Causas do enrugamento das folhas de pêssego e medidas para combatê-lo

Contente
  1. Por que isso aparece?
  2. Sinais
  3. Métodos de tratamento
  4. Medidas de prevenção

A ondulação da folha de pêssego é uma doença fúngica bastante comum que, literalmente, todo jardineiro enfrenta. Por causa do que esta doença aparece, como identificá-la e tratá-la, nós contaremos a você neste artigo.

Por que isso aparece?

A ondulação da folha de pêssego é uma doença causada por um fungo. Via de regra, a doença se intensifica durante a primavera, quando começa o clima mais ou menos quente. O desenvolvimento da doença é promovido principalmente pela alta umidade, bem como pelas freqüentes precipitações. Além dos pêssegos, plantas como damascos, nectarinas e amêndoas também são afetadas.

A doença afeta especialmente a folhagem jovem durante o período de crescimento ativo da árvore. A folhagem adulta, cuja idade é de duas semanas ou mais, é afetada com muito menos frequência.

Na maioria das vezes, o enrugamento aparece devido aos insetos - eles são os portadores da doença. Com a ajuda deles, o fungo chega aos locais mais vulneráveis ​​da planta, que incluem pequenas rachaduras, feridas ou botões. Posteriormente, a partir daí, os fungos começam a se desenvolver ativamente e, por fim, destroem a árvore.

Outro motivo são as folhas não removidas que foram afetadas pelo fungo. Essas folhas, posteriormente, tornam-se a causa da intensificação da doença. Os fungos começam a se mover ao longo da casca, passam o inverno ali e, nos dias quentes de primavera, começam a infectar a planta.

Existe outra razão para a infecção. Isso inclui a plantação densa do jardim - é esse fator que permite que a doença se mova livremente de uma planta para outra.

Sinais

Normalmente, os sintomas desta doença aparecem depois que as folhas jovens começam a florescer e abrir, por volta do início da estação de crescimento. Neles, tubérculos de uma tonalidade verde claro começam a se formar, que com o tempo tornam-se amarelo pálido e, em seguida, tornam-se vermelhos e marrons. Além do mais, as folhas afetadas tornam-se quebradiças e quebradiças, perdendo sua elasticidade anterior, e os processos de fotossíntese são interrompidos.

Ao mesmo tempo, as depressões começam a se formar do outro lado da folha afetada. As próprias áreas afetadas começam a engrossar e, com o tempo, uma placa leve começa a aparecer nelas. Posteriormente, essas folhas começam a morrer, tornam-se pretas e, por fim, simplesmente desaparecem.

Os sintomas também aparecem nos brotos das plantas. Eles ficam mais grossos e depois enrolam. No final do verão, os brotos doentes secam ou, chegando ao inverno, congelam.

Vale a pena mencionar sobre as flores de plantas doentes. Via de regra, têm pétalas maiores e uma cor variada. Essas flores geralmente começam a cair sem formar ovários. Os frutos dessas plantas, via de regra, são brilhantes, incham e logo começam a aparecer rachaduras. Posteriormente, eles são esmagados e caem.

A doença também afeta o número de botões de frutas lançados para a próxima temporada. Ele cai drasticamente. Normalmente, depois de uma doença, a planta não dá fruto nenhum no ano seguinte. Essas árvores ficam visivelmente para trás no crescimento, pois ele desacelera e sua resistência à geada é significativamente reduzida.

Métodos de tratamento

Químico

Os produtos químicos são considerados o remédio mais eficaz para ondular as folhas de pêssego. No entanto, os veranistas não gostam particularmente de usá-los, o que se explica pela elevada toxicidade deste tipo de fundos.Além disso, recomenda-se usá-los apenas antes da floração.

Os produtos químicos usados ​​no tratamento desta doença incluem fungicidas, que contêm cobre, bem como uréia, leite de cal, sulfato de cobre ou líquido bordalês a três por cento. Entre os agentes fungicidas destacam-se "Skor", "Raek", "Folpan", "Abiga-Peak" e outros. Antes de usá-los na prática, é necessário ler atentamente as instruções de uso, que geralmente se encontram na embalagem.

Como regra, vários tratamentos são necessários para curar completamente uma árvore de um fungo.

