Caminhos de arenito

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Escolha de pedra
  3. Métodos de postura
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Como cuidar?
  6. Belos exemplos

Lajes feitas de arenito tornaram-se muito populares recentemente. Esta pedra é usada com mais frequência na construção. Excelente opção para acabamento e revestimento de superfícies, também é utilizada para decoração de caminhos. Para obter o máximo resultado, trabalhando com esse material, é necessário levar em consideração as características da pedra, a tecnologia de seu assentamento.

Peculiaridades

A pedra natural recebeu este nome devido ao fato de conter grãos de quartzo do tamanho de um grão de areia, unidos por uma substância como o cimento. A composição do arenito pode incluir quartzo, feldspato, minerais micáceos. Sua estrutura pode ser em camadas, lisa ou porosa. Depende das condições naturais em que a pedra foi formada.

Na construção, o arenito é usado depois de processado, enquanto as bordas da pedra podem ser quebradas ou serradas. Por ser lavrado mecanicamente, as bordas do arenito podem apresentar lascas e irregularidades.

A gama de cores do material natural é variada, o que permite utilizá-lo tanto na conceção paisagística como na decoração de espaços interiores e exteriores. A variedade de tons e padrões de arenito torna possível usá-lo com sucesso para decorar várias superfícies. A composição do material pode ser diferente, nele podem ser encontrados compostos de quartzo, elementos de feldspato, argila ou minério de ferro, o que afeta diretamente a densidade do material e sua tonalidade.

Para o arranjo da área local no campo ou em uma casa de campo, uma variedade de materiais podem ser usados, um deles é o arenito. É adequado tanto para o acabamento de várias superfícies como para a criação de vielas de jardim. O uso de pedra tornará a base confiável, aumentando sua resistência e segurança, ao mesmo tempo em que se tornará muito atraente externamente.

Um caminho de arenito é uma excelente opção para arranjar uma área de quintal. Os caminhos pavimentados no relvado tornam-no visualmente mais interessante, permitindo não só percorrê-los, mas também efectuar vários trabalhos de jardinagem sob a forma de regar e limpar o relvado.

Para caminhos pedonais e entradas de automóveis, o arenito em camadas é mais adequado. Ele pode ser usado simplesmente para fazer ladrilhos para revestimento, mas eles não precisam ser cortados no mesmo tamanho e espessura.

Na venda, muitas vezes você pode ver produtos lascados com bordas irregulares, lascas e até mesmo rachaduras. A espessura das placas pode ser muito diversa, variando de 10 mm a 60 mm.

A utilização de vários tipos de arenito possibilita a construção de estradas e caminhos de acesso convenientes e funcionais.

As vantagens desse material incluem o fato de possuir:

  • Estrutura única com baixa absorção de água;
  • cor natural;
  • superfície áspera;
  • aparência esteticamente agradável.

A densidade do arenito pode variar dependendo da composição. O material possui uma porosidade de 0,7%. Sua refratariedade é de +1700 graus, o que é especialmente importante no acabamento de superfícies internas com este material. Para caminhos de jardim, este indicador não é importante.

Este material é fácil de trabalhar, é confortável, resistente e durável. A presença de rugosidade na superfície dos trilhos evitará que o carro escorregue em caso de frenagem de emergência. Usando material de tombamento, você pode criar um design incomum e único no local próximo à casa, decorar uma piscina, uma fonte, um pequeno lago ou qualquer dispositivo adequado.

Escolha de pedra

Ao escolher um material para realizar esse trabalho, é preciso ter certeza de sua qualidade. Para fazer isso, você precisa pegar uma pedra e certificar-se visualmente de que não haja casamento.

  • Na superfície, não deve haver traços de delaminação do lado final, que freqüentemente aparecem sob a influência de várias influências naturais. Ao escolher tal pedra, a superfície logo começará a ruir, o que levará à sua deterioração e esfacelamento.
  • Certifique-se de que não há calcário na superfície, pois a inclusão de cal pode indicar uma diminuição da resistência.
  • Se houver uma camada abundante de ferrugem, ela deve ser removida, caso contrário, isso também pode levar à destruição rápida da pedra.
  • É aconselhável avaliar o relevo do material selecionado. Normalmente, a laje amarela é mais proeminente do que a cinza.

Ao escolher um material adequado, é necessário considerar para quais fins ele será utilizado. Para caminhos de jardim comuns, arenito pode ser adquirido com uma espessura menor, e para calçadas, pedra com uma espessura de laje de pelo menos 30 mm é escolhida. Em certos casos, requisitos específicos se aplicam ao material. Ao escolher ladrilhos com a superfície mais lisa possível, uma pedra rolante, limpa de óxidos, é mais adequada.

Os especialistas aconselham a compra de arenito de um lote. Mesmo que o material pareça idêntico, as pedras de diferentes lotes podem ser muito diferentes depois de lavadas e envernizadas. Se você tiver pedaços muito grandes, é melhor dividi-los em pedaços menores. Isso tornará o caminho exteriormente mais bonito, enquanto haverá muito menos lugares vazios. Se tiver alguma dúvida sobre a escolha de uma pedra, é aconselhável entrar em contato com o vendedor ou gerente para obter ajuda.

