Tudo sobre o plantio de pêssegos

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção de mudas
  3. Local de coleta
  4. Tecnologia
  5. Cuidados de acompanhamento

Plantar um pessegueiro é um passo muito importante que estabelecerá as bases para uma produção abundante de frutas no futuro. Nesta fase, você deve escolher a muda certa, encontrar o local ideal, decidir sobre os vizinhos de cultura adequados e preparar uma cova. Vamos contar sobre tudo em nosso artigo.

Cronometragem

Quem primeiro se depara com o plantio de pessegueiros provavelmente se interessa pela questão: quando é a melhor época para realizar o plantio. Muitos jardineiros garantem que é aconselhável plantar esta safra na primavera. Eles explicam isso pelo fato de que, de acordo com as estatísticas, o plantio na primavera dá a porcentagem máxima de plantas estabelecidas. Porém, na verdade, a escolha depende muito das características climáticas da região. O plantio de pêssegos na primavera será eficaz em áreas de uma zona temperada natural e climática:

  • na República da Adiguésia, onde o verão dura 180 dias;
  • em Stavropol, onde não há pulos repentinos de temperatura;
  • na Crimeia com seu longo verão quente;
  • perto de Novorossiysk, na área do início da Cordilheira do Cáucaso;
  • na região de Kaliningrado, onde neva durante um mês.

Em todas as outras áreas onde o inverno vem e vai de acordo com as datas do calendário, seria preferível plantar um pêssego jovem no outono. Esse é o período mais seguro, pois com a chegada do frescor a árvore não fica mais exposta a ataques de fungos e insetos-praga - todos os parasitas entram em estado de animação suspensa de inverno e não podem causar danos significativos à planta.

Além disso, a escolha do material de plantio no outono é muito mais ampla. Além disso, neste momento já existem folhas nos ramos, o que pode indicar a sua filiação varietal.

É necessário realizar o plantio no início da primavera, quando a neve derrete, a terra seca um pouco e esquenta. A temperatura média diária nessa época deve ser de pelo menos 7 graus. Ao mesmo tempo, deve-se adivinhar o momento em que os rins ainda não incharam. Dependendo da zona climática, este período corresponde a:

  • na região de Moscou e na faixa do meio, é aconselhável plantar um pêssego na segunda quinzena de abril;
  • no Norte do Cáucaso e no Território de Krasnodar - na segunda quinzena de março;
  • na região de Leningrado, bem como nos Urais e na Sibéria, o período ideal é o primeiro terço de maio.

Ao plantar no outono, o período ideal para o trabalho é determinado por fatores climáticos. As plantas criam raízes mais rapidamente se forem plantadas a uma temperatura de 10 gramas. calor durante o dia e não inferior a 5 gramas. à noite. Ao mesmo tempo, antes da chegada do frio real, deve permanecer não menos de 3 semanas. Caso contrário, a planta jovem não terá tempo para se adaptar às novas condições e morrerá nas primeiras geadas:

  • na região de Moscou, a parte central da Rússia e Bielo-Rússia, o trabalho é realizado na última década de setembro - início de outubro;
  • no Cáucaso do Norte e no Kuban, os pêssegos podem ser transplantados ao longo de outubro;
  • na região de Leningrado, na Sibéria e nos Urais, um jovem arbusto pode ser transplantado durante o mês de setembro.

Seleção de mudas

A principal coisa que você deve prestar atenção na hora de escolher uma muda é a sua variedade. Deve corresponder às condições de uma determinada região de cultivo. Se estamos falando sobre as partes central e norte do nosso país, então deve ser resistente à geada. Ao pousar no sul, este requisito não é crítico. Ao escolher uma muda, certifique-se de verificar a época de floração.Se a árvore florescer muito cedo, o retorno das geadas em maio pode matar flores e ovários. Isso leva a um rendimento mínimo.

Uma muda saudável deve atender aos seguintes critérios:

  • sistema radicular poderoso e desenvolvido com uma raiz principal e duas ou três raízes laterais;
  • com 1 a 2 anos de idade, é improvável que mudas com mais de 2 anos criem raízes;
  • a altura não é superior a 2 m;
  • ausência de sintomas de doença, podridão e danos;
  • latir sem sinais de violação de integridade;
  • a planta deve permanecer dormente sem iniciar a estação de crescimento.

Plantas enxertadas devem ser preferidas. A área do enxerto deve ser completamente cicatrizada com uma ligeira curvatura. Se essa área parecer solta e a casca estiver descascando, é melhor colher outra muda.

