- Esquema de pouso: 3,5 × 3,5
- Autores: Seleção americana, Floyd Seiger
- Sinônimos de nomes: Royal Lee
- Período de amadurecimento: atrasado
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatados, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
O pessegueiro é resultado de seleção, não ocorre na natureza. É um híbrido melhorado de amêndoas, ameixas, damascos, com base no qual, por meio de seleção e numerosos estudos, foram derivados enxertos. Atualmente, é uma planta que produz frutos de sabor e aroma incríveis. Possui muitas variedades, diferindo na aparência e nas condições de cultivo. Variedades resistentes à geada foram criadas. É a isso que o pêssego Royal Lee pertence.
Descrição da variedade
Criado por criadores americanos. A árvore frutífera é alta, com copa volumosa, não tem medo do frio: resiste a temperaturas de -20 °, nas geadas mais severas é preciso cobri-la. Autopolinizada. Propagado por sementes (osso) e enxertia. Em maio, flores rosas brilhantes, semelhantes às flores de sakura, florescem abundantemente.
A variedade Royal Lee não é suscetível a doenças que afetam as árvores frutíferas, é imune ao enrugamento e ao oídio. Não é suscetível a pragas, fecunda e quando cresce dá mais frutos.
Características da fruta
Os frutos são redondos, com uma penugem ligeiramente perceptível, grandes, pesando 200-300 g Os pêssegos maduros têm uma cor vermelha escura, quase bordô, pele fina e delicada. A polpa é amarela, perfumada, suculenta, mas firme. O osso é facilmente destacado. As frutas toleram bem o transporte, são armazenadas por mais tempo do que outras variedades.
Qualidades de sabor
O sabor é intenso. Os frutos Royal Lee são caracterizados por um sabor doce, que lembra o abacaxi maduro, e um aroma especial. Eles contêm açúcar, vitaminas e, portanto, têm valor nutricional e medicinal. É melhor consumi-los frescos, mas também são adequados para processamento.
Os pêssegos são excelentes compotas, conservas, compotas e sumos. Eles são usados para saladas de frutas, decoração de assados, preparação de smoothies. Frescos são armazenados por uma semana. O óleo de pêssego é obtido a partir das sementes, que são utilizadas por farmacologistas e na produção de produtos cosméticos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é tardia, o fruto é colhido no final de agosto, 4,5 meses após a floração. Os frutos atingem a maturação plena em cerca de 15 dias. A árvore dá sua primeira colheita 3-4 anos após o plantio. A frutificação dura até 10 anos.
Produção
O rendimento é bastante alto: se a planta for bem cuidada, mais de 20 kg de frutos são colhidos de uma árvore. Rendimentos especialmente bons são obtidos a partir de 2-3 anos de frutificação nas regiões do sul.
Regiões em crescimento
Peach Royal Lee pertence à maturação tardia, a colheita dos frutos cai no início do outono. Portanto, é cultivado nas regiões do sul da Rússia, no sopé do Cáucaso do Norte. Nas regiões Centro-Noroeste, os frutos simplesmente não têm tempo de amadurecimento, permanecem ácidos, embora as plantas sejam resistentes ao frio. Se as condições climáticas permitirem, as árvores tornam-se não apenas uma decoração do jardim, mas trazem uma colheita generosa de frutas maduras.
Crescendo e cuidando
A muda deve ter um sistema radicular desenvolvido, com idade de 1 a 2 anos. Você pode plantar uma árvore na primavera e no outono.O plantio é feito na parte sul, ensolarada do jardim. O solo precisa de água leve e fértil, mas não deve ser localizada alta. Esquema de pouso 3,5X3,5 m.
O cuidado e a tecnologia agrícola são simples: as árvores são regadas várias vezes por temporada, dependendo do clima, fertilizadas uma vez por ano, borrifadas na primavera para prevenção, cortadas doentes, brotos secos, formando uma copa, cobertura para o inverno. Para melhorar a frutificação, vários pêssegos ou amêndoas autoférteis são plantados nas proximidades para que sejam polinizados de forma cruzada. Royal Lee não gosta da proximidade de plantas de outras espécies. Mas uma única árvore também dará uma colheita.
Apesar da simplicidade do atendimento, há pontos que precisam ser considerados após o plantio de uma muda. É importante monitorar a taxa de sobrevivência nas primeiras 3 semanas, quando a árvore está em um local permanente. Primeiramente, a planta é podada, deixando brotos de até 50 cm.
Preste atenção à irrigação regular e adequada, levando em consideração as mudanças climáticas. Os especialistas observam que a recusa da poda durante o plantio e a falta de umidade nas primeiras semanas têm um efeito negativo na taxa de sobrevivência de um pêssego em um novo local e podem afetar negativamente o desenvolvimento posterior.
Visão geral da revisão
As críticas positivas prevalecem sobre a variedade. Jardineiros amadores das regiões do sul da Rússia notam o amadurecimento dos frutos do pêssego na primeira quinzena de agosto, boa produção, separando facilmente caroços, sabor incrível: doçura com notas de melão e melancia. Existem recomendações para monitorar a irrigação e alimentá-los em tempo hábil. O pêssego é uma cultura pouco exigente, responsiva, por atenção, plantio correto, rega oportuna, alimentação, vai agradecer com uma colheita anual de frutos maravilhosos.