- Apareceu ao cruzar: Rochester x Greensboro
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: maturação precoce
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: sala de jantar
- Produção: Alto
- Maturidade precoce: começa a dar frutos por 2-3 anos a partir do momento do plantio da muda
- Tamanho do osso: ampla
- Separabilidade do osso da polpa: não separável
- Resistência de inverno: Alto
A variedade Juicy deixará poucas pessoas indiferentes pelo seu sabor maravilhoso e pelo grau de suculência dos pêssegos. Na verdade, por esse motivo, é assim denominado. Além disso, tem resistência à geada relativamente alta, pode resistir bem aos dias secos. Uma cultura para gourmets e para quem não está particularmente habituado ao trabalho árduo ou não tem tempo livre suficiente.
História de criação
A cultura apareceu em 1932 graças aos trabalhos do cientista I. N. Ryabov, que trabalhou no território do Jardim Botânico Estadual Nikitsky. Ele foi capaz de cruzar o pêssego Greensboro de alto rendimento e resistente para o inverno com o produtivo e resistente pêssego Rochester. Os resultados do trabalho mais tarde (1947) foram transferidos para testes experimentais de variedade. Foi apenas em 1965 que Juicy foi inscrito no Registro Estadual da região do Norte do Cáucaso.
Esta cultura de pêssego para fins gastronômicos agora se tornou a mais difundida no território da Crimeia, inscrita no Registro do Estado da Ucrânia. Destina-se ao cultivo nas estepes e nas estepes florestais.
Descrição da variedade
A cultura é vigorosa (3,5–4 m), com uma copa espalhada e arredondada com tendência a espessar. As folhas são grandes, com bordas recortadas. As flores são rosa.
O período de floração começa na segunda década de abril e dura 1,5–2 semanas. O processo de desenvolvimento dos botões frutíferos inicia-se na esmagadora maioria dos brotos, por isso as árvores muitas vezes ficam sobrecarregadas devido à abundância de frutos. Das vantagens da cultura, deve-se observar:
- maturidade precoce;
- auto-fertilidade - nenhuma planta polinizadora é necessária;
- alta produtividade;
- regularidade de frutificação;
- gosto excelente;
- robustez confiável do inverno;
- resistência dos botões frutíferos às quedas de temperatura na primavera;
- tolerância à seca;
- resistência confiável à doença de clasterosporium.
Desvantagens:
- baixo nível de manutenção da qualidade e transportabilidade;
- tendência a engrossar a coroa;
- congestão com o número de frutas;
- possível dano por oídio.
Características da fruta
Pêssegos de tamanho médio (100-150 g), esféricos, ligeiramente achatados nas faces, de cor creme esverdeada com ligeiro rubor bordeaux. Os caules são curtos. Os frutos são revestidos por uma pele firme e espessada, com intensa pubescência. A sutura abdominal é bem definida.
A polpa abundante em suco é branco-esverdeada, com veios avermelhados perceptíveis, de estrutura cremosa, na região do caroço é rosada, fibrosa. As sementes são grandes, arredondadas e não se separam da polpa. Por composição química, as frutas incluem: açúcares - 8,5-12,4%, ácidos - 0,5-0,6%, vitaminas e minerais.
A cultura é comer, as frutas são consumidas in natura e também servem para fazer sucos. Devido à suculência da polpa, os pêssegos não são estáveis no armazenamento e são mal preservados durante o transporte. A remoção da fruta é feita com cuidado e um empilhamento de camada única é necessário.
Qualidades de sabor
Os frutos têm um sabor doce e azedo rico e um aroma agradável. O sabor é perfeitamente equilibrado. Pontuação de degustação em pontos - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
A primeira frutificação ocorre com 2–3 anos de crescimento e depois é regular. A cultura floresce na segunda quinzena de abril. As frutas amadurecem cedo.Dependendo das condições climáticas, amadurecem no final de julho ou início de agosto.
Produção
Variedade de alto rendimento: até 60–70 kg por árvore.
Crescendo e cuidando
Na região da Criméia, é mais conveniente plantar a cultura no outono e nas latitudes mais ao norte - na primavera. O esquema de semeadura para mudas é de 2,5-3x4 m. As demais regras para o plantio de árvores, bem como as regras para o cuidado delas, permanecem o padrão. Se os filhotes foram plantados no outono, devem ser completamente embrulhados com materiais de cobertura permeáveis ao ar (lutrasil, spunbond) ou estopa simples. Às vezes, as árvores são cobertas por caixas de papelão altas cheias de feno seco.
Uma característica especial para a cultura é a ordem de poda, já que possui intensidade de crescimento e capacidade de engrossar a copa. Atenção especial deve ser dada à implementação oportuna de poda formativa e reguladora (desbaste).
Nos primeiros 3-4 anos após o plantio, é necessário formar corretamente as copas das árvores. Normalmente, eles recebem uma configuração de tigela para fornecer aos ramos ventilação e iluminação adequada. Além disso, dessa forma, criam-se condições para reduzir a probabilidade de doenças de origem fúngica, bem como para o amadurecimento completo dos pêssegos. O uso de molduras em camadas esparsas também é permitido. No entanto, independentemente disso, as coroas no futuro precisarão ser podadas sistematicamente.
No processo de saída, é preciso levar em consideração a tendência da cultura a se sobrecarregar de frutas. Para isso, as árvores são eliminadas dos ovários desnecessários com a opção de racionamento manual, que é realizado 21-28 dias após o período de floração. O excesso de ovários é eliminado, mantendo uma distância entre eles de cerca de 15–20 cm. As árvores têm madeira bastante frágil, portanto, com cargas de colheita significativas, galhos podem quebrar e suportes confiáveis são instalados para fortalecê-los.
A irrigação de Juicy é realizada de forma semelhante à irrigação de qualquer outra variedade de pêssego. Suculento resiste bem aos períodos de seca, mas a secagem do solo é indesejável. O alagamento do solo também não é benéfico, o que estimula o processo de infecção por doenças de origem fúngica.
Para obter uma colheita farta, Juicy deve ser alimentado, alternando matéria orgânica com fertilizantes minerais, de acordo com o esquema tradicional para a cultura do pêssego. O tempero adicional aumentará significativamente o volume e as características de qualidade dos frutos colhidos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A cultura é despretensiosa, tem bons parâmetros de resistência.
- Alto nível de resistência no inverno - as árvores podem suportar com segurança temperaturas de até -25 ° C. Há análises verificadas de que as árvores sobreviveram até mesmo a geadas de curto prazo (por 2-3 dias) a -30 ° C sem danos. Flores e ovários podem suportar temperaturas tão baixas quanto 0 ° C.
- O nível de tolerância à seca da planta está dentro dos valores médios.
No final de novembro, apesar do alto grau de robustez do inverno, vale a pena considerar a adoção de medidas para proteger a cultura do frio severo. Envolvemos os troncos e ramos do esqueleto 2 ou 3 vezes com um pano ou estopa de proteção "respirável".
Resistência a doenças e pragas
A cultura não está protegida de todas as doenças. Existe um bom potencial imunológico para a doença de clasterosporium, mas a doença do oídio é típica dela. Portanto, você não deve evitar realizar procedimentos preventivos. Nesse sentido, é relevante a implantação sistemática de trabalhos sanitários padronizados, bem como a implantação de pulverizações protetivas com fungicidas no início da primavera e outono. Esses procedimentos também ajudarão a proteger contra possíveis ataques prejudiciais se inseticidas também forem usados durante sua aplicação.