- Autores: America
- Apareceu ao cruzar: Elberta x Greensboro
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: média
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: sala de jantar
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Maturidade precoce: por 3-4 anos
Junto com novas variedades de pêssego que estão surgindo em grande número, muitos residentes de verão e agricultores preferem cultivar variedades clássicas com uma longa história. Esses tipos incluem o Jubileu de Ouro da seleção americana.
História de criação
O Golden Jubilee é um pêssego com uma longa história, resultado do trabalho árduo de cientistas americanos há 100 anos (1921). As formas parentais das variedades utilizadas no processo de cruzamento são Greensboro e Elberta. O principal objetivo dos criadores era criar uma variedade resistente que proporcionasse uma colheita amiga do ambiente. Este pêssego foi inscrito no Registro do Estado em 1947. A safra de frutas é zoneada na região do Cáucaso Norte, bem como no território da Crimeia.
Descrição da variedade
O Golden Jubilee é uma cultura vigorosa, caracterizada por uma forma de copa arredondada, forte distribuição de ramos, folhagem fraca com folhas de cor verde profundo, bem como um sistema radicular desenvolvido. Via de regra, a cultura cresce até 4-5 metros de altura. A árvore cresce rápido o suficiente.
A flor da ameixa começa em meados de maio e dura de 10 a 14 dias. Nesta altura, a copa encontra-se abundantemente recoberta de flores-sinos de cor rosa intenso, emitindo um aroma agradável.
Características da fruta
A variedade americana pertence ao grupo das espécies de frutos grandes. O peso médio de um pêssego é de 120-140 gramas, mas às vezes chega a 200. A forma do fruto é amplamente oval e ligeiramente achatada nas laterais. Os pêssegos maduros apresentam uma cor amarelo dourado, que se dilui com um blush carmim escuro, que ocupa mais de 50% da superfície do fruto. A casca da fruta é de firmeza moderada, não dura. A sutura abdominal na superfície do feto é perceptível.
Os pêssegos têm um propósito universal: são consumidos frescos, processados, enlatados e usados na culinária. Depois de colhida, a fruta é fácil de transportar e pode ser armazenada por até 6 a 8 dias.
Qualidades de sabor
O pêssego é caracterizado pelo excelente sabor. A polpa laranja brilhante, que se torna rosada na pedra, tem uma estrutura levemente fibrosa e muito suculenta. A fruta tem um sabor harmonioso: doçura brilhante sem açúcar e adstringência combina com acidez agradável. Os pêssegos têm um aroma agradável a sobremesa. O osso sulcado de tamanho médio é facilmente separado da polpa.
Amadurecimento e frutificação
Esta espécie está crescendo rapidamente. A árvore começa a colher 3-4 anos após o plantio da muda. As frutas amadurecem juntas, enquanto o período de frutificação é estendido por 3-4 semanas. A fase ativa de amadurecimento dos frutos ocorre nos primeiros dez dias de agosto. Os pêssegos maduros devem ser removidos da árvore imediatamente, caso contrário, após 2-3 dias, os frutos podem desmoronar. O pêssego dá frutos por 12-15 anos.
Produção
A variedade de pêssego Golden Jubilee é bastante frutífera. Curiosamente, os números só aumentam com o tempo. Em escala industrial, a média é de 200 centners por hectare. Uma árvore com 10 anos dá até 50 kg, e o máximo com que você pode contar é 65 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O pessegueiro Golden Jubilee é autofértil, por isso não precisa de polinizadores obrigatórios. De acordo com residentes de verão experientes, o plantio de várias árvores doadoras no local pode aumentar o rendimento em 30-40%. As árvores polinizadoras devem ter o mesmo período de floração do pêssego do Jubileu de Ouro. Os mais produtivos são as seguintes espécies: Stavropol pink, Inka, Kharnas e Volcano.
Crescendo e cuidando
As mudas de pêssego são plantadas no outono (no sul do país) e na primavera (na faixa do meio). O mais importante é plantar quando a árvore está em repouso total. O local de pouso deve ser escolhido sem vento, ensolarado, nivelado, protegido de correntes de ar. Como regra, esta é a parte sul ou sudoeste do jardim. É necessário plantar plantas a uma distância de 3-4 metros para que, no futuro, as copas das árvores não dêem sombra umas às outras. É escolhida uma muda anual com sistema radicular bem formado.
O cuidado clássico da árvore, que consiste em regar, adubar, soltar o solo, formar uma copa, retirar ramos secos, aplicar cobertura morta no solo, prevenir doenças, preparar-se para o inverno.
A rega é realizada várias vezes por temporada. Os fertilizantes são aplicados no segundo ano após o plantio. A árvore adora misturas de fósforo com potássio. A poda dos ramos é feita três vezes por temporada.
A preparação para o inverno inclui descascar a casca velha, tratar feridas e rachaduras com piche, caiar com cal, ao qual é adicionado sulfato de cobre, bem como cobertura morta profunda (uma camada de palha de pelo menos 15 cm) e enrolamento do tronco com fibra agrícola (para regiões do norte).
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A árvore é dotada de alta resistência à geada, portanto, sobrevive facilmente a quedas de temperatura de -20-25 graus. É importante notar que os botões e brotos de flores também são resistentes ao inverno, ou seja, não se prestam ao congelamento. Uma cultura só precisa de abrigo se crescer na zona central do país e no norte. Ao cultivar um pessegueiro no sul, não há necessidade de abrigo.
Resistência a doenças e pragas
Peach Golden Jubilee possui alta imunidade, portanto não está sujeito a doenças como a clotterosporia e o oídio. A única doença de que às vezes uma árvore sofre é o enrugamento das folhas. Como medida preventiva, o tratamento de primavera com líquido Bordeaux é adequado.
Entre as pragas atraídas pelo pessegueiro, as mais ativas são os pulgões, mariposas, gorgulhos e moscas brancas. Pulverizar com inseticidas ajudará a se livrar das pragas.
Requisitos de solo e condições climáticas
O pêssego cresce confortavelmente em uma área com solos argilosos ou argilosos. O solo deve ser fofo, fértil, de fácil passagem de ar e umidade. Além disso, o nível de acidez deve ser neutro ou moderado. Águas subterrâneas muito rasas não devem ser permitidas.