- Autores: Seleção da Crimeia, Jardim Botânico Nikitsky
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: atrasado
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Maturidade precoce: começa a dar frutos no 2º ano
- Tamanho do osso: ampla
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
Nem todo jardineiro se atreve a cultivar pêssegos. Afinal, essa cultura precisa de cuidados especiais e é famosa por sua exatidão. No entanto, existem variedades que são mais ou menos adequadas para iniciantes. Uma dessas subespécies é o pêssego turístico.
Descrição da variedade
As árvores de tamanho médio da variedade Tourist não crescem mais de 4 metros. São bastante compactos e não ocupam muito espaço no site. A copa das plantas é larga, espalhando-se, em forma de pirâmide reversa. A folhagem é verde claro com bordas recortadas. Flores em forma de sino, pintadas de rosa.
Características da fruta
Os pêssegos desta variedade são bastante grandes. Eles podem pesar até 200 gramas. Os próprios frutos são creme-esverdeados, há um ligeiro rubor de framboesa. Os pêssegos podem ser redondos ou ovais. A pubescência fraca é visível na casca.
A polpa possui muitas fibras, é moderadamente densa, suculenta e crocante, apetitosa. Dentro do conteúdo branco-esverdeado, há um grande osso, que se separa da polpa sem problemas.
Os frutos do Turista coletados na árvore são usados universalmente. Eles podem ser consumidos frescos e também podem ser usados para fazer uma variedade de pratos. Os pêssegos são bem transportados, mas não duram muito - de 6 a 8 dias.
Qualidades de sabor
Os pêssegos turísticos têm um aroma forte e agradável e um sabor adocicado.
Amadurecimento e frutificação
A variedade começa a frutificar no segundo ano após o plantio. A árvore começa a florir em maio. Frutifica tarde - no início do outono.
Produção
Esta variedade não apresenta problemas de rendimento. Aos seis anos, a árvore começa a dar 30-35 quilos de frutos. À medida que amadurece, aumenta o desempenho. O rendimento máximo por árvore madura é 90-100 kg de pêssegos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O turista pertence a variedades autoférteis, não precisa de polinizadores. No entanto, é bastante razoável plantar outras variedades de pêssego nas proximidades que floresçam com ele ao mesmo tempo. Portanto, você pode aumentar o rendimento várias vezes.
Crescendo e cuidando
A planta pode ser plantada ao sol ou à sombra parcial. Não deve haver ventos fortes nesta área. O limo e o arenoso são adequados para solos. Também é importante controlar as águas subterrâneas: não deve fluir muito perto da superfície.
A melhor opção de plantio é a primavera, e a cova pode não ser preparada com antecedência. No momento do plantio, o solo é misturado com esterco podre (10 kg) e superfosfato (150 g). A árvore plantada é regada abundantemente com 4 a 5 baldes de água morna. Em seguida, o círculo do tronco deve ser coberto com composto, cuja camada deve ser de 0,1 m.
O pêssego da variedade descrita não resiste bem à umidade. Portanto, a rega é realizada em função das condições meteorológicas e do nível de secagem do solo. Além disso, o Turista precisará de várias irrigações abundantes por temporada. Esta é a época da dissolução da folhagem e dos botões, os períodos de floração e derramamento dos próprios frutos. Essas três etapas exigirão 3 baldes cheios de água cada. Após a irrigação, o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas do solo são realizados no círculo próximo ao tronco. É comum cobrir essa variedade com grama recém-cortada.
As árvores das espécies turísticas são geralmente cultivadas em forma de tigela. Para que tal forma apareça, será necessário realizar o recorte de modelagem. A primeira poda é realizada imediatamente após o plantio.Durante ela, os ramos laterais são removidos e o condutor central é encurtado de forma que seu topo fique abaixo do ramo lateral superior.
Além disso, restam cerca de 4 espécimes esqueléticos, a distância entre eles deve ser de 0,2 m. Na próxima temporada, é necessário podar os ramos de primeira ordem, ou você pode simplesmente definir a direção de crescimento para eles. Nos anos subsequentes, são realizadas podas para melhorar a frutificação, bem como procedimentos sanitários após o inverno. Além disso, a árvore terá que ser normalizada.
Para que o Turista traga safras ricas, a cultura deve ser alimentada. Durante o início da primavera, o solo é fertilizado com nitrogênio. Normalmente os jardineiros usam uréia para isso. Pegue uma colher de sopa em um balde de água. No verão, a escolha do curativo é mais ampla. Então, as árvores adoram humato de sódio (uma colher de chá em um balde de água), farinha de osso (100 gramas por 1 metro quadrado), cinzas de madeira (tomadas com pás, você precisa 2-3), fertilização complexa com minerais (de acordo com as instruções ) No outono, sulfato de potássio e superfosfato devem ser usados (40 gramas por balde de água).
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As árvores desta variedade são bastante resistentes à geada, mas no caso dos pêssegos é sempre melhor jogar pelo seguro. A árvore é batida e totalmente coberta com folhas caídas ou composto. Em seguida, embrulham completamente em fibra agrícola, amarram. Um saco de pano é colocado em cima.
Resistência a doenças e pragas
O turista é resistente ao enrugamento, à clotterosporia e ao oídio. Ele pode muito bem pegar outras doenças. Para evitar que isso aconteça, você precisa seguir o cronograma de pulverização preventiva sazonal.
Se a árvore for atacada por pragas, a folhagem pode ser tratada com agentes biológicos. Esses medicamentos são rapidamente eliminados dos tecidos das plantas.
Requisitos de solo e condições climáticas
A árvore cresce apenas em solos leves e férteis, a este respeito é bastante caprichosa. Não cresce em substratos pesados, salgados, ácidos ou alcalinos. Apesar de sua origem meridional (Crimeia), o Turista não resiste muito bem ao calor. A resistência à seca é fraca.
Visão geral da revisão
Os pêssegos turísticos são populares entre os residentes de verão por seu tamanho grande e agradável sabor doce.A principal vantagem que eles notam é o alto rendimento das árvores maduras. Os agricultores também gostam dos indicadores decentes de transportabilidade.
As desvantagens que os jardineiros mencionam são as seguintes: necessidades de solo, baixa resistência à seca, probabilidade de ser afetado por doenças e pragas.