Observe que, ao tratar uma planta com produtos químicos, você deve seguir estritamente as precauções de segurança. RRecomenda-se também a utilização de equipamento de proteção individual, nomeadamente máscara e luvas. Dessa forma, você pode minimizar o risco de automutilação.

Agrotécnica

As medidas de controle agrotécnico são adequadas apenas nos casos em que a doença apenas começou a se desenvolver e não conseguiu infectar a maior parte da árvore. Caso contrário, vale a pena recorrer a métodos de tratamento mais duros e radicais.

As medidas agrotécnicas incluem poda e destruição completa de partes doentes das plantas, incluindo folhagens e ramos. Neste caso, todos os locais onde foram cortados os ramos devem ser lubrificados com uma solução especial. Isso também inclui a limpeza do círculo do tronco de cobertura morta, ervas daninhas e folhagem velha, bem como afrouxamento profundo.

A tecnologia agrícola também inclui fertilizar uma árvore com um fertilizante complexo mineral. Normalmente, essa alimentação é feita após a planta ter sido tratada com preparações fungicidas. Isso também inclui a regulamentação da rega da planta. Normalmente, quando esta doença ocorre, a quantidade de umidade fornecida à planta é drasticamente reduzida para evitar o encharcamento.

Além disso, a rega é realizada somente após o círculo do tronco estar completamente seco.

Observe que todos os métodos agrotécnicos mencionados acima são recomendados para aplicação em árvores sãs, o que é necessário para manter seu bom estado. É necessário realizar eventos desse tipo em intervalos de algumas semanas. No entanto, deve-se ter em mente que, se estamos falando de trabalhar com árvores doentes, então, neste caso, será necessária uma desinfecção separada dos acessórios de jardim. Caso contrário, aumenta o risco de transferir o fungo infeccioso para outra árvore saudável.

Remédios populares

Os remédios populares são um tanto inferiores em eficácia às preparações químicas e, portanto, são recomendados para serem usados ​​apenas nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença. Esses métodos são muito procurados entre os jardineiros. Isso se deve ao baixo custo dos remédios populares, à facilidade de sua fabricação, bem como à sua não toxicidade.

Um dos meios mais eficazes de combate a esta doença é a solução de tabaco. Para prepará-lo, é necessário um quilo de tabaco e 5 litros de água fervente. A solução deve ser mexida e deixada em local aquecido por dois dias, previamente tampada. Após este tempo, a solução deve ser diluída na proporção de 1 para 2, após o qual as plantas podem ser processadas. Isso deve ser feito em intervalos de 14 dias.

A emulsão de argila também é frequentemente usada para combater esta doença. Para preparar o produto, você precisará de 0,35 kg de argila, um balde de água e 90 gramas de cal apagada. Todos os fundos constituintes devem ser bem amassados ​​para que não haja nenhum sedimento. Recomenda-se processar com esta ferramenta nas fases iniciais das doenças. Além disso, pode ser usado como adjuvante de produtos químicos.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas ajudam a evitar o aparecimento da doença ou a identificá-la e eliminá-la nas fases iniciais. Então, é necessário inspecionar periodicamente a árvore em busca de sintomas de doenças ou parasitas que são portadores da infecção.

É preciso também cuidar das plantas com qualidade. Isso se aplica à rega, fertilização, afrouxamento, remoção de ervas daninhas, bem como combate a insetos nocivos. Isso também inclui a proteção da planta contra geadas. As plantas congeladas, via de regra, perdem a imunidade e tornam-se incapazes de resistir às doenças.

Também se recomenda a desinfecção periódica dos utensílios de jardim, pois é com a sua ajuda que os esporos dos fungos podem ser transferidos de uma planta doente para uma saudável.

Não negligencie a eliminação da folhagem velha que já caiu. É sob ela que podem se esconder fungos e insetos nocivos. Lá, eles suportarão o inverno com segurança e, então, serão ativados mais perto da primavera e começarão a precipitar a planta.

Deve-se prestar atenção especial à seleção do material de plantio. Deve ser de alta qualidade, só que neste caso a árvore terá forte imunidade e será capaz de resistir a ataques de insetos e doenças.

Na primavera e no outono, a planta deve ser pulverizada com uma solução a três por cento de sulfato de cobre ou líquido bordalês. Isso deve ser feito independentemente de sua árvore estar doente ou não.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário