Doenças e pragas do pêssego
O pêssego é uma fruta luxuosa do sul que todos os jardineiros sonham em cultivar. No entanto, vale a pena considerar que tal árvore frutífera é incrivelmente caprichosa. Mesmo em um clima quente e estável, exigirá manutenção constante. Além disso, o pêssego costuma adoecer. Todos os tipos de pragas não o contornam. Para reconhecer a tempo a doença e tomar as medidas adequadas, você deve conhecer bem os sintomas e as características das doenças dos pêssegos.
Tipos de lesões
O pêssego é suscetível a uma ampla variedade de doenças. No entanto, existem algumas doenças que são especialmente insidiosas e perigosas. Uma descrição dessas doenças e métodos de como lidar com elas será útil para todo jardineiro.
Doença de Clasterosporium
Esta doença também é chamada de mancha perfurada de outra forma. E isso não é coincidência. No início da doença, a folhagem sofre. Pontos acastanhados aparecem nele, que são contornados por uma tela cor de vinho. Além disso, os pontos se transformam em manchas maiores, e então surgem buracos em seus lugares, que deram origem ao nome da doença.
A doença de Clasterosporium começa a se desenvolver ativamente quando a temperatura do ar atinge +20 graus. São condições excelentes para fungos. Das folhas, a doença passa para os ramos. Isso também se manifesta pela presença de manchas. Aí a casca dos galhos racha, pode até arrebentar, aparece chiclete. O último estágio da infecção são os próprios frutos. Eles também ficam manchados e apodrecem.
O principal tratamento para a doença é a poda. É necessário retirar galhos e folhas já afetados e, em seguida, queimá-los. Em seguida, é preparada uma mistura de cal e água, adicionando-se sulfato de ferro ou cobre. Com essa composição, as feridas da árvore são tratadas. Isso é seguido por um tratamento com um bom fungicida. Por exemplo, você pode pegar "Hom".
A árvore precisará ser borrifada com remédio no momento em que aparecerem os botões rosados, antes do início da floração e também após o seu término.
Ondulação
Esta doença fúngica se manifesta no outono. Na maioria das vezes, o patógeno entra no tecido da árvore devido à falta de processamento dos cortes, menos frequentemente devido à umidade. É caracterizada pelo aparecimento de bolhas nas folhas, semelhantes a bolhas. No início, essas bolhas são claras e depois ficam vermelhas. Mesmo mais tarde, uma substância começa a se acumular dentro, que contém esporos de fungos. A necrose da folha começa, as placas caem. Porém, além de sofrerem, há também deformação dos galhos, aparecimento de goma. A cultura não cresce na árvore afetada.
Para curar a planta primeiro você precisa isolar todos os ramos e folhagens doentes. As partes afetadas são carregadas e queimar... Em seguida, o pêssego é processado Líquido bordeaux cuja concentração é de 1%. Esse procedimento deverá ser realizado mais três vezes, o intervalo entre elas é de 14 dias.
Oídio
Essa doença fúngica também pode causar perda de safra e morte de árvores. Afeta absolutamente todas as partes da cultura. O agente causador, na ausência de tratamentos preventivos, hiberna silenciosamente nos tecidos dos brotos, acordando na primavera. É especialmente perigoso que os esporos sejam ativamente carregados pelo vento. Isso significa que não apenas o pêssego ficará doente, mas todas as culturas nas vizinhanças imediatas.
O oídio recebeu o nome de flor branca, como grãos de farinha... No início, a placa não adere firmemente às plantas e pode ser facilmente removida com o dedo. Porém, mais tarde ele se torna mais denso, espalhando-se cada vez mais. Esse endurecimento dificulta a respiração dos brotos e da folhagem, de modo que a árvore se decompõe rapidamente.
É perfeitamente possível curar tal doença se você fizer um esforço. O primeiro passo é fazer a poda, retirando todas as partes doentes, é igualmente importante arrancar as ervas daninhas do círculo do tronco. Em seguida, execute pulverizando com "Topázio"... Próximo estágio - o uso de enxofre coloidal na concentração de 0,8%. Primeiro, a árvore é processada no momento do desenvolvimento do botão, e então - 14 dias após o final da floração. Então você vai precisar enxofre coloidal na concentração de 0,6%. Os tratamentos com essa ferramenta são realizados a cada 14 dias.
