- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Maturidade precoce: no segundo ano após o plantio
- Regiões em crescimento: Moscou, Leningrado, região de Samara
- Resistência de inverno: Alto
- Resistência a doenças e pragas: praticamente inalterado
- Peso do fruto, g: 90-120
- Cor de fruta: verde amarelado com um blush brilhante
A verdade comum - pêssego, esta planta do sul - deixou de ser um axioma graças aos esforços dos criadores. Agora, os residentes de regiões com condições climáticas mais severas podem cultivar a fruta cobiçada. A variedade de pêssego de Voronezh sem gordura é cultivada tanto em terrenos pessoais quanto em grandes fazendas, o que se deve a algumas propriedades da planta. Os frutos destinam-se ao consumo in natura, para a preparação de compotas de inverno, compotas e outras preparações.
História de criação
A variedade surgiu como resultado do esforço de jardineiros amadores, que plantaram o brunion pêssego na ameixa cereja. O resultado de muitos anos de trabalho foi o arbusto Voronezh com sabor a pêssego e alta resistência à geada.
Descrição da variedade
Árvores arbustivas de baixo crescimento, não mais do que dois metros, consistem em um tronco central flexível, coberto com casca marrom-escura e brotos de frutos mais finos da mesma cor. A árvore é coberta por uma folhagem oblonga verde-clara, cujas bordas são pontilhadas por pequenos dentes. Ele floresce com flores rosas grandes e delicadas, cada uma das quais forma um ovário preso a um forte caule.
Características da fruta
Os frutos grandes e arredondados (90-120 g) são verde-amarelados com um blush brilhante cobrindo a maior parte da superfície. As frutas podem ser facilmente transportadas por uma distância impressionante e a maturidade precoce é um dos fatores motivadores para o cultivo industrial do arbusto Voronezh. Os frutos são recobertos por uma casca densa e fortemente pubescente, que não permite que os frutos se quebrem mesmo quando maduros demais. A herança genética do bruignon não permite que o osso se separe da polpa. O tempo de armazenamento na geladeira é de uma semana, enquanto o sabor, a densidade, a suculência e a cor são totalmente preservados.
Qualidades de sabor
A polpa amarela escura, porosa mas suculenta, apresenta uma consistência carnuda e um sabor doce a sobremesa e aroma agradável.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de meia estação - a colheita é feita em meados ou no final de setembro, dependendo da área de cultivo. A frutificação ocorre no segundo ano após o plantio.
Produção
A variedade pertence a variedades de alto rendimento - até 30 kg de frutas saborosas e saudáveis podem ser colhidas de um arbusto adulto.
Regiões em crescimento
O pêssego de Voronezh é adaptado para cultivo nas regiões de Moscou, Leningrado e Samara, bem como em regiões como os Urais, Extremo Oriente e Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofertilidade de um pêssego com flores bissexuais torna possível dispensar o cultivo adicional de variedades polinizadoras.
Crescendo e cuidando
Para o plantio de um pêssego do arbusto Voronezh, são escolhidas áreas ensolaradas, de preferência nas encostas ao sul, com proteção contra correntes de ar e ventos do norte. Deve-se ter em mente que a árvore não será capaz de se desenvolver plenamente e frutificar à sombra de uma árvore grande.Sua coroa servirá de obstáculo à iluminação. As mudas podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono, tudo depende das condições climáticas. Nas regiões centrais, a opção outono implica plantar um pêssego na primeira década de outubro. Nas regiões mais ao norte, é melhor adiar o procedimento para a primavera, para que a planta jovem tenha tempo de passar pelo período de aclimatação, criar raízes, ficar mais forte e ganhar força antes do inverno rigoroso.
A melhor opção para a composição do solo é um solo argiloso com boa permeabilidade ao ar, acidez média ou mesmo solos levemente ácidos. O aumento da acidez deve ser neutralizado pela adição de farinha de dolomita, penugem de limão, giz ou gesso. Mesmo as cinzas de madeira podem diminuir o equilíbrio ácido-base. Outra característica da árvore é a má reação ao solo com alto teor de potássio, o que afeta negativamente o desenvolvimento do pêssego. Se o solo for pesado, então é necessário estabelecer como regra semear sob a árvore e perto dela, vários siderados. Eles não apenas afrouxam a terra, mas também a preenchem com nitrogênio e muitas outras substâncias úteis, e também melhoram qualitativamente sua estrutura. Isso inclui phacelia, mostarda e outros.
A melhor escolha de material de plantio para o pêssego de arbusto Voronezh são plantas com sistema radicular fechado e estoque varietal, que podem ser adquiridos em lojas especializadas ou em viveiros. O tamanho ideal da cova de plantio é 50x50x50 cm.No fundo, a drenagem deve ser feita de forma que o excesso de umidade não estagnar e causar processos de putrefação. Para fazer isso, use cascalho ou pedra triturada, tijolo quebrado ou seixos. O solo escavado é transformado em substrato enriquecido com matéria orgânica, cinza de madeira, fertilizantes minerais complexos ou superfosfato com adição de areia de rio. Parte da mistura resultante é despejada em uma cova, uma muda é instalada e coberta com o solo remanescente, compactação e rega abundante com 15-20 litros de água morna. Depois disso, a planta é encurtada, deixando 25 cm.Os cuidados adicionais consistem em certas medidas.
A rega é realizada a cada 3-4 dias até o início da floração, então a frequência de irrigação é reduzida para uma vez por semana. Ao mesmo tempo, é preciso lembrar sobre a má reação do pêssego do mato ao alagamento constante - se o tempo chuvoso for estabelecido, a cultura terá precipitação natural suficiente. A cobertura é realizada várias vezes por temporada. A primeira introdução de nutrientes ocorre no início da primavera antes da floração, quando a variedade precisa de nitrogênio para ganhar massa vegetativa. Durante a floração, é realizada uma segunda alimentação com solução de sulfato de potássio.
A primeira poda é feita, conforme mencionado acima, imediatamente após o plantio. Em seguida, durante a poda sanitária anual no início da primavera, são removidos os brotos danificados, deformados, secos ou congelados. A formação da copa implica o desbaste dos brotos. O pêssego frutifica nos ramos do ano anterior e nos ramos do bouquet durante duas temporadas. Como regra, 3-4 dos brotos mais poderosos são deixados na árvore e todos os tipos de galhos desnecessários, galhos extras, galhos novos que engrossam o arbusto devem ser removidos.
Para ajudar no inverno do pêssego, o solo sob o mato é coberto com uma espessa camada de húmus ou composto, os galhos da planta são flexíveis, são dobrados ao solo e fixados, então toda a estrutura é coberta com ramos de abeto e agrofibras . Uma rede especial ajudará os roedores, que se enrolam na parte inferior da planta, aprofundando ligeiramente a borda inferior.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A planta tem alta robustez no inverno e tolera facilmente temperaturas negativas de inverno até -35ºC. Às vezes, há congelamento do solo e congelamento das raízes, mas a alta vitalidade permite que a planta se recupere totalmente em uma estação. Para evitar a morte, o arbusto é coberto para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem forte imunidade, quase não é afetada por pragas e é altamente resistente a várias doenças típicas de arbustos de frutas e bagas. No entanto, se o arbusto ficar rodeado por muita umidade por muito tempo, pode causar o aparecimento de pulgões. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a evitar vários problemas.