Local de coleta

Da maneira mais responsável você precisa abordar a escolha de um local para o plantio de uma safra de pessegueiro. A adaptação e a frutificação futura dependem em grande parte do conforto das condições propostas. O pêssego cresce melhor em áreas abertas bem iluminadas pelo sol durante todo o dia. É importante que a planta jovem não tenha falta de luz, então você não precisa plantá-la perto de edifícios e outras árvores. Ao mesmo tempo, o local deve ser protegido de correntes de ar frio e ventos cortantes. Uma boa solução seria plantar pêssegos perto da cerca no lado sul ou leste. Nesse caso, a árvore ficará protegida dos ventos, mas o grau de iluminação não será afetado. A água subterrânea no local deve passar a uma profundidade de 3 ou mais metros da superfície do solo. O local ideal para o pouso será uma colina leve. Nos pântanos, a árvore inevitavelmente murchará.

Os pêssegos crescem bem e se desenvolvem em solos de chernozem, bem como margas com baixo pH. Em tais substratos, eles se adaptam mais facilmente e, posteriormente, frutificam com sucesso. Mas terrenos com solo arenoso e argiloso não são recomendados. Se você não pode escolher o substrato ideal, você deve primeiro tomar medidas para otimizar o solo:

  • se a terra é argila - adicionar areia de rio purificada;
  • se o solo é arenoso - misture com argila;
  • se o terreno está localizado próximo ao lençol freático - utilizando brita ou tijolo britado, é necessário equipar um sistema de drenagem de alta qualidade.

E, claro, não devemos nos esquecer dos nossos vizinhos. Uma vizinhança desfavorável freqüentemente leva ao enfraquecimento da imunidade da planta e reduz significativamente a frutificação. Evite plantar pêssegos ao lado de cerejas, maçãs, damascos, cerejas, peras e nozes.

Tecnologia

A tecnologia de pouso é de grande importância.

Cavando um buraco

Jardineiros experientes começam a preparar o buraco do pessegueiro com antecedência. Isso deve ser feito no outono, se o plantio da muda for planejado no início da primavera, e na primavera ou início do verão, se for fazer o transplante no outono. No caso mais extremo, você pode preparar uma cova de plantio 3-5 semanas antes de plantar uma planta jovem, independentemente da estação. Ao formar uma fossa, a camada superior deve ser colocada em um local e a inferior em outro. A largura do buraco deve ser 2 vezes o sistema radicular, a profundidade deve ser três vezes. Portanto, é necessário preparar uma cova com um diâmetro de cerca de um metro e uma profundidade de 60-80 cm.

Os fertilizantes devem ser aplicados 3-4 semanas antes do plantio, isso permitirá que você forme um suprimento ideal de macro e microelementos úteis. Graças a isso, a planta se adapta mais facilmente, cria raízes mais rapidamente e começa a frutificar ativamente nas safras seguintes. O enfeite superior executa-se segundo certo esquema.

  • No fundo coloque húmus ou composto.
  • Na camada orgânica despeje uma mistura de solo composta da camada superior de solo fértil, potássio e fertilizantes de fósforo, retirados do cálculo de 100 g de preparações por balde de substrato.
  • Acima de fertilizante é borrifado com solo da camada fértil.
  • Em geral, a camada de nutrientes deve ocupar um terço do buraco. É muito importante aplicar a cobertura com antecedência, pois após a rega a terra assentará e isso minimizará o aparecimento de vazios. É importante que após o plantio as raízes não entrem em contato direto com os fertilizantes, caso contrário, podem sofrer queimaduras químicas.
  • Se o local tiver um alto nível de ocorrência de água subterrânea, então você deve colocar a drenagem no fundo com uma camada de 10-15 cm.

Preparação de mudas

Para minimizar o estresse da planta após o transplante e acelerar a sobrevivência, as mudas devem ser devidamente preparadas. Para fazer isso, imediatamente antes do procedimento, você deve examiná-los cuidadosamente. Quaisquer áreas danificadas e raízes podres devem ser cortadas imediatamente.

3-5 horas antes do plantio, as raízes são embebidas em água fria, é aconselhável adicionar Kornevin ou outro estimulador de formação de raízes.

Imediatamente antes do plantio, o sistema radicular é mergulhado em uma mistura de esterco e argila, diluída até o estado de creme de leite.

Esquema de pouso

Uma planta adulta geralmente tem uma copa bem espalhada. Portanto, ao plantar plantas jovens, você precisa selecionar a distância correta entre as árvores. O espaçamento ideal entre troncos individuais é considerado 4 m, o tamanho do espaçamento entre linhas deve corresponder a 5 ou mais metros. A conformidade com este esquema permitirá que as plantas cresçam com segurança, se desenvolvam e dêem uma rica colheita.