Citosporose
A citosporose é uma doença fúngica do tronco. O patógeno começa a parasitar na parte superior do pessegueiro. Além disso, o fungo gradualmente captura todo o tronco. Embora o patógeno esteja inicialmente localizado sob a casca, logo o resultado de sua atividade será visível a olho nu. O topo seca rapidamente e estrias aparecem no tronco, nas quais esporos de fungos são visíveis. Esses esporos também podem ser carregados pelo vento.
O tratamento para citosporose é limpar as áreas afetadas da casca... Em seguida, a cultura é pulverizada bordeaux líquido (3%). Além disso, todos os ferimentos serão necessários cubra com verniz de jardim. Atenção também deve ser dada às filiais.
As pessoas afetadas pela doença devem ser removidas para uma área saudável. Nos casos mais graves, mesmo os brotos mais fortes devem ser removidos completamente.
Terapia de goma
A remoção de goma é uma enfermidade em que a árvore secreta um líquido viscoso e doce, que escorre pelo tronco em gotas. Logo a massa se solidifica. Essa doença surge porque em algum momento a casca foi danificada, o que acarretou uma interrupção dos processos de vida da planta. É difícil determinar a causa da fissura, pois podem ser outras doenças e pragas, além dos efeitos do clima, e danos mecânicos.
O tratamento da doença é realizado da seguinte forma. Primeiro, a goma é removida da árvore. Em seguida, eles são pulverizados com sulfato de cobre... Assim que o produto estiver seco, as áreas afetadas cubra com uma mistura de argila e cal. Um pouco de vitríolo deve ser adicionado à mesma composição. Se as feridas forem visíveis na árvore, use um var. Às vezes também acontece que o dano à árvore é muito grande, eles formam buracos inteiros. Esses buracos são lubrificados com um composto especial, que consiste em uma solução de esterco de vaca e argila. Depois que essa parte do trabalho for concluída, você precisará descobrir o motivo da doença.
Moniliose
Esta doença afeta principalmente as frutas, mas pode ser reconhecida por outros sinais.... Os primeiros sintomas são visíveis nas folhas, que começam a murchar e afundar. Então a doença se espalha para as inflorescências, afetando-as. Em seguida, ele se move para a fruta. Os pêssegos que amadurecem são cobertos de grandes manchas escuras, que logo começam a apodrecer e exalam um odor desagradável. Manchas marrons também são cobertas por uma flor esbranquiçada semelhante a uma garupa. Os frutos não caem, continuando pendurados e atraindo nuvens de vespas para si.
O primeiro passo na luta será remoção completa de todas as partes doentes. Todas as frutas com sinais de derrota também devem ser colhidas. Partes doloridas imediatamente queimarporque o fungo pode viajar centenas de quilômetros em questão de horas. Então a cultura é para spray... Primeiro aplique Horus, adivinhando o momento antes de a planta ainda estar coberta de flores. Quando o pêssego murcha, eles são tratados com um fungicida. "Topázio". O último recurso seria Topsin.
Coccomicose
Esta é outra doença fúngica que pode ser comparada ao perigo da moniliose. A doença é ativada bem no início do verão e é perceptível imediatamente. Pequenos pontos de um tom marrom aparecem nas placas das folhas. Depois de um mês, os pontos aumentam de diâmetro, fundindo-se uns com os outros. Os esporos do fungo serão visíveis na parte inferior da lâmina foliar. As folhas começam a girar e depois caem completamente. Tendo destruído a maior parte da folhagem, a doença se espalha para outras partes da planta.
Para curar a coccomicose, você precisa esperar até que os rins inchem. Quando chega, o pêssego é processado fungicidas, que contêm cobre, por exemplo, Bordeaux líquido. Após a formação dos botões, passe pulverizando com Horus... Também é usado após a floração. Também é recomendado remover partes de plantas doentes.
Pragas
O pêssego é afetado não apenas por doenças, mas também por pragas. Abaixo está uma visão geral dos parasitas que mais comumente atacam a cultura.
Pulgão
Este inseto é um dos mais comuns. Vive não só de pêssegos, mas em geral de qualquer cultura que tenha folhas. Os pulgões são de vários tipos. Por exemplo, existem pulgões sanguíneos, amarelo, gálico, verde, branco. Na maioria das vezes, são encontrados representantes negros desta espécie. No entanto, o aparecimento de pulgões, na verdade, não desempenha nenhum papel, porque eles causam o mesmo dano. Uma camada pegajosa aparece na folhagem, fazendo com que as placas se torçam. O parasita fica dentro dessas "curvas".
Se as plantas ainda estão longe de frutificar, faz sentido recorrer a inseticidas. Você pode pegar "Aktara", "Decis", "Confidor"... As proporções de diluição estão indicadas nas saquetas dos medicamentos. Violá-los é altamente desencorajado.
Você também pode tentar combater os pulgões com a ajuda de remédios populares. Vamos considerar os mais eficazes.
- Dente-de-leão... Pegue 0,4 kg de folhas de dente de leão e encha-o com um balde de água aquecida. Cubra e deixe por 120 minutos.
- Tomate tops. Você precisa levar 0,2 kg de tops picados e dois litros de água fria. A composição é levada à fervura e mantida no fogão por 30 minutos. Em seguida, diluído em 10 litros de líquido. Antes de usar, é aconselhável adicionar algumas colheres de sabão à solução.
- Alho... Pegue 0,2 kg de dentes de alho, pique diretamente com a casca. Despeje o alho picado com água na quantidade de 10 litros. Deixe por 20 minutos e depois aplique.
Além disso, os pulgões podem ser destruídos sistematicamente, simplesmente direcionando um poderoso jato de água na colônia. Também é preciso cuidar das formigas, porque são elas que trazem os insetos. Formigueiros devem ser destruídos imediatamente, e armadilhas especiais ajudarão. Recomenda-se calar o tronco do pêssego.
Importante: um excelente método de controle de pulgões e prevenção de seu aparecimento é trazer joaninhas ao local. Esses insetos se tornarão uma verdadeira arma viva do jardineiro.
Gorgulhos
Estes são pequenos insetos marrons ou cinzentos. Eles sobrevivem ao inverno no solo e na primavera tornam-se mais ativos, alimentando-se da seiva das folhas da árvore. Eles também gostam de comer pétalas de flores. Os frutos de amadurecimento do gorgulho são usados como local de alvenaria. A fruta afetada rapidamente cai no chão. Além disso, o gorgulho também é perigoso porque espalha ativamente patógenos fúngicos e virais.
O primeiro passo da árvore é remova todos os frutos afetados por insetos, bem como botões com manchas marrons. Em seguida, eles examinam a casca: se alguma parte se soltou, deve ser removida. A próxima etapa é caiar os troncos... O último é o tratamento com inseticidas. É realizada antes e depois da floração.
Ácaro de fruta
Este é um pequeno inseto que se parece com um inseto por fora.... O inseto vive sob a casca, também passa o inverno ali. Você pode descobrir mais sobre sua aparência pela deformação dos rins. Este último hipertrofia, torna-se enorme e começa a crescer lateralmente. Os brotos secam, assim como a folhagem, que cai rapidamente.
Nesse caso, usar inseticidas é inútil. Para se livrar da praga permitirá um remédio como enxofre coloidal... Deve ser usado antes do início do processo de floração.
Também é importante manter a limpeza ao redor da árvore. No círculo próximo ao tronco não deve haver folhas caídas e uma abundância de ervas daninhas.
Mariposa de fruta
Inseto pequeno, mas muito prejudicial. A vida desta borboleta é muito curta - até duas semanas no máximo, mas haverá muitos ovos dela. A borboleta em si não é perigosa, mas suas lagartas são muito uniformes. Eles comem folhagem jovem, brotos e brotos.Devido à atividade das lagartas, a árvore enfraquece rapidamente.
Para neutralizar rapidamente a praga, o tronco deve cal no início da primavera. Também nas árvores instalar cintos de armadilha... Parasitas reproduzidos são eliminados junto com seus ninhos e, em seguida, queimados para longe do jardim.
É muito importante que na hora de cortar galhos e ninhos haja um pano ou película embaixo da árvore. Caso contrário, as faixas individuais atingirão o solo e voltarão rapidamente.
Mariposa oriental
É uma praga que se multiplica a uma taxa tremenda. As larvas da borboleta causam danos... Eles se acomodam nas frutas e as comem lentamente por dentro. Além disso, as lagartas também afetam negativamente o ovário. Deve-se notar que esta praga pertence à subespécie de quarentena. Este termo significa que os pêssegos da árvore afetada não podem ser transportados da região onde a cultura cresce.
