- Autores: UM. Ryabova, I.N. Ryabov (Jardim Botânico Nikitsky)
- Apareceu ao cruzar: Elberta x Salvey
- Ano de aprovação: 2014
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: média
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: sala de jantar
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: no 4º ano após o plantio
- Regiões em crescimento: Cáucaso do Norte
O pêssego é uma cultura atípica para cultivo em hortas. Muitos jardineiros têm certeza de que será impossível cultivar qualquer tipo de pêssego devido ao fato de a planta ser muito termofílica. Portanto, existem muitos preconceitos a esse respeito. Mas a seleção não pára, e um grande número de criadores de ano para ano está tentando expandir a gama de variedades que podem ser cultivadas confortavelmente em qualquer região da Rússia sem perder a produção. Peach Golden Moscow pertence exatamente a essas variedades.
História de criação
A variedade foi cultivada no Jardim Botânico Nikitsky. Os autores-criadores foram I. N. Ryabov e A. N. Ryabova.Dois tipos de pêssegos foram escolhidos como um par parental: Elberta e Salvey. O objetivo da cultura é jantar. A planta foi aprovada para uso em 2014.
Peach Golden Moscow cresce melhor na região do norte do Cáucaso. De acordo com o originador, são os rendimentos mais elevados. Mas com os devidos cuidados e boas condições climáticas, a lavoura é cultivada em outras regiões. E também a fruta é cultivada em escala industrial para posterior comercialização.
Descrição da variedade
A árvore pertence ao grupo das médias, mas ao mesmo tempo cresce e se desenvolve com bastante rapidez. Por volta do terceiro ano de vida, a altura do tronco chega a 1,5 m. E a altura total de uma árvore adulta é de 3,5 m.
A coroa é muito densa, de formato esférico. As opiniões divergem sobre sua formação. Alguns jardineiros recomendam fortemente a poda dos galhos (especialmente nos primeiros anos) e depois removendo apenas os secos. Outros nem tocam na coroa e dão a ela a oportunidade de crescer da maneira que ela deseja. Os ramos laterais e esqueléticos não se desviam do tronco principal de forma caótica: crescem de forma estruturada e se assemelham a uma bola vista de longe.
As folhas são de tamanho médio, ligeiramente alongadas e pontiagudas. Essa forma também é chamada de lanceolada. As folhas são verdes, mate. As placas das folhas são muito lisas, a seção é bem traçada apenas na superfície posterior.
As flores do pêssego são solitárias. Na forma, eles se assemelham a uma rosa, mas ligeiramente oval, e, portanto, pertencem ao tipo rosado. A tonalidade dos botões é rosa.
As características positivas dos jardineiros incluem altos rendimentos e frutificação anual regular. Os pêssegos também têm um sabor excelente. A árvore é resistente à geada, apenas as mudas jovens devem ser protegidas da geada nos primeiros anos. A apresentação da fruta é maravilhosa. Os pêssegos têm boa transportabilidade e podem ser transportados por longas distâncias.
Entre as desvantagens, nota-se que se a safra não for cuidada durante a safra, os indicadores de produtividade podem cair. A variedade pode ser atacada por pragas ou doenças fúngicas.
Características da fruta
Os frutos do Golden Moscow são bastante pesados. Em média, o peso do fruto é de 130-180 g. Com os devidos cuidados e boas condições climatéricas, os indicadores podem aumentar para 200-230 g. O pêssego tem formato redondo. A cor da fruta é amarelo brilhante, com ligeiro rubor carmim. A crosta é de espessura média, ligeiramente firme. Ele se separa bem da polpa. O inchaço na pele está presente, é médio e parece mais aveludado.
A polpa dos frutos maduros é muito suculenta, fibrosa e densa. É de cor amarelo dourado e a área ao redor da semente tem um tom de framboesa.O caroço é grande, é separado da polpa sem muito esforço.
A finalidade das frutas é universal, portanto, compotas, sucos, purê de batata são preparados a partir de pêssegos. Eles também são consumidos frescos.
