É possível cultivar nectarina a partir de uma semente e como fazer isso?
Uma árvore frutífera pode ser cultivada a partir de uma semente de nectarina. Isso requer apenas o próprio osso, pequenas habilidades de jardinagem, bem como todos os materiais e dispositivos necessários. É importante cuidar bem da árvore para que ela não morra no futuro.
Recursos crescentes
O cultivo de nectarina não é um problema para as regiões do sul, já que essas árvores frutificam lindamente nos jardins. A questão real de cultivar essa fruta em casa é para a Rússia central, bem como para as regiões do norte.
A chave para o sucesso de toda a operação está na seleção correta do osso. Aqui você precisa pegar uma pequena, mas muito importante nuance - sementes de frutas que foram retiradas de uma árvore própria são adequadas para o crescimento. Em outras palavras, sementes de frutos de ramos enxertados não são adequadas para o crescimento.
Se você prestar atenção às estatísticas fornecidas por criadores amadores, então apenas 25% de todas as sementes são capazes de dar raízes e crescer. Com base nisso, ao mesmo tempo, recomenda-se plantar pelo menos 4 sementes.
Acredita-se que pelo menos um deles entrará em maior desenvolvimento.
Variedades adequadas
As variedades mais adequadas para o cultivo na faixa do meio e nas regiões do norte são as seguintes: Ouro Carmesim, Fantasia, Ruby 7, Skif de outros.
Estas variedades foram escolhidas por serem de fácil manutenção e também resistentes a baixas temperaturas, podendo suportar pouca luz. Para que toda a operação tenha uma melhor chance de sucesso, eles precisam ser plantados.
Mas, via de regra, ao comprar nectarinas em supermercados ou no mercado, as pessoas desconhecem o nome da variedade. Aqui você já precisa contar apenas com a sorte e tentar cuidar da árvore frutífera com o máximo de cuidado possível.
Preparação
As atividades preparatórias são um passo importante. Antes mesmo de os ossos serem selecionados, você precisa cuidar da disponibilidade de todos os materiais e dispositivos. Isso inclui principalmente solo e capacidade.
Para manutenção, é permitido o uso de qualquer acessório de jardim: borrifador, pás pequenas, dispositivos para soltar o solo.
Capacidade
Não há requisitos especiais de capacidade. Aqui, a melhor opção seria um pote ou qualquer recipiente de plástico. Inicialmente, é recomendável plantar a semente em um pequeno recipiente. Então, quando a árvore finalmente ficar mais forte e se desenvolver, será possível transplantá-la para um vaso mais adequado.
Priming
O solo fértil de terra preta é mais adequado para o cultivo. Você pode comprar na loja ou preparar você mesmo. Para fazer isso, em um recipiente, você precisará colocar 2 partes de solo de uma parcela pessoal, uma parte de turfa, húmus e areia de cada. Todos os componentes devem ser combinados e misturados.
Se falamos de temperatura, não há necessidade de inventar algo especial. O aquecimento não é necessário; a temperatura ambiente padrão será suficiente.
Rascunhos são a única coisa a evitar. Por ser termofílica, a árvore pode reagir a uma mudança repentina de temperatura, adoecer ou, em geral, morrer.
Como plantar?
Existem três métodos principais que são recomendados para serem usados se houver o desejo de cultivar uma árvore frutífera de pleno direito a partir de uma semente de nectarina. O primeiro método é considerado clássico, pois sua tecnologia é o mais próximo possível das condições naturais. Este método de cultivo usa estratificação.
Para implementar este método, o material de plantio original (osso) deve ser embebido em clima frio e úmido. O ideal são as seções inferiores da geladeira, onde geralmente são armazenados os vegetais.
Para estratificação, escolha perlita ou areia grossa. Às vezes, turfa pura é usada. E como recipiente, é permitido usar vasos de flores comuns com grandes orifícios de drenagem. O processo de estratificação é simples: o pote deve ser preenchido com uma das substâncias propostas, as sementes devem ser aprofundadas de 5 a 7 cm, umedecidas e a seguir o pote deve ser colocado em um pequeno saco plástico. Para que o ar continue a fluir para o osso, vários orifícios devem ser feitos na bolsa.
O processo de germinação é bastante longo e pode durar de 3 a 4 meses. Não se esqueça dele durante todo o período.
Você precisa verificar o teor de umidade da perlita ou outro material selecionado. Após a germinação das sementes, elas podem ser retiradas com segurança da geladeira, uma vez que não precisam mais dessas condições.
Agora eles precisam ser transplantados para solo preparado. Você deve tentar evitar mudanças bruscas de temperatura. Nos primeiros dias, as sementes germinadas são mantidas em uma sala fria, onde a temperatura do ar não sobe acima de 10-12 graus Celsius. Você pode colocá-los na varanda, mas não abra as janelas lá, para evitar correntes de ar. Após 7 a 10 dias, a planta pode ser trazida para a sala.