Métodos de postura

Os arenitos podem ser assentados de diferentes formas, pelo que são executados tendo em conta o tipo de trabalho a realizar. A instalação da pedra pode ser feita na vertical ou na horizontal. O método vertical é adequado para trabalhos de acabamento na concepção de fachadas, para a criação de elementos decorativos. Para criar becos, calçadas, o método horizontal é adequado.

A pavimentação é produzida a seco ou úmida, de forma mais tradicional. No método a seco, são utilizadas várias camadas, constituídas por brita, mistura cimento-areia e pedra. Normalmente a instalação com tecnologia a seco é realizada, começando pelas bordas e, em seguida, movendo-se para o centro.

Para dar aos caminhos um aspecto estético, muitos artesãos colocam grandes pedras irregulares no meio. Durante a instalação, o material deve ser cravado na base, a seguir as costuras devem ser cobertas com uma mistura seca umedecida com água.

A tecnologia do método tradicional por via úmida também é simples e não requer nenhuma habilidade especial. Com o método úmido, é preciso colocar o cimento na areia, misturar a argamassa e misturar com a cola tipo Ceresit 85.

Como fazer isso sozinho?

Muitos artesãos recomendam a pavimentação tradicional. Para fazer o trabalho corretamente, é aconselhável seguir os conselhos de especialistas e realizar a instalação por etapas.

Antes de começar a trabalhar, você deve preparar uma solução. Para preparar a mistura, prepara-se areia e cimento na proporção de 3 para 1, depois adiciona-se à massa a base adesiva Ceresit 85. Se a espessura do material for inferior a 30 mm, não se pode adicionar cola ao lote .

Para que o assentamento permaneça confiável por muito tempo, deve-se pegar uma mesa de concreto com espessura de até 100 mm, depois reforçá-la com uma tela de construção e dispor a mistura preparada.

A fase inicial de trabalho é a seguinte:

  • fazer marcação;
  • martelo nas cavilhas;
  • para determinar a altura - puxe a corda;
  • remova o solo até uma profundidade de cerca de 25 cm;
  • encher o local preparado e tampar;
  • colocar uma malha reforçada e preencher com a solução preparada.

Depois disso, é preciso deixar a mistura secar. Na estação quente, é aconselhável cobrir o local com uma película para que a mistura não seque. Em seguida, o revestimento de arenito é executado usando um método seco ou tradicional.

As etapas descritas acima são realizadas no caso de uma instalação rápida.

Para fazer um revestimento mais sólido e confiável que possa suportar vários tipos de cargas, a superfície de base é preparada com o máximo de cuidado possível. Para isso, é aconselhável escolher arenitos com espessura superior a 30 mm.

A pavimentação de caminhos, que futuramente serão submetidos a cargas pesadas, é realizada de uma certa forma:

  • é necessário colocar geotêxteis e cobri-los com areia, depois nivelar e compactar tudo cuidadosamente;
  • coloque uma camada de entulho por cima;
  • uma malha de metal pode ser usada como moldura;
  • despeje o concreto sobre os materiais dispostos (a espessura do concreto deve ser de 60 mm);
  • após 48 horas, comece a colocar a pedra.

Ao construir caminhos, os elementos de pedra podem ser cravados no solo para que o revestimento não se projete além da altura do solo, ou podem ser colocados acima da superfície. Ao escolher a segunda opção, a largura do beco deve ser aumentada para formar suas bordas com um meio-fio, que é instalado sobre uma composição de cimento.

Como cuidar?

Para fazer com que o caminho acabado pareça esteticamente agradável, é necessário preparar a pedra com antecedência. Os especialistas aconselham a pré-embebição do arenito - isso ajudará a eliminar os restos de sal que estão prontos para aparecer na alvenaria já preparada. Em seguida, a pedra é limpa de musgo ou sujeira com uma escova de metal ou plástico. Depois de limpo o material, ele é colocado em uma película pré-espalhada para selecionar o tamanho, a forma e a tonalidade.

Tendo os caminhos construídos com esta pedra natural, é necessário assegurar um cuidado adequado dos mesmos, limpá-los regularmente e mantê-los limpos. Vários dias após a realização do trabalho descrito, o beco deve ser borrifado com água, prestando-se especial atenção às costuras. Ao mesmo tempo, no enchimento das juntas, é necessário evitar a entrada de água, caso contrário a presença de água entre as lajes pode provocar o rompimento da pedra ou o seu desprendimento.

Para dar o efeito de "pedra úmida", muitos artesãos recomendam cobrir esses caminhos com verniz incolor. Isso tornará essas superfícies mais interessantes na aparência, adicionando um pouco de entusiasmo ao projeto paisagístico do quintal ou da área local.

Belos exemplos

A escolha do arenito para pavimentação dos caminhos os tornará funcionais e confortáveis. Ao mesmo tempo, tais vielas podem tornar-se a parte principal do projeto paisagístico, darão um sabor especial ao local, ajudarão a destacar certas zonas, a dividi-las.

Para tornar o local mais decorativo, muitos paisagistas usam uma combinação de azulejos colocados com grama germinada. Embora essas trilhas não sejam duráveis, elas serão capazes de cumprir as funções atribuídas a elas.

O uso de ladrilhos de diferentes cores e formas permitirá obter um efeito impressionante na decoração.

Qualquer opção de utilização de arenito para paisagismo vai decorar o território e torná-lo mais preciso, o principal é seguir todas as recomendações para a escolha do material e sua instalação.

Como fazer um caminho de jardim com pedra natural de arenito, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário