- Autores: Jardim Botânico Nikitsky
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: média
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Maturidade precoce: começa a frutificar 2-3 anos após o plantio
- Regiões em crescimento: todas as regiões da Federação Russa
- Tamanho do osso: pequena
Nos últimos anos, cultivar um pessegueiro tornou-se cada vez mais fácil. Isso se deve ao fato de que existem muitas espécies resistentes à geada que se adaptam rapidamente ao clima. Uma delas é a variedade Sibiryak.
História de criação
A variedade de pêssego de maturação média Sibiryak é o resultado de muitos anos de trabalho por criadores da Criméia do Jardim Botânico Nikitsky. A principal tarefa dos cientistas era criar uma variedade frutífera e resistente à geada que crescesse em qualquer zona climática. A safra de frutas foi zoneada em todas as regiões da Rússia, porém é a mais produtiva, crescendo na faixa do meio.
Descrição da variedade
Sibiryak é uma árvore de tamanho médio e crescimento rápido com uma copa compacta não superior a 4 metros de diâmetro. Em condições favoráveis, o pêssego atinge uma altura de 3-3,5 metros. A árvore é caracterizada por espessamento médio, folhagem verde claro, tronco forte com casca cinza claro e sistema radicular desenvolvido. Externamente, um pessegueiro às vezes se assemelha a um grande arbusto com folhas caídas e alongadas e galhos ligeiramente abertos. A floração perto da árvore é observada em abril-maio. Durante este período, a coroa é coberta por belas flores rosas.
Características da fruta
Peach Sibiryak é um grupo de espécies de frutos grandes. A fruta madura pesa 200-240 gramas. O formato do fruto é correto - arredondado com uma superfície solta, onde se nota uma ligeira borda. Quando maduros, os pêssegos têm uma bela cor amarelo-vermelho - um rubor vermelho-rosa é claramente expresso na capa amarela. As cascas de pêssego são de densidade moderada, não uniformes, sem brilho.
A finalidade das frutas é universal - são consumidas frescas, utilizadas na culinária, processadas e conservadas. Depois de retirados da árvore, os pêssegos podem ser transportados e armazenados por um longo tempo nas condições certas - até 20 dias.
Qualidades de sabor
Esta espécie é famosa pelo seu excelente sabor. A polpa amarelo-claro tem textura ligeiramente fibrosa, tenra, firme e muito suculenta. A fruta tem um sabor equilibrado - doce, mas sem enjoativo, complementado por um acentuado aroma a sobremesa. No interior existe um pequeno osso que se separa bem da polpa. O amolecimento é lento.
Amadurecimento e frutificação
O siberiano é dotado de períodos de maturação médios. A árvore começa a dar frutos 2-3 anos após o plantio, continuando a dar frutos por 15 anos. O amadurecimento em massa dos pêssegos começa de 10 a 14 de agosto. Os frutos amadurecem de forma irregular, portanto, o amadurecimento costuma ser atrasado até os primeiros dias de setembro. A frutificação da variedade é estável e anual.
Produção
Os indicadores de rendimento são bastante elevados. Conforme a árvore cresce, seu rendimento aumenta. O valor médio é de até 44 kg por árvore por temporada. O primeiro ano frutífero é de 20 kg de frutas, e no 4º ao 5º ano você pode contar com 50 kg de pêssegos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, portanto não é necessário plantar árvores polinizadoras nas proximidades.Na prática, as árvores doadoras que fornecem polinização cruzada têm um efeito positivo na produtividade.
Crescendo e cuidando
Você pode plantar uma safra na primavera e no outono - tudo depende das condições climáticas da região. O ideal para o plantio é uma muda de um dois anos com sistema radicular desenvolvido e uma altura de tronco de 100-150 cm. O local não deve ser localizado em terras baixas para evitar a estagnação da umidade. Os maus vizinhos do pêssego são a maçã, a cereja e a pêra, que podem oprimir a colheita do pêssego. O plantio é realizado na parte sul do local selecionado, onde não há plantios compactados de arbustos e árvores.
A agrotecnologia cultural consiste em toda uma cadeia de atividades: irrigação, alimentação, poda sanitária de ramos, sancas, soltura e cobertura morta do solo, proteção contra vírus e insetos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Sibiryak é uma cultura resistente ao inverno, portanto, tolera facilmente uma queda na temperatura de -20 ... 30 graus. A árvore não precisa de abrigo.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, a cultura raramente adoece. As doenças mais comuns que a árvore ainda sofre são clasterosporia, oídio, ondulação das folhas e podridão dos frutos. Os insetos que atacam o pêssego são pulgões, mariposas, gorgulhos e ácaros.
Requisitos de solo e condições climáticas
Um local com margas férteis, respiratórias e com acidez neutra é considerado propício para o plantio. A muda deve ter bastante calor e sol, sendo necessário também fornecer proteção contra correntes de ar.