Tudo sobre arenito

Contente
  1. O que é isso?
  2. Origem
  3. Estrutura e propriedades
  4. Visualizações
  5. Formulários

Um dos minerais mais famosos é justamente considerado arenito, que também é chamado simplesmente de pedra selvagem. Apesar do nome geral, ele pode parecer muito diferente e encontrou aplicação em muitas áreas da atividade humana, graças ao qual a humanidade até começou a produzir análogos artificiais - felizmente, isso não é difícil.

O que é isso?

Na verdade, o próprio nome "arenito" fala de como essa rocha apareceu - é uma pedra que surgiu como resultado da compactação natural da areia. Claro, de fato, a areia por si só não será suficiente - ela simplesmente não ocorre na natureza em uma forma perfeitamente pura e não formaria estruturas monolíticas. Portanto, é mais correto dizer que para a formação de rocha sedimentar granular, que é uma pedra selvagem, são necessários aditivos de cimentação.

Por si só, o termo "areia" também não diz nada de concreto sobre a substância da qual é criada, apenas dá a ideia de que é algo de grão fino e fluxo livre. A base para a formação do arenito é a areia de mica, quartzo, longarina ou glauconita. A variedade de componentes cimentícios é ainda mais impressionante - alumina e opala, caulim e ferrugem, calcita e calcedônia, carbonato e dolomita, gesso e uma série de outros materiais podem atuar como tais.

Assim, dependendo da composição exata, o mineral pode ter diferentes propriedades, que são utilizadas de forma adequada pela humanidade para atingir seus próprios objetivos.

Origem

A areia comprimida sob tremenda pressão só poderia existir na área que costumava ser um fundo do mar por milhões de anos. Na verdade, os cientistas determinam em grande parte pela presença de arenito como esta ou aquela área costumava se correlacionar com o nível do mar em diferentes períodos da história. Por exemplo, não seria fácil adivinhar que as altas montanhas do Daguestão poderiam ter estado escondidas sob a coluna de água, mas os depósitos de arenito não permitem duvidar disso. Nesse caso, o selvagem geralmente se encontra em camadas inteiras, que podem ser de diferentes espessuras, dependendo da quantidade de substâncias iniciais e do tempo de exposição à alta pressão.

Em princípio, um reservatório é necessário pelo menos para formar a própria areia, que nada mais é do que as menores partículas de uma rocha rochosa mais grossa que sucumbiu ao ataque secular da água. Os cientistas acreditam que foi esse processo, e não a prensagem propriamente dita, que consumiu o tempo máximo no processo de "produção" da pedra selvagem. Quando grãos individuais de areia assentaram nas áreas do fundo que nunca foram perturbadas pelas correntes, levou "apenas" várias centenas de anos para formar uma pedra de arenito estável.

O arenito é conhecido pela humanidade desde os tempos antigos, principalmente como material de construção. Provavelmente a atração mundial mais famosa construída a partir do "selvagem" é a famosa Esfinge, mas também é usada para construir vários edifícios em várias cidades antigas, incluindo o notório Palácio de Versalhes. A ampla distribuição da pedra selvagem como um material de construção popular tornou-se possível precisamente devido ao fato de que o mapa dos oceanos e continentes mudou repetidamente durante o desenvolvimento do planeta, e hoje muitas áreas consideradas o coração do continente são de fato familiares com o mar muito melhor do que se possa imaginar. Por exemplo, as regiões de Kemerovo e Moscou, a região do Volga e os Urais podem ser considerados grandes centros de extração desse mineral.

Existem duas formas principais de minerar arenito, que não são intercambiáveis ​​- cada uma é adaptada para um tipo específico de mineral. Por exemplo, variedades mais duras baseadas em quartzo e silício são geralmente explodidas com cargas poderosas e só então os blocos resultantes são cortados em placas menores. Se a formação foi formada com base em rochas calcárias e argilosas mais moles, a extração é realizada por um método de escavadeira.

As matérias-primas extraídas nas condições de produção são limpas de impurezas, trituradas e polidas, e para um aspecto mais estético também podem ser envernizadas.

Estrutura e propriedades

Como o arenito de diferentes depósitos pode não ter muitas semelhanças, é bastante difícil descrevê-lo como algo coerente. Não tem uma determinada densidade padrão, nem a mesma dureza estável - todos esses parâmetros são difíceis de designar, mesmo aproximadamente, se falarmos na escala de todos os depósitos do mundo. Em geral, o aumento das características se parece com isto: densidade - 2,2-2,7 g / cm3, dureza - 1600-2700 kg / metro cúbico.

É importante notar apenas que as rochas argilosas têm um valor muito baixo, pois são muito soltas, não suportam os efeitos das condições de rua aberta por muito tempo e são facilmente destruídas. Deste ponto de vista, as variedades de quartzo e silício de pedra silvestre parecem muito mais práticas - são muito mais resistentes e podem ser utilizadas para a construção de objetos duráveis, uma boa prova disso será a já mencionada esfinge.