O segundo método é denominado simplificado ou "morno". Também aqui não se pode prescindir de medidas preparatórias. Os ossos também precisarão de estratificação, mas encurtados no tempo. Apenas 7 a 10 dias serão suficientes.
Em seguida, você precisa se livrar da casca dura do osso e colocar a parte central em uma das seguintes soluções:
-
Epin;
-
"Heteroauxin";
-
Kornevin.
3 a 5 horas de exposição na solução serão suficientes. Em seguida, deve ser retirado com cuidado e plantado em um vaso a uma profundidade de 5-8 cm, é necessário criar um efeito estufa. Para fazer isso, cubra a panela com um pequeno pedaço de saco plástico. A germinação termina em 3-4 meses. Depois que a semente germinou, o filme pode ser removido.
A terceira via, pode-se dizer, é para os preguiçosos e aqueles que não querem esperar. Demora muito menos do que os anteriores. Aqui você precisa remover inicialmente a casca dura, embora seja importante tentar não danificar o núcleo. Em seguida, deve ser colocado em um copo de água morna. Nesse estado, a semente deve durar de 3 a 5 dias. A água do copo deve ser trocada todos os dias. Mas também aqui é importante não exagerar e não derramar líquido muito quente no copo.
Em seguida, a semente deve ser plantada em vaso com solo fértil até a profundidade de 4 a 8 cm, coberto com copo plástico e aguardar a germinação da semente.
Independentemente do método escolhido, é fundamental controlar o nível de umidade do solo. É importante evitar o ressecamento e a umidade excessiva.
Cuidado
Para uma árvore germinada, os devidos cuidados devem ser tomados. Isso diz respeito principalmente à rega. A umidade deve ser aplicada com moderação, pois a rega excessiva pode causar apodrecimento. Se o broto parecer fraco, então pode ser regado adicionalmente ou, em geral, alimentado.
Para o acesso do oxigênio às raízes, às vezes é permitido soltar o solo, mas sem cuidados especiais, para não danificar as raízes. Conforme a árvore cresce, você precisa transplantá-la para um vaso maior. Não se esqueça da presença obrigatória de furos de drenagem.
Doenças e pragas
As nectarinas são suscetíveis a várias doenças. Dentre os mais comuns, destacam-se como ondulação foliar, citosporose, podridão de frutos, clasterosporium. Ataques muito menos frequentes vêm de pulgões, mariposas, carrapatos, gorgulhos. Todos eles são agentes causadores de doenças, que, por sua vez, se dividem em duas grandes categorias: infectar as folhas e infectar o tronco.
As doenças das folhas incluem a doença do clasterosporium. Esta doença é a mais comum e intratável. A área afetada é bastante extensa: botões, folhas, ovários e brotos. Os sintomas da doença manifestam-se mais claramente nas folhas da nectarina. As bordas das folhas ficam vermelho-escuras, depois as áreas afetadas morrem e caem.
Se você não reagir a essas mudanças em tempo hábil, em algumas semanas a doença se tornará um estado progressivo, uma derrota massiva começará.
Nos estágios iniciais, ele ainda pode ser curado tratando a planta com sulfato de ferro ou cobre.
O segundo problema mais comum é a ondulação das folhas. Inicialmente, eles mudam de cor e forma, depois começam a cair. A árvore começa a morrer gradualmente, respectivamente, o rendimento diminui. Para se livrar do patógeno, é necessário fazer tratamento. Soluções contendo cobre são ideais como agentes ativos. Isso inclui "Skor", "Hom", "Horus". Durante o período de cultivo, primeiro é tratado com oxicloreto de cobre, e só então, após 8 a 10 dias, uma das soluções acima é usada.
A citosporose também é uma doença fúngica que afeta não as folhas, mas o tronco da árvore. Os principais sintomas da doença são manchas marrons e gotículas na casca, bem como folhas e galhos murchando. É claro que a árvore dá poucos frutos, pois está enfraquecida.
Nesse caso, os ramos afetados devem ser removidos. Como agente profilático, uma solução de 3% de Bordeaux líquido para pulverização é usada.
Se falamos de doenças fetais, a mais comum delas é a moniliose. Os frutos começam a apodrecer gradativamente por dentro, depois a lesão se espalha por toda a superfície. Freqüentemente, essa doença aparece devido a uma coroa muito densa. Claro, para árvores de interior, este é um fenômeno raro, mas ainda pode se formar. Para evitar isso, a árvore é tratada com "Horus" antes mesmo da floração. Depois, quando aparecem as inflorescências, são pulverizadas adicionalmente com Topázio e depois com Topsina. Graças a esse efeito aprimorado, o risco de doenças é minimizado.
Se você cuidar bem dela, depois de alguns anos a árvore começará a dar frutos. As características distintivas das nectarinas caseiras são:
-
o pequeno tamanho da própria fruta e do osso;
-
suculência;
-
aroma.
Claro, você não pode obter uma grande colheita de tal árvore, mas você ainda pode coletar vários pedaços de nectarina.
O comentário foi enviado com sucesso.