- Autores: EUA, Michigan
- Apareceu ao cruzar: Halehaven x Culhaven
- Ano de aprovação: 1992
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Período de amadurecimento: cedo
- Autofertilidade: autofértil
- Compromisso: mesa, para consumo in natura, para enlatamento, para fazer sucos
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
- Maturidade precoce: começa a frutificar no 3-4º ano após o plantio
Os pessegueiros estão ganhando popularidade imensa entre os residentes e fazendeiros de verão. Graças à variedade de variedades, a árvore pode ser cultivada em quase todas as zonas climáticas. Para as regiões centrais, o pêssego Redhaven de raça americana será uma variedade adequada.
História de criação
O pêssego Redhaven é uma variedade americana popular. Cientistas da Michigan State University, liderados pelo criador Dr. Stanley Johnston, trabalharam na cultura. As formas parentais do pêssego são Halehaven e Culhaven. A variedade foi anunciada em 1940, tornando-se a variedade mais popular nos Estados Unidos. O pêssego foi aprovado para uso na Rússia em 1992, após entrar no Registro Estadual. Recomendado para o cultivo de uma árvore na região do norte do Cáucaso.
Descrição da variedade
O pêssego americano é uma árvore de tamanho médio com uma forma de copa esférica ou achatada, uma forte distribuição de ramos grossos de cor marrom-bordô e folhagem moderada com grandes folhas verde-esmeralda. Uma árvore saudável cresce até 5 metros de altura, enquanto o diâmetro da copa chega a 8-10 m. Uma característica distintiva da árvore é o estalo da casca marrom-marrom. Os botões cônicos crescem ligeiramente fora do tronco.
O pêssego floresce no final de abril - início de maio. A copa da árvore é literalmente coberta por flores únicas de cinco pétalas de cor rosa brilhante, emitindo um aroma muito doce. Os ovários são formados em ramos anuais. A vida útil do pessegueiro é de cerca de 40 anos.
Características da fruta
Redhaven é uma variedade de pêssego de fruta média. Em média, os frutos crescem até um peso de 110-130, às vezes 170 gramas. O formato do fruto é redondo-ovalado com bordas ligeiramente achatadas. O pêssego maduro tem uma bela cor - amarelo-âmbar, diluído com blush bordô, cobrindo todo o lado ensolarado da fruta. A casca da fruta é densa, mas não dura, como aveludada com um fio delicado.
A finalidade das frutas é universal - são consumidas frescas, utilizadas na culinária (assados, compotas), enlatadas, processadas em compotas, conservas, marmeladas, sucos. A safra colhida tolera bem o transporte de longa distância. Os pêssegos frescos são armazenados por vários dias. Você pode estender a vida útil se armazenar frutas em um recipiente fechado na geladeira - até 7 a 8 dias. O amaciamento da fruta é lento.
Qualidades de sabor
O sabor do pêssego americano é memorável, mágico. A polpa amarelo-avermelhada é caracterizada por uma consistência delicada, ligeiramente fibrosa, carnosa e muito suculenta. O sabor é harmonioso - doçura sem acidez e sem doçura, acompanha bem um aroma frutado brilhante. Uma pequena pedra avermelhada é facilmente separada da polpa do pêssego. A sutura abdominal do feto é superficial, forte. A polpa contém quase 10% de açúcares e menos de 1% de ácidos.Além disso, é importante notar o conteúdo calórico médio da fruta - 39 kcal por 100 g.
Amadurecimento e frutificação
O pêssego Redhaven tem um período de maturação precoce. A primeira colheita pode ser observada 3-4 anos após o plantio. O período de frutificação da árvore é prolongado - dura 2 a 3 semanas. Isso se deve ao fato de que os frutos não amadurecem juntos. Freqüentemente, o trabalho de colheita continua por um mês. Os primeiros frutos podem ser degustados na última semana de julho, e o amadurecimento em massa dos frutos ocorre no início de agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento do pessegueiro são decentes. É característico que o rendimento aumenta com o passar dos anos. Em média, 40-50 kg de fruta são removidos de 1 árvore por estação. Uma árvore de cinco anos produz 10-12 kg de frutos, e uma árvore de 15 anos produz até 100 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinização
A boa fertilidade é uma das vantagens desta variedade, que permite plantar apenas esta variedade de pêssego no jardim. De acordo com agricultores experientes, o plantio de árvores doadoras no local pode aumentar significativamente os indicadores de rendimento - em até 20-40%. Para o pêssego americano, as melhores safras polinizadoras são: Presente de Kiev, Jubileu de Ouro, Embaixador da Paz, em Memória de Shevchenko, Lyubimets.
Crescendo e cuidando
O plantio de um pessegueiro é realizado na primavera - de meados ao final de abril, quando a temperatura do ar não cai abaixo de + 12 ... 15 graus, e as geadas noturnas são deixadas para trás. As mais viáveis são mudas anuais com rizomas desenvolvidos. A distância entre os plantios deve ser de 3-4 metros. Recomenda-se escolher um local plano, não em planícies, com lençóis freáticos profundos. É ideal plantar uma árvore na parte sul do jardim, onde o sol brilha o dia todo.
O cultivo intensivo de pêssego da seleção americana consiste em uma cadeia padrão de medidas: regar, fertilizar, arar o solo, formar a copa, remover galhos secos e danificados, aplicar cobertura morta na zona próxima ao caule, prevenir doenças e preparar para o inverno.
A rega principal, que é consistente com a precipitação, é realizada na época da floração, formação e escoamento dos frutos. A água é despejada em uma vala escavada ao redor do tronco, não na raiz. Os fertilizantes são aplicados três vezes por temporada - na primavera, verão e outono. A poda é realizada anualmente, de preferência no início da primavera. A árvore precisa de uma poda formativa, sanitária e rejuvenescedora. A proteção contra insetos e roedores será proporcionada pela caiação do tronco, bem como pelo envolvimento com rede de malha fina.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da variedade é avaliada como abaixo da média, embora a árvore sobreviva facilmente a uma queda na temperatura de -20 ... 25 graus. O pêssego que cresce no sul não precisa de abrigo para o inverno. Além disso, a árvore não tem medo das geadas de retorno da primavera.
Resistência a doenças e pragas
Uma das desvantagens dessa safra de frutas é a fraca imunidade. O pessegueiro tem pouca resistência aos cachos da folhagem e também é suscetível a doenças como o oídio e clotterosporia.Além disso, a árvore é freqüentemente atacada por pragas de insetos - mariposa, pulgão, gorgulho.
Requisitos de solo e condições climáticas
O pêssego Redhaven é uma cultura termofílica que sobrevive com absoluta calma à seca e ao calor prolongados, portanto, pode ser cultivada em condições de estepe com clima árido. O pêssego não gosta de excesso de umidade, correntes de ar e rajadas de vento.
A árvore é mais produtiva, crescendo em solos férteis, respiráveis e úmidos com baixo nível de acidez. São os loams que são considerados otimamente adequados.