- Autores: Canadá
- Apareceu ao cruzar: Elberta cedo x Waikan
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: termo médio
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Maturidade precoce: pelo 3º ano
- Separabilidade do osso da polpa: separa
Peach Veteran justifica plenamente o seu nome, pois já tem cerca de 100 anos. No entanto, o nível de sua demanda não diminui com o passar dos anos, ao contrário, aumenta. A razão para isso foram as características excepcionais da fruta, cuidado despretensioso, propriedades confiáveis de durabilidade e estabilidade de rendimento.
História de criação
Esta cultura antiga e testada pelo tempo apareceu no Canadá (Ontário) em 1925. Seus “pais” eram as variedades de pêssego Elberta Early e Waikan. Testes de estado da cultura têm sido realizados desde 1948. É recomendado para cultivo na região do Cáucaso do Norte, mas é cultivado em outras latitudes ao sul. A principal direção de aproveitamento das frutas é o consumo in natura, embora na verdade estejam mais próximas dos pêssegos universais.
Descrição da variedade
As árvores de cultivo são de porte médio (até 4 m), com copas esféricas e densas. Sua popularidade entre os jardineiros não está diminuindo, pois apresenta um alto nível de durabilidade, ótimos tempos de maturação e ótimo sabor.
Das vantagens da cultura, também observamos:
obter colheitas estáveis e abundantes;
um bom grau de maturidade precoce;
produtividade de autopolinização;
excelentes parâmetros de manutenção da qualidade e transportabilidade dos pêssegos;
nível confiável de resistência a clasterosporium e citosporose.
Desvantagens:
um nível relativamente baixo de potencial imunológico para oídio;
espessamento intenso na região da coroa.
Características da fruta
Os pêssegos são grandes (135-185 g), têm uma forma arredondada. A casca é de tonalidades amarelas brilhantes, com ligeira pubescência e com reflexos avermelhados, ocupando parte significativa da sua área. A polpa é pouco densa, amarelada, suculenta, com aroma pronunciado. A separação das sementes da polpa é satisfatória.
Qualidades de sabor
Os pêssegos são doces na boca, com aroma intenso.
Amadurecimento e frutificação
Cultura com tempos de maturação médios. A maior parte da safra é colhida na segunda quinzena de agosto. O grau de maturidade precoce é bom - no terceiro ano de crescimento. A produção de frutos é anual, estável.
Produção
Uma média de 45-50 kg de pêssegos são removidos das árvores maduras. Um alto grau de produtividade é fornecido pelo processo intensivo de formação de botões nas árvores.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autofértil - não precisa de polinizadores adicionais. No entanto, os rendimentos podem ser aumentados com o plantio de outras variedades de pêssego nas parcelas.
Crescendo e cuidando
Em um clima temperado, é mais conveniente plantar árvores de cultura na primavera. Faz sentido plantar no outono se o inverno estiver de acordo com os parâmetros do calendário e as temperaturas não descerem abaixo de -15 ° С.
Em outras palavras, para o enraizamento produtivo de árvores, o fornecimento temporário deve ser de 8 a 10 semanas antes da onda de frio. Além disso, no outono, a escolha de mudas é mais ampla, e as árvores têm folhagem e raízes desenvolvidas, o que permite uma seleção de mudas de alta qualidade e temática.
Os pêssegos devem ser plantados durante a dormência. Para as regiões sul, nordeste e noroeste, recomendamos a data veterana para o plantio de um pêssego em 10-15 de setembro. Nos territórios da Crimeia e Território Krasnodar, a cultura é plantada até 20 de outubro, mas se houver previsão de uma onda de frio depois, então até 10 de novembro.
Nas regiões dos Urais e da Sibéria, a cultura não tem tempo de formar ovários e amadurecer, por isso é cultivada exclusivamente em prédios cobertos.
As árvores não toleram muito bem o transplante, por isso, a escolha dos locais para o plantio deve ser pensada. As partes selecionadas ao sul das parcelas não devem ser sombreadas, mas no lado norte é melhor protegê-las com uma cerca (você pode morar), mantendo uma distância de 2 m. Terras baixas são contra-indicadas para mudas. A localização da água subterrânea a partir da borda do solo não deve ser inferior a 1,5 m.
Não recomendamos o plantio de mudas após as safras de erva-moura ou melão. Centeio e aveia são precursores de colheita adequados.
Mais produtivos para o pêssego veterano são os solos franco-arenosos, argilosos e chernozem, eles têm umidade suficiente e a quantidade necessária de cal.
Por idade, é mais conveniente selecionar mudas de dois anos (1,5 m de altura, com 3-4 flores). Em geral, os critérios para sua seleção e as medidas de preservação das mudas antes do plantio são padronizados. O tamanho das depressões de plantio depende dos parâmetros das mudas, mas não devem ser menores que 50x50x50 cm .A drenagem das depressões de até 20 cm é desejável, mas é feita de acordo com as condições do solo.
O algoritmo de plantio da cultura é padrão. A muda é colocada verticalmente e as raízes são espalhadas ao longo de uma lâmina de barro. O colar da raiz é colocado 3-5 cm acima do nível do solo. A irrigação pós-plantio é realizada com 8-10 litros de água.
A alimentação na primavera inclui a introdução de fertilizantes contendo nitrogênio, enquanto o húmus também é usado. No outono, as árvores são alimentadas com suplementos de potássio e fósforo.
O procedimento de poda de moldagem da cultura é realizado com o início do processo de brotação. No outono, durante a colheita, é realizado o corte sanitário.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O grau de resistência de inverno da cultura é avaliado como alto - as árvores veteranas são resistentes, mas não resistem a geadas severas. Em temperaturas de -20 ... 22 ° C, existe o risco de danos aos botões, ovários das flores e raízes localizados nas camadas superiores do solo.
Esta cultura termofílica, especialmente em áreas com invernos frios, deve ser protegida. A temperatura crítica aqui são valores abaixo de –20 ° С, que duram mais de um mês. Para os abrigos, usamos telas exclusivamente naturais, "respirando" (geralmente de estopa), e ao lado organizamos um aterro de 30 cm de altura. Os abrigos devem ser removidos a uma temperatura constante e estável de + 5 ... 10 ° C.
A cultura resiste melhor aos tempos de seca do que ao frio - a planta é resistente ao calor.
Resistência a doenças e pragas
O alto potencial imunológico do Veterano permite que ele resista com sucesso a clasterosporia, citosporose e outras doenças. O nível de resistência ao oídio é um pouco mais baixo. Freqüentemente, as árvores são atacadas por pulgões.Eficaz significa que "Inta-Vir" e "Iskra" são usados contra ele, os quais, a propósito, logo se decompõem. Também é útil aplicar receitas folclóricas para a luta contra ataques de demolição, usando infusões de absinto, celidônia e cinzas.