Pelo mesmo princípio, os depósitos de arenito podem ser de uma grande variedade de tons, e embora a paleta deva ser aproximadamente a mesma entre as matérias-primas extraídas no mesmo depósito, duas peças de mineral não podem ser iguais - cada uma tem um padrão único. Isso é possível devido ao fato de que durante a formação de qualquer "selvagem" impurezas estranhas inevitavelmente caiam na "cuba de mistura", e sempre em diferentes composições e proporções. Ao mesmo tempo, para fins de acabamento, em que hoje se usa arenito com a maior freqüência possível, os fragmentos mais relevantes são aqueles que apresentam tonalidade mais uniforme.

Apesar da impressionante variedade de variações de pedras, ainda é considerado o mesmo mineral, e não diferente.

Este ponto de vista é apoiado por uma lista decente de qualidades positivas pelas quais o arenito é valorizado - em um grau ou outro, eles são inerentes às matérias-primas de todos os depósitos conhecidos.

Percorrê-los vale pelo menos para o desenvolvimento geral, porque o "selvagem":

  • pode durar meio século, e no exemplo de uma esfinge erguida em arenito, vemos que às vezes esse material não se desgasta em nada;
  • uma pedra selvagem, do ponto de vista químico, é considerada uma substância inerte, ou seja, não entra em reações químicas com nada, o que significa que nem os ácidos nem os álcalis são capazes de destruí-la;
  • A decoração em arenito, assim como os edifícios construídos com este material, são 100% ecológicos, pois se trata de um material natural sem quaisquer impurezas artificiais;
  • ao contrário de alguns materiais mais modernos, blocos e placas de arenito não acumulam radiação;
  • o selvagem consegue "respirar", o que é uma boa notícia para os proprietários que sabem porque é má a humidade excessiva em recintos fechados;
  • devido a alguma porosidade da estrutura, o arenito tem uma baixa condutividade térmica, o que significa que no inverno ajuda a conservar o calor na casa, e no verão, ao contrário, dá um agradável frescor a quem se esconde do calor por trás paredes de arenito;
  • uma pedra selvagem é indiferente aos efeitos da maioria dos fenômenos atmosféricos, não tem medo de precipitação, temperaturas extremas ou mesmo suas mudanças extremas - estudos têm mostrado que mesmo um salto de +50 para -30 graus não afeta de forma alguma o preservação do material de suas propriedades positivas.

Deve-se notar que hoje, o arenito praticamente não é mais percebido como um material de construção em si, mas pertence à categoria de materiais de acabamento, e é desse ponto de vista que consideramos suas propriedades acima. Outra coisa é que para os fragmentos de arenito é encontrada uma aplicação completamente diferente - por exemplo, pedra selvagem é usada ativamente na litoterapia - uma ciência paramédica, que acredita que a aplicação de arenito aquecido em certos pontos do corpo e massagem ajuda a resolver muitos problemas de saúde. Entre os antigos egípcios, o material tinha um significado sagrado, e os amantes do esoterismo ainda vêem um significado profundo e secreto no artesanato de arenito.

Uma propriedade separada da raça, que influenciou amplamente seu uso milenar pela humanidade, mesmo apesar do rápido progresso, é o baixo custo dessas matérias-primas., porque um metro cúbico do material mais barato custa 200 rublos, e mesmo a variedade mais cara custará modestos 2 mil rublos.

Ao mesmo tempo, é praticamente impossível encontrar falhas nas melhores amostras de arenito, porque a única desvantagem significativa de uma pedra selvagem é seu peso significativo.

Visualizações

Descrever a variedade de variedades de arenito é outro desafio, visto que cada depósito possui sua própria pedra selvagem, única. mas justamente por causa dessa diversidade, é necessário, pelo menos brevemente, percorrer as principais características das espécies individuais, para que o leitor tenha uma ideia mais clara do que escolher.

Por composição de material

Se avaliarmos o arenito pela composição, então é comum distinguir seis variedades principais, que se distinguem pelo critério de que tipo de substância se tornou a matéria-prima para a formação da areia, que acabou por formar o material. Deve ser entendido que o mineral que você compra na loja pode ser totalmente artificial, mas a classificação se refere especificamente às variedades naturais. Em geral, a lista de espécies de arenito de acordo com a classificação mineralógica é assim:

  • glauconita - o principal material da areia é a glauconita;
  • tuffáceo - formado com base em rochas de origem vulcânica;
  • polimítico - formado com base em dois ou mais materiais, devido aos quais mais subespécies se distinguem - arenitos arcose e greywacke;
  • oligomítica - contém uma quantidade decente de areia de quartzo, mas sempre intercalada com longarina ou mica;
  • monomictovy - também feita de areia de quartzo, mas já praticamente sem impurezas, na quantidade de 90%;
  • cuproso - à base de areia saturada de cobre.

