Betão de areia para construção de fundação
Para qualquer construção, misturas secas especializadas são indispensáveis. Com a sua ajuda, não só arrumam a fundação, mas também a betonilha das paredes, tecto, chão e efectuam as reparações actuais. A mais popular dessas misturas é o concreto de areia.
Peculiaridades
O concreto arenoso é uma mistura seca de consistência de grãos finos com características especiais. Este material possui resistência aumentada às influências ambientais negativas (umidade, mudanças de temperatura), não está sujeito à corrosão e deformação. Além disso, este material de construção destaca-se pelo seu baixo custo. São essas propriedades básicas que tornam possível despejar concreto de areia nas fundações dos edifícios.
Este subtipo de concreto é usado para organizar a fundação de tipos de fita e pré-fabricados.... Areia de concreto é aplicada como o principal material de construção, link de conexão. Os blocos de fundação são instalados em local previamente preparado e preenchidos com argamassa.
Devido à estrutura e densidade do concreto de areia acabado, até mesmo as menores lacunas entre os blocos são preenchidas, e a estrutura torna-se monolítica e muito forte.
Dependendo da finalidade, existem os seguintes tipos de concreto em areia:
- impermeabilização;
- gesso;
- montagem e alvenaria;
- resistente ao desgaste;
- universal.
Para o arranjo da base, é melhor usar os dois últimos tipos de mistura seca: resistente ao desgaste e universal.
Qual marca de concreto de areia é melhor?
A mistura de concreto de areia tem a seguinte composição típica:
- 60% de areia ou dropout;
- 30% de cimento Portland;
- 10% de aditivos especializados (plastificantes, resistentes ao gelo, etc.).
Este material é marcado com a letra "M" e os números 100, 200, 300, 400 e 500. O código digital denota a carga que a mistura pronta de concreto pode suportar em 1 cm2. O tipo de construção mais comum é o M300. Tudo graças a uma grande lista de vantagens:
- resistência a danos mecânicos, bem como cargas estáticas e vibratórias;
- segurança contra incêndios;
- propriedades anticorrosivas;
- o concreto não emite substâncias nocivas, ou seja, é quimicamente neutro;
- maior adesão aos materiais mais populares (metal, madeira, etc.);
- falta de grande retração;
- não polui o meio ambiente.
Além disso, o concreto arenoso M300 é uma mistura autonivelante e forma uma superfície plana. Esse material é muito fácil de usar, o que significa economia de recursos físicos e financeiros.
As informações no vídeo a seguir o ajudarão a escolher facilmente concreto em areia de alta qualidade.
Como preparar a solução?
O processo de preparação de uma solução de concreto de areia é o seguinte.
- Prepara-se um recipiente limpo para a mistura, água fria (não superior a + 20 ° C), uma furadeira com bico ou um misturador especial.
- Gradualmente, com agitação constante, todo o volume da mistura seca é despejado na água. A saída deve ser uma massa homogênea e densa sem grumos.
- A solução é deixada para resolver por 5-10 minutos e o trabalho pode ser iniciado.
Existem indicadores médios para calcular a quantidade necessária de água para misturar a solução. Portanto, normalmente 10 kg de matéria seca precisarão de cerca de 1,7 litro de água. Porém, essas proporções podem variar dependendo do tipo de produto, portanto, certifique-se de verificar as instruções na embalagem de concreto e seguir, antes de mais nada, as recomendações do fabricante.
Você pode determinar o consumo de material para verter a fundação, calculando o volume necessário de matéria seca.
1 m3 de argamassa pronta contém de 1,5 a 1,7 toneladas de concreto de areia seca. É a partir dessa despesa que a quantidade necessária de material é calculada. A embalagem padrão de concreto da marca M300 é de 50 kg. Isso significa que 30-35 sacos da mistura serão necessários para preencher 1 m3 da fundação. Além disso, a área é multiplicada pelo número de sacos e obtém-se a quantidade de concreto, que deve ser diluída para preencher todo o perímetro da fundação do prédio em construção.
Como preencher o alicerce?
Antes de despejar, o seguinte trabalho obrigatório é realizado:
- marcação de sites;
- terraplenagem - arranjo de leito de areia;
- fabricação e instalação de cofragem;
- reforço.
Quando todas as etapas são concluídas de forma consistente, eles começam a lançar a base. Este processo pode ser feito de duas maneiras:
- de uma vez;
- em partes.
Na primeira variante, as ações são as seguintes.
- Todo o volume do concreto arenoso acabado é distribuído uniformemente sobre a fôrma. A velocidade é importante aqui e, portanto, não se pode lidar com isso - uma equipe inteira de trabalhadores é necessária.
- A mistura é tratada com uma unidade vibratória especial. Isso é para remover bolhas de ar e compactar o concreto suficientemente.
- A superfície é cuidadosamente nivelada e deixada para secar.
Um ponto importante: as ações de secagem dependem diretamente das condições climáticas. Se a temperatura do ar estiver entre + 20-25 ° C, não há necessidade de ações adicionais. Se o tempo estiver muito quente, o concreto pode rachar ao secar, o que significa que deve ser coberto com filme plástico e regado com água a cada poucos dias. Isso permitirá que a base seque uniformemente e não se deforme.
Se o vazamento for realizado em partes, o concreto de areia será vazado em camadas ou em blocos. As camadas são formadas horizontalmente ou verticalmente. O principal é aguardar o momento ideal para derramar a próxima porção da solução. O amadurecimento da mistura a uma temperatura de 20-25 ° C ocorre em 4 horas, e a + 5-10 ° C - em um dia. No entanto, o endurecimento inicial ocorre em poucos dias. É nesse intervalo de tempo que a próxima camada pode ser derramada.
Se você se apressar, a camada anterior se deforma, podendo ocorrer rachaduras e distorções, o que não afetará da melhor forma a resistência e durabilidade da fundação.
Ao despejar camada por camada, as camadas também são processadas com uma máquina vibratória e cuidadosamente niveladas. Alguns construtores aconselham fazer o seguinte antes de instalar uma nova camada de base.
- Trate a superfície da camada anterior com um abrasivo ou um composto químico especial. Isso é necessário para remover a "camada de cimento" da superfície do filme.
- Além disso, toda a superfície é cortada com um machado ou cinzel. Você precisa fazer cerca de 100 cortes superficiais por 1m2.
Essas ações irão melhorar a adesão e, portanto, a resistência de toda a fundação.
O concreto arenoso é uma mistura versátil excelente para uma ampla variedade de trabalhos de construção. A fundação, concretada com concreto da marca M300, durará muito tempo e, se toda a tecnologia for observada, não perderá suas propriedades após décadas.
O comentário foi enviado com sucesso.