A tecnologia de pouso inclui várias etapas.

  • Abundantemente hidratar poço de pouso preparado.
  • Coloque a muda jovem bem no centro do buraco. Certifique-se de endireitar todas as raízes. É necessário aprofundar a planta de forma que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo ou suba 3-5 cm.
  • Insira um poste de madeira próximo à muda. A princípio, servirá de suporte para o desenvolvimento do pêssego.
  • Preencha cuidadosamente o orifício preparado com terra, tentando preencher todos os vazios entre os fragmentos de raízes individuais.
  • Compacte suavemente o solo e prenda a muda ao suporte com um barbante macio ou fio de juta... Decore a área próxima ao caule e regue abundantemente. Em seguida, agite levemente a planta jovem para neutralizar os vazios no substrato.
  • Quando a umidade é completamente absorvida, afrouxe o solo ao redor da árvore.
  • Então cubra este lugar com grama cortada, turfa, feno, aparas de madeira ou outra cobertura morta.

Importante: na hora do plantio, certifique-se de que o local de enxertia da planta jovem esteja voltado para o sul.

Cuidados de acompanhamento

Depois de plantar pêssegos em terreno aberto nos primeiros anos, as árvores precisam de cuidados especiais. No início, eles precisarão de muita força para criar raízes rapidamente e se adaptar às mudanças no ambiente de cultivo. Se fertilizantes foram colocados durante a formação das covas de plantio, então não serão necessários curativos adicionais para o próximo ano para o pêssego. Todas as outras medidas agroquímicas dependem da época de plantio.

Os pêssegos plantados no outono exigem certos procedimentos de limpeza.

  • Poda... Algumas semanas após o plantio do pêssego, é realizada a poda. Para isso, sua coroa deve ter a forma de uma tigela. Para este tipo de coroa, um pequeno caule é típico, no qual todos os ramos do esqueleto estão localizados o mais próximo possível da superfície da terra.
  • Ao podar da zona de enxerto para o rebento lateral, medir 35 cm e corte todos os ramos acima deste segmento exatamente sob o anel. É necessário deixar apenas 4-5 dos tiros mais poderosos dirigidos em direções diferentes e localizados a uma distância de 10-20 cm um do outro. Todos os outros ramos são cortados de três a quatro botões do solo.
  • Proteção contra roedores. Se camundongos, ratos, lebres e outras pragas visitam o jardim no inverno, o círculo do tronco de uma árvore jovem deve ser coberto com cobertura morta. O próprio porta-malas é protegido com material de cobertura, agrofibra ou qualquer outro material disponível.
  • Mulching... Mesmo que as pragas não visitem o local, é imperativo isolar o círculo do tronco. Para isso, é necessário colocar no solo uma cobertura morta com uma camada de pelo menos 10 cm, para manter o calor e proteger as mudas jovens da geada. O material de cobertura morta mais eficaz é considerado húmus, feno, serragem e turfa.
  • Abrigo... O pêssego é uma cultura termofílica. As geadas são perigosas para ela, portanto, após um plantio de outono, uma planta jovem deve ser envolvida com material isolante.

Se a planta foi plantada na primavera, a tecnologia agrícola inclui outras atividades.

  • Rega... Na fase de adaptação da muda, o coma de terra não deve secar. Uma árvore jovem precisa ser regada com frequência - pelo menos uma vez por semana. Ao mesmo tempo, pelo menos 4-5 baldes devem ser colocados sob cada arbusto. Mas a estagnação da umidade também não deve ser permitida. Se o tempo estiver chuvoso, é melhor reduzir o volume de água. Quando a planta se adapta, a rega é reduzida para uma vez a cada 10-15 dias.
  • Afrouxamento... O solo no círculo próximo ao tronco deve ser afrouxado no dia seguinte após a rega. Você também deve remover todas as ervas daninhas em tempo hábil.
  • Observação... Monitore a saúde do pêssego jovem ao longo da estação de crescimento. Se você notar sinais de infecções bacterianas fúngicas ou pragas de jardim, pulverize com fungicidas ou inseticidas imediatamente.
  • Mulching... Assim como no outono, é aconselhável colocar cobertura morta ao redor da árvore na primavera. Isso irá manter a umidade no solo.
  • Poda... Após o plantio na primavera, a poda é feita da mesma forma que no plantio em setembro-outubro.

Com os devidos cuidados, o pêssego começará a dar frutos já no terceiro ano após o plantio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário