente da areia do mar, crivagem de pedra britada e cimento - separadamente. A densidade real sem lacunas de ar entre as partículas de poeira / grânulos / grãos de areia que ficam em cima uns dos outros é visivelmente menor do que a densidade aparente. Nessas lacunas, para formar uma composição semilíquida total de concreto arenoso misto, entra água com plastificantes. Os grãos de areia são recobertos por grãos de poeira e partículas menores de plastificante pulverulento, misturados até ficarem homogêneos. E eles, por sua vez, são unidos pela água, parte da qual permanece na composição endurecida, "capturada".
- Consumo da composição por metro cúbico... Para, por exemplo, fazer uma mesa de concreto arenoso com 5 cm de espessura, será necessário cobrir 20 m2 de uma superfície (plataforma) antiga previamente preparada com um metro cúbico. Este montante é calculado da seguinte forma: o metro de altura de um metro cúbico é dividido por 5 cm - resulta, por assim dizer, 20 camadas, umas sobre as outras, que estão "espalhadas", distribuídas sobre a superfície de, digamos, um piso áspero (fundação de concreto armado na própria estrutura). Com uma espessura de preenchimento, o quadrado mudará de acordo: com uma diminuição na espessura, ele aumentará, com um aumento - vice-versa.
Recebidos esses dados, eles escolhem a marca do concreto arenoso - e com a participação do gerente da loja, é contabilizado por sacos. Os sacos são diferentes - de 10 a 50 kg de concreto arenoso para cada um.
Quanto material você precisa para um cubo?
Peso médio de concreto de areia - 2,4 t / m3... Mas dependendo da marca, ele flutua visivelmente. Apesar do fato de a pedra britada e a areia terem uma origem comum - o material de granito, a tonelagem do cubo difere dependendo do tamanho do grão do material. Por exemplo, por centímetro de espessura do revestimento, o consumo de concreto arenoso de grau médio é de aproximadamente 20 kg / m2. Se você pegou areia de concreto em sacos de 40 quilos, então um deles é igual ao revestimento no mesmo quadrado de 2 cm de espessura. Quando há uma exigência estrita, por exemplo, os mesmos 5 cm de espessura da mesa, o consumo de 5 sacos por 2 m2 é natural.
Para realizar uma betonilha com os mesmos 5 centímetros da espessura de acumulação (profundidade) da base de uma oficina com área de 30 m2, neste caso serão necessários pelo menos 75 sacos da mesma areia de concreto. Para estimar quantas frações de um metro cúbico cabem em um saco de concreto de areia - para os mesmos 40 kg, divida o segundo em um metro cúbico. Em 6 sacos de 40 quilos caberá 0,1 m3, já que o resultado obtido é, neste caso, um número irracional (ponto zero, um décimo, seis no período). E para converter o número de sacolas em um cubo, ao contrário, sairá 60 (no mesmo caso).
Para reduzir o consumo de concreto arenoso, também é possível, além da peneiragem do granito, experimentar argila expandida triturada (aparas de tijolo), mas não abuse dessa técnica.
Consumo por metro quadrado
O concreto arenoso, como qualquer material de construção, é ainda mais simples no cálculo do consumo por metro quadrado. Se para a preparação da composição da marca M-300, com densidade em torno de 2.400 kg / m3, são necessários exatamente 2,4 toneladas para cada metro cúbico, então no caso de uma mesa de 5 centímetros, o cálculo é o seguinte .
- Para cobrir 1 m2 de superfície com uma mesa de 5 cm, são necessários 120 kg.
- Depois de embalar essa massa em 40 kg, obtemos 3 sacos por quadrado.
São esses dados que o avaliador (gerente) irá anunciar a você, tendo aprendido a espessura da betonilha que você está despejando e de qual marca de cimento você precisa. Por exemplo, para cobrir 30 m2 da mesma oficina - de um exemplo já conhecido - você precisará de 60 sacos de 40 kg de concreto arenoso. No caso de, por exemplo, sacos de 25 quilos, seu número aumentará para 72 com quadratura constante e a espessura da mesa.
Para calcular o número de sacos de concreto de areia, por exemplo, para a marca M-400 (ao colocar pedras de pavimentação nesta mistura), é determinada a espessura da camada nominal (com uma margem), que se assemelha a uma simples mesa da área de concreto sendo reparado. O cálculo é feito, é claro, levando em consideração a espessura das lajes de pavimentação que você está usando. E também com base no nível geral a que subirá a plataforma atualizada: aparecerão centímetros adicionais da espessura total da plataforma equipada.
Em seguida, uma solução é vertida sobre metros quadrados, e sobre ela é colocada, arrancada com um martelo de borracha e exposta (durante a instalação) com a ajuda de um laser ou nível de bolha de água um novo revestimento de ladrilho (pavimentação). Se o piso da sala não for de concreto, mas de alvenaria (raramente, mas é possível), o consumo de concreto arenoso ao nivelar o piso pode ser irregular. Nesse caso, eles agem por um método comprovado.
- Avalie a diferença entre as diferenças de espessura mínima e máxima da mesa, necessárias para nivelar perfeitamente o piso horizontalmente.
- Com base no valor calculado, calcule o consumo de concreto de areia por quadrado.
O valor resultante é convertido em metros cúbicos - para o cálculo final do custo de entrega de todo o lote de concreto arenoso em uma única etapa.
No caso do reboco de paredes, o consumo é calculado de acordo com o mesmo esquema da betonilha: a parede é uma superfície plana. Assim, se forem usados 40 kg / m2 de superfície para um reboco de 2 centímetros das paredes, então é calculado o quadrado das paredes da sala que está sendo acabada. Por exemplo, se a área das paredes da sala era de 90 m2, levando-se em conta as aberturas de portas e janelas, neste caso serão necessárias 3,6 toneladas de concreto arenoso, ou 90 sacos (um saco por quadrado de gesso novo ) de mistura seca.
O comentário foi enviado com sucesso.