Qualidades de sabor
A pontuação da degustação de pêssegos Golden Moscow é muito alta e equivale a 4,5 pontos. Os açúcares são 11,76% e os ácidos são 0,48%. Ao mesmo tempo, o sabor é bastante doce, no caso raro com um leve gosto amargo na boca. Se houver acidez demais, então, provavelmente, a fruta simplesmente não está madura.
Amadurecimento e frutificação
Após o plantio da muda no solo, a frutificação começará em 4 anos. Em termos de amadurecimento, a cultura pertence aos grupos intermediários. Nas regiões do sul, a floração ocorre em abril, a cultura floresce até o final de maio. E em climas mais frios, tudo muda em 2 a 3 semanas. A frutificação cai na década de 2-3 de agosto.
Produção
O rendimento é alto. Mas isso é típico apenas para uma árvore adulta. No primeiro ano de frutificação, a safra pode produzir apenas 5 a 7 kg de frutos, na próxima safra o rendimento aumentará para 10 kg. Uma árvore adulta pode formar cerca de 40-50 kg de frutos por temporada. Em escala industrial, os indicadores são de 140-216 centners por hectare.
Mas todos os indicadores podem variar dependendo do local de cultivo e do clima. Alguns jardineiros experientes recomendam normalizar o número de frutas em um galho de frutificação. Isso é necessário para que o fruto cresça grande. Se este procedimento não for realizado, haverá mais frutos, mas começarão a encolher. E a cada ano a tendência de queda só vai aumentar.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é completamente autofértil, portanto, polinização adicional não é necessária para os botões.
Crescendo e cuidando
Não existem regras especiais para o tratamento de pêssegos Golden Moscow. Basicamente, todas as medidas agrotécnicas necessárias são observadas.
O tempo de plantio de mudas depende diretamente da região. Nas regiões do sul do país, o desembarque pode ser realizado tanto no outono quanto na primavera. Nos territórios do norte - apenas na primavera.
A cultura gosta muito de sol, e precisa de uma abundância de cores ensolaradas para um desenvolvimento e frutificação confortáveis. Portanto, o jardineiro é aconselhado a escolher um local ensolarado, que não seja sombreado por nada e que também seja soprado pelos ventos, mas não haja correntes de ar abundantes.
Para plantar uma muda, é necessário preparar um terreno. O procedimento é realizado com antecedência, 2 a 3 semanas de antecedência, para que a terra não comece a desmoronar muito. O furo deve corresponder ao padrão 100x70 cm, onde o primeiro valor é a profundidade. No fundo do furo, vale a pena fazer a drenagem de tijolos ou seixos quebrados para que a água não se acumule.
De manhã, antes de plantar, você pode derramar húmus no fundo do buraco e depois polvilhar um pouco com terra. Em seguida, a muda é baixada com cuidado, as raízes são distribuídas para que, quando cobertas com terra, não se quebrem. O solo ao redor do tronco deve ser socado e pressionado com um pouco mais de força contra o tronco. Depois disso, tudo é derramado em abundância com água. Palha ou serragem pode ser colocada em volta do tronco.
Depois disso, só falta cuidar bem da árvore. Basicamente, o cuidado é o seguinte.
- Rega. Deve ser regular e abundante. O solo deve ser umedecido a uma profundidade de 60-70 cm, e o volume de água deve ser de pelo menos 30-40 litros.
- Durante a temporada, vale a pena fazer de 4 a 5 curativos. Dos produtos orgânicos, o estrume de galinha, verbasco, composto, turfa e estrume verde são os mais usados. Bem como preparações minerais: nitroammofosku, potássio (sulfato e monofosfato), nitrato de amônio, fósforo e nitrogênio.
- A poda é feita no outono e na primavera. Na primavera, os ramos secos são cortados e uma coroa é formada, e no outono, ramos doentes ou quebrados são removidos. Todos os cortes são feitos com serra ou poda afiada, e o corte é processado com verniz de jardim para evitar infecções.