Para dimensionar

Em termos de tamanho, o arenito pode ser classificado até como áspero - pelo tamanho dos grãos de areia que formaram o mineral. Claro, o fato de que a fração nem sempre será homogênea trará alguma confusão na classificação, mas ainda existem três classes principais de tal material:

  • grão fino - desde os menores grãos de areia comprimidos com um diâmetro de 0,05-0,1 mm;
  • granulação fina - 0,2-1 mm;
  • grão grosso - com grãos de areia a partir de 1,1 mm, geralmente não ultrapassam 2 mm na estrutura da pedra.

Por motivos óbvios, a fração afeta diretamente as propriedades do material, a saber, sua densidade e condutividade térmica. O padrão é óbvio - se um mineral foi formado a partir das menores partículas, então não haverá espaço para vazios em sua espessura - eles foram todos preenchidos devido à pressão. Esse material será mais pesado e mais forte, mas a condutividade térmica será prejudicada devido à ausência de espaços vazios preenchidos com ar. Assim, as variedades de grão grosso apresentam as características opostas - apresentam um excesso de vazios, o que torna o bloco mais leve e economiza mais calor, mas reduz a resistência.

No momento da compra, o vendedor irá descrever o material e de acordo com mais um critério - o arenito pode ser natural e esvoaçante. A primeira opção significa que a matéria-prima já foi dividida em chapas, mas ninguém foi envolvido no processamento posterior, ou seja, existem irregularidades, cavacos, rebarbas, etc. na superfície. Esse material geralmente requer processamento adicional para tornar suas superfícies lisas, mas aspereza e "naturalidade" podem ser consideradas como um ponto positivo do ponto de vista da decoratividade. Ao contrário da pedra natural, é tombado, ou seja, sofreu tombamento (esmerilhamento e polimento) com eliminação de todas as irregularidades.

Tais matérias-primas já correspondem ao conceito de material de acabamento em sentido pleno e representam uma telha caprichada, muitas vezes laqueada.

Por cor

A popularidade do arenito como material de construção e decoração também se deu pelo fato de, em termos de riqueza da paleta, praticamente não limitar de forma alguma o consumidor, e mesmo vice-versa - faz este último duvidar qual opção escolher. A escolha da natureza apresenta dezenas de tons - do branco ao preto passando pelo amarelo e âmbar, bege e rosa, vermelho e dourado, azul e azul. Às vezes, a composição química do mineral pode ser determinada imediatamente pela tonalidade - por exemplo, a paleta azul-azulada indica um conteúdo significativo de cobre, cinza-preto é característico de rochas de origem vulcânica e tons de rosa são característicos de variedades arkose.

E se tons como vermelho ou verde-acinzentado são bastante compreensíveis para o comprador, existem descrições mais exóticas da paleta e do padrão que podem precisar de decodificação adicional.e. Portanto, o tom amadeirado popular do arenito é um padrão incrível e único de manchas bege, amarelo e marrom. Assim, o tom do tigre corresponde ao animal que lhe deu o nome - é preto e laranja com listras alternadas.

Formulários

Uma variedade decente de propriedades físicas e estéticas do arenito, bem como sua disponibilidade quase onipresente, levaram ao fato de que este material é amplamente utilizado em várias esferas da atividade humana. Em uma época, por exemplo, o arenito até era usado como principal material de construção, mas hoje ele passou um pouco nessa direção, pois deu lugar a concorrentes mais leves, confiáveis ​​e duráveis. no entanto a construção de arenito ainda está em andamento, mas a pedra selvagem foi retirada de uma construção maciça em grande escala - agora é mais relevante para pequenos edifícios privados.

Mas, graças às suas qualidades estéticas, o arenito é amplamente utilizado na decoração e decoração. Para alguns, é a fachada de uma casa ou uma cerca de pedra, enquanto outros são calçadas ou caminhos de jardim.

Os degraus são dispostos em lajes, e os paralelepípedos são feitos de pedra natural, além de decorar o fundo e a costa de reservatórios artificiais.

Como o material não é inflamável e não tem muito medo de altas temperaturas, lareiras de arenito também podem ser encontradas no dia a dia e, às vezes, se deparam com peitoris feitos desse material. Para sua beleza, painéis inteiros são dispostos a partir de seixos multicoloridos, que podem se tornar o elemento central do interior da sala em que você pode receber os convidados. Ao mesmo tempo, lascas de arenito podem ser usadas como pulverização para criar papéis de parede elegantes em relevo ou para fins menos elevados - como enchimento de gesso, concreto e assim por diante.

Por não ser a mais baixa resistência, o arenito ainda é considerado um material bastante fácil de processar, por isso não é de se estranhar que também seja utilizado simplesmente para artesanato, embora profissional. É a partir deste material que são feitas muitas esculturas de jardim, bem como decorações subaquáticas e de superfície para fontes, lagos e aquários. No final, pequenos fragmentos de pedra selvagem também são usados ​​para pequenos artesanatos, inclusive como joias - contas polidas e pulseiras são feitas de lindos fragmentos coloridos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário