- Autores: Canadá
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Período de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: para consumo fresco
- Produção: Alto
- Marketability: Boa
- Transportabilidade: Alto
- Maturidade precoce: no 2º ano após o plantio
- Resistência de inverno: Alto
- Resistência a doenças e pragas: acima da média
Royal Vee é uma das melhores variedades de pêssego. Difere em um alto grau de resistência ao gelo, cuidado pouco exigente e bom rendimento. As frutas são consumidas frescas. Você pode fazer licor com as sementes.
História de criação
A variedade pertence à seleção canadense, obtida pelo cruzamento da forma híbrida 39058 (de Halehaven e Vedette) com a variedade Veteran.
Descrição da variedade
A árvore é compacta, com até 1,5-1,9 m de altura, a copa é redonda e densa. Os rebentos são castanhos, fortes, jovens - verde-amarelo. As folhas são oblongas, alongadas, pontiagudas, curvas, enrugadas e verdes brilhantes. A flor é grande, rosa. A floração começa em abril.
Características da fruta
Os pêssegos são de tamanho médio, pesando até 120-160 g, arredondados, vermelho vivo, vermelho-púrpura quando totalmente maduros. A polpa é amarela, suculenta, densa. A pele é fina, quase sem pubescência. Elevada transportabilidade, os pêssegos têm uma excelente apresentação.
Qualidades de sabor
Sabor sobremesa, doce e azedo, com aroma de abacaxi. Pontuação de degustação - 4,7-4,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos no 2º ano após o plantio, mas é recomendável não sobrecarregar a planta com a colheita até que fique mais forte. Amadurecimento médio tardio, a colheita amadurece no início de agosto, em climas muito quentes - no final de julho. Em estado de maturação técnica, os frutos não caem por mais de 10 dias.
Produção
Até 45-50 kg são removidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
Recomenda-se plantar na Rússia central e nas regiões mais ao sul.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade autofértil não requer o replantio de polinizadores adicionais.
Crescendo e cuidando
As mudas são colocadas a uma distância de 3-5 m umas das outras e das fruteiras vizinhas. Se a distância for menor, as plantas começarão a sombrear as vizinhas, o que reduz o rendimento. A cultura prefere áreas ensolaradas. As árvores são regadas à medida que o solo seca, as jovens com mais frequência - 2 vezes por semana, 1 balde por árvore. O solo deve ser umedecido até a profundidade de 50 cm. Em geral, a tecnologia agrícola desta espécie é bastante simples e semelhante a outras variedades de seleção canadense.
É imperativo normalizar o número de ovários. Galhos se quebram com o peso da colheita. A sobrecarga de frutas aumenta o tempo de amadurecimento e o tamanho dos pêssegos diminui. A coroa precisa de desbaste regular no outono ou na primavera.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade é caracterizada por alta robustez no inverno, a árvore pode suportar temperaturas de até -32 graus. Na faixa do meio, recomenda-se aplicar cobertura morta na área da raiz, isolar o tronco e a coroa com agromateriais.
Resistência a doenças e pragas
Peach tem imunidade acima da média às principais doenças. Muito resistente ao frizz. Fracamente afetado pela mariposa oriental.
Ele pode pegar a doença do clotterosporium, para o tratamento ela é tratada várias vezes: durante o inchaço dos rins com cloreto de cobre ou "Meteor", então antes da floração com "Horus", "Topsin-M" significa. Todos os rebentos afectados são cortados, os cortes são tratados com uma solução de cal a 8% com adição de uma solução de sulfato de cobre a 2%, os cortes são cobertos com breu.
Para proteger contra o oídio, eles são borrifados com preparações Topaz, Skor e Topsin-M. Da moniliose, trata-se durante o período de floração com o preparado Topázio, e após o término da floração com o preparado Topsin, cerca de 2 semanas após o primeiro tratamento. Para a prevenção de doenças fúngicas, todos os ramos danificados são podados na primavera e no outono, as folhas caídas são regularmente removidas e a terra é cavada ao redor da planta. Das pragas, os pulgões são os mais perigosos, as áreas afetadas são lavadas com água e sabão com adição de cinza de madeira.
Requisitos de solo e condições climáticas
Os ovários Royal Vee se formam mesmo sob condições climáticas adversas. Recomendado para o cultivo em climas amenos do sul e zonas temperadas. Para o plantio, solo preto ou solo comum de jardim é adequado.
Visão geral da revisão
Nas regiões quentes do sul, a variedade traz uma grande colheita. Em climas temperados, os rendimentos são bons se você seguir as principais recomendações de cuidados. Os frutos amadurecem saborosos, mas alguns não gostam por causa da polpa muito densa. Os jardineiros chamam de Royal Vee sem problemas, já que praticamente não adoece com nada, ela passa o inverno e cresce bem.