- Sinônimos de nomes: Zolotoj Triumf
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Transportabilidade: Alto
- Maturidade precoce: começa a frutificar 2-3 anos após o plantio
- Resistência de inverno: Alto
- Resistência a doenças e pragas: tem imunidade
- Peso do fruto, g: 255-280
As árvores frutíferas colunares surgiram nos jardins no final do século passado, embora fossem cultivadas muito antes. Infelizmente, o conservadorismo da mentalidade russa não permitiu que a espécie ocupasse seu devido lugar em jardins privados. Compacidade incrível, facilidade de cultivo, forte imunidade, frutos grandes, alta capacidade de transporte e adaptação tornam as colheitas colunares simplesmente auxiliares inestimáveis na obtenção de altos rendimentos de frutas úteis.
A variedade de pêssego Zolotoj Triumf (sinônimo de Zolotoj Triumf) faz parte da linha de pêssego colunar e tem muitas vantagens. Os seus frutos destinam-se ao consumo fresco, a partir deles se cozinham lindas e aromáticas compotas, conservas, conservas e compotas. Até mesmo um jardineiro novato pode cultivar um Golden Triumph.
Descrição da variedade
Uma planta de baixo crescimento, cuja altura varia de 1,4-1,5 metros, tem uma copa cilíndrica compacta. No sentido usual, é difícil chamá-lo de coroa - parece mais uma estaca coberta de folhagem e, na época da colheita, está densamente coberto de grandes pêssegos. Os pequenos rebentos laterais têm entrenós curtos, o que dá a impressão de que o fruto cresce literalmente a partir do tronco.
As folhas são lanceoladas, verde-escuras, o final é alongado e pontiagudo. A lâmina da folha nua tem bordas onduladas, pontilhadas com dentículos pequenos e freqüentes, a veia central é claramente visível, os ramos laterais são menos visíveis. A planta floresce com flores perfumadas relativamente grandes em tons de rosa - neste momento, é muito decorativa.
Características da fruta
Os frutos grandes (255–280 g) arredondados são cobertos por uma casca densa e com puberdade média. A cor da capa é amarelo-alaranjado e um blush vermelho escuro, bordô cobre quase completamente a superfície. As frutas têm uma rica composição química, que inclui:
- pectinas;
- betacaroteno;
- óleos essenciais;
- ácidos orgânicos;
- macro e microelementos;
- grupo de vitaminas - A, E, K, C, B1, B2, B3 (PP), B4, B5, B6 e B9.
A semente contém amigdalina e óleo de amêndoa amarga.
Qualidades de sabor
A polpa de laranja suculenta de consistência densa tem um aroma frutado delicado, mas pronunciado, doçura de néctar de sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de maturação precoce - a colheita começa no início de agosto, mas a ampla distribuição nas regiões faz ajustes em termos exatos. A rapidez do Triunfo Dourado, como em quase todas as plantas frutíferas colunares, está além de elogios - a planta dá os primeiros frutos no segundo ou terceiro ano após o plantio.
Produção
O rendimento declarado é de 10 a 12 kg por árvore, mas tudo se sabe em comparação. Considerando a compactação, a ausência quase completa de uma copa e a capacidade de plantar de 3 a 4 árvores em vez de uma árvore completa no local, essas taxas são muito altas.
Regiões em crescimento
Apesar de a pátria do pêssego ter um clima quente e um longo verão, o Colunar Golden Triumph, com sua alta resistência às geadas, pode ser cultivado nas regiões centrais da Federação Russa, na faixa do meio, nos Urais, Altai e o Extremo Oriente.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, dá excelentes frutos sem polinizar variedades, porém a polinização cruzada sempre tem um efeito benéfico na quantidade e na qualidade da safra.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, escolha áreas bem iluminadas e protegidas dos ventos do norte. A água subterrânea não deve estar a menos de 1,5 metros da superfície. Os pântanos e a presença constante de umidade inevitavelmente provocam o aparecimento de bactérias putrefativas e doenças fúngicas, com as quais mesmo um sistema imunológico forte é incapaz de lidar.
Na escolha do material de plantio, deve-se lembrar das características das variedades colunares - as mudas anuais são as que melhor enraízam, já que esse grupo não responde bem ao transplante. Caso contrário, tudo é tradicional - ZKS (sistema de raiz fechada) é sempre melhor do que OKS (raízes abertas). Se a escolha recai sobre o ACS, é necessário um exame visual completo da parte aérea e do sistema radicular. Requisitos:
- falta de raízes secas;
- comprimento mínimo - 15 cm, de maneira ideal - de 20 cm;
- a presença de botões caulinares e bom desenvolvimento do tronco.
As datas de plantio são clássicas - primavera ou outono. Tudo depende da área onde o pêssego vai crescer e dar frutos. Na região sul, preferem o plantio de outono, já que o inverno chega tarde, a queda de temperatura é pequena e a planta tem tempo para se adaptar, criar raízes e ficar mais forte. Em áreas de cultivo de risco, é necessário recorrer ao plantio de primavera.
A cova de plantio é preparada com antecedência - para a primavera é equipada no outono e vice-versa. Se você tiver que preparar uma cova durante a época de plantio, eles o fazem duas semanas antes do evento. O tamanho ideal é 50x50x60 cm, no fundo é necessária uma camada de drenagem de 10 cm de seixos, gravilha, brita ou tijolo partido. Simultaneamente ao dispositivo de drenagem, é instalado um suporte para a haste frágil.
O solo removido é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), superfosfato, fertilizantes minerais complexos e cinzas de madeira. Se os solos forem pesados, argilosos, adicione uma grande quantidade de areia de rio. Após o plantio, o solo é compactado, bem regado com água sedimentada. No dia seguinte, solte ou cubra com uma camada de palha feita de turfa, palha ou grama cortada. O cuidado adicional consiste em regar, capinar, adubar e podar higienicamente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem alta resistência à geada e é capaz de suportar temperaturas críticas para fruteiras - até 30–38 ºC negativos.
Resistência a doenças e pragas
Golden Triumph possui forte imunidade e praticamente não é afetado por doenças e pragas, portanto, o uso de tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas depende das condições locais e da vontade do proprietário.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade colunar não tolera solos pantanosos, cresce e frutifica com boa iluminação, portanto não é adequada para áreas com clima chuvoso, áreas com solo infértil e o lençol freático o mais próximo possível. Mas a sua resistência à seca proporciona um excelente desenvolvimento num clima com verões quentes, a maturação precoce permite-lhe obter uma colheita mesmo durante um curto período de verão.