Para o tratamento, é realizada a poda dos brotos afetados. Todas as frutas com vermes devem ser removidas. Se não houver absolutamente nenhum lugar para colocá-los, você pode escolher um local no jardim e fazer buracos de 0,5 m de profundidade, onde colocar os frutos. Em seguida, eles precisam ser enterrados socando o solo. Após esses eventos, eles começam para pulverizar com inseticidas... Você pode pegar, por exemplo, Karbofos. A pulverização é realizada três vezes durante a estação de crescimento. O intervalo entre os procedimentos deve ser de 14 dias.
Escudo
Este inseto vive na casca, alimenta-se dela, folhas e brotos. Devido a isso, o revestimento de madeira torna-se poroso, pontos vermelhos são visíveis sobre ele. Os brotos começam a secar, nenhuma colheita é formada sobre eles.
Você precisa procurar a bainha sob a casca. Para isso, as áreas esfoliadas são afastadas e é possível ver imediatamente a colônia de insetos. Todas as partes infectadas são removidas. Além disso, as árvores são tratadas com tintura de tabaco. É fácil fazer. Você precisa levar 0,4 kg de matéria-prima, despeje um balde de água. Em seguida, a infusão é deixada por 24 horas. Após esse tempo, a mistura é fervida por 120 minutos, em seguida, 0,05 kg de sabonete doméstico é adicionado e complementado com outro balde de água. Após o tratamento com uma mistura de tabaco, segue-se a pulverização com inseticidas.
Rolo de folhas
Uma pequena borboleta que põe um grande número de ovos... As lagartas surgidas parasitam nas folhas, razão pela qual se enrolam rapidamente. Em seguida, as pragas se movem para inflorescências, botões e até frutas. As lagartas com pupas acabam se transformando em borboletas e o ciclo se repete.
Você precisa se livrar do rolo de folhas no início da primavera, até o ar esquentar. Os inseticidas serão mais eficazes. A pulverização é realizada várias vezes. Além disso, a infusão de absinto será um excelente remédio contra o parasita. Você precisa pegar 0,8 kg de absinto seco (você também pode fresco, então 0,5 baldes) e despeje a matéria-prima com 10 litros de líquido. Essa mistura é infundida por 48 horas. Em seguida, é fervido por 30 minutos, resfriado e filtrado.
A quantidade de líquido após essas manipulações diminuirá e será necessário adicionar mais para que o volume permaneça o mesmo. Antes do uso, a solução é diluída com água na proporção de 1: 1.
Medidas de prevenção
Tratar as doenças do pêssego é sempre longo e difícil. Para que as doenças e enfermidades apareçam com menos frequência, é importante atentar para as medidas preventivas.
- No início do outono, certifique-se de coletar todas as folhas caídas.... Também será necessário coletar os restos de raízes e ramos antigos. Tudo isso é queimado atrás do local, e as cinzas podem ser usadas como cobertura.
- No final do outono, você precisa cavar bem o solo ao redor da árvore. Isso permitirá que você encontre e destrua as larvas que podem ser depositadas por pragas. Na superfície do solo, eles estão ameaçados de cem por cento de morte pelo frio.
- Faça uma solução de cal apagada e sulfato de cobre (3%). Use-o para branquear os troncos, bem como os ramos esqueléticos do pêssego. Além disso, antes do início do inverno, é necessário borrifar os troncos com o líquido bordalês.
- Na primavera, os pêssegos devem ser tratados com fungicidas. Eles ajudarão contra a podridão, sarna e outras doenças. Isso é especialmente verdadeiro para mudas jovens e ainda fracas.A primeira pulverização é realizada antes mesmo do surgimento dos botões.
- Continue processando ao longo da temporada... A maneira mais fácil será usar misturas de tanque - são combinações de inseticidas e fungicidas. A pulverização é realizada na primavera e no verão. Assim que as frutas começarem a cantar, vale a pena mudar para drogas mais seguras.
Você também precisa se lembrar das seguintes recomendações:
- mantenha o círculo do tronco limpo;
- realizar a poda em tempo hábil, principalmente sanitário;
- regar o pêssego corretamente, evitando o excesso de umidade;
- siga o horário de alimentação, seguindo-o estritamente.
Se a árvore estiver doente, vale a pena ajudá-la a se recuperar. Para isso, recomenda-se a compra de medicamentos estimulantes e restauradores, dos quais uma vasta gama está disponível nas lojas de jardinagem.
Além disso, uma árvore enfraquecida deve ser protegida da geada, mesmo que esta variedade seja famosa por sua resistência ao frio.
O comentário foi enviado com sucesso.